• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aliança entre Fëanor e os homens seria possível?

Teria Fëanor perfil para constuir laços de amizades e alianças com os homens?


  • Total de votantes
    30
São 2 perguntas interessantes...

Supondo que Feanor não houvesse morrido ele seria ou um pouco mais prudente ou um pouco mais sortudo.

Com relação a aliança eu penso que dependeria do estado em que se encontrava a maldição. Não é impossível ver homens caindo imediatamente sob a maldição em uma jogada de Feanor para ver como seria incitar homens contra Morgoth.

Já amizade a possibilidade é a de um milagre de Eru.
 
Ai ai... Pouco tempo pra ler tudo o que foi postado por aqui, mas deu pra captar a essência da discussão.

Acho que Fëanor não aceitaria de bom grado a ajuda de homens ou mesmo de qualquer outro povo. Realmente ele imaginaria que estes povos poderiam estar interessados nas Silmarilli afinal de contas Fëanor estava cego pelo ódio e, em sua mente, todos estariam a um passo de traí-lo e tomar de si suas jóias.

Pronto! Meu voto é "Não!"
 
Fëanor estava cego pelo ódio e, em sua mente, todos estariam a um passo de traí-lo e tomar de si suas jóias.

Essa é uma verdade incontestável.:bamf: Feänor estava tomado pelo ódio e pelo desejo de tomar as Silmarils. Se ousasse fazer algum tipo de aliança com os homens, seria para fins militares. Acho muito difícil que ele fizesse amizade com homens, pelo estado mental em que se encontrava quando estava em Beleriand.:blah:
 
A pergunta é: Se Fëanor sobrevivesse à luta contra os Balrogs, como estaria a terra-média na época do surgimento dos homens (acho que por volta de 300 da 1a era)? Duvido que ele tivesse ficado parado esperando. Não haveria cerco à Angband, e sim um ataque maciço, que acho eu, resultaria na morte da maioria dos elfos que o apoiavam. Aí sim, depois que ele visse a maioria dos seus morrer, talvez se tocasse que a luta contra morgoth não seria assim tão fácil quanto julgara. Já o papel de Nolofinwe em tudo isso é dificil de supor, mesmo com o juramento feito em Tirion, acho que não apoiaria o irmão. Ele era bem mais prudente.
 
Votei não por um motivo essencialmente diferente: Fëanor já sabia dos Homens e de sua chegada antes de qualquer elfo, graças à malícia de Melkor, tomou isso como traição como se os Senhores d'Oeste quisessem tirar a herança de Endor da elficidade e dà-la à humanidade, seres mais fracos e mais fáceis de serem dominados.

A questão é: nosso querido elfo desconfiava dos homens já antes de seu nascimento mais pela associação aos Valar e inveja pela preferência quanto à permanência na Terra-Média do que por um ciúme besta das Silmarils. Não que este inexistisse, mas era algo periférico.

Eu creio que a impossibilidade dessa aliança resultaria em guerras entre elfos e homens. Os elfos foram incendiados pela oratória de Fëanor em Valinor, podia levá-los ao inferno, não tivesse morrido antes.
 
Acho extremamente improvável, Fëanor tinha um gênio muito dífícil para aceitar idéias diferentes das suas, ainda mais humanas. Seres humanos são mais frágeis e também mais manipulativos, ainda mais com um discurso como o de Fëanor.
 
Aí está, sendo os seres humanos tão miseráveis e seres que são facilmente manipulados não veria Fëanos ojeriza em ter como aliados seres dessa linhagem?
 
Então mesmo os seres humanos sendo manipuláveis, coisa que com certeza aconteceria e Fëanor cairia nas suas graças, Fëanor creio que mesmo assim os veria como meros seres irrisórios, ou seja, a princípio parece que pra ele, ninguém era bom o bastante para estar ao seu lado numa luta.
 
Caso Fëanor sobrevivesse na Terra-média ele não seria autorizado a voltar às Terras Imortais, pelo menos não sem julgamento. Imaginando que ele permanecesse na TM e tendo em vista seu orgulho e capacidade subcriativa, traços mais marcantes do seu perfil, não temo em especular que ele desejaria ou para si ou pelo menos comprender o que era a dádiva que Eru reservou aos homens.

Claro que não o vejo aliado de um homem sem valor ou um que não servisse aos seus propósitos. Posto isso, as alianças seriam facilmente feitas.

Amigo? Talvez alguns de seus aliados o considerassem um amigo de fato, mas seu orgulho e seu egoísmo são maiores do que qualquer amizade que ele porventura viesse a ter.
 
Última edição:
E uma possível aliança só daria em merda mesmo. Fëanor poderia até usar os homens como instrumentos para derrotar Morgoth, suas armas, mas não seria dissimulado o bastante para fingir uma aprovação. Tal desprezo só faria os homens se revoltarem, talvez até passarem para o lado da Sombra.

E não esqueçamos que para ele ter contato com essa raça, teria de ter sobrevivido à Dagor-Nuin-Giliath e isso significaria uma eterna rixa com Fingolfin e os filhos de Finarfin, o que Morgoth adoraria.
 
E uma possível aliança só daria em merda mesmo. Fëanor poderia até usar os homens como instrumentos para derrotar Morgoth, suas armas, mas não seria dissimulado o bastante para fingir uma aprovação. Tal desprezo só faria os homens se revoltarem, talvez até passarem para o lado da Sombra.

Exatamente. É uma ótima linha de pensamento Caio.
 
E além da questão dos homens ficarem divididos entr e a Sombra e a elficidade, devemos nso perguntar: havia uma elficidade na Terra-Média?

Os noldor mantinha um feudo desagradável: Filhos de Fëanor e Filhos de Fingolfin. Se Fëanor estivesse vivo mesmo depois da Dagor-Nuin-Giliath, quem garante que esse feudo não se tornaria uma guerra aberta. Ele era arrogante demais para aguentar os irmãos quando Melkor ainda era dissimulado, quando os Valar ainda os vigiavam, quando ainda havia Luz nas Árvores e ainda haviam Silmarils nas suas mãos.

Sem silmarils, sem Valinor, sem poder supremo sobre os noldor (que não amavam a Fëanor incondicionalmente, exceto os de seu próprio povo), sem conselhos e proteção dos Valar, sem luz das Árvores, sofrendo com as maldades de Melkor sem ter como se defender (e o prórprio sem se segurar como antes ou fingir bondade). Isso geraria uma guerra horrenda, que só aumentaria o poder de Morgoth, enfraqueceria os noldor, e meteria os sindar, os laiquendi e os homens no meio do fogo cruzado.
 
Até poderia existir essa aliança, mas Fëanor sendo tão mordeafoca como poderia ser, dificilmente se aliaria ou aceitaria sob seu teto os Usurpadores, principalmente após as intrigas de Morgoth.
Ruim para ele, afinal, dos Homens é que vieram os maiores sucessos na busca de suas amadas Jóias! :joinha:
 
Fëanor caso não morresse tinha que ficar milhares de anos na Terra média. Não tinha como ele se isolar do homens e tratá-los como cachorros, ou zés ninguéns. Ele precisaria sim de se aliar na luta contra o mal, seja contra Melkor ou Sauron. Talvez ele não gostasse dos homens, mas que ele teria que respeitá-los, tratá-los bem devido seus interesses, isso sim teria que fazer. Afinal das contas, o que teria ocorrido com o destino dos elfos de Beleriand sem a interveção dos homens?
 
Fëanor caso não morresse tinha que ficar milhares de anos na Terra média. Não tinha como ele se isolar do homens e tratá-los como cachorros, ou zés ninguéns. Ele precisaria sim de se aliar na luta contra o mal, seja contra Melkor ou Sauron. Talvez ele não gostasse dos homens, mas que ele teria que respeitá-los, tratá-los bem devido seus interesses, isso sim teria que fazer. Afinal das contas, o que teria ocorrido com o destino dos elfos de Beleriand sem a interveção dos homens?

Isso tem toda a lógica do mundo, mas a arrogância de Fëanor era abissal, assim como sua estupidez. Talvez se pudesse argumentar com ele, mas não creio. Era tão idiota que se meteu até, como devemos nos lembrar a querer enfrentar o exército de Morgoth sozinho na Nuin-Giliath.
 
Considerando que o Feanor abandonou fingolfim e a maior parte dos noldor, nao acredito que ele sequer considerasse aliaça com humanos
 
O que seria dos elfos se não fosse pela intervenção dos homens na luta contra Sauron.

Caso Fëanor estivesse vivo e considerando o seu perfil, seu gênio, mesmo com a sua arrogância, Fëanor seria sábio o bastante para firmar laços de ajuda e companheirismo com a raça irmã (homens). Acho que num primeiro contato ele talvez não gostasse e até desprezaria, mas era só deixar a guerra rolar para ele mudar seus conceitos.

Fëanor era arrogante, teimoso, chato, mas burro e ignorante com certeza não era.
 
Mas eu acho que a ânsia dele para recuperar as Silmarili, com certeza, pelo menos de início, poderia gerar uma desconfiança dele para com os homens, por medo deles roubarem suas criações.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo