• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Afinal de contas Quem ou o Que causou a morte do Rei-Bruxo?

O 10º membro da Sociedade disse:
Charlie Brown disse:
Nenhuma outra lamina ,nem que mãos mais poderosas a tivessem brandido ,teria causado naquele inimigo um ferimento tão terrivel,abrindo a carne morta viva , quebrando o encanto que prendia seus tendões à sua vontade

A lâmina de Merry quebrou o encanto que tornava o Rei-bruxo invencível; e Éowyn, que não era nenhum homem, o matou, cumprindo a profecia. E pra quem diz que foi Merry quem matou: os hobbits eram humanos, portanto, Merry era um homem e não poderia matar o Rei-bruxo. :wink:

Não percebi isso? :o?:
A espada de Merry quebrou o encanto que sustia o tendão do Rei-Bruxo, ligando o seu pé à perna. Assim partiu-lhe o pé, mas não fez com que ele deixasse de ser invencivél, coisa que ele nunca foi.

:eh:

Teoricamente, o Rei Bruxo era invencível sim. Sua "capa", por assim dizermos, lhe fornecia imunidade contra armas normais.

A lâmina de Merry fora feita para combater exatamente os Nazgûl, e quebrara o encantamento do Rei Bruxo:

"Nenhuma outra lâmina, não importa quão poderosas fossem as mãos que a segurasse, poderia ter causado naquele inimigo um ferimento tão amargo, partindo a carne desfeita, quebrando a magia que ligava sua força invisível à sua vontade".
 
Leiam este trecho:

(...) assim se cumpriram as palavras ditas por Glorfindel (...) de que o Rei dos Bruxos não cairia pela mão de um homem. (...) Éowyn teve a ajuda do escudeiro de Theoden, que também não era um homem, mas um Pequeno vindo de uma terra distante (...). Apendices, pág 1134.


Eu acho que o rei bruxo nunca foi invencível, e nem sabia de nada desse negócio de encantamento que o impedia de ser cortado.

Pra mim, a profecia não dizia que nenhum homem poderia matá-lo, apenas que nenhum homem IRIA matá-lo. Exatamente como está nessa parte que eu botei em negrito aí em cima. E foi o que ocorreu, a Éowyn matou. O Merry nem considera, pq ele não deu nenhum golpe fatal, a não ser que o verdadeiro nome do Rei Bruxo seja Aquiles. Caso contrário, ele só derrubou pra que a Éowyn desse o golpe final.

E eu não lembro mesmo de ter algum encantamento, se tivesse, o que o quebraria seria a espadada que o Frodo deu nele na Colina dos Ventos (ele deu uma espadada no pé dele, não? Eu lembro de algo assim, mas aqui na facu não tem o livro pra confirmar).
 
Legolas Greenleaf disse:
E eu não lembro mesmo de ter algum encantamento, se tivesse, o que o quebraria seria a espadada que o Frodo deu nele na Colina dos Ventos (ele deu uma espadada no pé dele, não? Eu lembro de algo assim, mas aqui na facu não tem o livro pra confirmar).

Eu disse anteriormente aqui que havia um feitiço que ligava o esquleto e músculos do rei-bruxo ( e dos Nazgül em geral ), pois tinha lido no livro. No entanto li outra vez e não diz lá nada sobre isto. Infelizmente foi falso alarme. Mas não é uma hipótese a descartar, como é que o corpo putrido de um homem, mesmo de Numenor, se manteria assim inteiro por tanto tempo. Achoq eu isto dos feitiços não é uma hipótese a descartar.
 
como é que o corpo putrido de um homem, mesmo de Numenor, se manteria assim inteiro por tanto tempo.
Eles tinham corpos? Até onde eu sei eles não eram Zumbis não, eram espectros. Tanto que quando ele bota a coroa diz-se que fica um espaço vazio entre ela e o manto.
 
Legolas Greenleaf disse:
como é que o corpo putrido de um homem, mesmo de Numenor, se manteria assim inteiro por tanto tempo.
Eles tinham corpos? Até onde eu sei eles não eram Zumbis não, eram espectros. Tanto que quando ele bota a coroa diz-se que fica um espaço vazio entre ela e o manto.

Alguma coisa tinham, veja só:
"Mas, inesperadamente, também ele cambaleou para a frente a gritar de dor, e a maça errou o alvo e foi cravar-se no solo. A espada de Merry atacara-o por trás, rompera o manto negro e, passando sob a cota de malha, cortara-lhe o tendão do joelho."
Tradução de Portugal

Bom, pelo menos alguma coisa eles tinham, não digo um corpo, quero mais dizer uma "base". Eles inclusive sentiam dor. :roll:
 
Ah sim, eles tinham uma base. Eu não sei direito o qeu são espectros, mas deve ser algo do tipo um espírito materializado. Corpo de carne e osso eles não têm não, pq se tivessem daria pra ver.
 
Ah eu sempre achei(porem ,com duvidas por isso postei aki) que se o Merry não tivesse ajudado a Eowyn o Rei-Bruxo não Teria sido derrotado.....pois não teria pq de Tolkien ter escrito aquele paragrafo (e com certeza que fosse um erro ele teria cortado,sendo q o livro fora revisado inemuras vezes e aquele paragrafo era bem chamativo pra se passar em branco e acho que esta ali é pq Tolkien a espada tinha algum significado com a morte do rei bruxo )........acho q o Anel do Rei-Bruxo lhe dava tal feitiço a ponto deste ser imortal........e a meu ponto de vista acho que se não fosse a espada que merry achara , este feitiço não teria sido quebrado e Eowyn não teria derrotado-o........acho q merry não foi o responsavel pela morte do Rei-Bruxo mais sim o responsavel por ""quebrar o encanto .talvez do anel,talvez de outra feitiçaria"" e assim salvar Eowyn e deixar o caminho livre pra que esta o matasse e cumprisse a professia que glorfindel havia a muito tempo dito.......ou seja a meu ponto de vista o principal responsavel pela morte do rei bruxo fora o golpe da espada de merry desferido conta o Rei-Bruxo ,apesar de Eowyn ter dado o golpe fatal......

E no RdR pag 910 ate mesmo Gandalf "enche a reputação " do merry ao ir de encontro a ele e Pippyn Na Casas de Cura::

"Ele deveria ter sido carregado com todas As honras pra esta cidade;sem duvida correspondeu a minha confiança;se Elrond não tivesse sedido a minha solicitação;nenhum de vcs dois teria partido;e assim os males deste dia teriam sidos mais lamentaveis""

Bom este é meu ponto de vista ......acho que a espada de merry foi a grande responsavel pela queda do Rei-Bruxo pois alem de salvar a Eowyn tb como o Proprio Tolkien disse "quebrou o feitiço"(seja pelo anel ou outros feitiçarais) e assim o caminho ficou livre pra Eowyn!!
 
Uma vez( naum me lembro bem quem foi) lançaram uma maldição sobre o rei bruxo e ela dizia:
Nenhum homem poderá matar o Rei Bruxo!

Com essa maldição, Elwing retira o capacete e cita a maldição, mas contradizendo-a "Um homem Não, mas sim uma MULHER" e com essa jogada ela rompe a defesa deixando o Rei Bruxo perdiro, o ataque q ela da derruba o alvo, mas depois Merry se vira e Acerta a espada na Testa do Rei Bruxo, matando-o, Com isso a maldição foi correta em falar q nenhum homem derrotaria O rei Bruxo, mas sim uma mulher e um Hobbit>>>>>>>>>>> se eu naum me engango quem disse a maldição foi Glorfindel
 
Merry não matou o rei dos bruxos, ele apenas fez o principal ferimento que permitiu que a éowyn desse o golpe final.!!!!! :eek: :eek: :eek: :eek: :eek:
 
Legolas Greenleaf disse:
Pra mim, a profecia não dizia que nenhum homem poderia matá-lo, apenas que nenhum homem IRIA matá-lo.

Exatamente o que eu sempre achei !! :wink:

O 10º membro da Sociedade disse:
Bom, pelo menos alguma coisa eles tinham, não digo um corpo, quero mais dizer uma "base". Eles inclusive sentiam dor.

Eu acredito que eles viviam no plano invisivel.
Quando Frodo colocava o anel ele não podia ser visto mas podia ser ferido... acho que com os Nazgul era a mesma coisa... eles estavam invisíveis, porém, no plano físico.
 
*Radagast* disse:
Bom este é meu ponto de vista ......acho que a espada de merry foi a grande responsavel pela queda do Rei-Bruxo pois alem de salvar a Eowyn tb como o Proprio Tolkien disse "quebrou o feitiço"(seja pelo anel ou outros feitiçarais) e assim o caminho ficou livre pra Eowyn!!

Tolkien diz que a espada de Merry quebrou o feitiço! :?
Onde...
O Merry foi importante porque sem ele o Rei-Bruxo teria morto a Eowyn, e teria depois disso morto de vez o Theoden. Seguidamente, continuaria a comandar os orcs na batalha, fazendo com que o animo deles ficasse de pé. COntinuaria a perturbar tudo e todos na batalha. Quando os barcos chegassem, os Dunedain e Aragorn não teriam muitas hipóteses...

Eu acredito que eles viviam no plano invisivel.
Quando Frodo colocava o anel ele não podia ser visto mas podia ser ferido... acho que com os Nazgul era a mesma coisa... eles estavam invisíveis, porém, no plano físico.

Sim, inclusive se não me engano isso é dito de forma parecida no livro. :wink:
 
Com essa maldição, Elwing retira o capacete e cita a maldição, mas contradizendo-a "Um homem Não, mas sim uma MULHER" e com essa jogada ela rompe a defesa deixando o Rei Bruxo perdiro, o ataque q ela da derruba o alvo, mas depois Merry se vira e Acerta a espada na Testa do Rei Bruxo, matando-o, Com isso a maldição foi correta em falar q nenhum homem derrotaria O rei Bruxo, mas sim uma mulher e um Hobbit>>>>>>>>>>> se eu naum me engango quem disse a maldição foi Glorfindel
Tá, vamos começar do começo: Elwing eu não faço idéia de quem seja, mas quem matou o rei bruxo foi a Éowyn.
E não foi o Merry que acertou a testa do Nazgul, ele chegou por trás do cara sem ser percebido e acertou ele na parte de trrás do joelho derrubando-o, e a Éowyn que deu o golpe final.
Quem fez a "maldição" foi o Glorfindel mesmo, mas não foi uma maldição, foi uma previsão. Maldição é quando vc é quem causa aquele mal à pessoa, e ele não fez isso.
E a Éowyn tb não recitou a maldição. Quem disse pra ela que nenhum homem poderia matá-lo é o prório Nazgul, e ela só rebate: "Eu não sou um homem, sou uma mulher".

Ah eu sempre achei(porem ,com duvidas por isso postei aki) que se o Merry não tivesse ajudado a Eowyn o Rei-Bruxo não Teria sido derrotado.....
Não mesmo, mas não havia chances disso acontecer. Era destino deles conseguirem derrotá-lo. Afinal, o Glorfindel já havia previsto isso.

pois não teria pq de Tolkien ter escrito aquele paragrafo (e com certeza que fosse um erro ele teria cortado,sendo q o livro fora revisado inemuras vezes e aquele paragrafo era bem chamativo pra se passar em branco e acho que esta ali é pq Tolkien a espada tinha algum significado com a morte do rei bruxo )........
Tem mesmo. Aquelas espadas não eram espadas normais, talvez até fossem encantadas, mas o único diferencial dela aí é ser mais afiada que uma espada normal. Pode ser algum encanto que tinha nela? Sim, mas dexa eu continuar.

acho q o Anel do Rei-Bruxo lhe dava tal feitiço a ponto deste ser imortal........
Eu acho que não. Se nem o Um Anel deixa uma pessoa imortal, muito menos um anel de menor poder. Na minha opinião ele só serve pra transformar o cara em um espectro e deixá-lo sob o comando do Sauron.

e a meu ponto de vista acho que se não fosse a espada que merry achara , este feitiço não teria sido quebrado e Eowyn não teria derrotado-o........acho q merry não foi o responsavel pela morte do Rei-Bruxo mais sim o responsavel por ""quebrar o encanto .talvez do anel,talvez de outra feitiçaria"" e assim salvar Eowyn e deixar o caminho livre pra que esta o matasse e cumprisse a professia que glorfindel havia a muito tempo dito.......ou seja a meu ponto de vista o principal responsavel pela morte do rei bruxo fora o golpe da espada de merry desferido conta o Rei-Bruxo ,apesar de Eowyn ter dado o golpe fatal......
É por causa disso que eu desconsidero a possibilidade da espada ser encantada. Lembra no topo dos Ventos quando o Frodo cortou o pé do Rei Bruxo? Também era uma espada encontrada junto com a do Merry. Se por acaso tinha algum encanto, quem tirou foi o Frodo. A função do Merry foi única e exclusivamente derrubar o bicho pra Éowyn acabar com ele. ("Fatality" :lol: )

E no RdR pag 910 ate mesmo Gandalf "enche a reputação " do merry ao ir de encontro a ele e Pippyn Na Casas de Cura::

"Ele deveria ter sido carregado com todas As honras pra esta cidade;sem duvida correspondeu a minha confiança;se Elrond não tivesse sedido a minha solicitação;nenhum de vcs dois teria partido;e assim os males deste dia teriam sidos mais lamentaveis""
Pow, o cara foi o único no meio daquele bando de "valentes" soldados que se dispôs a ajudar a Éowyn, e pra isso superou até mesmo o medo da morte que os Nazgul causavam em todos os que se aproximavam. Ser carregado com honrarias é o mínimo que poderiam fazer com ele. Como eu disse, a espada foi o de menos aqui, se fosse outra talvez o resultado não tivesse sido mesmo tão bom, mas estando na mão de qualquer outro ela seria inútil.


Bom este é meu ponto de vista ......acho que a espada de merry foi a grande responsavel pela queda do Rei-Bruxo pois alem de salvar a Eowyn tb como o Proprio Tolkien disse "quebrou o feitiço"(seja pelo anel ou outros feitiçarais) e assim o caminho ficou livre pra Eowyn!!
Onde ele diz isso? Dependendo do contexto, dá pra ver se ele falou isso no sentido real ou figurado.
 
O Rei Bruxo era invisivel, então não dava para acertar o joelho, o tendão. Mas a couraça e o manto, que, como disse Gandalf, dava forma a sua inxestência, eram o suficiente para se saber onde estava o corpo. Afinal, eles eram invisiveis.

Merry quebrou o feitiço que o deixava invencivel. "Quebrando o cordão que dava a ele controle", uma coisa assim foi escrita. Merry quebrou o controle, quebrou a vontade do Rei Bruxo, quebrou um encantamento. Sendo assim, Eowyn teve caminho livre para arrasar com o Rei, enfiando a espada pelo rosto. E assim a profecia se cumpriu, sendo Eowyn que o matou.

O encantamento quebrado que fez o Rei Bruxo cair, que o fez perder a força de sua vontade, que o deixou vulneravel a armas. Não foi só fazê-lo perder o equilibrio. Havia algo a mais no golpe de Merry. A força de Ponente.

A espada de Frodo não causou o mesmo dano porque ele atingiu apenas a capa, sem tocar no "corpo" dos Nazgûl. Mas a de Merry foi um golpe em cheio, e a de Eowyn, mais ainda.
 
O Rei Bruxo era invisivel, então não dava para acertar o joelho, o tendão. Mas a couraça e o manto, que, como disse Gandalf, dava forma a sua inxestência, eram o suficiente para se saber onde estava o corpo. Afinal, eles eram invisiveis.
"Mas, de repente, ele também cambaleou, com um grito lancinante de dor, e seu golpe pasou longe, atingindo o chão. A espada de Merry o ferira por trás, rasgando de cima a baixo o manto negro e, passando por baixo da couraça metálica, atrravessara o tendãoa trás de seu forte joelho"
- O retorno do Rei, página 108


É isso que eu sei sobre o golpe que ele deu. Por esse parágrafo, concluí-se que ele derrubou o Nazgul por ter cortado o tendão dele. Claro, tem todo esse negócio de golpe com a força do ponente e talz, mas basicamente o que aconteceu foi ele quase ter decepado a perna do bicho, e foi isso que deu tempo pra Éowyn se levantar e dar o golpe final. Se tem algum relato sobre isso em outro lugar (talvez no Contos inacabados, que ainda não li) me avisem, pra eu poder ler e tirar minhas conclusões.
 
Legolas Greenleaf disse:
O Rei Bruxo era invisivel, então não dava para acertar o joelho, o tendão. Mas a couraça e o manto, que, como disse Gandalf, dava forma a sua inxestência, eram o suficiente para se saber onde estava o corpo. Afinal, eles eram invisiveis.
"Mas, de repente, ele também cambaleou, com um grito lancinante de dor, e seu golpe pasou longe, atingindo o chão. A espada de Merry o ferira por trás, rasgando de cima a baixo o manto negro e, passando por baixo da couraça metálica, atrravessara o tendão por trás de seu forte joelho"
- O retorno do Rei, página 108


É isso que eu sei sobre o golpe que ele deu. Por esse parágrafo, concluí-se que ele derrubou o Nazgul por ter cortado o tendão dele. Claro, tem todo esse negócio de golpe com a força do ponente e talz, mas basicamente o que aconteceu foi ele quase ter decepado a perna do bicho, e foi isso que deu tempo pra Éowyn se levantar e dar o golpe final. Se tem algum relato sobre isso em outro lugar (talvez no Contos inacabados, que ainda não li) me avisem, pra eu poder ler e tirar minhas conclusões.

Isso talvez possa ser uma forma de expressão. Os Nazgûl eram meio como uma névoa invisivel que toma forma humanoide... Já que Gandalf diz que eles tinham uma "inexistência"...
 
Corpo os Nazgûl tinham sim, mas estava no plano invisível, não podiam ser vistos mas mesmo assim ainda eram materiais, já que eles portavam armas e armaduras e roupas. A invencibilidade do Rei-bruxo podia derivar de algum encanto ou feitiço que ele possuía.
E a espada de Merry, como já foi citado, foi feita especialmente pra derrotar esse feitiço.
 
Legolas Greenleaf disse:
Com essa maldição, Elwing retira o capacete e cita a maldição, mas contradizendo-a "Um homem Não, mas sim uma MULHER" e com essa jogada ela rompe a defesa deixando o Rei Bruxo perdiro, o ataque q ela da derruba o alvo, mas depois Merry se vira e Acerta a espada na Testa do Rei Bruxo, matando-o, Com isso a maldição foi correta em falar q nenhum homem derrotaria O rei Bruxo, mas sim uma mulher e um Hobbit>>>>>>>>>>> se eu naum me engango quem disse a maldição foi Glorfindel
Tá, vamos começar do começo: Elwing eu não faço idéia de quem seja, mas quem matou o rei bruxo foi a Éowyn.
E não foi o Merry que acertou a testa do Nazgul, ele chegou por trás do cara sem ser percebido e acertou ele na parte de trrás do joelho derrubando-o, e a Éowyn que deu o golpe final.
Quem fez a "maldição" foi o Glorfindel mesmo, mas não foi uma maldição, foi uma previsão. Maldição é quando vc é quem causa aquele mal à pessoa, e ele não fez isso.
E a Éowyn tb não recitou a maldição. Quem disse pra ela que nenhum homem poderia matá-lo é o prório Nazgul, e ela só rebate: "Eu não sou um homem, sou uma mulher".

Esse texto aí tá muito inventado... :lol:
Quanto a Elwing, era a filha de Beren e Luthien, e mulher de Earendil, na 1ª Era. Não tem nada a ver com o assunto. :lol:
E a palavra mais correta não é "previsão", é "profecia". :wink:
Como foi dito a trás, um homem PODERIA matá-lo, apenas não IRIA. Estava na profecia.



acho q o Anel do Rei-Bruxo lhe dava tal feitiço a ponto deste ser imortal........
Eu acho que não. Se nem o Um Anel deixa uma pessoa imortal, muito menos um anel de menor poder. Na minha opinião ele só serve pra transformar o cara em um espectro e deixá-lo sob o comando do Sauron.

Sim, não tinha pensado assim, mas é o mais correto.

E no RdR pag 910 ate mesmo Gandalf "enche a reputação " do merry ao ir de encontro a ele e Pippyn Na Casas de Cura::

"Ele deveria ter sido carregado com todas As honras pra esta cidade;sem duvida correspondeu a minha confiança;se Elrond não tivesse sedido a minha solicitação;nenhum de vcs dois teria partido;e assim os males deste dia teriam sidos mais lamentaveis""
Pow, o cara foi o único no meio daquele bando de "valentes" soldados que se dispôs a ajudar a Éowyn, e pra isso superou até mesmo o medo da morte que os Nazgul causavam em todos os que se aproximavam. Ser carregado com honrarias é o mínimo que poderiam fazer com ele. Como eu disse, a espada foi o de menos aqui, se fosse outra talvez o resultado não tivesse sido mesmo tão bom, mas estando na mão de qualquer outro ela seria inútil.

Os soldados na zona circundante estavam todos mortos, ou atingidos com a sombra negra. (aquela doença estranha). Os Hobbits tinham uma maior resistência, pelo que é normal que ele ficasse mais tempo de pé... Acho que foi assim.
 
Só uma coisa: Elwing era neta de Beren e Lúthien, e não filha. Ela era filha de Díor Elúchil.
 
Charlie Brown disse:
Só uma coisa: Elwing era neta de Beren e Lúthien, e não filha. Ela era filha de Díor Elúchil.

Pois é enganei-me.
Vejam só aqui:
Tradução de Portugal
" Nenhuma outra lâmina, mesmo empunhada por mãos mais possantes, teria desfeito àquele inimigo uma ferida tão cruel que, ao retalhar carne não morta, quebrara o feitiço que ligava os tendões invisivéis à sua vontade."

Pois é, afinal sempre havia um feitiço. Mas acho que este feitiço não era algo provocado pelo anel do Nazgül. Quero dizer, era, mas enquanto houvesse o Anel do Poder, que controlava os outros. ( os 9 dos homens )
Se este Anel deixasse de existir, a vontade de Sauron e o seu poder acabariam, e os espetros seriam destruídos.

Quanto àquilo da carne não morta, antes que digam que eles "afinal tinham mesmo um corpo", acho que isso foi uma expressão para indicar qeu ele ( o espetro ) pertencia a um outro mundo, uma outra "dimensão". Ele não era vivo, mas não era morto.
 
O 10º membro da Sociedade disse:
*Radagast* disse:
Bom este é meu ponto de vista ......acho que a espada de merry foi a grande responsavel pela queda do Rei-Bruxo pois alem de salvar a Eowyn tb como o Proprio Tolkien disse "quebrou o feitiço"(seja pelo anel ou outros feitiçarais) e assim o caminho ficou livre pra Eowyn!!

Tolkien diz que a espada de Merry quebrou o feitiço! :?

A lâmina quebrou o 'feitiço', tem isso citado aí acima. Agora, a gente pode também analisar que se a lâmina tivesse quebrado o feitiço todo o Rei-Bruxo ia desmontar :lol:
Acho q ele tinha um corpo, e que pudesse ser ferido, de acordo com algumas regrinhas... tipo, dependia da força de VONTADE de quem atacasse, e do fato de estar empunhando uma espada projetada pra fazer dano nele... Acho que um homem mais forte não faria mais dano que Merry pq o Merry estava com mais feeling (ou desespero) de matar o RB, e isso deve ter tido algum efeito! :lol:
sobre a sua morte em definitivo, seria como o 10º membro disse: "um homem PODERIA matá-lo, apenas não IRIA. Estava na profecia".
Enfium, quem o matou de vez foi a Éowyn, e o Merry só provocou dano nele.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo