1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Afinal de contas Quem ou o Que causou a morte do Rei-Bruxo?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por *Radagast*, 16 Mai 2004.

  1. *Radagast*

    *Radagast* Usuário

    Afinal de contas Quem ou o Que causou a morte do Rei-Bruxo?
    Pois no SdA:RdR pagina 893/894 ah um trecho sobre a espada de merry que apunalou o Rei-Bruxo que diz::


    ""Assim desapareceu a espada das colinas dos tumulos,trabalho do Ponente.mas feliz teria ficado se soubesse o destino dela aquele que a forjou lentamente, ha muito tempo no reino do norte,quando os dunedain eram jovens , e o maior de seus inimigos era o terror do reino de angmar e de seu rei feiticeiro.Nenhuma outra lamina ,nem que mãos mais poderosas a tivessem brandido ,teria causado naquele inimigo um ferimento tão terrivel,abrindo a carne morta viva , quebrando o encanto que prendia seus tendões à sua vontade""

    Mas nos apêndices dos anais dos regentes pag 1114,Glorfindel diz ao rei Eanür a seguinte frase

    "Ele naum caira pelas mãos de um homem""

    Afinal de contas o que realmente derrotou o Rei-Bruxo ?a espada que merry encontrara nas colinas dos tumulos, que ao apunhala-lo teria cortado todo seu encantamento(seja ele pelo anel ou feitiço)ja que esta espada fora feitas por seus piores inimigos (ponente)como dito no trecho acima ou Eowyn que como sendo uma mulher mortal e naum um homem mortal(como as palavras que glorfindel diz no trecho acima) teve a felicidade de derrotar o mais poderoso servo do Um Anel?Mais se foi Eowyn outra duvida me vem a cabeça...teria Eowyn derrotado o Rei-Bruxo se por acaso outro personagem ou mesmo Merry(mesmo este não sendo considerado um homem mais sim um pequeno) sem sua ""espada do ponente""tivessem vindo em seu auxilio??? :o?: ...pois como podem ler no primeiro trecho que diz que Nenhuma outra lamina ,nem que mãos mais poderosas a tivessem brandido ,teria causado naquele inimigo um ferimento tão terrivel,abrindo sua carne morta-viva........sendo assim com sua espada Eowyn mesmo não sendo um homem mais sim uma mulher teria derrotado o Rei-Bruxo? :o?:
    E pra esclarecer de vez por todas minhas duvidas......O Rei-Bruxo somente era invencivel contra os homens?,ja que no apendices final dos reis de rohan diz que Eowyn teve a ajuda de Merry que não era um homem mais sim um "pequeno" ou seja hobbit,então sendo assim isso quer dizer que um istari,elfo,Ent ou um anão de ambos os sexos ao contrario da raça dos homens poderia ter destruido o Rei-Bruxo(isso se por acaso a espada do ponente de merry não tiver nada a ver com a destuição deste)

    Essas de todas as duvidas que tenho é a que mais me deixa com cabelos em pé e gostaria de ver os pontos de vista de vcs!!
    desde ja obrigado!!
     
  2. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Bem simples...
    Quem o matou foi a Eowyn. Dai dizer que não seria um homem que o mataria. O Merry ajudou, pois ele apunhalou na perna o rei-bruxo quando este ia disferir o golpe final na Eowyn. Isto vai ajudar à ideia de que não seria um homem a destruílo ( mais correto que mata-lo ). Foram uma mulher, e um hobbit, mas a ideia principal é a de ter sido uma mulher.
     
  3. Quem pode garantir que um homem poderia matar o Rei Bruxo? Por fim, quem o matou foi uma mulher....e que passagem a morte do Rei Bruxo..nossa... :)


    ate mais...
     
  4. Eli Nerwen

    Eli Nerwen Usuário

    merry ajudou sim a derrotar o rei Bruxo, mas o golpe q causou sua morte msm foi o da Eowin...entaum quem matou o RB foi uma mulher ajudada por um hobbit. dessa forma a profecia q dizia q o RB naum seria derrotado por um homem foi cumprida...
     
  5. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Só por sinal... Quem fez a profecia foi Glorfindel ( a reencarnação dele ).
     
  6. Helluin

    Helluin Usuário

    Na minha opinião quem matou o rei bruxo foi o Merry. A espada de Éowin não tinha poder para causar tamanha destruição naquele ser. Mas a de Merry tinha.
    Eu diria que Merry matou e Éowin ajudou.
     
  7. Faramir Estel

    Faramir Estel By Demons Be Driven

    Nao foi a espada de Merry....a espada dele soh enfraqueceu o rei bruxo...acho que qualquer espada que conseguisse perfurar a cabeça do rei bruxo, nao importa qual espada, mataria ele.
     
  8. Proview

    Proview Go

    A espada de Merry, na minha opinião, justamente quebrou esse "feitiço" de que nenhuma arma comum poderia feri-lo.
    Assim com o feitço quebrado, foi fácil p/ Eowyn acabar com ele.
     
  9. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Então como é que justifica a espada da Eowyn ter morto o rei-bruxo. Sim, porque a Eowyn mato-o. A espada dela prefurou-lhe a cabeça...destrui-o.
     
  10. Elindrah_Gigi

    Elindrah_Gigi Usuário

    Eu acredito que o golpe do Merry fez o Rei Bruxo "baixar a guarda", e com isso, Éowyn desferiu o golpe fatal.
     
  11. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    É essa a verdade!!! :wink:
     
  12. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    A lâmina de Merry quebrou o encanto que tornava o Rei-bruxo invencível; e Éowyn, que não era nenhum homem, o matou, cumprindo a profecia. E pra quem diz que foi Merry quem matou: os hobbits eram humanos, portanto, Merry era um homem e não poderia matar o Rei-bruxo. :wink:
     
  13. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Tenho pena, mas os hobbits não eram humanos... 8-)
     
  14. Tilion

    Tilion Administrador

    Eram uma variante da raça humana, sim, algo como um "subgrupo".

    Tolkien disse isso em uma de suas cartas, que inclusive está na Valinor.
     
  15. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Mas não eram humanos!!! :nope:
    É a mesma coisa que dizer que um cão é a mesma coisa que um lobo!!!
    São coisas deferentes!!!
     
  16. Elindrah_Gigi

    Elindrah_Gigi Usuário

    Leiam este trecho:

    (...) assim se cumpriram as palavras ditas por Glorfindel (...) de que o Rei dos Bruxos não cairia pela mão de um homem. (...) Éowyn teve a ajuda do escudeiro de Theoden, que também não era um homem, mas um Pequeno vindo de uma terra distante (...). Apendices, pág 1134.

    Bom, pelo o que eu entendi, o Merryera um humano, mas pertencia à raça dos Hobbits e não a raça dos homens.
     
  17. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Homem = Ser Humano
    Hobbit =/ Ser Humano
     
  18. Realmente...se dissermos que Eowyn e Merry destruiram o Rei Bruxo....ela era uma mulher...e ele um hobbit, ou seja, não era da raça dos homens...Glorfindel previu...e realmente nenhum homem consegui mata-lo.

    ate mais...
     
  19. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Não percebi isso? :o?:
    A espada de Merry quebrou o encanto que sustia o tendão do Rei-Bruxo, ligando o seu pé à perna. Assim partiu-lhe o pé, mas não fez com que ele deixasse de ser invencivél, coisa que ele nunca foi.
     
  20. Faramir Estel

    Faramir Estel By Demons Be Driven

    nunca ouvi falar dessa teoria do tendão...
     

Compartilhar