• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Acreditar em Fadas e Elfos??

Toda vez que alguém diz que não acredita em fadas, em um lugar uma fada morre.
Como o Lobo, fico me perguntando se toda vez que alguém diz que acredita em fadas uma nasce (ou renasce), se for assim a existência delas não deve ser muito fácil. 8-O (risos)

Pra mim tanto faz se o Tolkien acreditava ou não (creio que não), cada um tem sua crença, acredita em seus 'deuses' e faz o que bem entender com o seu próprio 'mundo invisível'.
Eu acredito em fadas e coisa e tal, sem essa de 'ver para crer', o negócio é 'crer para ver'.

Ermehon,
O amigo do povo das fadas invisíveis. :lily:
 
Estava lendo (novamente) "Sobre Historias de Fadas" de Tolkien e não deixei de perceber que Tolkien fala do Belo Reino como algo real.
Tolkien acreditava na existência destes seres miticos?

Muito possivelmente!! Os elfos e fadas fazem parte da cultura inglesa à muito tempo!! Fora que Tolkien tinha boa imaginação!:think:

Cavaleira Negra
 
Esse tópico ainda dá pano-pra-manga. 8-O

Uma coisa é (inventar) uma história tão bem amarrada a ponto de quase fazer convencer a si mesmo; outra coisa seria acreditar em alguns elementos místicos ali e descrevê-los bem apenas, onde, já que ele acredita mesmo, o máximo que vai conseguir é convencer os leitores, banalizando parte da intenção da fantasia. Ah, eu naum vou conseguir explicar isso ... :(

Bom, eu quase entendi, tirando o "banalizando parte da intenção da fantasia".

Eu concordo. Só porque o texto foi tão verossímil dentro de seu próprio contexto, instigando e se apropriando do fantástico, que isso vá supôr a crença do autor naquilo que escreve.

Mesmo que crer não seja exatamente fazer parte de uma realidade admitida como padrão, e portanto "verdadeira", o contexto social e cultural de Tolkien não supõe esse tipo de abordagem.

Quanto a crença pessoal em seja lá o que for (fadas, gnomos, cogumelos ambulantes, Deus...), acho que isso tá fora de um debate como esse.


Flood é muito feio, rapaz! (:hihihi: )

Eu acredito em fadas e coisa e tal, sem essa de 'ver para crer', o negócio é 'crer para ver'.

:ahhh:
 
Não foi flood, foi necessário, fui impelido por meu ímpeto de "postar", e de fato concordava. =]
Mas, enfim, parece que o trato da questão foi norteado como "peculiar", relativo, até mesmo diria.

Mas, um ótimo tópico.

Abraços.
 
Não acho que ele acreditasse...
Apenas tinha uma grande imaginação e, ao escrever todas essas belas histórias acabou "entrando" dentro delas. Acho que interagir dessa forma com o que se escreve acontece com todo grande escritor.
 
A questão é que o fantástico fascina todo intelectual. Tolkien, como tal, não foge à regra. Para mim está claro que Tolkien não acreditava nesses seres, mas escrever tal como escreveu se deve a uma questão de estilo.
 
Tolkien, obviamente, não acreditava no mundo das fadas. Ele não era escapista, mas sim um estudioso que levava as histórias fantásticas à sério, como um bálsamo para a alma humana.
E por este motivo ele se refere ao mundo dos elfos com muita seriedade no "Sobre História de Fadas", que é um livro/estudo complexo e de difícil leitura, mas muito, muito bom!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo