1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Abaixo-assinado em repúdio à distorção sobre o RPG na novela REBELDE da RECORD

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Elriowiel Aranel, 7 Abr 2012.

  1. Elriowiel Aranel

    Elriowiel Aranel Usuário

    O Vela publicou no Facebook, mas acho que é pertinente para todos nós.

    Seguem o texto completo do abaixo assinado e o link da petição on line:

    Abaixo-assinado em repúdio as cenas distorcidas sobre o RPG veiculadas na novela REBELDES da rede RECORD

    Para: Rede Record, Poder Público e a União

    Nesta semana a rede Record de televisão veiculou em sua novela adolescente Rebeldes cenas deturpadas do jogo conhecido como RPG - Role Playing Game - com o claro objetivo de passar ao seu público uma imagem distorcida da realidade.

    Os jogos de RPG são foco de estudos científicos e existem diversas pesquisas que apontam inúmeros benefícios do jogo para o desenvolvimento de esferas de conhecimento mesmo quando praticados pura e simplesmente como lazer.

    Sendo assim, cabe a nós jogadores de RPG, comunidade acadêmica, pais, professores, pessoas esclarecidas em geral que entendem de fato do que se trata o RPG REPUDIAR a veiculação de cenas tão distorcidas da realidade capazes de criar muito mais danos do que benefícios a sociedade. O público alvo da novela, crianças e adolescentes podem acreditar que aquilo que é mostrado na novela é um jogo de RPG, levando-os a praticar algo muito diferente do que realmente o é.

    Seguem algumas das distorções apresentadas:

    1-) Na novela o jogo acontece o tempo todo, não existe separação entre o real e a fantasia. Quando se joga RPG de verdade se joga por um determinado tempo e num determinado espaço, toda criança sabe quando está brincando ou não. Esta é a uma das principais premissas do RPG.

    2-) Novamente na novela o GM (Game Master), Mestre de Jogo ou Narrador aparece como um soberano que dita ordens e estas devem ser cumpridas sem questionamento algum. Na verdade quando se joga RPG o GM é um mediador que atua nas regras do jogo para resolver disputas e conduzir a trama do jogo, não se trata de um ditador absoluto com poderes ilimitados como é retratado. A trama é construída em conjunto, com regras claras e dispostas nos livros de RPG ou previamente combinadas entre todos os jogadores.

    3-) Um dos pontos mais graves na novela, a primeira "missão" dada pelo GM para os jogadores é sair na rua e assustar a primeira pessoa que passar, um absurdo. RPG não tem nada disso e não envolve não jogadores no jogo. Os participantes tem a clara noção de que o jogo se passa num universo imaginário e não numa mistura entre realidade e fantasia. Muito menos envolvendo pessoas alheias ao jogo com comportamentos de gosto tão duvidoso.

    4-) Na novela está sendo retratado um jogo de vampiros, novamente outro esteriótipo negativo, o jogo de RPG não acontece apenas com temas como vampiros, lobisomens ou criaturas sobrenaturais, existem muitos jogos ambientados em cenários históricos ricos em referências culturais e conhecimentos gerais. A mídia insiste em retratar apenas como um jogo onde os participantes vestem capas pretas, dentes de vampiros e saem por aí assustando pessoas.

    Estas são alagumas das distorções claramente identificadas, desta forma vamos recolher o máximo de assinaturas possíveis para uma ação de REPÚDIO a estas cenas de gosto duvidoso que causam muito mais danos que benefícios, tratando o espectador, em sua maioria adolescentes, como marionetes acéfalas.

    Queremos um basta a esse tipo de mídia irresponsável e tendenciosa, um basta a ignorância em tempos de acesso a informação e esclarecimento. Que as autoridades tomem providências contra esse tipo de posicionamento altamente prejudicial a infância e adolescência em nosso país, invertendo claramente a realidade para propósitos mesquinhos como aumento da audiência ou desinformação.

    Assim convidamos a todos que apóiam este movimento, que expressem seu posicionamento e o repúdio ao acontecido!

    Assina Mateus de Souza Rocha um jogador de RPG, pesquisador e professor universitário e todas as pessoas, associações e movimentos que concordam com estas palavras assinadas abaixo.


    Os signatários

    Link:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • Gostei! Gostei! x 6
  2. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Já assinei e já enviei para outros amigos! Nem tenho o que comentar, é ridículo. Não entendo como alguém que escreve roteiro de novelas consegue ter um conhecimento tão medíocre. O mínimo que se espera de um bom roteirista é que pelo menos pesquise em várias fontes e livros sobre o assunto que vai ser mostrado em rede nacional.
     
  3. EduAC

    EduAC Usuário

    Já não é primeira vez que a rede record se envolve numa polemica assim, já tinha dito que o atirador de realengo tinha feito o que fez por causa que jogava counter strike e Gta. Recentemente tinha associado a briga de torcidas de palmeiras e corinthians ao mod gta torcidas ( não sei como é o nome do mod) e agora isso. Essa atitude dela demonstra uma desesperada tentativa de vilanizar esses jogos pra voltar a atrair a antiga audiencia que o canal tinha e que acabou com o advento da internet e dos computadores na sociedade brasileira.
     
  4. Elriowiel Aranel

    Elriowiel Aranel Usuário

    Olha, vou repetir o comentário que fiz lá:

    É a mesma coisa que acontece com Harry Potter e eu pirei de raiva há umas semanas atrás.

    A Record, mesmo tentando ter uma grade eclética e neutra de fachada, pertence a um grupo de evangélicos radicais. Mas não os bons e esclarecidos evangélicos. Pertence àqueles grupos de charlatões que exploram o povo e enchem a cabeça deles de caraminholas. (ou seja, a boa e velha lavagem cerebral de "tudo que não é feito por nós é coisa do diabo")
    Eles estão sempre caluniando jogos, filmes e livros de fantasia para manter a população fanática e alienada!!!

    É o mesmo que tentar convencer essa gente que quem é ateu e/ou agnóstico não é uma pessoa ruim!!!
    O Datena, quando tava na Record, já foi condenado por preconceito e teve que se retratar quando disse em um dos seus sensacionalismos delirantes que "só quem não acredita em Deus" - ou seja, ateu - "é capaz de cometer assassinatos". Ou seja, generalizando todo ateu como bandidos e incapazes de serem pessoas de bem!

    A versão original de Rebelde (mexicana, se não me engano) por PIOR que fosse, nunca teve esse tipo de palhaçada!!!

    (esqueci alguma outra coisa que eu ia dizer)
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  5. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Se a Record ultrapassasse a Globo em tudo nós estaríamos em mãos muito piores. Seria a era de caça as bruxas literalmente.
     
    • Gostei! Gostei! x 3
  6. EduAC

    EduAC Usuário

    Isso nunca vai acontecer pode ficar tranquilo, a record é uma empresa de fundo de quintal comparada em dominio em relação a globo.
     
  7. Elriowiel Aranel

    Elriowiel Aranel Usuário

    E não é que vc me fez lembrar o que ficou faltando falar :lol:


    Era isso... todo mundo reclama e mete o pau na Globo, demonizam a Globo e etc... mas a Globo pelo menos tem um mínimo de ética e não faz esse tipo de sensacionalismo barato que a Record faz.

    Em vista das outras opções: Record, SBT, Band, Rede TV... ainda sou mais a Globo!
     
  8. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri


    É mais ou menos isso! A Globo não presta, mas as outras emissoras ficam dando umas de coitadinhas leléu pititiu, mas é só o poder dominador chegar para elas que tudo muda e para pior.
     
  9. EduAC

    EduAC Usuário

    Cara a verdade é que elas todas são dominadoras e querem manipular a população é a tendencia dos veiculos de comunicação de massa. A globo adota uma atitude diferente da record por interesses proprios e não porque seja melhor ou mais etica.
     
  10. Elriowiel Aranel

    Elriowiel Aranel Usuário

    Se alguém tiver saco pra ver, eis uma parte da baboseira:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Apostam quanto que isso vai acabar em m$&%@ das grandes???

    Tem que ser muito estúpido pra acreditar que:

    - RPG não tem limite. Interpreta-se o dia todo na vida real, atrapalhando e confundindo com a realidade
    - Usa-se cosplay o dia todo, todo dia
    - Troca-se de nome e fica agindo como retardado por aí
    - Crimes são aceitáveis (HELLO! Sequestro É crime)
    - RPG foi criado pra satisfazer um super-ego de um adolescente perturbado que se auto-intitula "mestre e conde". Se o cara não quer mais jogar ou não seguir uma regra estúpida de um aprendiz de Cullen, ele vai fazer o quê contra a pessoa?
     
    Última edição por um moderador: 5 Out 2013
  11. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    O negócio só melhora, o RPG deu lugar a disputa entre os mais populares da escola entre qual clã é o mais sem noção. Olhei os dois vídeos e fiquei até mais tranquilo, os diálogos são tão toscos que fica difícil de acreditar que estão representando alunos na adolescência, é pior que o original.
     
    • LOL LOL x 1
  12. Mercúcio

    Mercúcio Well-Known Member

    Na boa pessoal... vou falar uma coisa que talvez desagrade a alguns, mas serei sincero...
    Eu achei isso tudo uma coisa tão pequena...
    Foda-se o que a Record divulga. As pessoas não vão parar de jogar RPG por conta disso... da mesma maneira que não pararam de jogar Magic ou Yu-Gi-Oh, porque eram "baralhos do demônio", ou da mesma maneira que não pararam de ler Harry Potter...
    Achei o texto do proponente do abaixo-assinado um tanto sensacionalista também:

    "tratando o espectador, em sua maioria adolescentes, como marionetes acéfalas".
    Bom, se ele sabe que o público não é de marionetes acéfalas, não há o que temer.

    "Que as autoridades tomem providências contra esse tipo de posicionamento altamente prejudicial a infância e adolescência em nosso país..."
    Eu ri disso, velho! Achei o texto do proponente, o tal professor universitário, muito fraco.

    Com o perdão da ignorância, coloco algumas questões: o que é uma ação de repúdio? Qual o sentido prático do abaixo assinado? Até onde sei, qualquer organização pode fazer uma moção de repúdio. Não é a mesma coisa?
     
    • Gostei! Gostei! x 3
  13. EduAC

    EduAC Usuário

    Cara você tá certo Timewolf, olha só, a audiencia da outras emissoras além da globo é tão pequena que nem vale a pena se preocupar.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    É só olhar ai, a globo sozinha tem mais audiencia que as outras 6 emissoras juntas e nenhuma das outras 6 emissoras tem programas com mais de 15 pontos de audiencia. Ou seja Band,Sbt,Record, Rede Tv e Cnt estão literalmente morrendo.
     
  14. Elriowiel Aranel

    Elriowiel Aranel Usuário

    Obviamente que as pessoas não vão deixar de jogar ou ler ou fazer alguma coisa porque a Record ou outra emissora "disse que é do diabo". A questão não é essa!

    Depois que certos absurdos aconteceram comigo, eu passei a ver isso com outros olhos.
    Minha família, de uma maneira geral era muito legal quando eu era criança e até o fim da adolescência. Nunca houve implicância com a minha nerdisse. Meus primos jogavam video-game comigo, eu ficava na casa dos meus tios quando ia pra SP em algum evento, levava meus cosplays e, embora eles estranhassem... era mais no sentido de curiosidade... de me fazer mil perguntas e até achar legal, ainda que excêntrico.

    Tudo mudou quando cada um começou a entrar numa religião diferente.
    De um lado todos viraram evangélicos fanáticos do tipo que acham que tudo é coisa do diabo e uma prima minha chegou a entrar no meu blog pra "pregar" e me constranger.
    De outro, católicos carolas... E ainda havia meus avós, que vieram morar comigo, TJs radicais!
    Esses meus tios carolas implicam até com a minha gata porque ela é preta!!!

    Eu me vi obrigada a evitar o contato com muita gente porque se tornou uma relação impossível, uma vez que eles não eram capazes de respeitar o meu direito de pensar diferente e a minha opção religiosa (agnóstica).

    Os pastores e até alguns padres fazem uma lavagem cerebral nas pessoas de mente fraca. Os pais passam a proibir que os filhos joguem, convivam com certos amigos, assistam certos filmes e programas, leiam certos livros independente da criança gostar ou não. E essa criança, na escola, vai refletir esse preconceito atacando as crianças que tem liberdade em casa para jogar e ler. E isso vai virando uma bola de neve de intolerância que vai se tornando perigosa!!!
    Antes deles se tornarem evangélicos eu tinha dado para a filha da minha prima um DVD de A Câmara Secreta, porque ela vivia me perguntando sobre Harry Potter. Depois que eles se converteram e passaram a me dizer certos absurdos, tive até medo de perguntar o que foi feito do DVD.

    Não acho certo que se permita e se apoie a divulgação e proliferação de informações falsas sobre qualquer assunto!
    E as informações que estão sendo passadas nessa "novelinha" aí, são completamente falsas e nocivas!!!

    Não é diferente disso aqui:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    :blah: :fire:
     
    • Ótimo Ótimo x 2
  15. Nihal

    Nihal Ventinha xD

    Já assinei, e não consegui ver mais que 3min do vídeo, de tão ridículo que é.
    E sim, sou crente, e conheço pastores que jogam RPG, vídeo game, não tem nenhum tipo de preconceito em relação a isso. O problema são as pessoas que aceitam a primeira informação que recebem como sendo verdade, e se essa informação é de que "é coisa do demo", conseguir convencer do contrário será no mínimo muito difícil. A TV deveria servir pra esclarecer e não confundir ou passar informações totalmente erradas em relação a qualquer coisa. Não que alguém vá parar de jogar por causa disso, mas quem não conhece vai criar um conceito errado.
    E se tratando da Record em especial, coisas desse tipo já são esperadas.
     
    • Gostei! Gostei! x 3
    • Ótimo Ótimo x 1
  16. Elriowiel Aranel

    Elriowiel Aranel Usuário

    Exatamente.

    O problema não são as pessoas religiosas esclarecidas e inteligentes. O problema são aqueles que as usam como ferramenta de poder e manipulação e as pessoas que caem facilmente nisso!
     
  17. Mercúcio

    Mercúcio Well-Known Member

    Bom, eu mantenho meu posicionamento. Evangélicos radicais existem independentemente da Record e cada vez mais eles têm acesso à mídia e, inclusive, ao Congresso Nacional. Eu sou espírita e tenho pais evangélicos, então eu também vivenciei esse tipo de conflitos (embora meus pais tenham aceitado minha opção religiosa). Em todo o caso, não quero criar polêmica. Vocês têm todo o direito de se posicionarem quanto a isso.
    Ainda assim, gostaria de ter essas questões respondidas. Se algum companheiro do fórum tiver um entendimento maior de questões jurídicas e puder me esclarecer isso:

     
    Última edição: 8 Abr 2012
  18. adrieldantas

    adrieldantas Relax and have some winey

    Assinado e passado adiante.
     
  19. Pearl

    Pearl Usuário

    Timewolf a questão é divulgar uma imagem deturpada e irreal que atinge a um grupo de pessoas.

    É um ataque gratuito e sem fundamento que fere aqueles que jogam/conhecem/simpatizam, e que não concordam ter uma imagem representada assim.

    Toda mídia é formadora de opiniões também. Eu acho repudiante quando tentam denegrir um grupo de pessoas por uma questão ideológica implícita ou explicita.

    Volta e meia fazem isso. E adoram usar exeplos extremos. Aqui em Minas a uns 10 anos uma menina foi morta em Ouro Preto por causa do RPG. Chegaram a cogitar a proibir o jogo (como se fosse resolver ), culparam o jogo, acho que para a defesa ter uma desculpa apra tentar inocentar as pessoas DOENTES que realizaram o assassinato.
     
    • Gostei! Gostei! x 4
    • Ótimo Ótimo x 1
  20. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Mas isso não é uma moção de repúdio, pois para isso, deve existir provas de que houve abuso por parte da emissora para com uma parcela da população exposta nas cenas da novela.
    Isso é um abaixo-assinado. Uma Petição:

    Direito de Petição:

     
    • Gostei! Gostei! x 3

Compartilhar