• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no kamikakushi, 2001)

Sua nota abaixo:


  • Total de votantes
    21
pow, chihiro wh mto boooom! meu deus, naum pisquei em nenhum momento no filme inteiro! maravilhoso!!! um filme q eh simples e complexo! e a animação ... minha nossa senhora! quanto a dublagem naum posso comentar nda pq naum vi a versão legendada ^^"
 
Dirhil disse:
Talvez pela gigante badalação em torno do filme ou pela minha estranheza em relação à desenhos japoneses..... mas assisti Chihiro hoje e achei apenas decente.

Pior é que é... pessoalmente eu senti como se os anteriores dele fossem muito melhores. Tava discutindo isso com Folco que Totoro na televisão de casa eu terminei mais maravilhada do que Chihiro no cinema.

Visualmente é claro eu achei um espetáculo. Cenas lindas!! Dou destaque para às cenas onde a Chihiro passei com Haku entre enormes flores..... técnica maravilhosa. Também gostei dos personagens do Haku e do Monstro Sem Face. Mas a Chihiro em si eu achei um pouco irritante.

:think:

Acho que é irritante o monte de posts spoiler com tarja negra ou "adorei" sem qualquer discussão!

Mas a Chihiro é para ser irritante. Miyazaki baseou-se na falta de conteúdo da juventude japonesa quando fez esse filme. Percebe que no começo aquela cara de vazio, de quem não tem nada na cabeça? De que não consegue realmente fazer nada na vida? (o que ela faz é apenas estudar/teórico - explicito no buque de rosas. A amizade também é apenas teórica)

Somente quando põe mão na massa, começa a viver, a fazer é que Chihiro começa a ter conteúdo. (e amizades também: o velhinho, a moça, os bichinhos, o bebê) O mundo hostil forma amizades verdadeiras (do buquê, as amizades eram tão frágeis quanto o buquê em si: secou e com a distância acabou ou acabará)
 
Miyazaki disse:
Somente quando põe mão na massa, começa a viver, a fazer é que Chihiro começa a ter conteúdo. (e amizades também: o velhinho, a moça, os bichinhos, o bebê) O mundo hostil forma amizades verdadeiras (do buquê, as amizades eram tão frágeis quanto o buquê em si: secou e com a distância acabou ou acabará)

Sim, o Miyazaki queria demonstrar uma criança indefesa e curiosa tendo que se virar sozinha, e crescendo nas suas "aventuras". Mas também tem que levar em conta o fato de que há um certo espaço para a interpretação de "foi tudo um sonho", etc, que invalidaria o "crescimento" dela. Se ela, sozinha, teve a capacidade de imaginar todo aquele mundo e os seus relacionamentos com os personagens sozinha, então talvez ela realmente tenha um certo conteúdo, e talvez o defeito dela seja na sua falta de capacidade de expressar esse conteúdo no mundo real (ainda), como você disse, o olhar vazio na cara dela.

De qualquer forma, eu também achei a Chihiro super irritante, mas acho que foi por causa da voz do dublador dela na versão brasileira. É realmente nojento, etc. :puke:
 
Nope... nas duas versões ela me irritou (daí minha conclusão que foi de propósito :mrgreen:)

Boa colocação, Folco (no sentido de se for "apenas" a imaginação dela). Mas infelizmente houve passagem do tempo (o carro empoeirado... e com certeza quando chegassem em casa o pessoal ia descobrir que chegaram "apenas" uma ou duas semanas depois)
 
Primula disse:
Boa colocação, Folco (no sentido de se for "apenas" a imaginação dela). Mas infelizmente houve passagem do tempo (o carro empoeirado... e com certeza quando chegassem em casa o pessoal ia descobrir que chegaram "apenas" uma ou duas semanas depois)

O mato em torno do carro cresceu muito para ter sido apenas 2 semanas fora.


Outra coisa que eu estranhei foi a maneira com que ela trata os pais.... normalmente as pessoas colocam os pais num pedestal e fariam tudo por eles. Daí ela consegue aquele bolinho que ela acreditava que iria devolver a forma a seus pais..... já achei estranho ela usar um pedaço do bolinho para ajudar o Deus Fedido...... e depois ainda usa mais uma vez para ajudar Haku..... assim acaba o bolinho.... =/ e ela nem pensou duas vezes antes de oferecer.

Quanto ao lance do olhar vazio.... eu não acho que demonstre falta de conteúdo, mas sim tristeza.... ou raiva por estar se mudando de casa.


E a voz da dublagem brasileira foi medonha :puke:
 
Dirhil disse:
Primula disse:
Boa colocação, Folco (no sentido de se for "apenas" a imaginação dela). Mas infelizmente houve passagem do tempo (o carro empoeirado... e com certeza quando chegassem em casa o pessoal ia descobrir que chegaram "apenas" uma ou duas semanas depois)

O mato em torno do carro cresceu muito para ter sido apenas 2 semanas fora.

Tou chutando, Dirhil. :wink:

(e você já viu como mato é praga que cresce? Eu fico paranóica com mato... disgraça pouca é bobagem...)

Outra coisa que eu estranhei foi a maneira com que ela trata os pais.... normalmente as pessoas colocam os pais num pedestal e fariam tudo por eles. Daí ela consegue aquele bolinho que ela acreditava que iria devolver a forma a seus pais..... já achei estranho ela usar um pedaço do bolinho para ajudar o Deus Fedido...... e depois ainda usa mais uma vez para ajudar Haku..... assim acaba o bolinho.... =/ e ela nem pensou duas vezes antes de oferecer.

Detalhe é que no Japão as crianças não mais colocam os pais num pedestal. Os pais são apenas provedores. Não podemos julgá-las, pois no máximo elas conseguem ver os pais quando eles voltam para casa. Os problemas que temos no Brasil de crianças que saem matando também é manchete por lá... (a idade legal atualmente lá: 14 anos... mas tão tentando mudar para 12 depois que um menino matou um bebê de 4 anos e molestou outras 10 crianás)

Se você pegou a idéia de que tem algo de errado com o amor de Chihiro pelos pais, você acertou. Na verdade, mesmo eu ou você costumamos fazer isso com nossos pais...enquanto eles estão vivos.

(Dirhil, o bolinho foi o Deus Fedido quem deu para ela... ela não usou nele... usou no Sem-Rosto :wink:)

Quanto ao lance do olhar vazio.... eu não acho que demonstre falta de conteúdo, mas sim tristeza.... ou raiva por estar se mudando de casa.

Sim, mas tristeza vazia, raiva vazia, cansaço vazio... Existe uma diferença entre os sentimentos e os sentimentos quando a gente está vivo. Quando ela sentia antes era como se o mundo fizesse as coisas por ela. Ela não participava.

Coisas como filofosia não podem ser feitas apenas na cabeça. Para os orientais a filosofia deve acompanhar o processo de viver. Se apenas teoriza, não tem valor as filosofias.

E a voz da dublagem brasileira foi medonha :puke:

Não vi diferença :wink:
 
Primula disse:
Detalhe é que no Japão as crianças não mais colocam os pais num pedestal. Os pais são apenas provedores. Não podemos julgá-las, pois no máximo elas conseguem ver os pais quando eles voltam para casa. Os problemas que temos no Brasil de crianças que saem matando também é manchete por lá... (a idade legal atualmente lá: 14 anos... mas tão tentando mudar para 12 depois que um menino matou um bebê de 4 anos e molestou outras 10 crianás)
Eu não sei tantas coisas sobre a atual educação japonesa mesmo... mas que é estranho, é...

Primula disse:
Se você pegou a idéia de que tem algo de errado com o amor de Chihiro pelos pais, você acertou. Na verdade, mesmo eu ou você costumamos fazer isso com nossos pais...enquanto eles estão vivos.
E acho que até pelos pais com ela tem algo errado.... tipo.... ambos vão entrar num túnel escuro no meio de um matagal..... e a Chihiro não quer... "Fique no carro então Chihiro".... era de se esperar que um deles ficasse com ela devido à idade da menina. E depois quando estão comendo feito porcos eles nem sentem a falta dela num lugar aparentemente vazio.

Primula disse:
(Dirhil, o bolinho foi o Deus Fedido quem deu para ela... ela não usou nele... usou no Sem-Rosto :wink:)
Ayé..... eu me cafundi mas já descafundiei :mrgreen:

Primula disse:
E a voz da dublagem brasileira foi medonha :puke:

Não vi diferença :wink:
Não ouvi o original :P
 
Dirhil disse:
Primula disse:
Detalhe é que no Japão as crianças não mais colocam os pais num pedestal. Os pais são apenas provedores. Não podemos julgá-las, pois no máximo elas conseguem ver os pais quando eles voltam para casa. Os problemas que temos no Brasil de crianças que saem matando também é manchete por lá... (a idade legal atualmente lá: 14 anos... mas tão tentando mudar para 12 depois que um menino matou um bebê de 4 anos e molestou outras 10 crianás)
Eu não sei tantas coisas sobre a atual educação japonesa mesmo... mas que é estranho, é...

Primula disse:
Se você pegou a idéia de que tem algo de errado com o amor de Chihiro pelos pais, você acertou. Na verdade, mesmo eu ou você costumamos fazer isso com nossos pais...enquanto eles estão vivos.
E acho que até pelos pais com ela tem algo errado.... tipo.... ambos vão entrar num túnel escuro no meio de um matagal..... e a Chihiro não quer... "Fique no carro então Chihiro".... era de se esperar que um deles ficasse com ela devido à idade da menina. E depois quando estão comendo feito porcos eles nem sentem a falta dela num lugar aparentemente vazio.
Daí é a diferença de culturas, dirhil....pais costumam agir de forma diferente em culturas diferentes. Costumam educar os filhso da maneira que foram educados, que normalmente muda de uma cultura pra outra.

A gente estranha essas coisas pq a gente ta acostumado com o jeito que é aqui. Isso não é uma falha no enredo do filme. :mrgreen:
 
bom, naum sei, o meu pai tem meio q essa atitude comigo e com os meus irmaos (mas naum eh taaaanto, ele tenta, mas nem sempre consegue :lol: ) ... por mais q os pais amem seus filhos, o relacionamento eh uma coisa meio afastada ... meio q pra eles aprenderem a se virar nesse mundo sozinhos, impor respeito e naum sentir falta deles quando morrerem! agora imagina ser criado com tanta frieza ... vc naum teria porquê amar os seus pais. Essa "filosofia" eh beeem veia, e o resultado foram filhos que respeitavam pra kramba seus pais, sem ama-los. A geração atual optou pela revolta e lalala ...

Ai aparece um amigo que arrsica a vida para te salvar ... Ele sim mostrou que te ama! pq naum ama-lo mais que a seus pais? foi como disseram ... de nada adianta vc ter tudo ali, no seu coração e na sua mente, se na prátca nada acontece ...
 
Fui ver e adorei. Vou ver mais uma vez, sem dúvida.

Mas realmente é o trabalho mais fraco que já vi do Myiazaki, em termos de história. Lembrou uma (boa) mistura da mística convincente de Peter Pan com o surrealismo de Alice mesmo.

A história ficou meio indecisa. Eu diria que era infantil com uma sutileza nem sempre fácil de ser captada por qualquer criança, principalmente nos gestos.

Vale pela diversão e pela experiência do traço, como sempre.

Agora, li algumas vezes aqui no tópico o termo "melhor de todos os tempos". Meio exagerado isso. Dentro do próprio estúdio Ghibli e do âmbito do Hayao Miyazaki, Totoro e Porco Rosso superam em termos de conjunto.

Não vi nenhum desses dois, mas Mononoke e Näusica no Vale dos Ventos têm tudo pra serem os melhores do autor.

E fora do âmbito deles, há Ghost in The Shell e Akira, por favor. :stop:

Não vamos nos empolgar, ok? :mrgreen:

Bom, Chihiro é legal pacas, de qualquer forma. :kiss:

PS: A dubladora da Chihiro é ótima. Ali estava irritante porque a idéia era justamente ser irritante. :roll:
 
Chihiro é um desenho enigmático e maravilhoso. Nada daquele pastiche mastigado e pretensamente engraçado que as produçoes da Disney costumam oferecer. :eek:

Os cenários são belíssimos! :mrgreen:

Agora, só uma coisa. É coincidência ou todos mocinhos são magros? Os personagens maus são bizarros e gordos. Quem é comilão de dá mau e vira porco. Uma metáfora da cultura ocidental? :o?:

Fiquei chocado com a cena de Chihiro percebendo que seus pais se transformaram em porcos, seguida da cena do pai dela sendo chicoteado por uma sombra horripilante qdo procura mais comida. 8O
 
vi o desenho duas vezes e adorei, algumas colocações foram muito bem postas, como quando os pais começam a se servir da comida e o pai diz que tudo vai ficar bem pq ele tem cartao de credito e dinheiro, na esperança de que dinheiro resolve tudo ( no caso, não resolveu ).
 
Outra coisa, é que no japao não tem tanto assalto e sequestro como aqui... Principalmente naqueles lugares mais "interior". Acredito que é por isso que os pais da Chihiro nao se preocupam tanto em deixar ela sozinha por ai..
 
Portador do Anel disse:
Chihiro é um desenho enigmático e maravilhoso. Nada daquele pastiche mastigado e pretensamente engraçado que as produçoes da Disney costumam oferecer. :eek:

Concordo, na minha opinião as animações japonesas são muito melhores que as da Pixar, principalmente na história, na minha opinião este filme não foi tão infantil, tipo...feito para agradar as crianças.... :think:

A animação é muito boa, na minha opinião Miyazaki foi bem criativo e com desenhos bem detalhados e bem feitos.
 
Ristow disse:
Mudou de idéia? Lembro que quando vc viu vc postou aqui dizendo que tinha achando ok. O que te fez mudar de idéia, querida?

Eu deixei de ser burro.

E vi o filme mais algumas vezes. Eu sempre choro naquela cena da viagem de trem.

E a sequência do Demônio Fedido (ou whatever) é uma das coisas mais bem construídas que eu já vi: a antecipação -- o monstro fedido se aproximando da banheira, aos sons de gritos avisando a chegada dele com medo e ansiedade -- o desenvolvimento -- a Chihiro amedrontada, vendo aquela montanha de merda entrando na banheira, pegando o sabão, jogando, tentando escovar, não dá, todo mundo do hotel assistindo a cena, a Chihiro escorregando e caindo dentro d'agua, etca -- e a resolução -- a Chihiro achando o troço que tava "entupindo o monstro" e puxando, várias coisas saindo (bicicletas, cercas, pedaços de pau, placas, etc) de dentro do monstro, a água lavando a sujeira, toda aquela sensação de purificação que é extremamente gratificante. É um exemplo fantástico de construção e liberação de tensão, cheia de detalhes criativos, e executada num contexto tão estranho (ao invés de uma cena de ação comum, é simplesmente uma garota lavando um monstro), e ainda tem o final misterioso com o monstro dando pra ela uma bola de comida (ou whatever). Deviam dar aulas de cinema usando essa cena, ela podia virar um curta separada do filme que ainda manter todo o impacto; Miyazaki = Deus, etc.
 
Karnillë Rámatyelka disse:
Concordo, na minha opinião as animações japonesas são muito melhores que as da Pixar

Se foi o caso, vale lembrar que Pixar é algo totalmente diferente da Disney, mesmo na época que era subsidiária.

Pixar e Ghibli são praticamente do mesmo em nível em termos de desenvolmento de roteiro e domínio de expressões humanas.

Folco disse:
Miyazaki = Deus, etc.

Concordo plenamente com seu post todo, Floco, mas tipo... maneira nos orgasmos, cê sempre acaba perdendo a linha. :cerva:
 
Última edição por um moderador:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo