• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Importancia da religião dentro da sociedade

poderia ser um site gratuito?
Mas é um site gratuito!

Veramente interessante o site... tem umas tabelinhas mostrando as semelhanças e diferenças da Wicca com outras religiões...

Catolicismo
- Celebrações de festas baseadas em antigos ritos pagãos Europeus. Pela ordem: Candelária ( fevereiro), Páscoa (março), Mês das Noivas ( Maio), Festejos Juninos, Corpus Christi, Ação de Graças, Dia dos Mortos e Natal.
- Utilização de imagens para simbolizar Divindades ou pessoas agraciadas especialmente elas Divindades Uso comum de imagens e símbolos das Divindades
Culto a Maria, que embora não seja considerada Deusa, tem papel especial como Intercessora junto a Jesus Culto à Deusa, de que Maria pode ser considerada uma das faces
Prática de novenas
Uso de velas

Wicca
- Celebrações das festividades originárias, pagãs, da Europa ocidental. Pela ordem, correspondendo às festas cristãs mencionadas: Imbolc ( fevereiro), Ostara( março) , Beltane ( ou Dia de Maio), Litha ( junho), Lammas ( festa do corpo do Deus Solar sacrificado que se torna o pão que alimenta o mundo), Mabon ( festa do agradecimento pela colheita recebida), Samhain (celebração dos falecidos) e Yule ( nascimento do Deus Menino prometido em fins Dezembro
Uso comum de imagens e símbolos das Divindades
Culto à Deusa, de que Maria pode ser considerada uma das faces
Prática de novenas
Uso de velas
Olhando bem... elas não parecem ser tão diferentes. Além do que, fala também no site que a Wicca é uma religião do bem e tal

Muitos valores morais e sociais de brux@s são também valores cristãos, embora a forma de compreendê-los seja bastante diferente. Valores como amor, equilíbrio, paz, não agressão, ajuda mútua, aperfeiçoamento moral, amizade, família e conservação da natureza são alguns exemplos de valores que comungamos com muitas outras religiões.
Afinal, por que ela é tão perseguida? O que muda mesmo é o jeito de compreender, como diz aí mesmo.
 
Já fui nesse site da Wicca, foi indicação de uma pessoa q pertence a essa religião. Muitos dos valores são sim parecidos com o da religião Cristã em geral, logicamente os dogmas mudam e as vezes são até opostos, mas o modo de vida proposto não deixa de ser parecido.
Qnto a perseguição, acho q fica por conta dos religiosos mais "cegos" e são geralmente os q não conhecem outras religiões e não têm base alguma pra criticar...
Não concordo com mta coisa da Wicca, sou Católica, mas nem por isso vou dizer q a religião deles não eh válida! O importante são nossas ações aqui, se eles pregam amor, então querem a mesma coisa q eu! Já a fé... pra mim eh um ponto importantíssimo, talvez primordial, mas não é nada concreto e sendo assimtemos q aceitar q outras pessoas tenham pensamentos diferentes dos nossos!
 
Acho que vou começar a copiar aqui meus posts do orkut... :roll:

tá fora do ar agora, vou apenas re-escrever.

Já a fé...

Olhando bem... elas não parecem ser tão diferentes.

Bem... a minha opinião pessoal é de que todas as religiões do mundo são a mesma, somente com nomes diferentes. Estava hoje mesmo conversando com um amigo da faculdade, que compartilha desta mesma opinião, assim como meu pai, que é para mim uma referência nesse assunto (e curiosidade: ele é batizado católico).

TODAS as religiões que chegaram aos meus olhos e ouvidos têm exatamente o mesmo conceito de Deus. Analisemos:

Hebraica:

Um Deus único, chamado Javé ou Jeová (pronuncia-se Iavé ou Ieová), composto numa trindade cabalística:
Yod - Hê
...Vau...

O nome de Deus foi obtido ao se repetir a segunda tábua (a Sacerdotisa no Imperador), ou seja: Yod-Hê-Vau-Hê = Jeová. O nome de Eva foi obtido com Hê-Vau-Hê, e Yod é o Phallus de Adão, logo Javé = Adão+Eva, que são as alegorias-símbolo das duas polaridades que geraram o universo (Gênesis), a saber Masculino e Feminino, ou Positivo e Negativo (notar que "negativo" não tem conotação depreciativa).
Yod é o criador, o ativo, o positivo, o masculino. Hê é o conservador, o passivo, o negativo, o feminino. Vau é o Transformador, o neutro, o mediador. Assim, Deus é composto pelo criador, o conservador e o intermédio de ambos, o transformador.

Cristã:

Deus, ou Senhor, que originalmente seria composto por:

Pai-Mãe
..Filho..

Sendo Pai o criador, Mâe o conservador, e Filho o transformador. Mas como a religião surgiu numa época de patriarcado e não se aceitaria figuras femininas, substituiu-se e se fez ser:

Pai-----Filho
.Esp. Santo.

E já que o profeta recebera o título de Filho de Deus, justificou-se a alteração. Assim, é chamado Pai o princípio Criador, positivo, masculino; Filho o Conservador, negativo, feminino; Espírito Santo o Transformador, mediador, neutro, infinito.

Egípcia:

Deus Rá, constituído de

Amon-Ptah
..Osíris..

Análogo.

Hindú:

Deus Khrishna, constituído de

Vishnu-Brahma
.....Shiva.....

Análogo.

Nota: Ao invés de "transformador", os Hindús chamam Shiva de "destruidor", sendo que o princípio é o mesmo.

Pagã:

Uno constituído de

Cernunnos-Dana
......Gênese......

Análogo.

Et caetera.

PS: A ouroboros, ou "a serpente que come a própria cauda", é a razão para existir um círculo em torno do pentagrama e da estrela de Davi, entre vários outros símbolos de mesma origem.

Uma boa indicação de que só há uma grande religião sobre a face da terra:
ouroboros-small_small.jpg

OuroborosLogo.JPG

ouroboros.gif

ouroboros.jpg

ouroboros.JPG


E a título de curiosidade, achei isso aqui:
http://cropcircleconnector.com/Sorensen/2001/OrobourusroundTWK.jpg
 
Concordo com vc Vela... mas não em td... acho q a maioria delas pregam a mesma coisa... o mesmo modo de vida, e não são a mesma coisa! Têm dogmas mto diferentes...

Vela... confesso q no começo nao fui mto com a tua cara... mas mudando de opinião, vc eh bem legal sim! :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo