• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Elessar

• Criador do tópico Criador do tópico Ulca
  • Data de Criação Data de Criação

Ulca

Lurker
A Elessar é aquela pedra dada a Aragorn por Galadriel (A Sociedade do Anel; Livro II, cap. VIII). Mas o que me intriga é seu passado.

Em Contos Inacabados (pág.: 282 ss) há versões diferentes da história da Pedra Élfica.

A

Enerdhil de Gondolin, o maior joalheiro depois de Fëanor, teve a idéia de fazer uma jóia "dentro da qual a luz límpida do sol estivesse aprisionada, mas a jóia deveria ser verde como as folhas". E assim a fez. E a entregou a Idril, que a entregou a Eärendil, que a levou para o Oeste em sua viagem.
A partir daí surgem duas versões. Uma (B)é que Olórin a levou de volta a Terra-média e deu a Elessar a Galadriel:

B

E Olórin disse: - Isso eu lhe trago de Yavanna. Use-a como puder [...]. Mas não é pra ser de sua propriedade. Você há de passa-lo adiante quando chegar a hora. Pois antes que você fique exausta e finalmente abandone a Terra-média, virá alguém que devará recebê-la, e seu nome há de ser o da pedra: há de ser chamado Elessar.
Apesar de não descrever a pedra, o trecho acima (B) concorda com o que disse Galadriel em A Sociedade do Anel:
Assuma neste momento o nome que foi predito para você, Elessar, Pedra Élfica da Casa de Elendil!
Numa outra versão (C) há duas pedras, uma feita por Enerdhil (levada por Eärendil e não retornou a Terra-média) e outra feita por Celebrimbor em Eregion e dada por ele a Galadriel.

C

E diz-se que a gema verde que fez era mais sutil que a de Enerdhil, mas ainda assim sua luz tinha menos poder [...]. Ainda assim era radiante a Elessar de Celebrimbor; e ele a montou em um broche de prata, à semelhança de uma águia que se erguia com as asas estendidas.
Celebrimbor fez a jóia pra Galadriel pelo fato de amá-la.

No trecho C a descrição da pedra concorda com a da Sociedade do Anel, mas não há nada sobre Galadriel ter que dar a Pedra a alguém e nem que esse alguém deveria assumir o nome 'Elessar'.

Então ela ergueu de seu colo uma grande pedra verde-clara, engastada num broche de prata, moldado na forma de uma águia com as asas abertas.
Há ainda uma outra versão (D), na qual Celebrimbor teria feito as duas Elessar:
D

A Elessar foi feita em Gondolin por Celebrimbor, e assim chegou a Idril e assim a Eärendil. Mas essa desapareceu.Já a segunda Elessar foi também feita por Celebrimbor em Eregion, a pedido da Senhora Galadriel (a quem ele amava), e não estava sujeita ao Um, pois fora feita antes que Sauron se reerguesse.
Obs.: Enerdhil não é citado no Silmarillion, aperentemente ele só é citado em Contos Inacabados.

Eu não acho que o D seja o verdadeiro. Creio que exista uma única Elessar, e não há descrição de sua forma apenas porque não é relevante, diferentemente da "predição" do nome Elessar para aquele que viesse a receber a pedra de Galadriel (Aragorn, no caso). E é exatamente por conta dessa conversa entre Galadriel e Olórin que eu não acho que houve duas pedras.

Se houvessem duas pedras, a "predição" do nome Elessar, a não ser que Celebrimbor tivesse predito, o que eu acho meio difícil.

Mas como saber qual das duas conversas realmente aconteceu?

A falta de uma descrição da pedra feita por Enerdhil e a descrição da Elessar de Celebrimbor "bater" com a pedra que Galadriel deu a Aragorn dá curto na minha cabeça. Aí, pra não desfazer a minha gambiarra cerabral, penso que o broche de prata apenas não é citado (algo meio improvável se tratando de Tolkien).

Considero essa "predição" mais relevante que o fato de a Elessar estar ou não encrustada em um broche. Daí, a Elessar foi feita por Enerdhil em Gondolin, partiu para o Oeste com Eärendil, voltou com Olórin, foi dada a Galadriel e finalmente a Aragorn.

Acabu saindo um post muito grande, e as idéias não estão organizadas numa forma clara. Mas...

Última edição:
Olá Ulca.
Como é bom debater sobre essa obra incrível né?

Eu gostei muito da sua investigação.
Acho que tão importante falarmos sobre o livro, também tentarei colocar aqui meu entendimento do filme pra que outras pessoas que venham aqui através de respostas possam compreender.

Sobre o filme: O colar dado a Aragorn por Arwen no filme, ele "não existe" nos livros, ele no filme é chamado de Evenstar, mas acredito que ali ele tenha a representatividade de ELESSAR (alguns entendem desta maneira), mas ele pra mim mais se assemelha a joia dada por ela a Frodo, após todos os acontecimentos com o anel.

Sobre o livro: Embora mencionado que Celebrimbor tenha feito uma "Elessar", não era de fato a da profecia, e portanto a outra eu encaro como uma espécie de réplica dada a Galadriel como uma demonstração de afeto, talvez pela grandiosidade do que ele havia visto ou por ter ajudado a cria-la em Gondolin junto a Enerdhil, talvez a joia mais bonita e radiante que ele viu e que capturava a radiância do sol. É claro que pela tamanha importância para os acontecimentos futuros, Enerdhil não ser citado em Silmarillion se torna um furo e nos deixa com pulga atrás da orelha. Mas gosto de acreditar que grandes coisas na obra tiveram continuidade e racionalidade, portanto prefiro acreditar que a assim como o Anel de Barahir (cujo a joia também é verde), o adereço do colar de Elessar também tiveram um proposito pra voltar para Aragorn, de maneira que ele fosse a representação incontestável daquele que carregasse a estória da relação homem e elfo, e a aprovação dos valar no caminho da luz e esperança para a terra-média.

Valinor 2025

Total arrecadado
R$0,00
Termina em:
Back