1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Ulca

Ulca Usuário

A Elessar é aquela pedra dada a Aragorn por Galadriel (A Sociedade do Anel; Livro II, cap. VIII). Mas o que me intriga é seu passado.

Em Contos Inacabados (pág.: 282 ss) há versões diferentes da história da Pedra Élfica.

A partir daí surgem duas versões. Uma (B)é que Olórin a levou de volta a Terra-média e deu a Elessar a Galadriel:

Apesar de não descrever a pedra, o trecho acima (B) concorda com o que disse Galadriel em A Sociedade do Anel:
    Numa outra versão (C) há duas pedras, uma feita por Enerdhil (levada por Eärendil e não retornou a Terra-média) e outra feita por Celebrimbor em Eregion e dada por ele a Galadriel.

Celebrimbor fez a jóia pra Galadriel pelo fato de amá-la.

No trecho C a descrição da pedra concorda com a da Sociedade do Anel, mas não há nada sobre Galadriel ter que dar a Pedra a alguém e nem que esse alguém deveria assumir o nome 'Elessar'.

Há ainda uma outra versão (D), na qual Celebrimbor teria feito as duas Elessar:
    Obs.: Enerdhil não é citado no Silmarillion, aperentemente ele só é citado em Contos Inacabados.

Eu não acho que o D seja o verdadeiro. Creio que exista uma única Elessar, e não há descrição de sua forma apenas porque não é relevante, diferentemente da "predição" do nome Elessar para aquele que viesse a receber a pedra de Galadriel (Aragorn, no caso). E é exatamente por conta dessa conversa entre Galadriel e Olórin que eu não acho que houve duas pedras.

Se houvessem duas pedras, a "predição" do nome Elessar, a não ser que Celebrimbor tivesse predito, o que eu acho meio difícil.

Mas como saber qual das duas conversas realmente aconteceu?

A falta de uma descrição da pedra feita por Enerdhil e a descrição da Elessar de Celebrimbor "bater" com a pedra que Galadriel deu a Aragorn dá curto na minha cabeça. Aí, pra não desfazer a minha gambiarra cerabral, penso que o broche de prata apenas não é citado (algo meio improvável se tratando de Tolkien).

Considero essa "predição" mais relevante que o fato de a Elessar estar ou não encrustada em um broche. Daí, a Elessar foi feita por Enerdhil em Gondolin, partiu para o Oeste com Eärendil, voltou com Olórin, foi dada a Galadriel e finalmente a Aragorn.

Acabu saindo um post muito grande, e as idéias não estão organizadas numa forma clara. Mas...

Última edição: 6 Jan 2009
    • Ótimo Ótimo x 1

Compartilhar