• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A arte de se manejar uma espada

Hun??? Dano por concussão??? Não amolaram a espada ??? heheh

Nada a ver. Uma espada de 2 mãos medieval pesava no máximo 3 Kg. (vejam o link que passei anteriormente do site da ARMA ).


Aliás, a primeira coisa a se ver quando um cara vai entrar num esporte, luta, etc. é sua coordenação: tem cara que é todo descoordenado, mal comsegue caminhar sem cair. Esses aí o professor já pensa: "Iiihhh, vai me dar trabalho! ". Sabe por que? Por que a coordenação é o atributo mais importante pra qualquer atividade corpórea. D&D tem outro paradigma, bem diferente da realidade.
 
Sugiro que tire um final de semana no campo e fique sacudindo um bastão de 3 quilos muitas vezes =]
 
Se eu for começar a girar agora, vou estar com meus musculos inteirinhos, portanto vou manejar bem esta.

Agora, se eu estiver girando ha algum tempo, meus musculos já estarão fatigados, por isso não vou manejar bem.


A diferença de uma para outra situação é sua resistência muscular, que não é a mesma coisa que força bruta. E Mais uma vez Gurps, converte melhor isso: A cada 10 segundos, você perde pontos de fadiga, dependendo do seu "preparo físico" (HT).


Gente, é infrutífero discutir o "realismo" de D&D, que nunca foi e nunca será realista - não é essa sua proposta. Alguem aí quer tentar explicar o "realismo" da BAB?
 
Nossa, a cada 10 segundos perder pontos de fadiga? Que espécie de guerreiro mariquinha é esse?

O realismo do BAB é bem simples: quanto melhor um guerreiro se torna, mais hábil com a sua arma ele fica.
 
Nossa, a cada 10 segundos perder pontos de fadiga? Que espécie de guerreiro mariquinha é esse?

Isso depende de seu "Preparo Físico" (HT ), e de outras caracter'siticas como Fit ou Very Fit, que diminuem a perda de fadiga.


O realismo do BAB é bem simples: quanto melhor um guerreiro se torna, mais hábil com a sua arma ele fica.

Han??? Que arma? Ele treinou com espada, ganhou experiência, e de repente fica melhor em qualquer arma? até com um bastão? Onde está o realismo disso ? Você quando treina boxe, fica bom com espadas ? :ahn?:

Mais um vez Gurps é mais realista: nada de BABs, mas sim perícias de combate, cada uma cobrindo técnicas e movimentos particulares (Boxe, Tae Kwon Do, Judo, Esgrima, etc. ), como na vida real.


PS: Quem aí quer tentar me explicar o "realismo" do sistema de "classes e níveis", ou pior - da Magia de D&D: "Dispare e esqueça"? afff...
 
Última edição:
Estou curioso para ver o quanto esse tira-teima vai durar... afinal, nennum dos dois parece desistir...

Cada um tem seu ponto vista... cansei de tentar explicar o meu :P

Abraço a todos e boa discussão! (hehehehe)

FUUUUIIIIIIIII!!!!!!!!!!!!!!
 
Deriel agora disse tudo.

O problema de Gurps é justamente esse: regrinhas até pra tirar meleca do nariz sem arrancar o pêlo junto.

Não dá pra seguir todas as regras à risca, por mais esforçado que seja o emstre, por que senão o jogo não flui. Tem que haver o discernimento por parte do mestre, de usar só o que é extremamente necesário às aventuras deste, e aí caímos no que o Sky falou um tempo atrás: "Um livro cheio de regras que nunca vão ser usadas".

Por outro lado, D&D se foca naquilo que realmente importa para sua proposta, e apesar de abstrair muito as regras (e se afastar do realismo ), consegue ser bem mais dinâmico e fluído.

Mas por favor, não comparem o realismo de D&D com o de Gurps! É como dar murro em ponta de faca. :D
 
Claro que D&D é realista!!!! Ou vai dizer que vc nunca pulou de um prédio de 50 andares e saiu vivo?? Ou melhor ainda, vc nunca tomou um tiro de basuca no peito e disse "opa, um mosquito me pico!"?????

E ainda me diz que D&D não é realista????

Huahuahuahuahua!!!!

Abração a todos!!!!!
 
Se eu quiser realidade eu saio de casa. Quando eu jogo RPG eu quero irrealidade


Para isso existem diversos jogos e sistemas de RPG - proporcionar diferentes experiências, para diferentes gostos pessoais.:D
 
Sou noob em RPG.Não posso discutir nada, mas ouvi falar que GURPS é complexo, e isto as vezes não é necessário no RPG.
 
Vocês falaram tanto de futebol que eu decidi usar um exemplo esportivo também: baseball.

É até um exemplo um pouco melhor, porque girar um bastão para acertar uma bola é quase o equivalente a girar uma espada para acertar uma cabeça.

No baseball, ao contrário do que muita gente acha, todos no time rebatem, desde o catcher gordão até o short-stop (o jogador entre a 2ª e a 3ª base) levinho. Em uma das ligas americanas (são duas) o arremessador não rebate e sim um jogador do banco.

Se você for comparar as médias de rebatidas dos jogadores, você vai ver que aqueles com a melhor médias são os jogadores musulosos e anabolizados, enquanto os levinhos conseguem no máximo uma rebatida fraca. E isso é média de acerto mesmo, não distância que a bola vai ou coisa do tipo.

Tanto que quando jogam times das duas ligas (como na World Series, a final), você vê coisas bizarras. Aquele rebatedor do banco que, normalmente é o melhor rebatedor do time e não joga "na linha", passa por apuros sempre que tem que agarrar uma bola (algo que com certeza envolve destreza manual). Enquanto isso, o arremessador que é capaz de lançar uma bola com tanta curva que ela sobe e desce e sobe de novo antes de chegar não é capaz de rebater uma bola nem pra salvar a sua vida.

Aí dá pra ver. Acertar uma bola a 150 km por hora com certeza é algo que requer habilidade, mas o que importa mesmo é a força, porque ela que dá o impulso necessário pra fazer o taco se mover na velocidade necessária.
 
Perícias também.A perícia Rebater (Existe?).Eu tenho muita força e quero usar uma espada.Mas não sei usar a espada.Do que adianta a força se não sabe usar a arma?
 
Re: Preconceito no RPG: GURPS

Skywalker disse:
Ok, daí eu te pergunto o seguinte: entre uma pessoa que tem a força mínima pra se utilizar uma arma e uma pessoa que tem força de sobra pra utilizá-la, quase como se os seus 5 kgs parecessem na verdade 1... quem a utilizaria melhor?

É claro que aquele que possui maior facilidade em manusear a arma.

:think: Nessa linha de pensamento tambem se poderia imaginar que alguem mais destro acertaria com mais precisão e provocaria mais dano.(Adicionando seu bonus ao dano).

Para mim, o D&D escolhe o criterio da força para não entrar em contradição com a regra do CA e para tornar aqueles monstrões hiperfortes capazes de acertar já que a destreza não acompanha a evolução da força.
 
Eu uso uma MONTANTE,que é formada por seis espadas largas.Por isso eu a manejo com certa difículdade,em termos de jogo -2 no ataque.Mais a minha força 23 me dá vantagens...
 
Re: Preconceito no RPG: GURPS

Amadorian disse:
:think: Nessa linha de pensamento tambem se poderia imaginar que alguem mais destro acertaria com mais precisão e provocaria mais dano.(Adicionando seu bonus ao dano).

De certa forma sim, já que pra confirmar um crítico tu tem que acertar um outro ataque, por exemplo.
 
Bruno elrik disse:
Eu uso uma MONTANTE,que é formada por seis espadas largas.Por isso eu a manejo com certa difículdade,em termos de jogo -2 no ataque.Mais a minha força 23 me dá vantagens...

Só -2? Acho que seu mestre tá sendo bonzinho demais. Eu te daria uns -10, tranquilamente :think:
 
Bruno elrik disse:
Eu uso uma MONTANTE,que é formada por seis espadas largas.Por isso eu a manejo com certa difículdade,em termos de jogo -2 no ataque.Mais a minha força 23 me dá vantagens...

Eu simplesmente não te deixaria usar.
 
Barlach, não duvido das estatisticas que você citou, mas se alguem arremessar uma bola na sua direção:

a) quanto mais forte você for, mais chances terá de acertar?

ou

b) quanto mais coordenado e destro for, mais chances terá de acertar?


Sinceramente, não consigo visualizar um gordão hyper-forte (porém descoordenado ) tendo mais chances em acertar a bola, do que um Bruce Lee da vida, todo ágil e coordenado.


Mais uma vez: Não é produtivo defender "realismo" em D&D. Classes e níveis, BAB, Ataques de oportunidade... Nada disso é pra ser realista. É pra ser divertido e balanceado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo