• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A arte de se manejar uma espada

Na verdade expliquei direitinho - olhe de novo...



Ou seja, não me referí à força para "erguer" a arma, e sim à força mínima para se utilizar esta de forma competente.

:D

PS: Acho que esta discussão já está mais do que encerrada Oroatan. :blah:


Mal ae Armitage....realmente eu entedi mal:roll:
 
Já conhecia a ARMA, e já tinha lido esse artigo.

É por isso que Riddle of Steel é considerado o RPG com combate mais realista que há.

O interessante é que GURPS adota todos esses conceitos também. Apenas o aspecto da Iniciativa é que funciona diferente ( O do Riddle of Steel é obviamente mais realista ).

De qualquer forma interessante artigo.
 
força=velocidade
da 1 machado de 20 kg nas maos de 1 cara com DX18 e for10
e na mao de 1 cara com for18 dx10
pra ver quem age melhor
 
Re: Preconceito no RPG: GURPS

Desculpem-me ressucitar o tópico depois de tantos anos, mas sou novo no fórum e encontrei algumas coisas que eu queria citar. Té...

Sobre o uso da força no D&D: é muito mais realista tu primeiro confiar na força bruta do que na técnica.

Que o diga o Batman, né!

Ok, daí eu te pergunto o seguinte: entre uma pessoa que tem a força mínima pra se utilizar uma arma e uma pessoa que tem força de sobra pra utilizá-la, quase como se os seus 5 kgs parecessem na verdade 1... quem a utilizaria melhor?

Desculpe, mas se a idéia é comparar os dois sistemas [o que já é ridículo], vamos usar comparações proporcionais.

quem mete mais medo, um elfo com uma espada grande ou um meio-orc com a mesma espada?

Teoricamente um machado é mais perigoso que uma espada. Pensa assim: quem é mais perigoso? O magrelo Drizzt ou o fortão bárbaro amigo dele [desculpe, esqueci o nome do bárbaro].

Se toda arma usasse destreza para o ataque, o ladino do grupo seria o melhor lutador, o que não acontece.

Mas o ladino é o melhor lutador, mas ele causa muito pouco dano [comparado ao guerreiro ou bárbaro].

Um guerreiro precisa de de força pra conseguir manusear a espada direito, mas também precisa de destreza (cordenação motora) para poder ter precisão nos golpes.

Exatamente como diz GURPS. Você precisa de uma ST [força] mínima para manusear a arma, mas para ter eficiência, precisa de DX [destreza ou agilidade].

Nossa, a cada 10 segundos perder pontos de fadiga? Que espécie de guerreiro mariquinha é esse?

Resposta:
Sugiro que tire um final de semana no campo e fique sacudindo um bastão de 3 quilos muitas vezes =]

Aí dá pra ver. Acertar uma bola a 150 km por hora com certeza é algo que requer habilidade, mas o que importa mesmo é a força, porque ela que dá o impulso necessário pra fazer o taco se mover na velocidade necessária.

Me responda, por favor. Quem acertaria a bola com mais facilidade? O Batman ou o Hulk? Se a intenção é acertar a bola, creio que o mais hábil seja mais eficiente, não o mais forte. Agora, no baseball os fortões se dão melhor por que o objetivo é mandar a bola mais longe, o que exige mais força e não precisão. Se alguém tivesse coragem ou tempo inútil poderia procurar estatísticas das ligas. Creio que vão encontrar que os mais fortes mandam a bola mais longe, mas os magricelas acertam com mais facilidade.

Você tem que entender que a bola vêm a 150 km/h... A velocidade do taco pra acertar tem que ser muito alta. E pra você gerar o impulso que vai dar essa velocidade, você tem que ser muito forte.

Peraí. Quer dizer que pra eu colocar o bastão na frente do meu corpo e deixar a bola acertar ele eu preciso de força? Acho que eu preciso de agilidade, não? Não mandar a bola longe, ok, mas a questão é sobre manejar a espada e não sobre causar dano. Ou sobre acertar a bola, não mandar ela longe.

força=velocidade
da 1 machado de 20 kg nas maos de 1 cara com DX18 e for10
e na mao de 1 cara com for18 dx10
pra ver quem age melhor

So para complementar a sua questão, colega.
força=velocidade
agilidade=precisão

Bota um sabre na mão de um cara com DX18 e for10
e na mao de 1 cara com for18 dx10
pra ver quem age melhor
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo