• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clube de Leitura 3º livro: Senhora - José de Alencar

Acho que esse final brusco que você mencionou (e inverossímil) poderia ser melhorado com mais tempo pra eles ficarem juntos, tipo o Fernando descobrir que a Aurélia estava ajudando aquele moço, o Abreu, por bondade e não porque tinha um caso com ele.
E a Aurélia descobrir os motivos de o Fernando ter aceitado o casamento por dinheiro, pra ajudar a família.

Mas pra isso, acho que essa parte (de o Fernando ajudar a família) teria que ser melhor trabalhada, porque sinceramente eu não vi em nenhum momento a preocupação dele com a mãe e as irmãs.
Não me convenceu essa parte da história, achei o Fernandinho egoísta, orgulhoso e pernóstico o tempo todo.

Justamente é esse o ponto. Parece coisa de novela das 9 (pelo menos até alguns anos atrás, quando ainda assitia). No último capítulo querem resolver tudo e fica faltando um monte de coisa. E o Alencar foi muito sacana. Ele construiu uma personagem muito interessante. A Aurélia não é uma típica romântica, ela contesta a sociedade. Mas no fim ele esquece disso, que era o melhor da história.

E mais, o Fernando passa de homem bom no fim, típico do Romantismo. Os protagonistas precisam ser bons no final. E a Aurélia, durante a história, passa um pouco como vilã para que a bondade do Seixas seja ampliada. Até porque ninguém vai condenar as maldadezinhas da moça, pois é perfeitamente compreensível que ela as faça.
 
Não tem problema comentar só agora, Amy.
...
E a Aurélia descobrir os motivos de o Fernando ter aceitado o casamento por dinheiro, pra ajudar a família.

Mas pra isso, acho que essa parte (de o Fernando ajudar a família) teria que ser melhor trabalhada, porque sinceramente eu não vi em nenhum momento a preocupação dele com a mãe e as irmãs.
Não me convenceu essa parte da história, achei o Fernandinho egoísta, orgulhoso e pernóstico o tempo todo.

Não vi nada de romântico nele, pra mim a Aurélia devia ficar com o Abreu e o Fernandinho casar com a besta da Adelaide. :lol:

Penso que o "ajudar a família", não é bem assim. Ele gastou indevidamente o que pertencia a família. Precisava de uma saída para não cair em desonra. E, o fato de esconder essa informação a "sete chaves", é que realmente ele não ajudou a família. Ele só fez a reposição de algo que havia se apropriado.
 
Penso que o "ajudar a família", não é bem assim. Ele gastou indevidamente o que pertencia a família. Precisava de uma saída para não cair em desonra. E, o fato de esconder essa informação a "sete chaves", é que realmente ele não ajudou a família. Ele só fez a reposição de algo que havia se apropriado.

É verdade.
Isso fica melhor explicado no final, depois que ele consegue parte do dinheiro pra pagar a "liberdade".

Mas é uma das razões pra eu não ter visto nada de bom nele.
Tudo o que ele fez, suportar as humilhações da Aurélia, começar a levar uma vida mais regrada, tudo isso foi por orgulho.

Ai, o homem não tinha nada bom.
Era bonitão e nada mais.
Aurélia fez um péssimo negócio, na minha opinião. :tsc:
 
Enfim, terminei agora e essa história é digna dos maiores dramalhões mexicanos, né? Aurora realmente queria fazer Seixas comer o pão que o diabo amassou.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo