• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien era Machista??????

quote:
Lobélia era apenas uma mulher gananciosa, que tinha sede de dinheiro. Ela não era má, tanto que enfrentou sozinha, e já velha, os soldados de Lotho.
Eu ri muito da piada do Knolex, mas não sei pq as pessoas têm essa imagem tão negativa da Lobélia... ela é uma personagem única na trama, se formos analizar! Dêem uma chance para ela!

----- Éowyn, the White Lady of Rohan -----

"Thou fool, no living man may hinder me!
But no living man am I."


Quer mas chance do que morar no bolsão pela saga do LOR toda?

"Vamos pra Valinor"
 
é porque os orcs eram seres monóicos, hermofroditas....
brincadeira...
as fêmeas orcs diviam de ficar intaladas nas entranhas das montanhas e só saíam pra freqüentar a ZONA hehehheee

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
quote:
é porque os orcs eram seres monóicos, hermofroditas....
brincadeira...
as fêmeas orcs diviam de ficar intaladas nas entranhas das montanhas e só saíam pra freqüentar a ZONA hehehheee

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"




hahahah! Essa foi boa!

"Ai, ai! Um balrog! Um balrog vem vindo!"
 
heheheheh os orcs eram gays e se reproduziam por capacidade subcriativa.....

"Vamos pra Valinor"
 
quote:
Sub-reprodutiva... Sub-criativa vinha depois q os bebês orcs nasciam...





heheheheheheheheheheheheheheheheh

"Vamos pra Valinor"
 
Se vcs pensarem bem, não tem sentido uma personagem mulher em O Hobbit! A unica possivel era Lobelia, q estava lá! E foi o segundo Hobbit de maior destaque na trama!
Tb não fazia sentido uma Anã na comitiva q foi pra montanha solitaria!
Onde mais poderia ter mulheres, talvez na cidade do lago, mas pra iria precisar de uma mulher lá? Não ia ser alguem de importancia!
As aranhas eram personagens femininas não eram? então!

Acho q em SdA tinha tantas personagens femininas quanto foram necessarias! Pelo q eu me lembro do livro, Galadriel é q era a manda chuva de Lorien! Eowyn matou um espectro do anel, o mais poderoso deles, quer honra maior q essa? Tolkien até trabalhou bem o fato dela ter q se desfarçar de homem para poder ir pra guerra, oq naquela epoca era um absurdo, e ca entre nos, nos dias de hoje tb! Qual exercito q vcs veem mulheres na frente de batalha? Ainda mais em um ambiente medieval! Eowyn foi uma heroina de primeira!
Não se esquecam daquela mulher q cuidava os feridos da batalha do pelenor, ela ganhou uma certa importancia tb!

Acho q Tolkien trabalhou muito bem e pos personagens femininas onde ficou otimo na historia! Talvez com mais a historia teria perdido um pouco o sentido!

"A vida é muito simples, portanto não complique a sua!"
 
Vocês querem mulheres na trama, tudo bem, mas com personalidade e impotancia, isso já é querer de mais.
 
quote:
Se vcs pensarem bem, não tem sentido uma personagem mulher em O Hobbit! A unica possivel era Lobelia, q estava lá! E foi o segundo Hobbit de maior destaque na trama!
Tb não fazia sentido uma Anã na comitiva q foi pra montanha solitaria!
Onde mais poderia ter mulheres, talvez na cidade do lago, mas pra iria precisar de uma mulher lá? Não ia ser alguem de importancia!
As aranhas eram personagens femininas não eram? então!

Acho q em SdA tinha tantas personagens femininas quanto foram necessarias! Pelo q eu me lembro do livro, Galadriel é q era a manda chuva de Lorien! Eowyn matou um espectro do anel, o mais poderoso deles, quer honra maior q essa? Tolkien até trabalhou bem o fato dela ter q se desfarçar de homem para poder ir pra guerra, oq naquela epoca era um absurdo, e ca entre nos, nos dias de hoje tb! Qual exercito q vcs veem mulheres na frente de batalha? Ainda mais em um ambiente medieval! Eowyn foi uma heroina de primeira!
Não se esquecam daquela mulher q cuidava os feridos da batalha do pelenor, ela ganhou uma certa importancia tb!

Acho q Tolkien trabalhou muito bem e pos personagens femininas onde ficou otimo na historia! Talvez com mais a historia teria perdido um pouco o sentido!

"A vida é muito simples, portanto não complique a sua!"


EPA! QUem matou o espectro foi o Merry.

"Vamos pra Valinor"
 
Eu já postei nesse tópico?

Ah... sei lá...

Tolkien era machista? Era sim
Tolkien era preconceituso? Era sim
 
Pra um conto medieval, até q aparecem bastante mulheres... Principalmente a Éowyn, q batalhou 2 minutos e teve q ficar 20 dias se recuperando...
Ah, me desculpem por isso, é q minha irmã fica o dia inteiro falando q a Éowyn é a melhor e eu tinha q descarregar a minha ira!!! Já passou...

Ventre grande é sinal de espírito oco; quando a gordura é muita, o senso é pouco
 
quote:
Eu já postei nesse tópico?

Ah... sei lá...

Tolkien era machista? Era sim
Tolkien era preconceituso? Era sim




concordo, principalmente pq ele era muito religioso e por isso devia acreditar que lugar de mulher é em casa.

-------------------------
Barlach, o único anão de 2 metros de altura da Terra Média
 
Oq tem a ver ser religioso e achar q lugar de mulher é em casa?

Se ele era machista eu não sei, ams temos q considerar q ele nasceu no seculo retrasado né? Pra mim ele nem era machista no tempo dele, agora com certesa ele era racista, da pra ver só ao ler a obra dele, e tb levem em conta q ele nasceu na africa do sul, o lugar mais racista do mundo!

"A vida é muito simples, portanto não complique a sua!"
 
Eu fui para a África do Sul e não vi muito preconceito. Brancos e negros conviviam até que pacificamente. Apenas vi um caso absurdo em uma cidade chamda Durban: uma placa na praia dizia que esta podia apenas ser usufruída pelos brancos. De qualquer maneira, e infelizmente, preconceito há em todo o lugar.
Eu li em uma revista uma pequena biografia de Tolkien, e o fato de ele não colocar muitas mulheres nas histórias se deve ao fato de ele ter feito um "Clube do Chá". Leiam:
"CLUBE DO CHÁ
-Mundo Real: Como desejava o padre Francis (pessoa com que Tolkien ficara após sua mãe ter perecido), J.R.R.Tolkien passou a se dedicar inteiramente aos estudos em King Edward s, um colégio masculino mais suburbando e "com poucos janotas". Afastado de Edith (garota que conheceu, para quem escrevera e se distanciou, pois ela havia se mudado), o jovem - agora com 19 anos - viva na companhia dos amigos boa parte do dia, a ponto de os mais chegados e dedicados se reunirem para formar um grupo chamado Tea Club (Clube do Chá). A confraria de amigos íntimos consistia em discussões sobre os mais variados temas e poucos conseguiam entrar para suas prestigiadas fileiras.
-Terra Média: O sentimento de lealdade tão tocado por Tolkien em O Senhor dos Anéis foi forjado nesse período - afinal, o Clube do Chá era uma espécie de irmandade. A pouca convivência com mulheres na sua formação intelectual também se reflete nas obras futuras, com poucas personagens femininas realmente complexas."
 
quote: Pra um conto medieval, até q aparecem bastante mulheres... Principalmente a Éowyn, q batalhou 2 minutos e teve q ficar 20 dias se recuperando...


Considerando contra quem ela lutou, e o fato de ela ter saído vitoriosa, 20 dias de recuperação foram muito pouco... vc se lembra que Frodo sofreu por toda sua vida por causa de um "simples" ferimento causado pela espada do Rei Bruxo? O Fato de Éowyn ter sobrevivido ao golpe do Nazgul, mesmo tendo esse batido contra seu escudo e quebrado seu braço, é mais considerável do que qualquer guerreiro que corta a cabeça de um comandante durante a batalha. Mais considerável ainda é o fato de ela não ter sofrido nenhuma sequela do golpe da maça do Nazgul...

----- Éowyn, the White Lady of Rohan -----

"Thou fool, no living man may hinder me!
But no living man am I."
 
mas a adaga era bem mais poderosa que a maça pq entrava no corpo da vítima e trnasfomava ela num espectro do anel tbm, só que mais fraco. naum era uma adaga qualquer, tanto que nem glorfindel ou elrond foram capazes de curar frodo completamente.

-------------------------
Barlach, o único anão de 2 metros de altura da Terra Média
 
Tolkien realmente teve pouco contato com mulheres, então derepente ele colocou poucas mulheres não por ser machista ou qq outra rasão q ja tenham dado, e sim pq não conhecia as mulheres direito para poder cria-las em um livro!
Afinal, é impossivel entender as mulheres, quanto mais consegui criar a personalidade de uma e escrever sobre ela!

E a Eowyn era muito forte sim! Ela fez oq nem Aragorn conseguiria fazer!

"A vida é muito simples, portanto não complique a sua!"
 
quote:
quote: Pra um conto medieval, até q aparecem bastante mulheres... Principalmente a Éowyn, q batalhou 2 minutos e teve q ficar 20 dias se recuperando...


Considerando contra quem ela lutou, e o fato de ela ter saído vitoriosa, 20 dias de recuperação foram muito pouco... vc se lembra que Frodo sofreu por toda sua vida por causa de um "simples" ferimento causado pela espada do Rei Bruxo? O Fato de Éowyn ter sobrevivido ao golpe do Nazgul, mesmo tendo esse batido contra seu escudo e quebrado seu braço, é mais considerável do que qualquer guerreiro que corta a cabeça de um comandante durante a batalha. Mais considerável ainda é o fato de ela não ter sofrido nenhuma sequela do golpe da maça do Nazgul...

----- Éowyn, the White Lady of Rohan -----

"Thou fool, no living man may hinder me!
But no living man am I."

Calma... Foi só a raiva do momento... Se não fosse a Éowyn, quem mataria o rei-bruxo? Sem contar q todo exército fica desorientado sem seu líder... a Éowyn é um dos personagens mais importantes da batalha...

Ventre grande é sinal de espírito oco; quando a gordura é muita, o senso é pouco
 
Saudações!:D
Bueno,
Estamos falando de um filho do fim do período vitoriano que ia contra o que estava sendo feito no palco da literatura na época. Enquanto a Sra. Virginia Woolf trazia o Mrs. Dalloway, a história de uma dona de casa cujo maior objetivo era dar uma festa e que acaba por cometer suicídio no fim do livro (e esse era o tipo de ‘movimento feminino’ da época em termos de literatura:doido:), nosso ilustre professor coloca em sua obra uma personagem como Éowyn.
E estamos falando de uma personagem que subverte a ordem de uma sociedade patriarcalista, tomando das armas para suprir sua necessidade de glória, conceito do código de cavalaria, portanto temos uma figura feminina ocupando uma posição predominantemente masculina.
Manwë, embora sendo rei dos Valar, tem seus dons completados pelos dons de Varda. A presença da rainha valië é indispensável para que o Senhor dos Valar tenha pleno uso de seu poder.:yep:
Lúthien salvou seu amado Beren (alguém nota troca de papéis no conto em que o príncipe liberta a donzela indefesa?).:sacou:
Enfim,
O que quero dizer é que elas estão lá de uma forma mais suave nos movimentos da história do que os homens, mas talvez seja esse também um dos fatos que dá mais realidade a obra.:mrgreen:
Quem leu “História dos povos de língua inglesa”, de W.S.Churchill, talvez tenha notado que, ao falar da invasão romana, o autor dá a impressão de que as pessoas adoraram ser dominadas por eles e que a Inglaterra nunca foi tão feliz pq eles tinham aquecimento nas casas, pavimentação e tudo mais...
E o fato de a Rainha Boadicéia ter destruído Londres na tentativa de expulsar os romanos das terras que anteriormente pertenciam ao povo celta não pareceu um ato de muita insatisfação p/ Churchill.:roll:
Quem se lembra dos livros de história da escola sabe muito bem que não é o ponto de vista feminino, o privilegiado, mas o eco dessas vozes não desaparece. Charlotte Brontë, Joana d'Arc, Soong Ching-ling, Elizabeth I...
A imagem da donzela guerreira também se apresenta na nossa história, mas nos registros que temos, é de forma sutil que ela aparece, como um filete de água que não pode ser contido e passa por entre as pedras.
Pouco se fala delas se compararmos com os grandes homens da nossa história, mas elas não deixam de existir. E, se partimos da idéia da obra de que um dos narradores é na verdade um tradutor que encontrou o livro vermelho e que traduziu registros históricos da Terra-Média faz muito sentido que as mulheres se apresentem da mesma forma que acontece nos nossos livros de história.
Voltando a falar sobre a Éowyn, é surpreendente que uma figura tão “feminista”, por assim dizer, se manifeste e atinja seu objetivo em uma sociedade ‘medieval’.
Sem duvida, muito mais subversivo do que dar uma festa, não?:hanhan:
Contraditório? Sim. Machista? Não.
Bom, isso dá muito pano p/ manga e esse post já ficou mais longo do que eu esperava...
hehehehehehe...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo