• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ARTES MARCIAIS!!!

Por isso é q eu prefiro imaginar q estive aprendendo kung-fu abrasileirado do q te essas discuções. Depois eu me arrependo e acabo com a raça dpo primeiro q vier :disgusti: :disgusti:
 
Sarcasmo disse:
Por isso é q eu prefiro imaginar q estive aprendendo kung-fu abrasileirado do q te essas discuções. Depois eu me arrependo e acabo com a raça dpo primeiro q vier :disgusti: :disgusti:

Mas kung fu abrasileirado ja não seria mais kung fu, seria outra arte marcial já. Q é co caso do estilo Li Tcho Pa, q é um estilo totalmente fundamentalizado aqui no brasil, no começo eles chamavam de apenas uma arte marcial brasileira baseada no kung fu, mas depois começaram a dizer q é kung fu.. ai não sei mais q caminho tomou.

E é um negocio simples, as arte marcial tem por base a cultura q ela foi criada, kung fu e daquele jeito porq foi criado na china com bases nos preceitos, filosofias e religioes. Alias por isso q na china kung fu sao varias artes marcias diferentes, por tem bases culturais diferentes.

Então se vc cria algo, ou inventa, ou adapata algo para a cultura brasileira, não é mais arte marcial chinesa, ou seja o kung fu.

Se fizerem isso e der certo, quero dizer, se for eficiente em termos de arte marcial, seria muito mais honesto colocar outra definição na arte marcial, algo brasileiro no caso.


Por q outra coisa q acontece tb, é q a arte fica falha, nao existe sustentação em algo q se treina sem um objetivo, então vira salada, arte chinesa com jeitinho brasileiro, pronto, perde o objetivo e o foco. Ninguem nessas condiçoes aprende a se quer lutar direito, ne não?

Então, ate essa ilusao de "acabar com a raça do primeiro q vc ver" pode ser somente isso, uma ilusão, por q quando vc se depara com um cara q aprendeu do jeito certo, tanto mental quanto fisico... vc e simplismente derrotado com um facilidade humilhante.

Pra mim e facil dizer isso, por q eu ja vi acontecer milhares de vezes, os campeonatos aqui no brasil e os lutadores, a maioria pensa q pode, mas quando pega um desafio de verdade, ja era... por isso q os campeonatos daqui tem um nivel muito baixo. Ate os sul africanos tem o kunf fu muitas vezes melhor q os brasileiros... Justamente por causa do jeitinho brasileiro, e a salada q vira.


Alias, da pra contar nos dedos as esolcas sérias de kung fu no brasil. Serie interessante reverter essa situação.
 
Ugluk disse:
Pra mim e facil dizer isso, por q eu ja vi acontecer milhares de vezes, os campeonatos aqui no brasil e os lutadores, a maioria pensa q pode, mas quando pega um desafio de verdade, ja era... por isso q os campeonatos daqui tem um nivel muito baixo. Ate os sul africanos tem o kunf fu muitas vezes melhor q os brasileiros... Justamente por causa do jeitinho brasileiro, e a salada q vira.

O geito brasileiro so teve exito na capoeira, onde ele pode usar a mlandragem como um fator em beneficio proprio.

Kung fu é uma arte de respeito e disciplina. Por isso a maioria nao se adapta. O jiujitso viro mais uma baderna. Vi um documentario do Japão onde mostra um templo de Jiujitso, é mto difenrente. La eles levam mto a serio, pena q aki ninguem faz isso
 
MaxDirty disse:
Culpa da familia Gracie o Jiu-Jitsu ter virado isso q é agora no Brasil.

Então, mas xo explicar uam coisa...


O Jiu Jitsu que os Gracie começaram aqui no Brasil, e sim, definido quase como uma outra arte marcial... e não como o Ju Jutsu original do Aki Ju Jutsu.

Inclusive, essa mudança do termo, q ficou mais abrasileirado, o nome original e imutavel É Ju Jutsu, aqui no Brasil os Gracie deixaram Jiu Jitsu, eu acredito até q foi um meio de diferenciar... um vez q eu tb ja escutei essa historia do proprio Helio se nao me engano. o Jiu do origial Ju, se muda de acordo como a cultura entendia... no caso a brasileira...

A aprsentaçao do jiu jitsu no exterior.. é Brazilian Jiu Jitsu.. agora quando é a arte original eles dizem Ju Jutsu.
 
MaxDirty disse:
E aquele negocio de Vale Tudo, foi os Gracies q inventaram tb?

Foram sim, alguns dizem q foi para promover o proprio Jiu Jitsu deles, tipo, era um desafio deles para o mundo. Deu certo, por q realmente ninguem ganhava deles. Porq afinal o Jiu Jitsu q o Sr. Hélio funcametalizou tinha sentido sim, e funcionava muito bem... A disvirtuada veio depois.

Mas o Vale Tudo nunca atraiu praticantes tradicionais de artes marcias, somente lutadores marcias, ou nego q da porrada bem, era uma luta sem muito sentido, poucas vezes se via traço de alguma ate marcia nas lutas.. era so um "quem acerta mais a cara do outro". E esse foi um dos trunfos do Jiu Jitsu tb, era simples ganhar desses caras.

Mas durou por um tempo só, hj em dia os outros lutadores pegarem as manhas de lutar contras os lutadores de Jiu Jitsu Gracie, e ja ganharam deles várias vezes, assim como outros lutadores ja ganharam deles, q ja ganharam desses.


Alias esse é um problema interessante q acontece com lutadores de artes marcias, se vc luta de um mesmo jeito muitas vezes ou a sua arte marcias se limita a algumas tecnias, e fato q se vc expor muito essas tecnicas vc nunca mais consegue ganhar uma luta... Aconteceu com o Jiu Jitsu, hj em dia tem gente q conehce os minimos detalhes das lutas so de ver os Gracie lutar, isso dificulta eles a terem mais vitorias, tearicamente os adversario sabem deles mais do q eles sabem dos adversario.
 
Francis Drake disse:
E será q o brasil vai se dar bem nas olimpiadas??

ach uq tem boas chances e vcs?

:eek:


Em q modalidades Francis? Quer dizer, em quais modalidade de artes marcias, ou relacionadas vc esta falando...??

Temos Tae Kown Do, Judo, Greco Romana, Boxe e Esrgima... hmm.. e então?
 
Judo é bem capaz que ganhe alguma coisa, agora o resto... So se tiver mudado muito a historia de uma olimpiada pra outra.
 
Desculpa a pergunta e a preguiça de procurar sobre o assunto mas...

Existe um topico especifico para MMA ( Mixed Martial Arts ) , o chamado Vale-tudo , ou é pra discutir aqui msm?
 
Uns tempos atrás na academia tinha um sujeito meio violento, ele não lutava com os mais novos, ele surrava os mais novos e se vangloriava por isso. Bom... simplificando a historia.. ele acabou levando um esporro do prof. e parou de treinar. Outro dia o prof lembrou a história e perguntou pro pessoal pq treinava artes marciais. Ele teve varias respostas : pq queriam aprender a se defender, pq assistiam filmes de luta qdo eram menores, pq precisavam fazer algum esporte, pq o kf tem toda uma filosofia e traz beneficios a saúde etc..

Bom, eu respondi que eu treino simplesmente pq eu gosto de kung fu e não pq isso faz bem p/ mim.. a questão de fazer bem p/ saúde, ta ajuda a se desenvolver de todas as maneiras a patrir da arte marcial é p/ mim uma consequencia do treino e não a razão de treinar...
N sei se deu p/ entender .. ta mó confuso.. :roll: mas.....

E vcs pq. comecaram a treinar? :obiggraz:
 
ombudsman disse:
Desculpa a pergunta e a preguiça de procurar sobre o assunto mas...

Existe um topico especifico para MMA ( Mixed Martial Arts ) , o chamado Vale-tudo , ou é pra discutir aqui msm?

Ta tudo bem, artes marcias de qualquer genero pode se discutir aqui mesmo. Um vez q falar de algo como o Mix de Varias artes marcias tb se enquandra em valar delas separadamente ne? Alias, são o mesmo assunto.. e tal. :think:

Dårk_Fëanor disse:
Bom, eu respondi que eu treino simplesmente pq eu gosto de kung fu e não pq isso faz bem p/ mim.. a questão de fazer bem p/ saúde, ta ajuda a se desenvolver de todas as maneiras a patrir da arte marcial é p/ mim uma consequencia do treino e não a razão de treinar...
N sei se deu p/ entender .. ta mó confuso.. mas.....

E vcs pq. comecaram a treinar?

Não é dificil entender não Dark, e simples... Na verdade a maioria mente quando diz o por q de ter coméçado a treinar.

A resposta da maioria sempre é para ter confiança em si mesmo, por q na verdade todos os esportes atividades, fisicas e intelectuais tem como motivaçao vc "ser bom em algo". E ser vc e bom em algo e se destaca, vc se sente bem, e com isso identificado dentro de um determinado grupo.. em termos grossos, vc tem afinidades com as pessoas e algumas ate te adimiram e sao curiosas sobre essas suas abilidades.

Ta, não eh uma mentira quando dizem q querem treinar por lutar é legal pra saude etc... Mas isso é superficial, como vc mesmo disse... isso é a coneqüência, então o motivo se torna comum.
Logico q dentro das conseqüência vc tem as suas preferidas, mas isso não eh o motivo de vc treinar.

A eu comecei a treinar muito pequeno, minha mãe me ensinava, então eu descobri o motivo de treinar depois q ja tinha treinado muito...hehe. E ate cheguei a achar q era por simples costume, quando an verdade descobri esses beneficios psicologicos e antropologicos de eu ter essa determinada abilidade q me destacava no grupo de pessoas comuns, e era afinitivo ao grupo de pessoas q praticavam tb...

E então ganhei gosto por discutir a questao, ensinar e tudo mais.. dentro desse critérios, e esse é o motivo q eu treino ate hj... satiisfação pessoal ligada diretamente a questao de poder ser sempre util em alguma discuçao e opinaio cultural sobre esse assunto. hehehehe.

Alias, a arte marcial é o unico "esporte" em q todos se embaralhão pra dizer a razão de treinar... talvez por q eles fiquem com medo de escorregar e dizer q eh para aprender a lutar e ai a pessoa q perguntou vai achar q vc eh um idiota q gosta de porrar os outros. Mas veja, ninguem questiona e se auto critica por gostar de fazer futebol, tenis, dança etc etc...
 
Ta, não eh uma mentira quando dizem q querem treinar por lutar é legal pra saude etc... Mas isso é superficial, como vc mesmo disse... isso é a coneqüência, então o motivo se torna comum.
Logico q dentro das conseqüência vc tem as suas preferidas, mas isso não eh o motivo de vc treinar.
Bem isso q eu quis dizer. :D


Alias, a arte marcial é o unico "esporte" em q todos se embaralhão pra dizer a razão de treinar... talvez por q eles fiquem com medo de escorregar e dizer q eh para aprender a lutar e ai a pessoa q perguntou vai achar q vc eh um idiota q gosta de porrar os outros. Mas veja, ninguem questiona e se auto critica por gostar de fazer futebol, tenis, dança etc etc...

É bem aí que eu queria chegar, a maioria do pessoal se envergonha de dizer pq. realmente começou.. ás vezes o cara queria aprender a dar porrada e começou a treinar e acabou descobrindo que além d vc realmente aprender a bater nos outros :obiggraz:, tem toda a parte cultural e historica por tras. Tem muita gente que treina e td mais e às vezes nem sabe direito o q ta aprendendo ... a maioria se impressiona com as técnicas e td o mais e esquece a parte histórica. E isso eu acho ruim já que muito do que poderíamos aprender sobre esse outro lado acaba se perdendo. :|


Mudando de assunto .. alguém já leu o livro O Tao Do Jeet June Do do tio Bruce? Meu prof. ta lendo e disse que é bem bom. Vou ver se dou um jeito de arranja.
 
Dårk_Fëanor disse:
... a maioria se impressiona com as técnicas e td o mais e esquece a parte histórica. E isso eu acho ruim já que muito do que poderíamos aprender sobre esse outro lado acaba se perdendo. :|

A e isso q degrada a arte marcial tradicinal, e não é falacia minha, nego pode dizer "po, mas o principal e aprender a lutar e as tecnicas quem se importa coma historianha". Pois eh.. au ja disse nesse tópico uma vez q a base da arte marcial e sua cultira de origem, ela da o significado dos porque e quando da arte marcial treinada, se vc nao absorve essa parte cultural vc dissipou a arte marcial... Porq vc nao entende como dev ser feito e por q, vc so aprendeu a fazer movimentos estupidos copiando seu professor.


Dårk_Fëanor disse:
Mudando de assunto .. alguém já leu o livro O Tao Do Jeet June Do do tio Bruce? Meu prof. ta lendo e disse que é bem bom. Vou ver se dou um jeito de arranja.

Pra variar ne? :roll:

Eu li, eu ja tinha lido em ingles, mas e bem dificil por q ele usa termos tecnicos de mais.
Mas em portugues ta exelente... eu tenho, eu ganhei de presente. E a tradução esta muito boa...

O livro, eu adimito, não é para leigos, tanto na arte marcial como em nivel academico... Digo, q se vc não tem pelo menos uma formação de terceiro colegial pode ser complicado de vc ler... Porq ele é muito subjetivo e cientifico...

Bruce Lee trata da arte marcial como um ciencia, ele explica o meios com vetores, graus e metaforas, utiliza fisica para falar do peso e do pong G do corpo em certas posiços adotadas em combate.. Alem do livro ter um carcateristica filosófica muito profunda, onde ele diz a verdade sem muita enrolação.
Bruce Lee era uma pratico da arte marcial, ele acreditava no objetivo de derrubar adversario o mais rapido possivel e desperdiçando a arte marcial.. Porem nao deixa de ser complexo a ciencia de se fazer isso sem destilar da tecnica absorvida ou da fazer pouco da tradição cultural da propria arte.

Ele não se destacou por q lutava muito bem, ao meu ver, mas sim por q ele era eralmente genial em vida como pessoa.
 
Mudando um pouquinho de assunto...

Ugluk, você já falou várias vezes aqui que na china cada estilo de kung fu é considerado uma arte marcial diferente. Isso aconteceu só por uma questão de erro dos ocidentais que se confundiram com a expressão kung fu (tempo de habilidade) com as artes marciais?

Eu sei que foi por isso também, mas gostaria de saber se foi só por isso... Veja bem, eu não entendo nada de kung fu, mas acredito que apesar do número de estilos que existem eles tenham alguma coisa a mais em comum... Tipo uma filosofia, e as variações seriam somente adaptação culturais de cada região...? o quão grande são as variações?

tá meio confuso... não sei se deu pra entender....
 
Yavanna Kementári disse:
Mudando um pouquinho de assunto...

Ugluk, você já falou várias vezes aqui que na china cada estilo de kung fu é considerado uma arte marcial diferente. Isso aconteceu só por uma questão de erro dos ocidentais que se confundiram com a expressão kung fu (tempo de habilidade) com as artes marciais?

Na verdade, não foi erro, e tipo uma acomodação. Existem mais de 600 estilos conhecidos de kung fu... fora os q desconhecidos. Desses 600 200 podem ser escolas q ensinam dentro delas mais 50 diferentes pelo menos. E por ai vai... os ocidentais tem um pensamento mais racional e linear do q os orientais, nós pensamos mais logicamente... Então, logo ficou mais facil nós organizarmos todos os estilos em uma arte marcial só, então tudo faria mais sentido para nós... Digamos, kung fu de determonado estilo, dizendo kung fu ja saberiamos q eh uma arte marcial chinesa, logo esparavamos as acracteristicas culturais dentro do mesmo.. E então o estilo definiria a região da chines, a religião ou a mentalidade do fundador do estilo.

Então, acho q erro se tornou com o passar dos anos, em q não ensinaram isso... Hj em dia quase nem um ocidental sabe disso, e o Kung Fu realmente foi diminuida a uma arte marcial só, é acbou esteriotipando o kung fu a "movimentos de artes marcias baseado em animais". O q claro, quem conehce kung fu sabe q essa é uma limitação errada.

Yavanna Kementári disse:
Veja bem, eu não entendo nada de kung fu, mas acredito que apesar do número de estilos que existem eles tenham alguma coisa a mais em comum... Tipo uma filosofia, e as variações seriam somente adaptação culturais de cada região...? o quão grande são as variações?

Em termos gerais, gerais mesmo. A UNICA coisa em comum é a cultura chinesa aplicada neles. A mairoia até adiqueiriu uma base similar devido a origem do templo shaolin, mas existem estilos q passaram direto de shaolin e vieram diretamente do wu shu antigo q não tem influencia nem uma. E outros q derivaram diretamente do Karalipayatu. Com o passar de todos esses 4 mil e porrade de anos, coma passagem de shaolin a 1.500 anos mais ou menos, até hj digamos q todas essas ascenencia deram caracteristicas muito, mas muito diferente aos estilo.

Além do q os chineses tb absorveram coisas de estilos de artes marcias de outras regioes, com o passar do anos, um caso interessante é o Sabre Chines que é identico a Katana Japonesa, que nos ja discutimos sobre ele aqui uma vez.

E por ai foi até hj. O q temos hj são estilos que quando vc vê, s evc esta acostumado com o conceito acidental de kung fu, vc não identifica como kung fu.

Vou dar alguns exemplos: O estilo conhecido como Shuai Shiau, que se assimila muito ao Ju Justu, o objetivo e derrubar e imobilizar o adversário apenas com golpes de progeção, agarramento, chaves etc. Se alguem ver isso, ao lado de Tai Chi Chuan por exemplo, quem diria que ambos são kung fu?

Ou então, vejamos um diferença mais sutil, porem tb bem diferente. Dois estilos conhecidos então, o Wing Chun, conhecido como Boxe Chines por q tem em grande parte utilização dos punhos, se limitando aos chutes ate a altura da cintura, e então vemos Ing Jiao o Garra de Aguia, movimentos mais abertos, movimentação mais abrangente saltos e tudo mais. Quem sabe a ambos são kung fu, poderiam dizer q eh a mesma arte macial...

E então dai, eu daria um monte de exemplos, como o Tin Ná, que é so torçoes e imobilizaçoes em pé, oq lembra muito o Hapkido e o Aikido, os estilos baseados em animais q contem a carcteristica de cada um.

Mas, so pra não esquecer, existem bases comum em muitos estilos sim, justamente por causa das origens comuns em Shaolin, mas não sao em todos os estilos q encontramos essas carcatriscas basicas.


Esxiste ate uma linha de raciocineo q tb divide os estilos, não so em estilos, justamente por causa da grande diferença q existe entre eles...

Eles classificam, como estilos, escolas e sistemas. Mas cada um deles e algo um pouco mais complicado.
 
Opa, retornando ao fórum...

Bueno, estava lendo estes dias na internet algumas coisa sobre kung fu (só para variar :mrgreen: ) e me deparo com a seguinte afirmação: "Pratico kung fu a dois anos, estilo Boxe Chinês Kung Fu Wu Shu."

O cara ainda diz que o Bruce Lee fala muito deste "estilo" no filme "O Vôo do Dragão"...

Fiquei um pouco na dúvida quanto uma coisa, existe realmente um estilo que poderia se intitular "Boxe Chinês"? Pois vi em outro lugar que "San Tay" seria o tal... Além dele dizer que é um dos "poucos" estilos baseados no homem, o restante seriam os baseados em animais. Disse que o Sanshou é uma modalidade do San Tay, isto confere?

Sempre imaginei que todos os estilos seriam uma "espécie" de Boxe Chinês...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo