• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ARTES MARCIAIS!!!

Só tenho este endereço:
http://www.shaolincuritiba.com.br/VIIIcopa.html

Aproveitando...

Estudo arquitetura e urbanismo e no final do próximo ano devo estar me formando, para isto estou pensando em fazer como trabalho de conclusão um "Centro Integrado de Artes Marciais".

Para isto necessito de informações diversas sobre várias artes marciais. Como pretendo fazer um centro de treinamento e formação de atletas, terei algumas coisas como: uma arena de competições, alojamentos, salas de treino, sala de musculação...

O que eu preciso saber realmente são as necessidades específicas para as diversas artes marciais, desde tamanho da sala de treino até dimensões das áreas de competição.

Segue então uma lista das artes que eu imagino colocar:

- Wu Shu, não colocarei estilos tradicionais de kung fu devido a enorme variedade existente, pretendo ficar no "Wu Shu Olímpico" mesmo;
- Karatê, quem puder me passa quais estilos mais praticados e informações sobre o que precisa para poder criar um atleta de competição.
- Judo;
- Jiu Jitsu;
- Tae Kwon Do;
- Kendo;
- Muay Thay, devido a um aumento na procura do esporte.
- Pensei inclusive em colocar uma área específica para boxe e vale-tudo, mas ainda estou estudando.

Entre outros... O pessoal pode me dar umas dicas do que gostaria de ver num centro como este. Também, pensei em artes como Aikido, Hapkido, Ninjitsu... Mas como não são artes com cunho competitivo, deixei de fora, mas ainda penso em colocar...

Se tem alguém que dá aula fica mais fácil de pegar informações, mas quem pratica pode me dar dicas também, poderiam até se informar com seus mestres, professores, instrutores... :wink:

Bueno, desde já agradeço e fico no aguardo...
 
Legal seu projeto!

Bom, no caso do ninjutsu, como você mesmo disse, não tem competição... e o espaço de treino, não acho que tenha nada especifico. Porque na verdade precisar não precisa de nada, nem de tatame, mas quando tem, a gente usa.

Isso é fácil de perceber por exemplo na minha escola que atua em várias academias diferentes. Cada dojo tem uma coisa que o outro não tem... nós temos que nos adaptar a cada ambiente...

A coisa mais caracteristica do nosso treino é ter um bastão para servir de obstáculo durante a corrida.
Fora isso, é sempre bom quando tem almofadas de aparar chutes e socos... o que nem sempre é possivel...
Sacos de areia são boms, mas não utilizamos com muita frequencia.
Um "apetrexo" que eu gosto, que tinha na academia antiga, é a corda. uma corda tipo grossa que dá pra subir...
Em alguns treinos mais especificos utilizamos proteção: tipo um colete acolchoado qu proteje o tronco, capacete e luvas abertas nos dedos...

todas essas coisas sempre ajudam, mas não são extremamente necessárias para um treino de qualidade...

espero ter ajudado...
 
Ajudou sim, a idéia da corda é boa, assim sei que preciso de um espaço com uma altura boa e posso usar isso como um equipamento que todos possam usar... :wink:
 
Zanza disse:
Aproveitando...

Estudo arquitetura e urbanismo e no final do próximo ano devo estar me formando, para isto estou pensando em fazer como trabalho de conclusão um "Centro Integrado de Artes Marciais".

Para isto necessito de informações diversas sobre várias artes marciais. Como pretendo fazer um centro de treinamento e formação de atletas, terei algumas coisas como: uma arena de competições, alojamentos, salas de treino, sala de musculação...

O que eu preciso saber realmente são as necessidades específicas para as diversas artes marciais, desde tamanho da sala de treino até dimensões das áreas de competição.

Segue então uma lista das artes que eu imagino colocar:

- Wu Shu, não colocarei estilos tradicionais de kung fu devido a enorme variedade existente, pretendo ficar no "Wu Shu Olímpico" mesmo;
- Karatê, quem puder me passa quais estilos mais praticados e informações sobre o que precisa para poder criar um atleta de competição.
- Judo;
- Jiu Jitsu;
- Tae Kwon Do;
- Kendo;
- Muay Thay, devido a um aumento na procura do esporte.
- Pensei inclusive em colocar uma área específica para boxe e vale-tudo, mas ainda estou estudando.

Entre outros... O pessoal pode me dar umas dicas do que gostaria de ver num centro como este. Também, pensei em artes como Aikido, Hapkido, Ninjitsu... Mas como não são artes com cunho competitivo, deixei de fora, mas ainda penso em colocar...

Se tem alguém que dá aula fica mais fácil de pegar informações, mas quem pratica pode me dar dicas também, poderiam até se informar com seus mestres, professores, instrutores... :wink:

Bueno, desde já agradeço e fico no aguardo...

Exelente idéa Zanza... :)


Mas eu, pessoalmente, acho q existe um caminho mais simples e coerente par se seguir ai nesse projeto. Bem, nao e novidade q eu sou totalmente a favor da arte marcial corporativa, ou seja todas as artesmarcias sao parte de uma mesma, no entando qual o unico fator q não podemos negar nessas artes marcias diferencidas??

Simples, a cultura. 8-)

Então eu vou dar um sujestão q pode facilitar seu trabalho, porém pode acarretar em um mudança drastica do projeto, então e so uma sujestão mesmo...

O q acontece, como vc mesmo especificou citando o Wu Shu, é q existem milhares de artes marcias diferente, e quer fazer um local onde seja apropriado o treino de varias artes sendo q vc vai escolher essas varias.

O q eu acho q pode acontecer é, vc se limitar as essas artes "mais populares", então por q ao invez de pensar em artes marcias diferentes, vc não pensa na cultura diferente?? :obiggraz:

Digamos, artes marcias Japonesas, Coreanas, Chinesas e Thailandesas? E ae para as outras artes vc pode colocar artes ocidentais talvez, como boxe, esgrima e tudo mais... e ae uma homenagem ao brasil com a area brasileira onde se terina capoeira.

Agora deixa eu argumentar sobre essa minha sujestão, o por q dela. Primeiro isso resolve esse problemas de milhares de artes marcias, já q existe uma area cultural para varias da mesma cultura.

Isso da certo, porq sabemos muito bem, q o treino de arte marcial e geraldo pela propria cultura, ou seja se vc pegar Karate, Budo e Ninjutsu e colocar em uma mesma habiente, não vai fazer diferença para o treino... pois equipamentos e principalmente habientaçao são identicas já q se tratam da mesma cultura.

Outro ponto positivo é justamente a habientalização, eu sempre entro em academias e escolas cheias de equipamentos, espelhos coisas eletronicas, e aquela tipica arquitetura pós-modena. Sabe isso me da um disgosto e eu percebo q isso gera um desconforto com a propria arte marcial, eu vejo academias com arquitetura tradicional aqui em sp, tipo a do Dani Hu q fica no Temlo Kwan Nin ou a do Leu Ymamura q tem um academia totalmente estilizada como um templo chines, po! Da gosto treinar em lugares desse jeito, isso é oq um verdadiero artista marcial procura para local de treino e tb curiosos e os demias do publico secundario, oq q apenas vão treinar para relaxar, preferem e muito mais, do q o ritimo frenetico de academias modernas.

Exemplo, um jardim japones ao ar livre do lado da area de treinametos de artes marcias japonesas, aueles dojos com portas corrediças de papel de arroz com tatame tradicional. Na area chinesa, as portas redondas com os dois leoes na entrata, pilares com dragoes ornamentais, e um pequeno laguinho ao lado.

Então, agora a vantagem da metodologia cinetifica, vc vai se forcar muito mais na pesquisa, e so vc pesquisar arquiteturas orientais das artes q vc quer colocar, e tentar enteragir elas, e depois as artes cocidentais e outras q sobram em outro habiente nao tao destoante do resto.

Acho realmente q se vc tirve estalaçoes desse meio, e relevante pensar nos equipamentos de cada arte marcial... ja q se vc ver fotos de templos, escolas e tudo mais do oriente os equipamentso ja meio q fazem parte da arquitetura, como as arqvors os Mo-Jongs do patio e tudo mais.

Bem, de qualqure forma, boar sorte... e claro, q um projeto desse não tem como dar errado. Ja q nao existem similares auqi no brasil. :wink:
 
Uglúk o Uruk-Hai disse:
O q eu acho q pode acontecer é, vc se limitar as essas artes "mais populares", então por q ao invez de pensar em artes marcias diferentes, vc não pensa na cultura diferente?? :obiggraz:

Digamos, artes marcias Japonesas, Coreanas, Chinesas e Thailandesas? E ae para as outras artes vc pode colocar artes ocidentais talvez, como boxe, esgrima e tudo mais... e ae uma homenagem ao brasil com a area brasileira onde se terina capoeira.

Bueno Uglúk, na verdade esta foi a minha primeira idéia. Gerar espaços de artes marciais conforme a sua origem, até para facilitar a integração e disposição dos espaços.

Seriam divididos em setores, como você falou, "artes marciais Japonesas, Coreanas, Chinesas, Thailandesas e ocidentais." No entanto eu perderia um pouco a idéia de integração, pois estaria setorizando as artes, por isso me veio em mente a idéia de um centro de treinamento de atletas com atividades em comum para todos, tipo: uma academia de musculação para que todos pudessem usar, talvez uma pista de corrida ao redor da arena, a própria arena de competições...

Claro que ainda posso criar setores específicos que estejam voltados para estas atividades em comum, mas queria evitar exatamente este "carnaval" cultural. O grande problema da arquitetura é que se você começa a colocar uma coisa de cada você não tem um todo, pois este acaba se dividindo em diversas pequenas partes que competem umas com as outras visualmente. Este é o desafio, por isso fica complicado eu fazer um dojo com portas corrediças e um jardim japonês e ao lado um templo com aberturas redondas trabalhadas em madeira, pintadas de vermelho com leões protegendo a entrada.

Como eu disse vira um "carnaval", concordo com você na questão que dá mais gosto eu treinar em um espaço direcionado para isto e devidamente ambientado. Mas devo pensar muito no conceito integração e como eu posso, através destes equipamentos de artes marciais chegar a um projeto harmonioso e coerente com o lugar a ser instalado.

Mas como você também falou, tenho que estudar as diversas possibilidades que estas culturas me oferecem... Vamos ver, ainda estou juntando dados e como o trabalho não é para hoje, por enquanto fico especulando um pouco de cada coisa e vou trabalhando no que eu preciso por enquanto. :wink:
 
Eu tenho 3 cordõe em capoeira mas tbm pretendo fazer jiujitsu e kungfu....mas a grana da mather naum é tanta ppra gastar com isso........mas os moleques que mecham comigo.........

eu admiro muito quem luta kung fu.....as cenas de luta dos filmes mais doidas são as do matrix....q isso..... :disgusti:
VLW>>>FLW
 
Eu sempre quis praticar Krav-magá e Hapkiddo (só não sei como escrever, hehehehe)...

Uma pena que na cidade em que estou morando agora (Rio Claro, interior de São Paulo) não tem nada disso, hehehe, no máximo é Aikidô, mas eu não tenho tempo pros horários que tem aula...

Mas já pratiquei Karatê, Judô e fiz muito tempo de Tae-Kwon Dô, que tive que parar quando estirei um músculo da coxa esquerda treinando quebramento... Patético.

FendiOrc
 
×¥×Ðä®k Fø®ë§T×¥× disse:
Eu tenho 3 cordõe em capoeira mas tbm pretendo fazer jiujitsu e kungfu....mas a grana da mather naum é tanta ppra gastar com isso........mas os moleques que mecham comigo.........

eu admiro muito quem luta kung fu.....as cenas de luta dos filmes mais doidas são as do matrix....q isso..... :disgusti:
VLW>>>FLW

As artes marciais são muito mais que apenas lutas, como dizia Arte da Guerra:
"O sábio extrategista busca primeiro a vitoria.... DEPOIS a guerra" :wink:
 
Bom fiz 2 anos e meio de Kung-fu. Sei q sou um merda ainda, mas pra mim é a melhor arte marcial q existe. Tive problemas no joelho e tive q me afastar do kung-fu, mas espero voltar logo.

eu admiro muito quem luta kung fu.....as cenas de luta dos filmes mais doidas são as do matrix....q isso.....
VLW>>>FLW

Kung-fu é mais q uma arte pra porrada. É um ensinamento. Se vc quer lutar vai fazer jiujitsu....
 
Sarcasmo disse:
Bom fiz 2 anos e meio de Kung-fu. Sei q sou um merda ainda, mas pra mim é a melhor arte marcial q existe. Tive problemas no joelho e tive q me afastar do kung-fu, mas espero voltar logo.

Vc lembra o estilo q vc fazia? A so uma detalhe sobre sua aformaçao de "melhor q existe", na verdade e duvidoso dizer isso sobre o Kung Fu, vc esta limitando o Kung Fu a uma arte marcial... qo todos sabem q nao eh verdade Kung Fu se refere a todas as artes marcias chinesas, q aqui no brasil conhecemos como estilos, na verdade pra eles sao artes diferentes....

Então sua aformaçao ficaria certa se vc dissese q as artes chinesas sao as melhores artes marcias q existem... :)


Sarcasmo disse:
Kung-fu é mais q uma arte pra porrada. É um ensinamento.

Bem, como disse antes, agora vc esta certo... é muito mais q a arte da porrada, na verdade ate a palavra kung fu reflete outra verdade, ela sgnifica "tempo de habilidade" em qualquer area de habilidade ate na ciencia. Portanto viver em geral é kung fu, isso torna o signifaco da arte mais amplo tb, por isso q aprender kung fu significa ter uma vida devotada a disiplinada mentaltamente e fisicamente, levando vc ao limite de qualquer habilidade mental ou corporea, ou seja... impossivel. 8-)

Porem o termo para a arte marcial se encaixa bem, mas adimito q nem os monges poderiam ter tal disiplina e rigidez, mas eles alcançam um certo nivel... isso talvez, tambem uma das insipiraçoes do nome Kung fu.

Sarcasmo disse:
Se vc quer lutar vai fazer jiujitsu....

Então quer dizer q em Kung Fu vc não aprende a lutar? Bem, eu ja falei disso aqui antes... O objetivo PRINCIPAL do Kung Fu como nos tratamos aqui, como a arte marcial chinesa, é a luta, se vc não sabe lutar, vc sabe tudo.. menos arte marcial chinesa.

Na verdade eu vejo essa historia de "eu faço kung fu não para lutar, mas para meditar e viver em harmonia", uma bela desculpa dos Zé Ruelas que NÃO sabem lutar mesmo fazendo o Kung Fu, eles nao se garantem pelo motivo de sempre, eles ficam fazendo os movimentozinhos, muitas vezes inventados por eles mesmos, que nao teem a minima coerencia com a arte de combate do kung fu. Mas bem, eles ganham dinheiro ensinando essa bosta ne? Então lucro deles, azar o nosso q ainda cai na velha historinha do "kung fu não é para da porrada, mas sim para meditar". Fantasiar com isso não leva a nada tb ne?

Um resumo cruel da situação é se vc faz kung fu, e não consegue se garatir que mata o seu adversario na porrada vc não aprendeu kung fu.

Me lembro bem, os monges shaolin não defendiam o templo papeando filosofia com os atacantes... :roll: Eles luatavam, por q eles sabiam q lutavam tão bem q eles alcaçavam a quietude da mente... E muitas vezes ele nem precisavam discurçar né, ignorar era melhor. Mas se o adversario caise na porrada, azar o dele.

Com os praticantes por aqui devia ser o mesmo, a combinaçao de saber meter porrada no adversario com a mente limpa e esclarecida, e principalemnte treinada e sabia é q fazem o sucesso do kung fu. Nunca um sem o outro...

Mas aqui no Brasil e sempre um sem o outro ou oq Ze e um pedrero pra lutar e nao sabe nem quanto é dois mais dois, ou entao e a ladainha de paz espiritual sem ao menos saber dar um soco.
 
Ugluk disse:
Vc lembra o estilo q vc fazia?

Sim fiz Garça, com mestre Chin.

Ugluk disse:
Um resumo cruel da situação é se vc faz kung fu, e não consegue se garatir que mata o seu adversario na porrada vc não aprendeu kung fu.

Eu tento fuge da briga, nao pq eu tenho medo, mas pq eu sei q vo machuca e nao kero.


Ugluk disse:
Mas bem, eles ganham dinheiro ensinando essa bosta ne? Então lucro deles, azar o nosso q ainda cai na velha historinha do "kung fu não é para da porrada, mas sim para meditar". Fantasiar com isso não leva a nada tb ne?

Azar nosso mesmo, la na china é obrigatorio lutar kung-fu, isso o torna mais q uma luta e sim o ensinamento
 
Eu perguntei pra um monte de gente e ninguem sabia, mas...
Tem algum lugar em Sampa q ensina o Estilo do Sasaki Kojiro por aq???
 
Sarcasmo disse:
Ugluk disse:
Vc lembra o estilo q vc fazia?
Sim fiz Garça, com mestre Chin.

Garça? Aqui no Brasil conheço dois estilos da Garça, o Fei Hok Phay do mestre Lope Chiu Ping Lok (q na verdade não é exatamente da garça em especifico) e o Pai Hok representado aqui no Brasil pelo mestre Paulo.

Sarcasmo disse:
Azar nosso mesmo, la na china é obrigatorio lutar kung-fu, isso o torna mais q uma luta e sim o ensinamento

É, obrigado tb não chega a tanto, na verdade existe a metria extracurricular na escola, q é obrigatória, mas vc escolher entre vários esportes... um deles é wu shu. Mas wu shu moderno nada de kung fu tradicional. Mas existe muitas escolas de tradicional ainda por lá, mesmo depois da varrida de Mao Tse Tung, ainda tem muito.

Bem, o templo de Shaolin aberto como escola financiada pelo estado é um delas né? Qualquer um pode treinar do templo hj em dia.


Mas mesmo assim, ate na china tem muuuito picareta viu?


MaxDirty disse:
Eu perguntei pra um monte de gente e ninguem sabia, mas...
Tem algum lugar em Sampa q ensina o Estilo do Sasaki Kojiro por aq???

Então quem é esse cara, Max??? Estilo de que? Karate? Kendo/Kenjusu? Ninjustu?

eu conheço a;guns fundadores de artes japonesas, como: Masaaki Hatsume, Sansei Oyama, Funakoshi, Ashida Kim e ate o Musashi ne? Mas esse nome ai nunca escutei nao... pelo menos não nas artes marcias, e bem, pelo nome dele, nao nas artes marcias japonesas...
 
Sasaki Kojiro foi o principal inimigo do Musashi.
Sabe, eu acho perguntei de besteira mesmo, pq ele morreu jovem nas mãos do proprio Musashi, então eu acho q ñ deu tempo de fundar o estilo q ia se chamar Ganryu (estilo solido (rochoso))
 
MaxDirty disse:
Sasaki Kojiro foi o principal inimigo do Musashi.
Sabe, eu acho perguntei de besteira mesmo, pq ele morreu jovem nas mãos do proprio Musashi, então eu acho q ñ deu tempo de fundar o estilo q ia se chamar Ganryu (estilo solido (rochoso))

Não, nem é por isso não... é q "estilos" de kenjutsu não são fundados e passados adiante, era o estilo da pessoa lutar, não uma linhagem propriamente dita... isso com raras exeções, como no caso do Muasashi, q talvez tenha sido o mais despadronizado de todos os lutadores, o estilo dele em particular não tinha muito da arte do kenjutsu, mas era algo feito para matar o adversário, ele criou seu proprio jeito de lutar, por isso alguns nem dizem q eh Kenjutsu a arte em si, mas sim um outro metodo de lutar coma espada. Creio q por isso superou o tempo.

Mas agora q vc falou quem é eu ja sei, mas num lembrava o nome. Sasaki Kojiro foi o principal inimogo do Musashi na historia contada, oq acontece é... q nem existe prova q Sasaki Kojiro existiu realmente, ou se eh apenas uma alusao ou ilustraçao de contadores de historias.... Então, se o personagem ate corre o risco de ser ficticio, alem dos fatores q eu coloquei antes, quais as chances de vc encontrar alguem ensinando o estilo dele hj em dia?? :think:

Claro, se alguem quiser ganhar uma grana enganando os fãs da historia do Musashi e compania, ta ai a oportunidade ... sempre aparece alguem ensinando ne? :roll:
 
Ugluk disse:
Claro, se alguem quiser ganhar uma grana enganando os fãs da historia do Musashi e compania, ta ai a oportunidade ... sempre aparece alguem ensinando ne?

Isso é facil, dificil mesmo é provar o contrario..... q ele nao existiu.
 
Sarcasmo disse:
Isso é facil, dificil mesmo é provar o contrario..... q ele nao existiu.

A isso não e anda dificil, eu sei q Musashi existiu, por existem documentos historicos da epoca no Bunka Kiokay, alem do mais ele escreveu um livro ne? Seria imbecilidade a minha achar a o Musashi não existe... Logo, o livro dos 5 anéis teria surgido do nada...

Mas os inimigos do Musashi so existem dois, no maximo tres q se tem noticia da familia e tudo mais que o tornam verdade... Na verdade provar que não existiu e bem facil ligando os acontecimentos historicos, e trasando um padrão folclorico as aventuras do Musashi..

Então o dificl mesmo, é provar q o desgraçado existiu, sendo q não existe nem um traço de familia ou se quer nome em registros historicos. Levando em conta que os japoneses tem um cuidado extremo em reservar suas raizes familiares, seria muito dificil não ter conehcimento ou registro de alguem que existiu.
 
A familia dele ñ era nada certinha
A mãe morreu cedo e jah tinha se casado com outro, portanto perdeu o sobrenome Shinmen e a irmã tb se caso e perdeu o sobrenome
E como o Japão foi cheio de guerras e invassões de novos daimios, se existia algum registro do nascimento de Shinmen Takezo, ele foi queimado faz muito tempo.
 
MaxDirty disse:
A familia dele ñ era nada certinha
A mãe morreu cedo e jah tinha se casado com outro, portanto perdeu o sobrenome Shinmen e a irmã tb se caso e perdeu o sobrenome
E como o Japão foi cheio de guerras e invassões de novos daimios, se existia algum registro do nascimento de Shinmen Takezo, ele foi queimado faz muito tempo.

E tb pode ser um ótima desculpa pra existencia dele. Olha ai a desculpa q vcs podem ouvir de um cara q diz ensinar o estilo dele... :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo