• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual foi o primeiro livro que você se lembra de ter?

O primeiro livro que eu lembro de ter algum interesse foi Os três irmãos de Vicente Guimarães!
.
Livro bem legal e como eu também tenho 2 irmãos, acabei criando um vínculo entre nós 3 e os três de lá!
.
Segue a capa dele, e se alguém tiver um filho pré-aborrescente, vale o presente!
 
Que eu comprei, um pouco impelido pelos elogios de um professor no Fundamental, foi o Rei Artur do Alan Massie, publicado pela Ediouro. Nunca terminei. Ainda hoje acho coisa misteriosa, nebulosa algumas cenas do livro, com iniciações sexuais na infância, violações, relações homossexuais e tudo que, para um bom reacionário, "corrompe [a alma? o espírito? o coração?] das crianças".

Por livre e espontânea vontade epifânica foi o livro pocket O Tênue Fio da Suspeita, de Howard Holden. O mundo evoluirá e me permitirá renascer infinitamente; mas nunca, nunca mais eu sentirei novamente a sensação de, com o virar de uma página, um cadáver aparecer de forma tão impactante quanto meu gosto pela leitura. Talvez seja por isso que eu ainda leio: esperando um dia recuperar de novo aquela página perdida.
 
Quando tento lembrar, o que me vem a cabeça é um Dom Quixote, da Nova Cultural, que comprei na banca. Mesmo que hoje nem tenha mais essa edição (e nem tenha lido o livro ainda, :vergonha: ) tenha uma memória muito boa quando lembro dele forever alone na minha estante. Depois dele lembro que comprei também o Moby Dick, que saiu na mesma coleção.

Acho que tenho essa edição, comprei numa banca também. E não li ainda :rolleyes:
Quando chegar em casa vou tirar uma foto pra você ver se é essa mesmo.

Tô com a Liv: gibis da Turma da Mônica com certeza foram os primeiros.
Mas minha casa sempre foi cheia de livros, desde quando eu era pequena. Lembro especialmente de um livro do Mário Quintana, o Batalhão das Letras. Eu ficava encantada com os versos, decorei todos e falava para quem tivesse saco de me ouvir.

Ver anexo 11192
 
Não posso dizer com certeza nenhum título.
Acho que foi alguma coisa da Série Vaga-Lume. :D

Talvez "A árvore que dava dinheiro".
 
Eu tive um livrão de contos de fadas daqueles de capa dura que eu adorava, especialmente os desenhos, hehe. Mas o que eu me lembro de querer ler e pedir pro meu pai comprar foi Harry Potter, o qual eu reli umas mil vezes!
 
Não me lembro exatamente qual foi o primeiro, só sei que na infância eu tinha uns livros muito maneiros. Tinha coleções numeradas dos principais contos de fadas (que frescurinha =/), lembro também de ter um livro que tinha vários mitos e lendas de países, e ele era cheio de gravuras bonitas... Eu pirava nele!
 
O primeiro livro que eu me lembro de ter (e ler parcialmente) é "A Ilha do Tesouro", de Robert Louis Stevenson.

Agora, o primeiro livro que eu li de fato foi "O Velho e o Mar", de Ernest Hemingway.


[]'s!
 
Quando eu era novinho, ganhei varios livrinhos com historias (encurtadas) e ilustradas dos 3 porquinhos e outras historias infantis like that.
Depois, lah pelos 8 anos, minha mae me deu o Pequeno Principe, que seria um livro mais serio.

Mas meu primeiro livro marcante foi A Casa do Meu Avo, do Ricardo Azevedo. Eu tinha uns 5 pra 6 anos. Esse livro marcou minha infancia, li ele umas 10 vezes na biblioteca da escola. Eh de versos livres, muito bom de se ler, ateh hoje. Lembra bastante Dr. Seuss nos versos, mas eh beeeem mais maduro!
 
Os feijões do Gigante. Eu tenho até hoje, junto com todos os meus livros infantis e pretendo dar de presente para o Éomer Jr.

img119dd.jpg
 
O primeiro livro que ganhei foi muito especial.
Foi um livro que eu encontrei enquanto eu vasculhava (escondida) os armários da casa da minha vó. Eu tinha uns 6 anos, e todas aquelas coisas guardadas a tanto tempo me instigavam a imaginação, e eu achava que um dia poderia encontrar um tesouro, ou algo assim.
Foi numa dessas que eu encontrei um pequeno livro, de capa vermelha, uma versão da Bíblia da Criança, ilustrada, com 60 páginas. Fora da minha mãe. A minha vó prometeu que, quando eu aprendesse a ler, ela me daria.

No ano seguinte, eu fiquei implorando pra vó, dizendo o tempo todo que tinha passado direto na primeira série, e que já sabia ler tudo, só pra ela me dar o livro.
Li e reli aquele livrinho vermelho até o meu segundo livro, que veio uns 3 anos depois: Laura Ingalls Wilder, Uma pequena cidade na campina.
 
Última edição:
Os primeiros livros com enredo que li foram da escola. Eu demorei até poder comprar meus livros com meu próprio dinheiro já que não ganhava mesada e meus pais não tinham grana pra ficar gastando com isso. Parece meio estranho da parte deles, mas não é difícil entender que para quem tem pouca escolaridade e uma família para criar, comprar livro é um luxo.

Enfim. Na escola eu me viciei na Série Vaga-lume da editora Ática, principalmente os livros do Marcos Rey, sendo o mais marcante O Mistério do 5 Estrelas. Isso me fez criar um gosto forte por Arthur Conan Doyle. Mas o primeiro livro que eu comprei com meu suado dinheirinho foi O Hobbit. :)
 
Última edição:
O primeiro livro que lembro de ler inteirinho sem ser gibis ou livros fininhos, foi "A Terra do Nunca e o Segredo das Fadas", da Disney! hahaha
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo