• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual foi o primeiro livro que você se lembra de ter?

Lucas_Deschain

Biblionauta
Fiquei curioso por saber qual foi o primeiro livro que vocês se lembram de ter, de ter ganhado ou comprado ou sobre o qual vocês tem uma memória afetiva grande e que, por esse motivo, ele aparece como o primeiro?

Quando tento lembrar, o que me vem a cabeça é um Dom Quixote, da Nova Cultural, que comprei na banca. Mesmo que hoje nem tenha mais essa edição (e nem tenha lido o livro ainda, :vergonha: ) tenha uma memória muito boa quando lembro dele forever alone na minha estante. Depois dele lembro que comprei também o Moby Dick, que saiu na mesma coleção.

Engraçado que até uns 3 ou 4 anos (a.k.a. antes de conhecer a Estante Virtual) praticamente nunca comprava livros, só os pegava em bibliotecas.

Umas imagens dos livros que falei para vocês verem:

Ver anexo 10675 Ver anexo 10676

(Só queria pedir para que vocês também coloquem as imagens das capas dos livros que vocês lembrarem, ah, e não deixem de contar suas historinhas de background do livro e talz)
 
O primeiro livro que eu me lembro de ter foi o primeiro livro que eu lembro de ter lido inteiro quanto era pequena, apesar de nao fazer ideia de quem tenha me dado. Era um livrinho bobo da disney, da pequena sereia, mas eu lembro do quanto fiquei orgulhosa de ter conseguido ler um livro inteiro.
Depois disso eu sempre pegava livros emprestado ou em biblioteca, mas nao me lembro qual foi o primeiro que comprei com meu proprio dinheiro :-\
 
Excetuando os livros de escola, os infantis e os quadrinhos, o primeiro livro que adquiri com minha mesada foi o primeiro número da coleção “Imortais da Literatura Universal”, Os Irmãos Karamazov de Dostoiévski, com tradução de Natália Nunes e Oscar Mendes.

Eis a imagem do referido livro:

Os Irmãos Karamazovi.jpg

Lembro-me que na época eu só li o começo dessa obra, não conseguindo prosseguir com a leitura, provavelmente devido a minha pouca idade (13 anos mais ou menos). Algum tempo depois foi que eu vim a ler esse magnífico clássico da literatura.
 
Última edição:
Gibis da turma da Mônica. Meu primeiro livro de literatura, com enredo e tudo mais, foi: Senhora - José de Alencar.
 
Na época de escola eu lembro de ter tido aqueles livrinhos paradidáticos e tal, mas o primeiro que tive com maior vontade de ler mesmo foi esse ó, livrão:sim:

Ver anexo 10678
 
Tirando os livros infantis.. que lia na escola e etc. O primeiro mesmo que eu comprei e que mais me marcou foi o Estudo em Vermelho do Conan Doyle.
Eu tinha uns 10 anos e fiquei viciada nesse tipo de história... fiquei uns 2 anos só lendo livros do Conan Doyle e da Agatha Christie...
 
Como vocês tão falando dos primeiros livros "de verdade" (com enredo e tal), o meu foi o primeiro Harry Potter. O primeiro livro que eu lembro mesmo era um sobre números, mas não sei autor nem título. E o meu primeiro nacional, só por curiosidade, foi Dom Casmurro.
 
o meu foi este, que li quando tinha 5 aninhos. foi presente de uma tia.

1300468861_178725143_1-Fotos-de--Livro-Meu-Livro-de-Historias-Biblicas.jpg


1300468861_178725143_3-Livro-Meu-Livro-de-Historias-Biblicas-Livros-Revistas.jpg
 
Minhas Memórias Livrescas são de livros de escola:

Vic-Lic, o Astronauta
A Fada que tinha ideias

Depois, eu li "A Vaca Voadora". E, por conta deste, comprei toda a coleção: "A Vaca Invisível", "A Vaca Misteriosa", A Vaca isto, a vaca aquilo...

"Cazuza" não era sobre o Cazuza. Lembro bem da história do velório (As crianças curtiam velórios pq não havia aulas naquela cidade do interior... isto até o dia em que um dos colegas morreu)

"A Morte tem 7 herdeiros", bem legal.

* * *
Os primeiros livros adultos (por minha conta) foram de Stephen King e policiais, Chandler e Christie, principalmente.
 
Nossa! Tem muita gente nova aqui... sô..... :0



O primeiro livro que comprei foi um jogo...

Nave Espacial Traveler - Steve Jackson e Ian Livingstone.


Detalhe.. esse livro NÃO TEM FINAL! A última página não foi impressa em nenhuma cópia que eu conheça!
 
"Dona Baratinha da Silva Só" de J.Pimentel Pinto.
Eu tinha sete anos e ganhei no Dia da Criança, da minha professora, a Dona Isaulina, com dedicatória e tudo. :amor:

Tenho ele até hoje.
Está em petição de miséria o coitadinho, mas não me desfaço de sua companhia de jeito nenhum.
Até achei na internet uma imagem da capa, mas prefiro tirar uma foto do meu.
Depois coloco aqui. :sim:
 
Eu lembro que tinha um de francês, eu vivia lendo e adorava falar palavras em francÊs (tudo errado, é claro). Esse livro me fez apaixonar pela língua francesa, mas meu cachorro fez xixi nele! :(
 
Lembro até hoje:Eu deveria ter uns 8 anos e estava naquelas lojas de 1,99.Quando vi que estavam vendendo livros por 1 real.Comprei Lira dos Vintes anos do Alvaro de Azevedo.Não devo ter entendido nada ,mas que eu li eu li.
 
Ué, não respondi esse ainda não?

Os primeiros livros que lembro de ler são os da escola mesmo. Os preferidos eram os que citei aqui. Engraçado que lia os meus livros e os dos meus irmãos, mas o contrário nunca aconteceu...¬¬

E o primeiro que comprei foi justamente um da coleção "Salve-se quem puder". Na verdade comprei dois ao mesmo tempo: "Em busca do templo perdido" e "Assassinato no avião da meia-noite", por indicação de um amigo da escola na época. Não sei quantos anos tinha, por volta de 10 talvez. Ainda tenho os livros, mas estou pensando em doar para alguma biblioteca ou amigo com filhos já que estão inteirinhos...
 
bom, o primeiro livro que lembro de ter lido foi... "A Vaca Mimosa e a Mosca Zenilda" - Sylvia Orthof :envergonhado:
É sobre uma mosca que acaba sendo engolida por uma vaca e viaja pelo corpo dela até sair...
não lembro a idade que tinha mas, se me lembro bem, achei o livro idiota naquela época, imaginem hoje :P

Ver anexo 10757
 
O primeiro livro que tive (tirando os infantis e gibis que lia na escola), foi A Escrava Isaura.Acho que deveria ter uns treze anos e o ganhei num concurso de redação da escola junto com o Triste Fim de Policarpo Quaresma, mas citei o outro porque realmente gostei e gosto da história, reli umas três vezes.
 
E o primeiro que comprei foi justamente um da coleção "Salve-se quem puder". Na verdade comprei dois ao mesmo tempo: "Em busca do templo perdido" e "Assassinato no avião da meia-noite", por indicação de um amigo da escola na época. Não sei quantos anos tinha, por volta de 10 talvez. Ainda tenho os livros, mas estou pensando em doar para alguma biblioteca ou amigo com filhos já que estão inteirinhos...

Putz, que bela lembrança Jorge, lembro que era a maior competição para ver quem ia pegar os da coleção Salve-se quem puder no colégio. O f*** é que sempre tinha um filho da mãe que escrevia no livro e acabava deixando algumas brincadeiras sem graça. Lembro daquelas gravuras cheias de objetos em que tinha-se que pensar em uma saída para um personagem, tipo quando numa sala toda bagunçada com janelas altas, o leitor o tinha que, vasculhando entre os objetos, pensar em uma forma dos personagens alcançarem as janelas e poderem sair dali. Muito fera!

bom, o primeiro livro que lembro de ter lido foi... "A Vaca Mimosa e a Mosca Zenilda" - Sylvia Orthof :envergonhado:
É sobre uma mosca que acaba sendo engolida por uma vaca e viaja pelo corpo dela até sair...
não lembro a idade que tinha mas, se me lembro bem, achei o livro idiota naquela época, imaginem hoje :P

Pior é que lembro que olhava esse livro na prateleira mas nunca me empolguei em pegá-lo.

***

Me lembro que encontrava uma porrada de clássicos naquelas edições bem simplezinhas da editora escala. Não sei como era feito o esquema de traduções, se era plágio igual aos livros da Martin Claret, mas sei que era barato pra caramba, me lembro de ter comprado uma porção. Eram tipo esses daqui ó:

Ver anexo 10766 Ver anexo 10767

Independente da qualidade das edições e dos trâmites que envolveram sua publicação etc. tenho uma memória afetiva muito da boa em relação a essas edições. Alguém mais?
 
Eu lembro que tinha um do Pinóquio, que não existe mais e um outro que não lembro o título e nem nada...
E depois de "grande" lembro que me apropriei do livro A Perseguição de Sidney Sheldon que a minha irmã ganhou do colégio, esse tenho até hoje!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo