• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Viagens no tempo

sobre o q? milseimos de segundo?! eu vi na discovery q seria questo de acima de 5 ateh 30 min.......

e outra coisa.. se existe essa variante.. logo, existe a "viagem" temporal
 
nao!!!! o tem po so passa mais devagar para quem esta viajando mais rapido..... isso nao eh significamte o suficiente para atrazar tanto tempo o relogio do seu pai... (o relogio do seu pai deve ser levado as pressas ao relojoeiro) ela dilataçao eh muito pequena nas velocidades q o homem atinge hoje em dia....

abraços Dwarf

ps.: niguem me respondeu ainda onde o tempo fica guardado......
 
Logan Macloud disse:
ps.: niguem me respondeu ainda onde o tempo fica guardado......

Na caixinha de jóias de uma bela princesa.

É lógico que a pergunta não tem cabimento :) Quanto olhamos algo, estamos vendo esse algo no passado, sempre, por mais ínfimo que seja esse tempo passado. O tempo fica guardado na velocidade da luz.
 
veio essa pergunta foi feita apenas para as figuras q dizem q vc pode voltar no passado coisa q nem eu nem vc acreditamos..... eu concordo com vc q apenas poderemos ver o nosso passsado mas sem podermor interagir com ele... eh tudo uma questao de conseguirmos ultrapassar a luz q foi emitida no evente q gostariamos de presenciar.......

abraços Dwarf
 
Deriel disse:
Se perceberem, o conceito de viagem no tempo dos cientistas e dos leitores de ficção científica ou fãs de cinema e leigos é diferente. De todas as teorias sérias que tive contato até agora nenhuma se falava em viajar no tempo para um instante ANTERIOR ao momento da viagem.

Isso! em algum lugar do Insonia (dá-lhe pesquisar!) eu tinha postado esse tipo de exemplo:
"A proposta diz q só se pode viajar pro passado até o momento em q foi construída a 1a máquina do tempo. A viagem é através de um wormhole com as duas pontas em pontos distintos do espaço-tempo. Só se pode viajar até a época em q está a mais antiga das aberturas. Nada mais é q um tunel.
Ex: o wormhole é criado em 2050. Uma das aberturas é levada até 2100. A viagem só é possível entre esses 2 pontos. Mas, o tempo vai passando nas 2 aberturas, então o tunel ligará tb 2051-2101, 2052-2102, etc. Não daria para voltar para antes de 2050. "


Omykron disse:
sobre o q? milseimos de segundo?! eu vi na discovery q seria questo de acima de 5 ateh 30 min.......

e outra coisa.. se existe essa variante.. logo, existe a "viagem" temporal
É uma questão de conceito, mas muitos só consideram "viagem" de fato qdo o cara tem a possibilidade de ir e voltar. Pela relatividade, se vc viajar muito rápido, vai parar no "futuro" (em relação aos q ficaram). Mas vc não pode voltar pro "seu" tempo presente. Tb não vale congelar um cara e acordá-lo 500 anos depois. Ele acorda no futuro, mas não pode voltar.
Então, ida e volta fazem parte.
 
hum..erh..alguém pode me explicar pq a gravidade pode afetar na passagem do tempo?juro q não vejo ligação.... :o?: ....
Pela velocidade da luz eu já li um pouco e jah tiinha uma noção, e lendo aqui ficou mais claro..agora esse negócio de corrente de milhões de toneladas e..tal..não entrou na minha cabeça....

Sobre a hipótese de linhas de tempo paralelas e tal..meu prof de física uma vez, ao discutirmos Matrix, disse sobre , eu acho que é a hipótese de alguém...descupem, mas não lembro mais detalhes, q universos paralelos se formariam o tempo todo..ao jogar uma moeda pra cima, dois universos "se separariam' e em um cairia cara e no outro coroa..mas isso é realmente mta vioagem , pq aja universos..imagina..um mínimo inseto andar para um lado ou para outro...aí sim seria uma loucura para viajar no tempo, q tempo?qual seria o certo?como voltar?
Bem, desculpa fugir do tema e acrescentar algo nada teorizado,mas eh que achei algo interessante, queria saber se alguém mais conhece....o principal mesmo eh a minha dúvida....
 
Existe um teoria mais concreta sobre como viajar no passado... Seriam necessarias algumas coisas (por sinal bem complicadas)

1 - Criar um buraco d minhoca (n vo falar wormhole pq eu sou brasileiro :? ) artificial, e jogar uma grande quantidade de energia negativa para q o buraco de minhoca nao se tornasse um buraco negro...
2 - uma ponta desse buraco de minhoca deveria ficar na terra, a outra, uma nave rebocadora deveria conduzir ateh as proximidades de uma estrela de neutron
3 - como a gravidade da estrela de neutron é bem maior, as duas aberturas estariao separadas por tempo e espaço... atravesse o buraco e voce estará no passado...
* voce nao poderia voltar a um tempo antes do que o buraco de minhoca foi feito

Só que é como o Deriel disse, a viagem ao passado "cientifica" é muiiiiiiito diferente da viagem ao passado da ficçao... :roll:
 
Continuando o papo que estava rolando no tópico "Velocidade da Luz":


virus disse:
1o - Viagens no tempo NAO tem q ter ida e volta (isso é coisa de ficçao, mas se eh sua opiniao...)

Isso é a viagem ao futuro perante a visao cientifica... Agora se voce é um leitor de ficçao que acha q viajar no tempo é ir para o ano 4000, depois ir para a época dos dinossauros e entao voltar para o nosso tempo...

Bom ponto pra recomeçar a conversa.

Se eu entendi direito o teu ponto de vista, você não acha possível viajar para trás no tempo, até aí ótimo, eu também concordo, agora, então pra que raios adianta viajar só para o futuro?

Quem seria louco o suficiente, em termos econômicos, para gastar montanhas de dinheiro num investimento desse tipo? E que cientista gastaria seu tempo e energia para uma experiência desse tipo? E outra coisa, como eles saberiam que a experiência deu certo????


____________________________________________________________
E para o "virus": já que você está criticando tanto a ficção científica, pense em duas coisas (dava até pra fazer um tópico pra discutir o tema e as variantes :wink: ):
1. Satélites Artificiais
2. Arthur C. Clarke
Pra bom entendedor isso é suficiente! :mrgreen:
 
Permitam-me a participação na discussão, pois acabei de me associar ao Clube:

Acredito que Engethor fez colocações apropriadas sobre três possibilidades de viagem no tempo. A citação sobre o Tipo 2, ou seja, várias linhas de tempo, citando o seriado Sliders, é bastante prudente.

Utilizando-me desse mesmo raciocínio, o qual sempre tive, não acredito que exista o Tipo 1. As duas únicas possibilidades que eu vislumbro, com a cultura que temos hoje, são somente o tipo 2 ou o tipo 3. Vejamos:

Se for possível viajar livremente no tempo, seja de que forma ou por qual método for, gerando um panorama tipo 2, existirão também infinitos mundos paralelos, pois qualquer deslocamento temporal para o passado gerará um paradoxo simplesmente pelo mero fato da viagem. O passado estará alterado a partir do deslocamento do viajante, e uma nova linha do tempo será criada, conseqüentemente, um universo paralelo, já que o tempo é uma das dimensões do nosso universo.

Dessa forma, questionamentos sobre a possibilidade de se matar um avô perdem o sentido, pelo menos para mim, pois o viajante do tempo perde qualquer identidade com o universo do qual partiu, e para o qual jamais retornará. Não sei se estou sendo suficientemente claro.

Por outro lado, a hipótese do tipo 3 me parece mais plausível, caso admitíssemos realmente possível a deslocamento no tempo para o passado. Ou seja, aquela viagem já estava prevista na própria linha do tempo, e as alterações havidas já estão embutidas em toda a história do futuro daquele ponto no passado para o qual se retornou. É mais ou menos como o conceito de "destino", como se tudo já estivesse escrito, e voltar no tempo para impedir que alguém seja morto ou para jogar na loteria já são eventos programados par acontecer.

______________________

De toda forma, eu encaro que o deslocamento temporal para o passado não é possível. Não só pelos paradoxos causados, mas até mesmo por uma questão de lógica e de ceticismo. Gostaria que alguém realmente me provasse que estou enganado, até porque sou bastante aberto a novas concepções e novas idéias. Até mesmo o deslocamento temporal via wormhole não é exatamente uma viagem ao passado, pois o evento estava planejado para ser dessa forma. E se o viajante retorna ao passado e destrói o wormhole gera-se um paradoxo, ou, como se diz na Filosofia, uma aporia, uma questão sem solução lógica aparete para a qual simplesmente determinaoms uma resposta que nos é mais conveniente ou parece-nos mais apropriada, mas sem a certeza pura da verdade.

Sendo assim, aproveitando a oportunidade para responder ao questionamento do Logan Macloud, o passado não está guardado em canto nenhum pois ele não existe. Ele já existiu, mas hoje não existe mais. Um conceito bastante interessante sobre essa perspectiva está no filme baseado em uma obra de Stephen King chamado Langoleers (Fenda no Tempo, em Português, se não me engano). O fato é que existem criaturas chamadas Langoleers que simplesmente se encarregam de devorar o passado, e por um acidente que fez com que a tripulação sobrevivente de uma avião que crusou uma fenda no tempo e ficou com o tempo retardado em relação ao restante do mundo foge desesperadamente dessas criaturas, pois nada permanece no passado, pois o mesmo não existe.

O tempo seria, dessa forma, como um vagão de trem em permanente movimento. Se você sai do vagão, você não está mais em movimento, e não há um vagão no passado ou um no futuro: somente existe o vagão do presente. No entanto, existem métodos de se acelerar o tempo, ou seja, envelhecer menos depressa do que os viajantes do vagão, e é isso que demonstra a Teoria da Relatividade Especial de Einstein.

Já com relação a dúvida de yávië, a gravidade afeta o tempo porque a força gravitacional, que é uma das forças do universo, tem o poder de afetar no curso das coisas. Sequer a luz escapa de um buraco negro, cuja densidade gravitacional é altíssima, e a luz que consegue escapar da órbita de uma entidade desta é, no mínimo, desviada, e a velocidade de seu curso é reduzida como se fosse uma forma de "lutar, resistir" à pressão da gravidade do buraco negro. Se a luz e a energia são alteradas pela força gravitacional, compreende-se que o tempo também seja, o que já foi inclusive teorizado e comprovado pelas teorias de Einstein, que demonstrou que o tempo não é absoluto, mas sim depende de um conjunto de fatores como velocidade no deslocamento espacial e forças atuantes no sistema, sendo uma dessas forças a força gravitacional (as outras forças são a força fraca e a força forte que existem nos átomos, e a outra, se não me engano, é a eletromagnética).

Espero não ter cometido muitos erros lógicos ou mesmo de informações físicas. Sou um mero estudioso por hobby de assuntos dessa natureza. :D
 
Logan Macloud disse:
por favor oq eh energia negativa????

Dwarf

Ah, esqueci de comentar isto.

Acho que o que se quis falar aqui como energia negativa é resultado do conceito de anti-matéria, partículas que possuem as propriedades da matéria invertidas, ou seja, massa negativa, elétrons positivos, núcleos atômicos negativos etc.

No entanto, não se consegue sintetizar anti-matéria atualmente, visto que demandaria uma grande quantidade de energia para isso, e, mesmo assim, as particulas seriam muito instáveis, durando nada mais do que pouquíssimos milissegundos...

Em tese, o choque entre partículas de anti-matéria e de matéria geraria a anulação das duas, liberando uma quantidade impressionante de energia. E é com esse conceito que, por exemplo, as viagens espaciais na saga Jornada nas Estrelas é pensada.
 
vamos lá , caro GVale seus posts estao impecaveis ... no entanto eu teria q fazer apenas dois retoques.....
primeiro
desviada, e a velocidade de seu curso é reduzida
bem meu caro vc tem q se lembrar q a velocidade da luz no vacuo NAO pode ser reduzida de NEHUMA forma..... bem a luz q passa prossima ao buraco negro srfe apenas uma modificaçao em sua tragetoria...... eu nam acrdito q ela mude de cumprimeto de onda...... mas como podemos ver em corpos super massivos mas nao tanto quanto o buraco negro a luz quando fica tentando fugir de dentro desses corpos sofre uma alteraçao em seu cumprimento de onda em casos como os de estrelas de neutrons essas alteraçoes sao MUITO signifcativas.....

No entanto, não se consegue sintetizar anti-matéria atualmente

a cinco anos a frança conseguiu sintetizar nove atomos de ante particulas.... , e as ante partuculas sao criadas todos os dias q o cern (um acelerador de particulas) trabalha... elas resultam de interaçoes variadas......

voltando ao termo energia negativa..... bem isso NAO existe.... pq nao existe?? eh bem simples energia eh temperatura q eh movimento nao existe nem temperatura negativa (escala kelvin) nem movimento negativo dai NAO existe energia negativa...

abraços Dwarf
 
Logan Macloud disse:
a cinco anos a frança conseguiu sintetizar nove atomos de ante particulas.... , e as ante partuculas sao criadas todos os dias q o cern (um acelerador de particulas) trabalha... elas resultam de interaçoes variadas......

Realmente é possível produzir, mas o que acontece, como eu disse, é que não se tem controle sobre a longevidade e a manutenção da estabilidade dessas particulas. Simplesmente se força a sua criação mas ela se desestabiliza em milissegundos. Dessa forma, se torna inviável a utilização de energia provinda do choque de matéria com anti-matéria (até mesmo pela incapacidade tecnológica atual de se utilizar essa energia de forma coordenada e racionada), bem como a utilização dessas particulas para outors fins como a suposta estabvilização de wormholes existentes.

Era isso o que eu pretendia dizer mas não tenho certeza se me fiz suficientemente claro. Muito obrigado pela correção sobre a variação no cumprimento das ondas da luz e por esta observação. :)
 
Mentor disse:
Continuando o papo que estava rolando no tópico "Velocidade da Luz":


virus disse:
1o - Viagens no tempo NAO tem q ter ida e volta (isso é coisa de ficçao, mas se eh sua opiniao...)

Isso é a viagem ao futuro perante a visao cientifica... Agora se voce é um leitor de ficçao que acha q viajar no tempo é ir para o ano 4000, depois ir para a época dos dinossauros e entao voltar para o nosso tempo...

Bom ponto pra recomeçar a conversa.

Se eu entendi direito o teu ponto de vista, você não acha possível viajar para trás no tempo, até aí ótimo, eu também concordo, agora, então pra que raios adianta viajar só para o futuro?

Quem seria louco o suficiente, em termos econômicos, para gastar montanhas de dinheiro num investimento desse tipo? E que cientista gastaria seu tempo e energia para uma experiência desse tipo? E outra coisa, como eles saberiam que a experiência deu certo????


____________________________________________________________
E para o "virus": já que você está criticando tanto a ficção científica, pense em duas coisas (dava até pra fazer um tópico pra discutir o tema e as variantes :wink: ):
1. Satélites Artificiais
2. Arthur C. Clarke
Pra bom entendedor isso é suficiente! :mrgreen:

1 - Voce nao entendeu direito meu ponto de vista
2 - Teria muita utilidade, mas aí vai da opiniao pessoal de cada um
3 -Eu nao to criticando ficçao cientifica... mas este clube NAO é de ficçao cientifica... entao NAO deveriamos discutir sobre ficçao cientifica neh?
4 e ultimo - como eu já tinha dito antes... se eh pra continuar discutindo soh um com o outro atrapalhando o andamento do topico eh melhor faze-lo em mp
 
A prova mais concreta de que viagem no tempo é impossivel é o fato de ainda não termos recebido nenhuma visita de turistas vindos do futuro.
 
Luthien_Star disse:
A prova mais concreta de que viagem no tempo é impossivel é o fato de ainda não termos recebido nenhuma visita de turistas vindos do futuro.

Não necessiariamente... os viajantes podem estar entre nós sem que saibamos. E isso não é necessariamente uma "teoria de conspiração". Vejamos:

1. Se é possível a viagem no tempo, há de se observar que o controle deste poder, num futuro em que o mesmo exista, pode se dar de duas formas: a) por meio secreto, para fins militares, e nesse panorama viajantes do tempo não seriam necessariamente "turistas", e; b) se fosse uma tecnologia de fins científicos, comandado pela comunidade acadêmica, é bastante capaz de que exista um órgão internacional que controle as viagens no tempo, procurando evitar alterações profundas na linha do tempo (porque somente o fato da viagem já é suficiente para que ocorra a alteração, como eu expliquei no meu comentário algumas mensagens antes), e a forma mais eficiente de se minimizar estes efeitos é não anunciando que a pessoa seja um viajante do tempo, porque existem elementos típicos envolvidos nisso tudo: o egoísmo e a ganância humanos.

2. Há teorias (que eu não levo muito a sério, e que, infelizmente, não recordo a fonte, mas prefiro citar o fato do que deixá-lo passar em branco, por mais que seja uma espécie de afronta ao que preza este Clube) de que importantes personaliades históricas que contribuíram com grandes quebras de paradigma no pensamento filosófico e científico seriam viajantes no tempo, como Jesus Cristo, Leonardo Da Vinci, Isaac Newton, Albert Einstein etc. O que dizer, então, de figuras como Nostradamus e Julio Verne? :mrgreen:
 
ONDE ESTA GUARDADO O TEMPO MEU DEUS?????? nao eh possivel viajar de volta no tempo pq ele ja passou.... nao tem como voltar.... ele nao fica guardado em algum lugar esperandu q vcs achem um jeitinhu de abrir a caixinha....... nao dá!!!


abraços Dwarf
 
Acho que você não prestou atenção ou então esqueceu o que eu disse na minha primeira mensagem neste tópico. Vamos lá:

Iarwain Ben-adar disse:
De toda forma, eu encaro que o deslocamento temporal para o passado não é possível. Não só pelos paradoxos causados, mas até mesmo por uma questão de lógica e de ceticismo. (...)

Sendo assim, aproveitando a oportunidade para responder ao questionamento do Logan Macloud, o passado não está guardado em canto nenhum pois ele não existe. Ele já existiu, mas hoje não existe mais. Um conceito bastante interessante sobre essa perspectiva está no filme baseado em uma obra de Stephen King chamado Langoleers (Fenda no Tempo, em Português, se não me engano). O fato é que existem criaturas chamadas Langoleers que simplesmente se encarregam de devorar o passado, e por um acidente que fez com que a tripulação sobrevivente de uma avião que crusou uma fenda no tempo e ficou com o tempo retardado em relação ao restante do mundo foge desesperadamente dessas criaturas, pois nada permanece no passado, pois o mesmo não existe.

O tempo seria, dessa forma, como um vagão de trem em permanente movimento. Se você sai do vagão, você não está mais em movimento, e não há um vagão no passado ou um no futuro: somente existe o vagão do presente. No entanto, existem métodos de se acelerar o tempo, ou seja, envelhecer menos depressa do que os viajantes do vagão, e é isso que demonstra a Teoria da Relatividade Especial de Einstein.

Eu não acredito em viagem no tempo. Não para o passado. Concordo com você. Mas a minha resposta acima foi unicamente baseada numa remotíssima possibilidade de que este evento temporal seja possível e viável. Parti de suposições para basear uma linha de raciocínio lógico. Foi só. :mrgreen:
 
O viajante do tempo

NOVA YORK - Investigadores federais prenderam um enigmático aplicador de Wall Street acusado de ter acesso a informações internas e privilegiadas. E, incrivelmente, ele alega ser um viajante do tempo do ano 2256!


Fontes da Comissão de Segurança confirmam que Andrew Carlssin, de 44 anos, ofereceu esta bizarra explicação para seu incrível sucesso no mercado de ações, após ser levado algemado em 28 de janeiro.

"Não acreditamos na história desse cara - ou ele é um lunático ou um mentiroso patológico", disse um membro da Comissão. "Mas o fato é que, com um investimento inicial de apenas 800 dólares, em duas semanas ele tinha um portfólio avaliado em 350 milhões de dólares. Toda transação que ele fez deu lucros, em áreas inesperadas dos negócios, o que não pode ser simplesmente sorte.

Ele só pode ter conseguido através de informações internas ilegais. Ele vai ficar sentado em uma cela na Ilha Riker até concordar em divulgar suas fontes".

Quando investigadores pressionaram Carlssin durante o interrogatório, foram surpreendidos por uma confissão que durou quatro horas. Carlssin declarou que viajou de volta no tempo a partir de 200 anos no futuro e que seu conhecimeto dessa era lhe permitiu acumular a fortuna que obteve. "Era tentador demais para resistir", teria dito Carlssin durante a confissão, que foi gravada em videotape.

Para provar que estava falando a verdade, Carlssin se ofereceu para falar sobre "fatos históricos" como a cura da AIDS e o real esconderijo de Osama Bin Laden. Tudo o que ele quer é que permitam que volte ao futuro em sua "nave temporal". Mas ele se recusa a revelar a localização da máquina ou falar como ela funciona, supostamente com medo de que a tecnologia "caia em mãos erradas".

O mais intrigante é que os agentes ainda não encontraram nenhum registro existente sobre qualquer Andrew Carlssin antes de dezembro de 2002.

Fonte: 'TIME-TRAVELER' BUSTED FOR INSIDER TRADING
http://tv.yahoo.com/news/wwn/20030319/104808600007.html


:lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo