• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Discussão [1ª temporada] Episódio 3 (com spoilers)

Qual sua nota para o terceiro episódio da primeira temporada?


  • Total de votantes
    37
Chiuhawarg.

E realmente faz sentido que o Halbrand

Venha a ser um dos 9. Não sei se faria sentido ele ser o witch King of angmar porque ele não é de angmar, né? Angmar é a região ao leste de Arnor se eu entendi direito. Claro que a série pode fazer um malabarismo para justificar isso. Dizer que ele só teria ido "assumir o trono de angmar" depois, algo assim. Mas não sei se isso é factível, porque a série quer fazer dele um herói a la Han Solo, safado mas gente boa. Não vejo a série transformando ele no witch King. Claro, posso estar enganada. Mas que seria legal, seria. Não dá pra todo mundo ser bonzinho assim, maniqueista. É bom uns tons de cinza, uns personagens mais ambíguos.
 
Chiuhawarg.

E realmente faz sentido que o Halbrand

Venha a ser um dos 9. Não sei se faria sentido ele ser o witch King of angmar porque ele não é de angmar, né? Angmar é a região ao leste de Arnor se eu entendi direito. Claro que a série pode fazer um malabarismo para justificar isso. Dizer que ele só teria ido "assumir o trono de angmar" depois, algo assim. Mas não sei se isso é factível, porque a série quer fazer dele um herói a la Han Solo, safado mas gente boa. Não vejo a série transformando ele no witch King. Claro, posso estar enganada. Mas que seria legal, seria. Não dá pra todo mundo ser bonzinho assim, maniqueista. É bom uns tons de cinza, uns personagens mais ambíguos.

Faria sentido o Halbrand

ser o rei bruxo pela preponderância dada a ele até agora, o que acho que não se justificaria para um nazgûl "qualquer".

E sobre o epíteto "de Angmar", ele só surge mesmo na terceira era, quando o rei Bruxo se estabelece lá. A origem dele é incerta, mas possivelmente numenoreana.
 
Achei esse terceiro episódio beeeeem melhor que os dois primeiros.

Com exceção do warg e do close na Galadriel cavalgando, foi tudo bem bom.

Os anões fazem falta, mas acho que fica melhor assim, centrando mais em cada arco do que ficar pulando loucamente de um pro outro, mostrando tudo sem mostrar nada direito.
 
Acho que mais e mais dá para dizer que o público - em geral, mas em sua maioria, me parece - se importa genuinamente com os personagens, inclusive com os personagens novos ou os que foram só mencionados de relance nos livros.

Baita vitória para a série. Por enquanto, claro. Meio cedo ainda. MAS devo dizer que eu achei que seria uma b... Tipo, nível episódio 9 de star wars. Era bem isso que eu achei que seria. Eu estava com a impressão de que essa série seria tão ruim, mas tão ruim, mas tão ofensivamente ruim que faria a gente achar a trilogia do hobbit passável.

Não que eu achasse que a série fosse ser mal editada, com visuais mal feitos, ou MUITO MENOS pela diversidade no elenco. Eu achei que o que ia ferrar seria a falta de source material - isto é, o fato de que os direitos de adaptação foram tão, mas tão restritos que isso indicava duas coisas: 1. afobação e ganância da amazon (afinal, quem compra os direitos de praticamente nada? só quem está desesperado para competir com a netflix e a hbo, certo? "custe o que custar"); 2. o excesso de liberdade criativa (fanfic) para adaptar em algo looooongo um material quase inexistente, que costuma ser bem problemático (vide game of thrones, trilogia hobbit etc).


Por enquanto Rings of Power está assim:

Keanu Reeves Matrix GIF by PeacockTV



Mesmo que fique uma b... depois, já está mil vezes melhor do que eu pensei que seria. Eu achava que seria uma b... desde o começo. E definitivamente não está sendo.
 
Foi o episódio mais abominante e abominador da série até o momento. Galadriel em Numenor na época do Ar-Pharazon sem ao menos 1 anel de poder forjado, Orcs Vampiros que queimam a luz do sol, humano mais sábio que a Galadriel na corte de Numenor, a tentativa de forjar um novo Legolas com o elfo pardo acrobata. O ser que caiu do céu sem explicação até o momento. Nem sei por onde começar. Na minha opinião o ep 3 encerrou qualquer possibilidade de salvar aquilo ali que não é obra de Tolkien, mas sim, obra de crianças roteiristas que leram o resumo do resumo dos contos inacabados.
 
Última edição:
Quando a Gala apareceu, no início do terceiro episódio, olhei para os cabelos dela e pensei: MIGA, BORA MATIZAR OS FIOS? (Como vocês bem sabem, estou aqui para fazer comentários inúteis; deixo os comentários com terno e gravata para vocês. Não me desapontem!). Momentos depois, me dei conta de um negócio: a Gala é mezzo profetiza (vejam como ela aparece, no navio, a roupa, os pés, os cabelos desgrenhados. Perfeição pura! Tá, essa coisa de pureza meio que fica explícita com aquele mantinho azul, ali... fazer o quê?) mezzo amazona. Num precisa matizar os cabelos, não, miga.

SEM-A-MENOR-CONDIÇÃO-NA-BELEZA-DE-NÚMENOR! pena que vai cruzeirar. PELO-AMOR-DE-ILÚVATAR-QUE-TREM-LINDO! EU QUERO NAMORAR, CASAR E TER FILHOS COM NÚMENOR!

Assim, sem brincadeira, sem querer ser do contra, eu adorei o close da Galadriel no cavalo. Sei que sou a única, mas adorei, mesmo. Até tirei print pra botar como imagem de cabeçalho.

 
Já perceberam como alguns haters só conseguem apontar desvios em relação ao "cânon"?
Nada além, nunquinha. É como se a "fidelidade à fonte" fosse a régua suprema para avaliar uma obra de arte, quando deveria ser, se muito, um apêndice à crítica e à fruição. Já sabemos que não vão seguir à risca o material de origem. Virem o disco. :naoteouc:

Baita episódio. Melhor que os dois primeiros.
Se continuar melhorando, vai dobrar a meta.

Sim, o warg ficou tosquinho.
Sim, os proto-hobbits continuam o núcleo mais chato.
Sim, foi bem cringe a câmera lenta no cavalo.

Afora isso, não fica devendo nada a nenhuma série foda de fantasia por aí.
E estamos adorando esse formato com episódios de uma hora.

#VemQuartoEpisódio
:dance:
 
Já perceberam como alguns haters só conseguem apontar desvios em relação ao "cânon"?
Nada além, nunquinha. É como se a "fidelidade à fonte" fosse a régua suprema para avaliar uma obra de arte, quando deveria ser, se muito, um apêndice à crítica e à fruição. Já sabemos que não vão seguir à risca o material de origem. Virem o disco. :naoteouc:

Baita episódio. Melhor que os dois primeiros.
Se continuar melhorando, vai dobrar a meta.

Sim, o warg ficou tosquinho.
Sim, os proto-hobbits continuam o núcleo mais chato.
Sim, foi bem cringe a câmera lenta no cavalo.

Afora isso, não fica devendo nada a nenhuma série foda de fantasia por aí.
E estamos adorando esse formato com episódios de uma hora.

#VemQuartoEpisódio
:dance:
Que seja então 'O Senhor do Anéis: Os anéis de poder da prime amazon' O anel mestre provavelmente será o do Bezos.
Vai desfigurar a obra inteira? Isso se chama subversão da obra o que ele estão fazendo. O bostileiro analfabeto nunca entenderá é incapaz de ler, enfim, curta os efeitos especiais.
E não raro esses guardiões de Tolkien têm uma leitura bem obtusa da obra. Deixam passar coisas por muitas vezes básicas pra quem se diz tão fiel ao professor.
Você nunca leu um livro na vida por isso nunca entenderá.
 
Assim, sem brincadeira, sem querer ser do contra, eu adorei o close da Galadriel no cavalo. Sei que sou a única, mas adorei, mesmo. Até tirei print pra botar como imagem de cabeçalho.
Eu amei também. A delicadeza da cena mostrando os detalhes e a simplicidade me cativaram.

Eu estou amando a série justamente por isso - como já falei antes - , Tolkien pra mim é muito mais sobre o esplendor e a diversidade cultural, então em nenhum momento eu achei a série devagar ou enfadonha, ao contrário, eu não consigo piscar de tão interessante.
 
Acho que da perspectiva da cultura de massa, o terceiro episódio é um triunfo notável: quem assistiu a ele vai querer ver o quarto, ao menos aqueles que têm a boa vontade de consumir o produto.
Isso porque o que o dinheiro compra — tecnologia e elenco — fez uma grande entrega hoje, efetivamente de encher os olhos e deleitar o espírito. Mas também porque o roteiro melhorou consideravelmente em relação ao primeiro e segundo episódios.
É claro que ainda há más escolhas, a meu ver, como a necessidade de criar um diálogo de efeito entre Galadriel e Halbrand na chegada a Númenor, quando ela deveria ter reconhecido os númenóreanos assim que subiu ao convés do navio e viu que tipo de embarcação era, como se vestia e falava a tripulação. Mas, de fato, quem não é leitor de Tolkien nem se percebe essas coisas. Percebe, sim, a necessidade de criar outro diálogo entre os dois na prisão e o teletransporte dela de um lado para o outro da ilha. 🤭 Contudo, nesse terceiro episódio observei menor quantidade desses subterfúgios, que no primeiro e segundo eram quase a regra.
A esse tipo de espectador — leitor de Tolkien — creio que, mais do que estranhar, a tal da compressão temporal atordoa. Ainda assim, até esse aspecto ficou mais bem trabalhado, pois agora se sabe que tudo foi comprimido para caber no tempo das vidas de Elendil e de seus filhos. No entanto, me pergunto, caso esse período de tempo abranja toda a série, de onde é que vão tirar tanta matéria para cinco temporadas. Afinal, a fonte do roteiro, digamos assim, é apenas o fim da Segunda Era. E como disse Sadoc, é o fim mesmo 😅
A propósito, finalmente vi Tolkien! 🙌🏽 Os "proto-hobbits" nesse episódio estão bastante tolkienianos. Quase todas as falas deles soam familiares ao leitor de Tolkien, a julgar pelo meu ouvido. A cerimônia de partida ficou comovente. Ô Amazon, promova quem escreveu essas cenas a roteirista-chefe que vai ser sucesso! 👍🏽
O ponto baixo, para mim, continua sendo essa protagonista histérica e vingativa. Gente, aquela fala dela na Sala do Trono é, em Tolkien, própria das personagens de coração mais endurecido ou malévolo. 👎🏽
Também tenho indagações, mas vou separá-las da crítica propriamente dita.
 
Última edição:
Não vou usar spoiler porque não ligo e porque é tópico de episódio, né, gente, que coisa cansativa. Quem vem em um tópico de episódio para ler impressões gerais e não para ver spoiler?

O episódio foi muito bom mesmo, melhor que os dois primeiros, embora ainda padeça daquele problema da localização: cenários simplórios e até malfeitos em comparação com a fotografia, mas acho que GoT sofria do mesmo problema cenas de salões como hubs preparatórios da ação, salões de diálogo etc. É um problema desse formato, acredito.

Outros problemas foram umas derrapadas no feeling e no ritmo como a Galadriel cavalgando e boa parte dos diálogos com ela, mas melhorou muito, vi uma aceitação rápida da oferta de Elendil, de modo que parece que estão afinando melhor o ritmo. As cenas em Númenor são deslumbrantes, ponto alto do episódio como imaginávamos, e o lore não desapontou. Halbrand está se mostrando surpreendente, mas não achei forçada essa linhagem dele como descendente direto dos senhores que juraram lealdade a Morgoth, poderia muito bem vir a se tornar um nazgul, embora não creie que seja exatamente o Rei.

Harfoots deu uma andada, e com um desenvolvimento até meio óbvio. O Estranho puxar aquela carroça dos Brandyfoot é um deus ex machina que já estava se formando desde que foi descoberto pelos demais hobbits.

O núcleo que era o mais interessante, o do Arrondir, acabou sendo o mais decepcionante. Não me convenceram nem aquelas cenas de luta nem o chihauwarg nem todo o desenvolvimento narrativo, vamos ver se melhora no próximo.

Mas são defeitos muito pontuais, quase que não dá pra perceber. O que é perceptível e dói um pouco é a compressão temporal, eu não sei se adiantar logo a Era para o final é uma ideia muito louvável, mas vamos ver.
Que seja então 'O Senhor do Anéis: Os anéis de poder da prime amazon' O anel mestre provavelmente será o do Bezos.
Vai desfigurar a obra inteira? Isso se chama subversão da obra o que ele estão fazendo. O bostileiro analfabeto nunca entenderá é incapaz de ler, enfim, curta os efeitos especiais.

Você nunca leu um livro na vida por isso nunca entenderá.
Não, o problema é que você está julgando a série exatamente como os nerdolas de 2001 julgaram os filmes, com uma régua de gente ignorante que não sabe fruir uma obra de arte. É uma crítica boba, e infantil. Ademais, os problemas de compressão temporal foram confessados logo no começo, é um choro inútil.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.494,79
Termina em:
Back
Topo