Meu caro, onde consta que ela é a consultora oficial? Não achei essa informação. Se estiver nos vídeos que você postou, my bad, ainda não consegui assistir.
Vixe....
Fazendo então uma correçãozinha pq faltou incluir as aspas ...Acho que dá pra dizer assim: olhando a evidência disponível, tipo o fato que é o nome dela que aparece citado no artigo da Vanity Fair e a sincronicidade da matéria nela com o artigo que a Maldonado e a Fimi co-redigiram sobre o backlash do "racismo", a dedução que me parece ser natural fazer seja por esse caminho ....
Tb reforça essa impressão o fato de que são as duas que estão na mesma mesa redonda do mês de outubro do ano passado com o apresentador sendo o cara com óculos que viria a ser o "âncora" da The Ring. net na liberação do teaser.
Daí que, embora a Amazon não esteja mais divulgando o nome dos pesquisadores tolkienistas dando subsídio teórico pra série depois da treta com o Shippey, as pistas apontam pra conclusão de que a Maldonado preencheu a vaga dele com o suporte da Fimi e de outros scholars na Tolkien Society como o Andrew Higgins.
Mas, isso, é claro, é, principalmente, chute meu.... Então eu diria que é "extraoficialmente oficial"
Eu não acho que eles vão, tão logo assim, colocar outro autor ou scholar na saia justa de ser citado como consultor "oficial" pq viram a potencial dor de cabeça que isso vai dar no curto-médio prazo.
Isso, é claro, será criado, pois Tolkien não oferece uma perspectiva ampla da cabeça de Sauron em momento algum (ainda mais da forma que a Amazon pretende)
Bom,
@kimberly ... Acho que o Tolkien forneceu um sketch mais ou menos detalhado que permite, pelo menos, ver um "esqueleto" das motivações do Sauron que pode ser "descompactado", "encorpado" por quem escreverá o fanfiction por analogia com outras figuras históricas que já estiveram na mesma posição que ele....Napoleão, Stálin, Hitler, etc, etc.
Vc acha os comentários mais detalhados de Tolkien no Anel de Morgoth HoME X no trecho traduzido aqui:
Este ensaio é encontrado em duas formas. A mais antiga (‘A’) é um texto bastante curto, manuscrito, contendo quatro páginas, entitulado ‘Algumas notas sobre a ”filosofia” do Silmarillion’; é rapida…
www.valinor.com.br
Sauron nunca atingiu este nível de loucura niilística. Ele não se opunha à existência do mundo, desde que pudesse fazer com ele o que quisesse. Ele ainda tinha os resquícios de propósitos positivos, que surgiram do bem da natureza da qual ele se originou: havia sido sua virtude (e também, portanto, a causa de sua queda, e do seu retrocesso) amar a ordem e a coordenação, e desgostar toda confusão e fricção excessiva. (Foi a aparente vontade e poder de Melkor em realizar seus desígnios rapidamente e com maestria que inicialmente atraiu Sauron a ele). Sauron fora, de fato, muito semelhante a Saruman, e dessa forma o compreendia rapidamente e poderia adivinhar o que possivelmente pensaria e faria, mesmo sem a ajuda dos palantíri e de espiões; enquando Gandalf o eludia e confundia. Mas, assim como todas as mentes desta origem, o amor (originalmente) ou (mais tarde) mera compreensão por parte de Sauron de outras inteligências individuais era correspondentemente mais fraco; e mesmo sendo o único bem em, ou motivo racional para, todo este ordenamento e planejamento e organização ser o bem de todos os habitantes de Arda (mesmo admitindo o direito de Sauron como seu senhor supremo), seus ‘planos’, a idéia vinda de sua própria mente isolada, tornou-se o único objetivo de sua vontade, e um fim, o Fim, em si mesma*.
Inclusive, desconfio, até por leitura de fanfics que li, que vários dos comentários do Tolkien são inspiração pra alguns dos fanfiqueiros russos. Os russos tiveram uma vivência MUITO na pele, em passado recente, do que significa uma tirania criada com intenções benignas e, por isso, pra eles, é muito fácil ter empatia com os comentários algo que "abstratos" do Tolkien a respeito dos motivos de Sauron.
Eles têm inclusive um dos seus maiores clássicos do século passado consubstanciado numa obra de literatura fantástica que inclui "pacto com o demônio" e isso foi o que Sauron enganou todo mundo em Eregion em "forjar" com ele.
en.wikipedia.org
en.wikipedia.org
Na minha opinião, dado o modo como a Terra-média foi deixada no fim da Primeira Era e até considerando o fato de que os elfos de Eregion acharam que era necessária a criação dos Anéis do Poder, é até bem "fácil" empatizar e compreender as motivações dele. "Dramatizar" a coisa é que pode ser o problema pq levaria TEMPO de tela e não pode incluir flashbacks ao Silmarillion.
E também pra mim está claro: eles pretendem enfatizar que os "motivos" e "causas" são "justos" mas que são os Métodos adotados e a devoção fanática ao objetivo central acima de TODAS as coisas, inclusive o livre-arbítrio "humano", em sentido amplo significando a vontade livre de todos os Encarnados, que vicia e deturpa os propósitos de Sauron. Então ele irá de uma figura "simpática" e "identificável", o tal "relatable", numa espiral descendente, que irá transformá-lo, em definitivo, no déspota genocida que amamos odiar.
E, só pra deixar bem mais evidente que o paralelo entre o Senhor dos Anéis e o Mestre e a Margarida do Bulgakov pode ser bem mais pertinente do que a gente pensaria a princípio e do que Tolkien preferiria admitir eu recomendaria uma lida nesses dois aí:
Comentário do Stephen King sobre a possibilidade de leitura "alegórica" do SdA em analogia com a Segunda Guerra Mundial.
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constantreaders.org
Great horror fiction is almost always allegorical; sometimes the allegory is intended, as in Animal Farm and 1984, and sometimes it just happens - J. R. R. Tolkien swore and down that the Dark Lord of Mordor was not Hitler in fantasy dress, but the theses and term papers to just that effect go on and on. . . maybe because, as Bob Dylan says, when you got a lot of knives and forks, you gotta cut something.
Article on the complexity of JRR Tolkien's attitude towards World War Two, as it affected his writing.
valarguild.org
Tb de interesse:
The understanding of J.R.R. Tolkien in Russia is affected by two circumstances. One is that the general public is only familiar with The Hobbit and The Lord of the Rings. The other fact is that for the last 75 years cultural values and ethical rules have been methodically changed and replaced...
dc.swosu.edu
How Soviet artists evaded censors to create their own visions of Tolkien.
foreignpolicy.com