• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Especulação Spoilers, leaks e especulações

Para mim a galera desse canal tem uma tendência de fazer tempestade em copo d'água e as reações deles, se criticam os outros por causa de ideologia, tb são elas mesmas muito pautadas por agenda ideológica. E daqueles beeem reacionárias.

Aqui para ser mais exato.

Marquei no comentário anterior, mas é esse mesmo.
 
É que aí já vai direto pro post correto
.
action league now nicksplat GIF
 
Mas Kimberly, o Sauron Annatar, quando assumiu essa forma pra seduzir os elfos, não era um dos Istari, não se parecia em nada com os Feiticeiros da Terceira Era e não tinha nada a ver com o look "envelhecido", idoso e venerável do Saruman e cia. Ele não tinha nada de sinistro na aparência e, como Tolkien disse, era belo aos olhos dos Eldar ao ponto disso minar a autoridade dele com os Orcs. Então pq ele não poderia aparentar ser e se comportar exatamente como um vilão rebelde e galã?
Não, mas a Amazon vai fazer isso (representá-lo como alguma coisa parecida com Gandalf no início), pelo motivo que já citei antes mas sendo uma das razões na realidade. E eu falei de Saruman no sentido de propósitos, não de aparência, ou seja, mostrar um vilão louco (mesmo que seja depois da revelação) da forma que é, como foi com Saruman na trilogia e não romantizar um ditador/psicopata/sanguinário.

E, lógico que, durante muito tempo, o próprio Saruman não parecia sinistro já que liderava o Conselho Branco e foi assim até ele se assumir como o Saruman das Muitas Cores. Então, até por força da história a ser narrada, como é que seria possível não ter uma "fase galã e rebelde" na representação do Sauron na série da Amazon?
É possível e vai acontecer. A questão é para qual caminho vão levar isso.

Pelo menos essa foi a tática usada com os elfos o que não quer necessariamente dizer que ele não possa ter feito uso de outra forma pra enganar outras pessoas fora do reduto élfico.
Belo sim, rebelde não. Se usarem o quesito rebeldia antes da revelação, problema. Se usarem o quesito galã depois da revelação, aí que descambou tudo de uma vez e vai virar um circo.

Agradeço isso aqui.

Eu não acho mesmo que a galera da Amazon vá ir tão longe ao ponto de fazer uma inversão desconstrutiva dos eventos dos livros tal como o Livro Negro de Arda e o Último Portador do Anel ( discutidos com detalhes nos links russos que vc compartilhou).
Mas por que não exatamente?

E obrigado pelos artigos em russo, a cobertura deles está sendo bem interessante.
👍
 
Última edição:
Mas por que não exatamente?

Porque eles querem um mínimo de continuidade com o Senhor dos Anéis tal e qual a gente conhece seja nos livros quanto, talvez principalmente, nos filmes do Jackson.

Eles não querem virar o SdA do avesso, querem mostrar a perspectiva de Sauron tal e qual Tolkien chegou a comentar e "contar" sem realmente MOSTRAR, Não pq eles querem doutrinar as pessoas nas idéias de Sauron mas pq isso faz parte da história. Foram elas, as tais idéias com um lustro especioso, que foram usadas pra ludibriar os noldor em Eregion.

A noção de chegar a mostrar um Sauron "romantizado" é condição sine qua nom pro tornar plausível como um bando de Noldor com experiência prévia com sedução caiu na lábia dele.
Nisso tem razão realmente. A questão é: a Amazon divulgou sua série como fanfiction? That's the point.
question-ser%C3%A1.gif
Nem precisava. Todo mundo devia saber que a escassez de material do Tolkien sobre a Segunda Era iria REQUERER que os autores criassem personagens e escrevessem diálogos nunca feitos pelo próprio Tolkien. Mesmo que eles tivessem os direitos sobre o Silmarillion e sobre o Contos Inacabados algo que todos que estavam minimamente por dentro da posição do Tolkien Estate sabia que eles não tinham.

Nenhuma história sobre a Segunda Era tem condição de ser narrada sem fanficcionallização numa escala MUITO maior do que a que houve com o Hobbit e o SdA.

Quem não atinou com isso logo de cara não estava prestando atenção ou simplesmente não sabe o quão pouco o Tolkien chegou a escrever sobre a Segunda Era. A Amazon não falou logo de início por questões de puro marketing mas quem caiu no conto ou estava por fora da logística do material fonte ou tem uma noção completamente desconexa e equivocada sobre o que Fanfiction realmente significa.
 
Última edição:
Porque eles querem um mínimo de continuidade com o Senhor dos Anéis tão e qual a gente conhece seja nos livros quanto, talvez principalmente, nos filmes do Jackson.
Não penso assim.

Eles não querem virar o SdA do avesso querem mostrar a perspectiva de Sauron tal e qual Tolkien chegou a comentar e "contar" sem realmente MOSTRAR, Não pq eles querem doutrinar as pessoas nas idéias de Sauron mas pq isso faz parte da história. Foram elas, as tais idéias com um lustro especioso, que foram usadas pra ludibriar os noldor em Eregion.
Eu concordo com isso, mas antes de revelar sua verdadeira face. Meu ponto não é Annatar sedutor, mas Sauron, aquele que fez sacrifício humano, entende meu ponto? Por isso estou batendo na tecla do vampiro. Estou pensando no depois não no durante.

Nem precisava. Todo mundo devia saber que a escassez de material do Tolkien sobre a Segunda Era iria REQUERER que os autores criassem personagens e escrevessem diálogos nunca feitos pelo próprio Tolkien. Mesmo que eles tivessem os direitos sobre o Silmarillion e sobre o Contos Inacabados algo que todos que estavam minimamente por dentro da posição do Tolkien Estate sabia que eles não tinham.

Nenhuma história sobre a Segunda Era tem condição de ser narrada sem fanficcionallização numa escala MUITO maior do que a que houve com o Hobbit e o SdA.
Não concordo. Acho que é uma questão de ética.

Quem não atinou com isso logo de cara não estava prestando atenção ou simplesmente não sabe o quão pouco o Tolkien chegou a escrever sobre a Segunda Era. A Amazon não falou logo de cara isso por questões de puro marketing mas quem caiu no conto ou estava por fora da logística do material fonte ou tem uma noção completamente desconexa e equivocada sobre o que Fanfiction realmente significa.
Exatamente, por isso acho ético avisar, porque como disse ano passado, quem cair de paraquedas e quiser ler Tolkien depois de uma versão SdA ao avesso (pois sei que não acredita nessa possibilidade mas eu sim) teria sua visão enviesada e qual seria a reação lógica final senão aversão? E que bom que agora o tema fanfic já foi aceito em correlação com essa série, porque até pouco tempo não era.
 
Eu concordo com isso, mas antes de revelar sua verdadeira face. Meu ponto não é Annatar sedutor, mas Sauron, aquele que fez sacrifício humano, entende meu ponto? Por isso estou batendo na tecla do vampiro. Estou pensando no depois não no durante.
Não há muito jeito de glamourizar sacrifício humano. O máximo que eles vão conseguir fazer é colocar o Sauron querendo, a essas alturas, em Númenor presumo, se fazer passar por alguém na posição da Daenerys Targaryen.

E a gente sabe que nem GoT conseguiu transformar cenas como essa aqui em algo que romantizava ou idealizava a Lady of Dragons.


O lance é: pessoas com predisposição a aceitar ídolos totalitários de toda forma acham coisas assim o máximo independente de passarem o pano ou não. E o fato é que Tolkien disse que a maior parte de Númenor já estava nesse estágio quando o Akhalabêth aconteceu. O povo na série pode abraçar a idéia (como os Dothraki batiam palma pra Daenerys no matter what) , o telespectador moderno acompanhando a coisa só vai cair nessa se tiver um problema dentro de si sem ela refletir ou depender da forma de apresentação no seriado.

Essa postagem minha no blog lida com uma situação análoga muito provavelmente influenciada pelo Silmarillion do Tolkien e discorre sobre as "boas intenções" gerando reflexos nefastos a despeito do que almeja o déposta.

 
Última edição:
Não há muito jeito de glamourizar sacrifício humano. O máximo que eles vão conseguir fazer é colocar o Sauron querendo, a essas alturas, em Númenor presumo, se fazer passar por alguém na posição da Daenerys Targaryen.
O que explica o fenômeno das fanfics modernas onde o protagonista se submete a humilhação, torturas e até agressões por outro personagem sádico? O que explica o fenômeno Arlequina/Coringa onde a violência extrema e brutal contra outras pessoas é glamourizado, não só dentro da história mas fora? Volto a falar do fenômeno vampiro e sua sedução que, mesmo tendo a premissa de matar ou condenar alguém a uma eternidade faminta, irracionalmente, seduz. As produções de cinema atuais conseguiram colocar sedução na morte. Isso está aqui Ilmarinen.
O povo na série pode abraçar a idéi , o telespectador moderno acompanhando a coisa só vai cair nessa se tiver um problema dentro de si e não com a apresentação no seriado.
Não poderia concordar mais, realmente não poderia.
 
Última edição:
Para mim a galera desse canal tem uma tendência de fazer tempestade em copo d'água e as reações deles, se criticam os outros por causa de ideologia, tb são elas mesmas muito pautadas por agenda ideológica. E daqueles beeem reacionárias. Para começo de conversa que Fanfictions PODEM ser sim "desconstruções" como o Livro Negro de Arda e o Último Portador do Anel são.

Aqui para ser mais exato.

Só esqueceu do detalhe de que estas FanFiction que citou não foram bancadas por um bilionário para ser exibido para milhões de espectadores por cinco temporadas no Amazon Prime. Tanto é que O Livro Negro e o Último Portador só corriam em fóruns de discussões entre nerdolas.

E nem sites como Jovem Nerd, Omelet, Quatro Coisas, Ei Nerd, CBR, ScreenRant, OneRing ou Variety tinham tanto alcance lá em 2008.

E o que deixa boa parte dos fãs de Tolkien desconfiados sobre os rumos da série são esses teaser meia boca que não mostram nada do que pretendem fazer. Porra, se vão fazer algo do zero, pelo menos apresenta os personagens.

Até a Marvel consegue entregar o que vão fazer com anos de antecedência e sabem trabalhar o marketing em cima de expectativas.
 
O que explica o fenômeno das fanfics modernas onde o protagonista se submete a humilhação, torturas e até agressões por outro personagem sádico? O que explica o fenômeno Arlequina/Coringa onde a violência extrema e brutal contra outras pessoas é glamourizado, não só dentro da história mas fora? Volto a falar do fenômeno vampiro e sua sedução que, mesmo tendo a premissa de matar ou condenar alguém a uma eternidade faminta, irracionalmente, seduz

Bom, Kimberly, BDSM consensual e vampirização são uma coisa.

Sacrifício humano em ritual satânico é outra bem diferente.

Mas lidar com isso na representação artística não significa necessariamente proselitismo a favor. Fato é que a representação disso no audivisual atrai a atenção e o interesse das pessoas e que, às vezes, não há maneira de se contar a história e deixar os personagens e as motivações deles críveis sem mostrar isso na narração.

E, Kimberly...o ser humano SEMPRE usou esse tipo de narrativa pra fazer catarse desse tipo de anseio primal e desviante. Não começou com Fanfiction e nem vai terminar com ela. E o público sempre gostou de ver. Antes via até em praça pública, os chicoteamentos, execuções, torneios de gladiadores, teatro grand guignol.

O Stephen King em Dança Macabra discorre bastante a respeito do papel que esse tipo de narrativa desempenha.. Talvez vc gostasse de ver a argumentação dele se esse tipo de elemento não lhe atrai ou interessa.
 
Última edição:
Bom, Kimberly, BDSM consensual e vampirização são uma coisa.

Sacrifício humano em ritual satânico é outra bem diferente.

Mas lidar com isso na representação artística não significa necessariamente proselitismo a favor. Fato é que a representação disso no audivisual atrai a atenção e o interesse das pessoas e que, às vezes, não há maneira de se contar a história e deixar os personagens e as motivações deles críveis sem mostrar isso na narração.
Por isso citei Saruman. Ele fala diretamente suas intenções e se pode ver que são ruins, ele e as intenções.

Farão isso com Sauron? Você mesmo disse que não tem como romantizar sacrifício humano. Eles farão isso? Romperão essa barreira por uma suposta apresentação artística? "Ato 1: a visão do sacrifício humano por Sauron e o porquê ela pode ser justificada." Problemático se passarmos a estender isso para tudo não?
Se fizerem isso, será apenas da parte deles, pois não tem base em Tolkien. Veremos amigos, até onde vai a toca do coelho.
 
Última edição:
Por isso citei Saruman. Ele fala diretamente suas intenções e se pode ver que são ruins, ele e as intenções.

Farão isso com Sauron? Você mesmo disse que não tem como romantizar sacrifício humano. Eles farão isso? Romperão essa barreira por uma suposta apresentação artística? "Ato 1: a visão do sacrifício humano por Sauron e o porquê ela pode ser justificada." Problemático se passarmos a estender isso para tudo não?
Se fizerem isso, será apenas da parte deles, pois não tem base em Tolkien. Veremos amigos, até onde vai a toca do coelho.
Não acho que eles farão qualquer coisa nesse sentido pq não tem nada a ver com a história a ser narrada. E até na mídia audiovisual mais pirada como em Esquadrão Suicida coisas como o devaneio pastoral da Arlequina no massacre que ela promove ao sair da prisão são a) condizentes com a estética do James Gunn b) Played for laughs-humor negro e c) artifício para mostrar a percepção distorcida que a Harley Quinn tem da realidade.

Nenhuma dessas coisas tem lugar no cenário "PG 13" que eles estão pretendendo na Amazon. O Saruman foi mostrado do jeito que foi naquele ponto da narrativa pq fazia parte da história do SdA. Um Annatar glamourizado seduzindo Eregion será mostrado em contraste com um que se deleita em sacrifício em Númenor, aí já apropriadamente sinistro, pq ambos fazem parte de pontos diferentes na narrativa conforme for adequado e pertinente pra história.

Não acho que vc precise se preocupar em ver o gênero de narrativa, fantasia épica, virar outra coisa completamente diferente só para chocar as pessoas ou passar uma idéia destoante daquilo que está na história sem pertinência estética. É uma série de TV do nível pro espectador médio de 13 anos pra cima calibrada pra ser entretenimento mais "família" até do que Game of Thrones.
 
Última edição:
Não acho que eles farão qualquer coisa nesse sentido pq não tem nada a ver com a história a ser narrada. E até na mídia audiovisual mais pirada como em Esquadrão Suicida coisas como o devaneio pastoral da Arlequina no massacre que ela promove ao sair da prisão são a) condizentes com a estética do James Gunn b) Played for laughs-humor negro e c) artifício para mostrar a percepção distorcida que a Harley Quinn tem da realidade.
Concordo plenamente, se eles se importassem com o que Tolkien escreveu.

Nenhuma dessas coisas tem lugar no cenário "PG 13" que eles estão pretendendo na Amazon. O Saruman foi mostrado do jeito que foi naquele ponto da narrativa pq fazia parte da história do SdA. Um Annatar glamourizado seduzindo Eregion será mostrado em contraste com um que se deleita em sacrifício em Númenor, aí já apropriadamente sinistro, pq ambos fazem parte de pontos diferentes na narrativa conforme for adequado e pertinente pra história.

Concordo que deveria ser assim e seria assim se, de novo, eles se importassem com o que Tolkien escreveu.

Não acho que vc precise se preocupar em ver o gênero de narrativa, fantasia épica, virar outra coisa completamente diferente só para chocar as pessoas ou passar uma idéia destoante daquilo que está na história só pra chocar as pessoas.
100% sim.

*Negrito meu.

É uma série de TV do nível de jovens
Eu vi o que os jovens de hoje lêem. Que eles pensem nos pais e avós, e não nos jovens, por misericórdia. :pray:
 
Eu vi o que os jovens de hoje lêem. Que eles pensem nos pais e avós, e não nos jovens, por misericórdia. :pray:

Kimberly....eles querem conquistar a nova vindoura geração e não pregar pros convertidos.

Tipo um Cobra Kai ex youtube atual Netflix.


Então vai que não seria tão errado eles colocarem umas cenas pós créditos estilo os omakes dos mangás com tipo o Tik Tok de Sauron com direito a tudo aquilo que o público quer ver na linha das especulações mais viajadas de alguns dos membros do fórum...
Marvel Studios Reaction GIF by Disney+


E só uma série de TV, Kimberly. Não um instrumento de Lavagem cerebral em massa.

Relax :)

A propósito... vc já assistiu o Príncipe Dragão da Netflix?

Deveria. Acho que serviria pra calibrar bem as expectativas do que pode ou não pode dar as caras em Rings of Power

 
Última edição:
Só esqueceu do detalhe de que estas FanFiction que citou não foram bancadas por um bilionário para ser exibido para milhões de espectadores por cinco temporadas no Amazon Prime. Tanto é que O Livro Negro e o Último Portador só corriam em fóruns de discussões entre nerdolas.

(...)

E o que deixa boa parte dos fãs de Tolkien desconfiados sobre os rumos da série são esses teaser meia boca que não mostram nada do que pretendem fazer. Porra, se vão fazer algo do zero, pelo menos apresenta os personagens.

Até a Marvel consegue entregar o que vão fazer com anos de antecedência e sabem trabalhar o marketing em cima de expectativas.
Elring, como muito do que eles vão fazer vai acabar sendo "fanfiction", marketeiramente faz sentido eles manterem as coisas em sigilo nesse estágio já que ele vão produzir coisas from Scratch. O Avatar do Cameron tb não é muito parcimonioso em mostrar as cartas do deck?

Eles não querem engajar o público com expectativas já formadas numa escala fora do controle e tb nem criar polêmica em hora inoportuna com aquilo que eles podem ou não fazer . O primeiro ano em especial vai ser focado em colocar as peças no tabuleiro.

A gente NEM SABE se o Estranho do meteoro é mesmo Sauron e o mais provável é que não seja*. É só a partir daí que os teasers vão fazer sentido sem constituir em spoilers das coisas que eles farão provavelmente contrastantes com aquilo que consideramos cânon. Até pq a sinopse um pouco mais detalhada do que constitui o cânon, quando muito um esqueleto de narrativa, não está disponivel pra eles usarem.

*por mais divertido que seja especular nesse sentido e por mais provável que haja mesmo um Sauron em posição análoga à do personagem.

O cronograma deles está bem de acordo com aquilo que se espera ver nos dias de hj, olha só como a HBO produziu um teaser do último ano de GoT com cenas que não tinham absolutamente nada a ver com o que foi mostrado nas telas. Só "espiritual e conceitualmente". Eu achei o teaser melhor do que o foi mostrado canonicamente e, inclusive, no meu headcanon é um sonho de um dos protagonistas.


Eu, por mim, acho lucro a gente poder ter alguma coisa Middle-earth based enquanto material canônico estiver fora de alcance.
 
Última edição:
Olhem só o que Carl Hostetter escreveu no Facebook dele:


Carl F. Hostetter
ct31fc220p3m5afs1ah1r6ed ·

So, Tolkien made it clear in numerous places (including in texts recently edited by yours truly) that there is nothing intrinsically sinful (his term) in eating the flesh of animals. Now, let's say that a certain segment of academia dubs meat-eating as an "outdated and unacceptable trope". And let's say that an adaptor (legally) of Tolkien's works portrays the Elves (at least) as vegetarian, as a result, in the name of "reinventing Tolkien for the 21st century". Would it then be legitimate to dismiss all those who point out that Tolkien himself made it clear that Elves (at least) were NOT all vegetarian, as animal-haters?


E esse post do Reddit muito bom sobre a canonicidade da Galadriel comandante guerreira e o espaço de manobra pra isso dentro do Legendarium:

 
Última edição:
Olhem só o que Carl Hostetter escreveu no Facebook dele:





E esse post do Reddit muito bom sobre a canonicidade da Galadriel comandante guerreira e o espaço de manobra pra isso dentro do Legendarium:
Que Galadriel pegou em armas. Concordo 100%. Que ela era mental e fisicamente uma das grandes entre os elfos, eu concordo. Existe, por exemplo, a versão dos "Contos Inacabados" em que ela participou da defesa dos Teleri no Massacre em Alqualonde.

Mas, do jeito que a Série está fazendo em comprimir milhares de anos em algumas décadas (como se a 2ª era estivesse em seu crepúsculo, nos momentos decisivos e terminando) a Galadriel deste período já teria passado pela tutela dos conhecimentos divinos de Mélian, teria sofrido muito com a morte de seus irmãos (Angrod, Aegnor, Finrod e Orodreth) e o trágico destino de sua sobrinha Finduilas. Testemunhado, ainda, o que o ódio e temeridade fizeram com a causa élfica na Guerra das Jóias na 1ª Era. Ou seja, ela ser descrita como alguém imatura e temerária, para mim, não faz sentido.

Mesmo que a Série ignore tudo isso que eu falei, ainda assim Galadriel teria milhares de anos de existência (acho que uns 4.000 anos de idade durante os eventos da Série). Ela teria visto personalidades, acontecimentos, contato com ideias e experiência milenar para ser o que eu sempre achei que ela era: uma "Rainha Filósofa".

Na minha visão ela era muito mais uma oradora, uma grande sábia e uma oponente política/ideológica às ideias reformistas de Annatar. Tamanha era sua oposição e desconfiança à Sauron que ele, através de manipulação, fez com que Celebrimbor e os joalheiros dessem um golpe de estado em Galadriel e Celeborn em Eregion.

O problema é se a Série descambar para o "Trope" de "Vou retratar uma Mulher forte/empoderada, mas para isso ela tem que ser uma Xena para se mostrar fodona". Tomara que não fique só nisso. Que eles retratem uma Galadriel que use de diálogo, intelectualidade e sabedoria para se opor ao Inimigo da Terra-Média.

Isso mostra que dá para suprir muitas informações para construir personagens, eventos e lore. Mesmo com a escassez de dados sobre a 2ª Era. Bastava a Série se pautar no "conceito" e respeitar a "alma" da Obra.
 
Última edição:
Concordo com o Ragnaros, todo o conceito de Galadriel foi bem delineado na obra, e convenhamos, o artigo do reddit foi escrito por alguém que é muito fã de Galadriel e pegou trechos do Shiboleth, Contos Inacabados, Silmarillion e outros apêndices que trechos que não foram incluidos para resumir em uma única linha de eventos temporais. Coisa que nunca foi feita dessa maneira.

O próprio Christopher fez todo o trabalho de organização das milhares de páginas datilografadas, cadernos e anotações de modo que a cronologia tivesse uma melhor compreensão possível nos livros. E quem já se arriscou a escrever sabe que nem tudo que é rascunhado é aproveitado num livro e serve apenas como material balizador.

A Nerwen esportista de Valinor não é a mesma aia de Melian dos jardins de Lórien e muito menos é a mesma que ficou com ela em Doriath. E a razão dela não se envolver em combates é que sobre ela pairava a condenação de Mandos, que ela escutou ser proferida pelo próprio Vala.

Se descartar ou ignorar esse fato, a série vai seguir o mesmo caminho do filme Tróia que deixou de lado a participação dos deuses do Olimpo pra dizer que tudo foi obra do rapto de Helena.
 
A ideia da amazon é justamente atingir o público geral e não apenas o público que conhece toda a obra de tolkien, se fosse fazer isso, não precisaria de um orçamento tão gigantesco para esta produção. O marketing é essencial, ainda mais se tratando de uma obra tão respeitada como a de tolkien.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo