• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Especulação Spoilers, leaks e especulações

- Acredita-se que orques foram extintos após a Guerra da Ira;
- Orques serão redescobertos pela tribo sulista da qual Bonwyn (a apotecária) faz parte;
- Um orque em particular terá mais destaque, com diálogos e um arco próprio (supostamente será parecido com Snaga);
- Há dois tipos de orques, sendo os 'batedores' menores e mais fracos que o outro tipo (provavelmente guerreiros)um tipo menor e mais fraco que o outro;
- Em uma cena os orques sofrem queimaduras quando expostos ao Sol.

Snaga | Villains Wiki | Fandom

 
Última edição:
E, quer apostar que a gente vai ter pelo menos um orque com um arco de redenção? E, provavelmente, mais de um?

Bill Willingham problematizou esse tipo de plot muito bem em Fábulas.
 
Última edição:
Agora vão chupar World of Warcraft? Já tô até vendo semelhança com a Horda, a cidade Ogrimmar e com um Varok encabeçando a luta contra as injustiças sobre as raças marginalizadas.

No WoW, funciona. Em Tolkien?!!
 
Não conhecia. Parece uma série bem tesudinha.
Foi pra wishlist da Amazon. Thx :lol:

Recomendo. 150 números e duas revistas spin-offs mensais muito bons ( apesar que Jack das Fábulas eu ainda não consegui digerir por questões de aversão patológica ao protagonista)

A contraindicação é o que está discutido nesse tópico aqu:


Fábulas vai fazer um retorno esse ano dando crossover com o DCU e com Batman.
 
Última edição:
Pelo que vi, por alto, não tem nada demais.
O povo gosta de achar sarna para se coçar.
Continuará na wishlist para algum momento em que seja viável adquirir os volumes. Rs :joinha:
 
Eu gostei bastante apesar do proselitismo sionista ( tornado explícito e rampant em algumas interviews do autor) e das bombas de efeito moral conservadora despejadas aqui e acolá de forma codificada...

Mais perturbador e chato pra mim se torna o Gary Stu/Mary Suismo em cima de alguns personagens de algumas das sagas finais ( provavelmente feito com intenções puxadas pro mercadológico-logístico) mas o comic é bem mais do que Okay.

As primeiras 75 edições são mais unanimidade. Mas o todo compensa bastante sim.

Quanto à possibilidade dos Orcs redimíveis na série da Amazon...


Acima, tradução do texto da Tyelas.

 
Última edição:
E, quer apostar que a gente vai ter pelo menos um orque com um arco de redenção? E, provavelmente, mais de um?

Bill Willingham problematizou esse tipo de plot muito bem em Fábulas.
Acho que seria mais interessante a Série explorar justamente aquele conceito do diálogo de Gorbag e Shagrat: os orcs tinham uma pretensão almejada, e outrora "experimentada" (conforme a liderança "política" com Azog), de um aparente "florescer" de uma civilização Orc pseudo-anarquica, com seus domínios próprios em bando menores, hierarquias, lideranças etc.

E principalmente uma liberdade individual-social. Ou seja, a servidão aqui, a despeito de um "quase controle-absoluto" exercido por Sauron em relação a tais criaturas, não obliterou em sua totalidade os objetivos destoantes da condição que estes (os Orcs) encontravam-se no contexto da Guerra do Anel, pois vejamos:

Mas a guerra já começou, e quando tiver terminada pode ser que as coisas fiquem mais fáceis. (...) Mas de qualquer forma, se tudo for bem, haverá muito mais espaço. Que você me diz? - se tivermos uma oportunidade, você e eu vamos fugir para algum outro lugar, onde nos estabeleceremos por conta própria com alguns rapazes confiáveis, nalgum lugar onde haja coisas boas e fáceis de saque, e sem chefões.

Ah - disse Shagrat - Como nos velhos tempos." - Duas Torres - As escolhas do mestre Samwise - pag(s): 778 - 779.
Mostrar que mesmo criaturas, odiadas por todas as raças, também passaram por grandes desgraças em razão do controle telepático tirânico de Sauron.
 
Última edição:
Acho bastante prematuro falarmos sobre um arco de redenção para um orque, mas claro, é uma (preocupante) possibilidade.

Pelo que sabemos até o momento, na primeira temporada veremos pouco ou nada de Sauron explicitamente, de modo que esses capítulos da série falarão justamente sobre a reconstrução de suas forças.

Na Quarta Era, ou seja, após a derrota de Sauron, é dito que os orques perderam por completo qualquer livre arbítrio ou força de vontade e ficaram completamente desorientados, alguns até mesmo cometendo suicídio. Por mais que alguns orques apresentassem traços de personalidade própria, a magia de Sauron e o poder do Um Anel representavam uma rédea curta e apertada que uma vez destruída teve um efeito devastador em todos.

Aparentemente o mesmo não pode ser dito sobre os orques na Segunda Era. Durante mil anos eles continuaram a existir, certamente dispersos e desfocados, mas a derrota de Morgoth não representou a derrota dos orques (como foi no caso de Sauron).

O meu ponto é que me parece bem razoável alguma perspectiva sobre os orques para o período entre o começo da Segunda Era e a construção de Barad-dûr dado que: (1) são criaturas dotadas de algum livre-arbítrio (mesmo que focadas para o mal) e que (2) Sauron não herdou automaticamente o controle sobre os orques após a derrota de Morgoth, mas sim precisou restabelece-lo.

A Natureza da Terra-média, Nota sobre o atraso de Gil-Galad e dos Numenorianos:
Os orques de vários tipos (criaturas de Morgoth) acabariam se mostrando os mais numerosos e terríveis de seus soldados e serviçais; mas grandes hostes deles tinham sido destruídas na guerra contra Morgoth e na destruição de Beleriand. Alguns remanescentes tinham escapado para esconderijos na parte norte das Montanhas Nevoentas e das Montanhas Cinzentas, e estavam agora se multiplicando de novo. Porém, mais a leste, havia mais tipos de orques, e mais fortes, descendentes do reinado de Morgoth, mas, há muito sem um mestre durante a ocupação de Thangorodrim, eram ainda selvagens e ingovernáveis, predando uns aos outros e aos Homens (tanto bons como maus). Mas só depois que Mordor e a Barad-dûr estavam prontas ele pôde permitir que saíssem de seus esconderijos, ao passo que os Orques Orientais, que não tinham experimentado o poder e o terror dos Eldar, ou o valor dos Edain, não eram subservientes a Sauron - enquanto ele foi obrigado, para engodo dos Homens Orientais e Elfos, a usar forma e semblante tão belos quanto pudesse, eles o desprezavam e riam dele. Assim foi que, embora exercesse todo o seu tempo e toda sua força para reunir e treinar exércitos, assim que seu disfarce foi revelado e ele foi reconhecido como inimigo, foram necessários cerca de noventa anos antes que Sauron se sentisse pronto para guerra aberta. E esse foi um erro de julgamento, como vemos por sua derrota, no fim das contas, quando a grande hoste de Minastir, vinda de Númenor, desembarcou na Terra-média. A sua congregação de exércitos não acontecera sem oposição, e seu sucesso fora muito menor do que esperado. Mas essa é uma matéria que se fala nas notas sobre "Os Cinco Magos". Ele tinha inimigos poderosos atrás de si, no Leste nas terra do Sul, aos quais não havia dado suficiente atenção.
 
Última edição:
Essa citação faz pensar num Orcão bem Atíla o Huno ou Gengis Khan sendo insubmisso a Sauron no Leste, mesmo que não estivesse em nenhum caminho de redenção.

Aliás, ESSE tipo de Orc faz pensar nas muitas ocasiões em que Sauron pode ter ganhado pontos com a galera do ocidente passando o fogo fulminante na oposição do Leste se fazendo passar por bem intencionado sendo que, na verdade, estava eliminando a concorrência.

O tipo de agente implantado perfeito, a la Indra do Shurato ou a Terra dos Teen Titans.

O rival político de Sauron podia ser uma espécie de coisa parecida com o Thwor Ironfist de Tormenta.

Finarfin disse:
Se a série entrega desde o começo que o Annatar é o Sauron e que ele é ruim, isso estraga boa parte do desenvolvimento. No formato audiovisual é muito mais interessante que o Annatar seja visto do ponto de vista dos habitantes da Terra-média do que do ponto de vista de um narrador que escreveu aquilo, sem detalhamento, milênios depois dos acontecimentos. É justamente pra quem não leu os livros que é melhor que seja assim. Dá pra ver o personagem se transformando. O resumão que se tem escrito dos eventos da Segunda Era não é lá um modelo narrativo muito atrativo nem pra livro, quanto mais pra TV.
Quando o público se apaixona pelo personagem, tal qual os habitantes daquela época o fizeram, é possível emular o mesmo sentimento de decepção, traição, dor, tristeza e raiva que afligiu aqueles que se deixaram envolver presencialmente pelo Annatar naqueles se se deixaram envolver apenas enquanto espectadores.

Se isso é bola fora da Amazon, espero que continuem dando bola fora.

Na boa.... eu iria ADORAR se eles criassem um Sauron que fosse tão popular com o público quanto ESSE aí...

1646616310292.png

E a desilusão com a traição do tal fizesse a galera se desesperar, arrancar o cabelo e roer as unha do pé a la o que rolou com esse caso triste aí

1646616479711.png


Reações mais ou menos assim...

 
Última edição:
E repostando ( a Mariana Maldonado, consultora atual oficial da Amazon e a Dimitra Fimi estavam participando dessa mesa redonda aí:


É praticamente um preview conceitual de toda a caracterização de Sauron na série da Amazon, discutindo motivos, métodos e arco histórico do personagem. Tb enfatiza que o elenco leu o Silmarillion como base pras interpretações mesmo que eles não possam usar nada do plot.

Bom, basicamente toda a conversa pode ser resumida naquela matéria que você postou antes: Sauron é o foco da série e será apresentado de uma forma diferente dos filmes anteriores e do próprio Tolkien. O cara de amarelo, ele mesmo, diz que é a fanfic mais cara da história, porque será a representação cinematográfica da interpretação pessoal de alguém. Quem é esse alguém, ele não diz, mas suspeito que seja o seguidor das idéias de um certo rei que egoísticamente causou a destruição de um continente inteiro por sua ganância.

Eles dizem também que o público deve estar preparado para olhar nos olhos de Sauron através de um ator e entender o personagem que agora será alguém mais "relacionável", ou seja, a propósta é realmente fazer o público entrar na mente dele e entender sua maneira de pensar. Isso, é claro, será criado, pois Tolkien não oferece uma perspectiva ampla da cabeça de Sauron em momento algum (ainda mais da forma que a Amazon pretende). A pergunta que faço novamente é: eles vão criar o cenário de sedução de Annatar para que o público seja levado e depois sofra com o choque de realidade de uma mente perversa, enojando-se com tal dissimulação, rejeitando a forma de pensamento e retórica que pareceu correta em dado momento (o que é excelente para a vida das pessoas no sentido de ajudar a identificar e evitar sociopatas), ou eles seguirão com a lógica do "Sauron que tem suas razões" até o final de forma que mesmo depois de quebrada a máscara e revelada a tirania e crueldade as pessoas ainda o admirem? Se sim, porque a Amazon deseja passar essa mensagem? Novamente, porque 1 bilhão por "Sauron, o bom"?

Sobre os Orcs redimidos: já vimos isso em Sombras da Guerra e não seria surpresa. Uma pessoa perguntou no post do Reddit: qual é o exemplo de Orc bom no Legendarium? Não existe. O que Tolkien quis dizer com Orcs indiretamente bons por estarem em Arda, criação de Eru e portanto, algo bom, é como está no Silmarillion:
E tu, Melkor, verás que nenhum tema pode ser tocado sem ter em mim sua fonte mais remota, nem ninguém pode alterar a música contra a minha vontade. E aquele que tentar, provará não ser senão meu instrumento na invenção de coisas ainda mais fantásticas, que ele próprio nunca imaginou."
Ou seja, mesmo algo Mau dentro do plano de Eru vem a ser algo bom no final de todas as coisas pois cumpre seu propósito. Um exemplo disso são os Orcs que se matam em Cirith Ungol ajudando Sam a resgatar Frodo. Mas nenhum Orc teria a capacidade de fazer algo bom num sentido próprio já que seu direcionamento final é mau.

Agora começou a temporada de buscar qualquer justificativa para tentar explicar no trabalho de Tolkien o que a Amazon está fazendo, mas, como disse, se tentassem procurar nas obras de fanfic russas que interpretaram o trabalho de Tolkien numa visão subersiva, poderiam encontrar melhor as respostas. Assim como Bezos, essas pessoas investiram tempo e dinheiro para tentar mostrar uma visão do trabalho de Tolkien na perspectiva do próprio Mal. Só que diferente de Bezos, elas não venderam isso como representação/adaptação, mas como sua própria interpretação. Essa é a ponte que separa a interpretação artística (como mencionaram no vídeo, apesar de não aceitarem a opinião de quem defende uma interpretação/representação coerente com a própria visão do autor) da apropriação e divulgação corrompida e enganosa.
 
Última edição:
Sorry Pen GIF by STABILO

Meu caro, onde consta que ela é a consultora oficial? Não achei essa informação. Se estiver nos vídeos que você postou, my bad, ainda não consegui assistir.
Vixe.... :think:

Fazendo então uma correçãozinha pq faltou incluir as aspas ...Acho que dá pra dizer assim: olhando a evidência disponível, tipo o fato que é o nome dela que aparece citado no artigo da Vanity Fair e a sincronicidade da matéria nela com o artigo que a Maldonado e a Fimi co-redigiram sobre o backlash do "racismo", a dedução que me parece ser natural fazer seja por esse caminho ....

Tb reforça essa impressão o fato de que são as duas que estão na mesma mesa redonda do mês de outubro do ano passado com o apresentador sendo o cara com óculos que viria a ser o "âncora" da The Ring. net na liberação do teaser.

Daí que, embora a Amazon não esteja mais divulgando o nome dos pesquisadores tolkienistas dando subsídio teórico pra série depois da treta com o Shippey, as pistas apontam pra conclusão de que a Maldonado preencheu a vaga dele com o suporte da Fimi e de outros scholars na Tolkien Society como o Andrew Higgins.

Mas, isso, é claro, é, principalmente, chute meu.... Então eu diria que é "extraoficialmente oficial" :P :think:

Eu não acho que eles vão, tão logo assim, colocar outro autor ou scholar na saia justa de ser citado como consultor "oficial" pq viram a potencial dor de cabeça que isso vai dar no curto-médio prazo.

Isso, é claro, será criado, pois Tolkien não oferece uma perspectiva ampla da cabeça de Sauron em momento algum (ainda mais da forma que a Amazon pretende)
Bom, @kimberly ... Acho que o Tolkien forneceu um sketch mais ou menos detalhado que permite, pelo menos, ver um "esqueleto" das motivações do Sauron que pode ser "descompactado", "encorpado" por quem escreverá o fanfiction por analogia com outras figuras históricas que já estiveram na mesma posição que ele....Napoleão, Stálin, Hitler, etc, etc.

Vc acha os comentários mais detalhados de Tolkien no Anel de Morgoth HoME X no trecho traduzido aqui:


Sauron nunca atingiu este nível de loucura niilística. Ele não se opunha à existência do mundo, desde que pudesse fazer com ele o que quisesse. Ele ainda tinha os resquícios de propósitos positivos, que surgiram do bem da natureza da qual ele se originou: havia sido sua virtude (e também, portanto, a causa de sua queda, e do seu retrocesso) amar a ordem e a coordenação, e desgostar toda confusão e fricção excessiva. (Foi a aparente vontade e poder de Melkor em realizar seus desígnios rapidamente e com maestria que inicialmente atraiu Sauron a ele). Sauron fora, de fato, muito semelhante a Saruman, e dessa forma o compreendia rapidamente e poderia adivinhar o que possivelmente pensaria e faria, mesmo sem a ajuda dos palantíri e de espiões; enquando Gandalf o eludia e confundia. Mas, assim como todas as mentes desta origem, o amor (originalmente) ou (mais tarde) mera compreensão por parte de Sauron de outras inteligências individuais era correspondentemente mais fraco; e mesmo sendo o único bem em, ou motivo racional para, todo este ordenamento e planejamento e organização ser o bem de todos os habitantes de Arda (mesmo admitindo o direito de Sauron como seu senhor supremo), seus ‘planos’, a idéia vinda de sua própria mente isolada, tornou-se o único objetivo de sua vontade, e um fim, o Fim, em si mesma*.

Inclusive, desconfio, até por leitura de fanfics que li, que vários dos comentários do Tolkien são inspiração pra alguns dos fanfiqueiros russos. Os russos tiveram uma vivência MUITO na pele, em passado recente, do que significa uma tirania criada com intenções benignas e, por isso, pra eles, é muito fácil ter empatia com os comentários algo que "abstratos" do Tolkien a respeito dos motivos de Sauron.

Eles têm inclusive um dos seus maiores clássicos do século passado consubstanciado numa obra de literatura fantástica que inclui "pacto com o demônio" e isso foi o que Sauron enganou todo mundo em Eregion em "forjar" com ele.




Na minha opinião, dado o modo como a Terra-média foi deixada no fim da Primeira Era e até considerando o fato de que os elfos de Eregion acharam que era necessária a criação dos Anéis do Poder, é até bem "fácil" empatizar e compreender as motivações dele. "Dramatizar" a coisa é que pode ser o problema pq levaria TEMPO de tela e não pode incluir flashbacks ao Silmarillion.

E também pra mim está claro: eles pretendem enfatizar que os "motivos" e "causas" são "justos" mas que são os Métodos adotados e a devoção fanática ao objetivo central acima de TODAS as coisas, inclusive o livre-arbítrio "humano", em sentido amplo significando a vontade livre de todos os Encarnados, que vicia e deturpa os propósitos de Sauron. Então ele irá de uma figura "simpática" e "identificável", o tal "relatable", numa espiral descendente, que irá transformá-lo, em definitivo, no déspota genocida que amamos odiar.

E, só pra deixar bem mais evidente que o paralelo entre o Senhor dos Anéis e o Mestre e a Margarida do Bulgakov pode ser bem mais pertinente do que a gente pensaria a princípio e do que Tolkien preferiria admitir eu recomendaria uma lida nesses dois aí:

Comentário do Stephen King sobre a possibilidade de leitura "alegórica" do SdA em analogia com a Segunda Guerra Mundial.


Great horror fiction is almost always allegorical; sometimes the allegory is intended, as in Animal Farm and 1984, and sometimes it just happens - J. R. R. Tolkien swore and down that the Dark Lord of Mordor was not Hitler in fantasy dress, but the theses and term papers to just that effect go on and on. . . maybe because, as Bob Dylan says, when you got a lot of knives and forks, you gotta cut something.

Tb de interesse:


 
Última edição:
Bom, @kimberly ... Acho que o Tolkien forneceu um sketch mais ou menos detalhado que permite, pelo menos, ver um "esqueleto" das motivações do Sauron que pode ser "descompactado", "encorpado" por quem escreverá o fanfiction por analogia com outras figuras históricas que já estiveram na mesma posição que ele....Napoleão, Stálin, Hitler, etc, etc.
Concordo com isso como mencionei antes, a questão, novamente, é se vamos ter um "Hitler justificado e defendido" por aqui (na cultura pop) nos próximos anos.
Inclusive, desconfio, até por leitura de fanfics que li, que vários dos comentários do Tolkien são inspiração pra alguns dos fanfiqueiros russos. Os russos tiveram uma vivência MUITO na pele, em passado recente, do que significa uma tirania criada com intenções benignas e, por isso, pra eles, é muito fácil ter empatia com os comentários algo que "abstratos" do Tolkien a respeito dos motivos de Sauron.
Procurando sobre esses livros russos e fazendo pesquisas sobre meu tópico de religiões inspiradas pela obra de Tolkien eu percebo que uma das motivações para ler os contos do autor ao avesso é pela questão de ver a própria história como uma analogia a qualquer coisa, visão a qual Tolkien disse não ser apropriada, já que o Legendarium não queria dizer nada além do que falava por si. Por essa visão torta e traduzida politicamente, para alguns russos os Elfos eram os ocidentais opressores e os Orcs os próprios russos (leia essa visão simplória e estreita aqui), o que enviesa e deturpa completamente a interpretação da obra.

Claro que não foram todos os russos, eu diria talvez, uma minoria, já que vimos com esse trailer da Amazon que um número excelente de russos ama o que Tolkien fez, da maneira que ele fez. Mas assim como os russos tendiam a ler qualquer coisa de forma a perceber propaganda política (como mostra o artigo, eles procuravam mensagem paralelas em tudo, como parece que a Amazon também fará) eles pensaram ser o livro de Tolkien passível da mesma propaganda ideológica e de guerra.

E se a Amazon está fazendo isso (já que levou o "debate" para o lado ideológico depois de críticas) o desastre é certeiro e irá não apenas expor uma visão pessoal mas de fato uma manipulação de opinião generalizada e estrita, o que vai sufocar e esterelizar completamente o espírito das obras de Tolkien. Acho que o autor ter alertado sobre alegorias é porque ele sabia onde levaria esse perigo de colocar tudo que escreveu e dedicou numa caixinha de um pensamento tão simplista e matar toda a grandiosidade da obra.

E também pra mim está claro: eles pretendem enfatizar que os "motivos" e "causas" são "justos" mas que são os Métodos adotados e a devoção fanática ao objetivo central acima de TODAS as coisas, inclusive o livre-arbítrio "humano", em sentido amplo significando a vontade livre de todos os Encarnados, que vicia e deturpa os propósitos de Sauron. Então ele irá de uma figura "simpática" e "identificável", o tal "relatable", numa espiral descendente, que irá transformá-lo, em definitivo, no déspota genocida que amamos odiar.
Isso faz sentido com as discussões por aqui sobre as primeiras intenções de Sauron e o que veio a acontecer depois. Foi mencionado que ele tinha amor pela ordem e pelas coisas de uma forma perfeita. Mas isso não tem nada a ver com um vilão rebelde-galã que vendem hoje em dia. Então, se fosse há uns 10 anos eu apostaria nisso também, porque é fiel de certa maneira pois é mesma história de Saruman. Mas dúvido que vejamos um Saruman 2, sinistro e obscurecido explicando (ou imaginando) seus planos para estabelecer a ordem e depois sendo rejeitado (fora da história) como um ditador maluco. Acho que o caminho será bem outro e, pelo que estou vendo, será defendido conjuntamente seu ideal e métodos de uma forma bastante ilógica e irracional com o recurso da fascinação. Infelizmente.
 
Última edição:
Ela já tinha postado no twitter que não tem afiliação nenhuma com a Amazon. De qualquer forma, ela colocou até no perfil:
Pois é Mireille, eu já tinha visto que tanto ela quanto a Fimi colocaram isso em diversos lugares, inclusive no artigo com a "refutação" do racismo mas o lance é que a retórica toda e o contexto fazem pensar na frase do Shakespeare:




Disclosure statement​


The authors do not work for, consult, own shares in or receive funding from any company or organisation that would benefit from this article, and have disclosed no relevant affiliations beyond their academic appointment.


Ela já tinha postado no twitter que não tem afiliação nenhuma com a Amazon. De qualquer forma, ela colocou até no perfil:

Ver anexo 92670
Não que eu veja problema na noção delas estarem sendo consultadas*. Eu acho até necessário que tenha alguém nessa função, remunerada ou não.

* até pq a pesquisa da Fimi está disponível na Internet pras pessoas consultarem mesmo.



Infelizmente, o papel desempenhado, em vista das circunstâncias, torna as pessoas envolvidas em alvo de cyberbullying* ou coisa pior e, por isso, é compreensível que ninguém mais esteja "oficialmente" na função.

*https://fantasy.glasgow.ac.uk/index...n-the-online-abuse-of-mariana-rios-maldonado/

Fato é tb que, em vista da atenção exponencialmente maior que a IP do Tolkien vai receber por causa da série, todo mundo envolvido com ela ( a IP e não a série), mesmo que não esteja na folha de pagamento, vai sair ganhando a médio e longo prazo. E bastante até.

De toda forma, me parece claro que são os teóricos tolkienianos dessa linha de pesquisa que serão os citados em toda e qualquer divulgação ou discussão posterior do conteúdo da série. O que é justo pq são as observações feitas nesses artigos que serviram de base pras extrapolações não necessariamente canônicas feitas lá.

Então vai ser natural esperar que a "leitura" feita por eles em coisas como o chat seja refletida no Senhor dos Anéis-Os Anéis do Poder.

E foi principalmente por isso que eu chamei a atenção pras declarações e comentários das duas pesquisadoras no podcast-mesa redonda do Youtube. Pq elas, provavelmente, servirão como preview do que virá a aparecer na série.

Eu, pessoalmente, gosto de cânon "elástico" embora não curta muito a compressão da timeline como escolha narrativa da Amazon. Quanto às variações de tons de pele de elfos e anões serem mais diversas do que se supunha na obra eu tb não acho inconcebível que elas acontecessem dada a oportunidade das raças se espalharem por toda Terra-média ( inclusive as regiões não mapeadas) e o passar de diversas eras, como sabemos que aconteceu. Até pq o Senhor dos Anéis e o Hobbit são recortes em narrativas de viagem de um momento histórico específico numa região mais limitada e o Silmarillion uma reunião compendiosa de crônicas históricas feitas muito depois dos fatos narrados.

E, como já se falou em diversos lugares, o Silmarillion é cheio de Tendenciosimo Histórico ( Historical Bias) embutido pelo próprio autor através dos cronistas ficcionais do Legendarium.

Como discutido aqui:

https://scholar.valpo.edu/journaloftolkienresearch/vol3/iss3/3/


 
Última edição:
Concordo com isso como mencionei antes, a questão, novamente, é se vamos ter um "Hitler justificado e defendido" por aqui (na cultura pop) nos próximos anos.

(...)

Isso faz sentido com as discussões por aqui sobre as primeiras intenções de Sauron e o que veio a acontecer depois. Foi mencionado que ele tinha amor pela ordem e pelas coisas de uma forma perfeita. Mas isso não tem nada a ver com um vilão rebelde-galã que vendem hoje em dia. Então, se fosse há uns 10 anos eu apostaria nisso também, porque é fiel de certa maneira pois é mesma história de Saruman. Mas dúvido que vejamos um Saruman 2, sinistro e obscurecido explicando (ou imaginando) seus planos para estabelecer a ordem e depois sendo rejeitado (fora da história) como um ditador maluco. Acho que o caminho será bem outro e, pelo que estou vendo, será defendido conjuntamente seu ideal e métodos de uma forma bastante ilógica e irracional com o recurso da fascinação. Infelizmente.
Mas Kimberly, o Sauron Annatar, quando assumiu essa forma pra seduzir os elfos, não era um dos Istari, não se parecia em nada com os Feiticeiros da Terceira Era e não tinha nada a ver com o look "envelhecido", idoso e venerável do Saruman e cia. Ele não tinha nada de sinistro na aparência e, como Tolkien disse, era belo aos olhos dos Eldar ao ponto disso minar a autoridade dele com os Orcs. Então pq ele não poderia aparentar ser e se comportar exatamente como um vilão rebelde e galã?

E, lógico que, durante muito tempo, o próprio Saruman não parecia sinistro já que liderava o Conselho Branco e foi assim até ele se assumir como o Saruman das Muitas Cores. Então, até por força da história a ser narrada, como é que seria possível não ter uma "fase galã e rebelde" na representação do Sauron na série da Amazon?

Pelo menos essa foi a tática usada com os elfos o que não quer necessariamente dizer que ele não possa ter feito uso de outra forma pra enganar outras pessoas fora do reduto élfico.

Em termos de Sauron e Eregion faria sentido que ele usasse a figura prometeana de Fëanor como um template pra forma que ele adotaria ciente do estrago que o noldo havia causado e da influência exercida nos Eldar. Na verdade faria sentido até combinar aspectos de Fëanor e Galadriel já que eles eram os maiores dos Noldor.

Tipo aí:


Sauron stepped back from the edge and ran his fresh hands over his new body. He was curious as to how much of his Maia's power he retained, this embodiment. Some was lost forever as the price paid for the body's making, a ransom to the laws of nature such a making broke. He turned and gestured at the mountain's wall where it was blotched with obsidian. Shards and plates of the volcano-glass cracked and fell. The wall seethed for a moment, then the remelted glass drooped into smoothness. Sauron felt his face shape into a smile at this first success, and stepped up to his dark mirror. He looked at himself.

Sauron smiled again, for all was as he had meant it to be; his most beautiful body ever. Tall, but only as tall as the greatest of Elves and Men, for he meant to go among them. Fair beyond their measure, too, with a beauty that mingled what he found admirable about both peoples. He had observed the bodies of both mortals and immortals closely when he had tormented them in the War of the Jewels, sometimes spending a day or three on an intriguing specimen.

Sauron had taken a fair elvish face, balanced between the male and the female, so that everyone who looked on him would see something to admire, however their desires were turned. He had spun long golden hair, rich as earth-metal, and eyes of brilliant blue-green, and dreamed sleek long limbs and a fine-honed body. Elves were easily, foolishly moved by such beauty. They had hearkened to the greatest, darkest Vala of all, Morgoth, when his form had been fair, before Morgoth was marred by anger and wounds.


Eu não acho mesmo que a galera da Amazon vá ir tão longe ao ponto de fazer uma inversão desconstrutiva dos eventos dos livros tal como o Livro Negro de Arda e o Último Portador do Anel ( discutidos com detalhes nos links russos que vc compartilhou). Eles vão mostrar as bases do ponto de vista de Sauron mais ou menos na linha do Tar Elmar onde o próprio Tolkien meio que mostrou o outro lado da moeda em termos do povo "nativo" da Terra-média.


Então acho que a coisa vai é mais ou menor por aí (todos os textos são quotes diretos do Tolkien, sejam de HoME X ou das Cartas:


E obrigado pelos artigos em russo, a cobertura deles está sendo bem interessante.
 
Última edição:
Eles entenderam certinho. Não é uma fanfic, é uma desconstrução. As pessoas não tem idéia de como isso vai terminar mal e de uma hora para outra esse joguinho de acusações vai deixar um resultado irreversível. Eu acho que é uma boa oportunidade para dizer o que eu já entendi sobre o que Amazon pretende com essa série, os grandes três objetivos. Mas vou colocar em outro tópico mais apropriado e contextualizado. Infelizmente a maioria não percebe o que realmente se passa até os minutos finais da peça.
 
Para mim a galera desse canal tem uma tendência de fazer tempestade em copo d'água e as reações deles, se criticam os outros por causa de ideologia, tb são elas mesmas muito pautadas por agendas ideológicas. E daquelas beeem reacionárias. Para começo de conversa que Fanfictions PODEM ser sim "desconstruções" como o Livro Negro de Arda e o Último Portador do Anel são.
Eles entenderam certinho. Não é uma fanfic, é uma desconstrução. As pessoas não tem idéia de como isso vai terminar mal e de uma hora para outra esse joguinho de acusações vai deixar um resultado irreversível. Eu acho que é uma boa oportunidade para dizer o que eu já entendi sobre o que Amazon pretende com essa série, os grandes três objetivos. Mas vou colocar em outro tópico mais apropriado e contextualizado. Infelizmente a maioria não percebe o que realmente se passa até os minutos finais da peça.
Aqui para ser mais exato.

 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo