• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Especulação Spoilers, leaks e especulações

Eu até concordo que possa ter racismo inconsciente (!= estrutural) nesse julgamento estético, não fui 100% irônico. Mas preferi levar o papo na brincadeira, deixar a ideia no ar para que eles julguem por si mesmos, do que me pôr a fazer discurso e arriscar diagnóstico de racismo para os outros.
 
Eu não vi problema, o que ta me encomodando mesmo, é acessar algumas redes sociais, e ver gente falando que tolkien era racista.

É muita vontade de falar mal dos outros, e pouca vontade de pesquisar sobre o assunto.

De qualquer maneira: #naovaiflopar :mrgreen:
Pulei fora do grupo do Telegram, justamente por essas e outras. Discussões banais e rasas de gente que devorou as obras sem nem sentir o gosto. Cansa...
 
Eu até concordo que possa ter racismo inconsciente (!= estrutural) nesse julgamento estético, não fui 100% irônico. Mas preferi levar o papo na brincadeira, deixar a ideia no ar para que eles julguem por si mesmos, do que me pôr a fazer discurso e arriscar diagnóstico de racismo para os outros.


por isso mesmo que eu enfiei um "eeeeeem geeeeraaaaaaaal" entre cada parágrafo. queria que a gente pudesse falar sobre isso sem que ninguém se sinta atacado, porque não se trata de atacar ninguém, mas de poder falar sobre as coisas numa boa, sem tabu e sem desrespeito.
 
Vocês tão de racismo. Por que alguém de uma raça altiva não pode ser negro, mas os anões sim? Fogo em vocês.
Você acaba de insinuar que os anões não são altivos? Que ananofobia é essa?

Eu pessoalmente acho extremamente racista, porém, a ideia de ver as raças humanas atuais como tipologia absoluta que deve ser refletida e quaisquer outras subespécies e espécies sencientes fictícias. Se os elfos são imunes ao câncer e as todas as doenças, sendo perfeitamente harmonizados com Arda, e são imortais (eliminando assim a seleção natural), por que razão teriam de desenvolver fenótipos específicos como tons de pele por adaptação a condições hostis? E que tipo de platéia é essa que só se identifica a personagens de ficção não por causa de sua personalidade ou cultura ou história, mas por virtude de características superficiais, de forma que só assim se sente "representada"? Esse é um claro exemplo de racismo projetado.

Sobre a aparência dos Elfos, a atestação na obra de Tolkien é muito clara: altura média de dois rangar (aproximadamente 1,90m), belos e delicados, porém fortes, cabelos negros ou castanhos ou louros ou ruivos ou brancos (de nascença), com poucos pelos, olhos cinzentos ou azuis ou verdes (não me lembro se castanhos também), estrutura óssea e tom de pele de tipo nórdida, levemente fluorescentes, sempre de cabelos longos e olhares profundos, com a luz das estrelas visível no olhar (essa sendo a característica mais marcante e universal de seu povo; mas nos filmes até agora só a Galadriel no SdA é assim), e extremamente ornados de joais e vestes coloridas e sedosas. Temos descrições bem precisas pois Tolkien os descreveu à exaustão; e os detalhes são importantes para mantê-los vinculados às figuras do folclore europeu que lhes dão um ar de realismo e mistério.

A aparência dos Anãos é muito menos explícita nas obras; sabemos apenas que eles eram baixos, obcecados por barbas, e que as mulheres anãs eram um terço (e não metade) da população e muito parecidas com seus contrapartes, inclusive nas barbas. Sabemos que foram criados em sete clãs separados, alguns dos quais nunca aparecem na obra e vivem em terras longínquas, o que torna até esperável que haja diversidade fenotípica muito maior entre eles.

Agora eu não culpo a Amazon por tais decisões, que foram tomadas para proteger o sucesso do show da possibilidade de controvérsia devido ao clima político atual; e na prática, sendo fatores tão superficiais, têm muito pouco efeito no caráter da obra; no entanto é imprescindível tê-las em mente como imprecisões na caracterização dos personagens, sob risco de se deixar contaminar pelo revisionismo que é tão destrutivo.
 
por isso mesmo que eu enfiei um "eeeeeem geeeeraaaaaaaal" entre cada parágrafo. queria que a gente pudesse falar sobre isso sem que ninguém se sinta atacado, porque não se trata de atacar ninguém, mas de poder falar sobre as coisas numa boa, sem tabu e sem desrespeito.
É um exercício de empatia. Basta colocar-se na época e entenderá o contexto da obra. Infelizmente, ninguém exercita mais. Fazem umas conexões bem superficiais com alguma lógica. Sem verdade ou aplicação prática, mas essa lógica ganha força porque a maioria não pensa ou usa o critério de desconstrução pra justificar essa loucura.

Sem contar uma turma que cria a polêmica só pela exposição e pelo barulho. Lamentável...

Outra coisa, Blade Runner é considerada uma das adaptações mais fiéis. Ainda assim tem várias divergências. Diante da vastidão e complexidade das obras do Professor, porque seria diferente?

Estou achando tudo ótimo. Que venha e logo!
 
Última edição:
Eu já fiquei decepcionado por achar que (pelo menos pelas imagens, espero estar errado) não vão explorar as regiões "inexploradas" da T.M na primeira temporada. Tô achando que o núcleo da história será mais em Eriador e noroeste do continente.

Eu achava que o ator moreno seria um caçador em Harad e mostraria mais da sociedade, cultura e tradições da região. Minha reclamação é essa. Como esse povo feroz e corajoso foi "corrompido". Mas preferiram usar um ícone da saga: os elfos. Imagine, ele podia ser um nobre ou guerreiro dos Haradrins que ascende ao reinado através de um "falso Deus do fogo" que trouxe "liberdade" contra seus inimigos. Tipo um Conan que toma o reino da Aquilônia com o uso de uma joia amaldiçoada.

Mas existe um rumor que Sauron é apenas referenciado na temporada. Uma força maligna cuja presença está em todo lugar e em lugar nenhum (igual o que acontece nos livros da trilogia).
 
Última edição:
Eu já fiquei (um pouco) decepcionado por achar que (pelo menos pelas imagens, espero estar errado) não vão explorar as regiões "inexploradas" da T.M na primeira temporada. Tô achando que o núcleo da história será mais em Eriador e noroeste do continente.

Eu achava que o ator moreno seria um caçador em Harad e mostraria mais da sociedade, cultura e tradições da região. Minha reclamação é essa. Como esse povo feroz e corajoso foi "corrompido". Mas preferiram usar um ícone da saga: os elfos. Imagine, ele podia ser um nobre ou guerreiro dos Haradrins que ascende ao reinado através de um "falso Deus do fogo" que trouxe "liberdade" contra seus inimigos. Tipo um Conan que toma o reino da Aquilônia com o uso de uma joia amaldiçoada.

Mas existe um rumor que Sauron é apenas referenciado na temporada. Uma força maligna cuja presença está em todo lugar e em lugar nenhum (igual o que acontece nos livros da trilogia).
Eu não perderia ainda as esperanças, meu caro. o poster do personagem com um papiro repleto de ideogramas/hieróglifos me faz acreditar que a tríade Harad-Khand-Rhûn terá sua participação na série.
 
As pessoas esquecem que isso é fantasia. São as mesmas que espernearam horrores porque colocaram uma atriz negra pra fazer a Hermione no teatro.
Teatro é uma coisa diferente do cinema. Minha versão favorita da ópera Il Guarany tem uma prima donna negra. Ninguém em sã consciência nunca se importa; mas o cinema presume muito mais realismo.
 
As pessoas esquecem que isso é fantasia. São as mesmas que espernearam horrores porque colocaram uma atriz negra pra fazer a Hermione no teatro.
Vale pontuar que na matéria oficialmente não há carta branca para fantasia livre e há um terreno cinza nos limites. É uma fantasia com muitas regras que fizeram questão de serem muito estritas e que a família quis cobrar monitoramento próximo junto da Amazon (250 milhões em direitos e também para manter uma reputação). Conforme dito em discussões anteriores eles estão indo pelo galardão da aproximação do cânone. Fantasia desvairada não é bom e muitas vezes ela também não vende. Significa que devem ser cobrados em relação a Tolkien. Até demitiram o Shippey que era estudioso da área por revelar detalhes.

Tem uns sinais de enxertos nos elementos de Tolkien aí que só sobrou para ver o "julgamento em combate" como a abordagem da variedade de cores de pele. Há risco alto de inserções incidentais de personagens de outras etnias, que não caberiam porque pelo visto não vão desenvolver certos fundos históricos. Todo elfo tolkieniano derivado que conheço com pele escura tem comportamentos e pano de fundo bem específico desenvolvido pra ele. Não espero muita coisa num cenário de guerra de "campanhas de igualdade de classe" influenciando um trabalho que não era para ter disso. E aqui sem mencionar que "escuro" em Tolkien serve para apontar significados que não sejam concretos (como a cor da pele) mas que podem derivar de regiões (escuras), de caráter (sombrio) e por aí vai.

Em violência Tolkien não pode ser Got porque em todas as obras, até as adaptações infantis a maldade é ominosa (que se anuncia) e muito poucas descrições são mais detalhadas, só ocorrem quando não tem para onde o escritor fugir (normalmente na batalha final contra um inimigo maligno).


Me preocupa que eles precisam de uma abordagem de narração élfica para contagem em longo período porque as outras raças morrem com brevidade (nos livros os narradores oficiais do mundo antigo são os elfos) e isso não é um trabalho simples. E em particular é uma preocupação se começarmos a ver elfos com visual de carnalidade inferior ao de SdA, porque sabemos que não apenas os elfos eram melhores (menos maculados) nas Eras anteriores, aliás, até mesmo as plantas e animais eram melhores (homens incluídos). Tipo, Galadriel brilha na Terceira Era? Na Segunda Era ela brilhava mais.
 
sobre essa história de estranhar elfo negro.

Sim, É para a gente estranhar elfos negros.

eeeeeem geraaaaal

É para a gente estranhar justamente porque a série está fazendo evoluir algo que era atávico, ao impulsionar a diversidade desafiando o status quo de uma indústria que reflete e multiplica esse tipo de atraso.

eeeeem geraaaaal


Eurocentrismo ➡️ uma vida inteira de protagonistas majoritariamente brancos ➡️ evolução da sociedade ➡️ começam a surgir pessoas não-brancas que OUSAM ocupar "o topo" (no caso, elfos são o que há de mais nobre e altivo) ➡️ estranhamento do público que não está acostumado com isso.



eeeeeeeem geraaaaaal



mas esse estranhamento não deve levar para a conclusão "então não devia ter elfo negro" ou "faz mais sentido anão negro". sinto muito, mas isso é racista sim, o racismo estrutural, de associações implícitas que levam a episódios deploráveis como esse aqui.


eeeeeeeem geraaaaaaaaaaal


o melhor seria então fazer o seguinte raciocinio:


Eurocentrismo ➡️ uma vida inteira de protagonistas majoritariamente brancos ➡️ evolução da sociedade ➡️ temos aqui uma obra de um inglês que era sobre a Inglaterra então não tinha nada racial nessa história ➡️ tempos mudaram, hoje isso está na ordem do dia ➡️ fizeram um elfo negro na série em um momento em que outras séries como a série nova de GoT e a série Bridgerton estão fazendo a mesmíssima coisa ➡️ estranhamento do público que não está acostumado com isso ➡️ a pessoa parar um segundo e pensar "eita, por que será que eu estranhei tanto isso? é só um treco de ficção sobre um lugar que nem existe" ➡️ "ah mas isso está indo contra o lore!" ➡️ "mas então e as outras mudanças do lore? elas me incomodam tanto quanto isso?" ➡️ "por que isso me incomoda tanto? o que isso diz de mim?" ➡️ entender que essa é uma mudança válida para inserir a obra no contexto do tempo em que vivemos, que não fere o lore ➡️ se dar conta que só de estarmos refletindo sobre "por que aceitamos negros em uma """"""raça inferior"""""" como os anões mas não nos elfos" JÁ É uma discussão relevante e já mostra que foi um acerto ter um elfo negro.



EM. GERAL.
Eu entendo a preocupação. O racismo estrutural nos impacta demais, consciente e inconscientemente. Mas eu discordo que se aplique aqui: ele não é a razão do MEU incômodo (pode até ser a de outros).

O ponto é: não existem elfos negros porque o autor da obra tinha a intenção declarada de retratar os ancestrais mitológicos dos povos do norte da Europa, notadamente a Inglaterra.

Propostas como essa são incompatíveis com os valores atuais? Se a gente entender que sim, corremos dois riscos: o de sermos incapazes de produzir qualquer arte nova com fidelidade histórica ou inspirada em um objeto qualquer que, por sua própria natureza ou conceito, não tenha um componente intrínseco de representatividade; e o de impor tal gama de requisitos positivos - e não só negativos, como eu entendo que é saudável (NÃO conter discriminação racial, NÃO conter apologia a crimes) - à liberdade criativa do autor que a arte se tornará progressivamente mais pobre, pasteurizada.

"Mas por que me incomoda tanto?". Em parte porque eu espero, como fã, um pouco de fidelidade aos princípios da obra; mas é verdade que, também, por se tratarem de alterações conscientes, e não casuais, para atender a esse protocolo artificial e nocivo de intervir em obras para homogeneizá-las. Por isso me incomoda o elfo negro, mas não tanto se, sei lá, os hobbits não tiverem pés peludos.

O tema da representatividade em si eu acho fabuloso. De preferência quando há o protagonismo de minorias, em obras originais, não essa coisa forçada que a gente vê por aí de preencher cotas. O que eu acho detestável, repito, é partir do pressuposto de que TODA obra tem que cumprir esse requisito, mesmo quando há inspirações, contextos, circunstâncias que são inconciliáveis.

Agora, se houver espaço para representatividade que não vá de encontro com preceitos da obra original, eu acho válido. É por isso que anões negros me pareceu uma ideia aceitável. A provocação do Haran eu vou continuar levando como ironia. :rofl: (Durin >>> Fëanor!)
 
Esse Elrond aí é o cão chupando manga e nem por isso ouço a mesma celeuma de "ahhh, mas isso foge aos livros, é inadmissível, ele deveria ser lindo, alto, gostoso e forte."
Tolkien era muito claro quanto a linhagem real de suas obras serem um desbunde de lindeza e vigor físico.

Além disso, se é pra se manter fiel às obras, tampouco a anã deveria ser preta. Mas um raça rascunhada por um deus menor, considerada imperfeita, feia e disforme, parece que não tem a mesma importância se fugir ao cânone. Será que o problema é mesmo o cânone ou é o modelo de perfeição que os elfos representam que não pode ser abalado? (coisa que, insisto, esse Elrond aí passa longe, mas, por ser branco, não recebe a mesma crítica)
 
Esse Elrond aí é o cão chupando manga e nem por isso ouço a mesma celeuma de "ahhh, mas isso foge aos livros, é inadmissível, ele deveria ser lindo, alto, gostoso e forte."
Tolkien era muito claro quanto a linhagem real de suas obras serem um desbunde de lindeza e vigor físico.
Mas é um pouco sobre isso que eu falei acima, sobre as alterações propositais, para atender a uma espécie de "tem que ter isso", "tem que ter aquilo" vs. infidelidades casuais. Se o propósito de escalarem um ator feio fosse uma suposta crítica de "Tolkien eugenista, por que todos os elfos têm quer ser belos?", "Vai ter elfo feio, sim!", eu ficaria mais incomodado com isso. :rofl:
Mas mesmo sobre esse exemplo, falar do que os elfos considerariam belo é um pouco mais subjetivo do que falar em cor de pele né.

Além disso, se é pra se manter fiel às obras, tampouco a anã deveria ser preta. Mas um raça rascunhada por um deus menor, considerada imperfeita, feia e disforme, parece que não tem a mesma importância se fugir ao cânone. Será que o problema é mesmo o cânone ou é o modelo de perfeição que os elfos representam que não pode ser abalado? (coisa que, insisto, esse Elrond aí passa longe, mas, por ser branco, não recebe a mesma crítica)
Aí é muita vontade sua de enxergar racismo. Eu não pensei em "raça imperfeita, feia e disforme", pensei simplesmente no fato de que os anões NÃO têm (até onde eu sei) a cor da pele descrita e NÃO são a inspiração de Tolkien para a ancestralidade dos povos europeus, no contexto do seu legendário.
 
Aí eu volto no que a Mellime disse. Não é uma questão do que você, indivíduo, pensa. A questão é estrutural, não individual.
Reconheço a existência do racismo estrutural - e não falo por falar: já li muito a respeito, o tema me interessa e eu milito, quando acho pertinente -, mas acho que estamos sendo muito abstratos aqui.
 
Você pode ter as melhores intenções e sinceramente não ter nenhuma má fé quando defende que elfos tenham que ser brancos. Eu não questiono a sua posição enquanto indivíduo.

Mas como você vê não é igual ao que o colega ao lado vê.
Na minha vida, sinceramente, não muda nada a cor dele. Eu sou branco e isso não me afeta. Não quer dizer que tenha gente (muita gente) que passou a vida lutando pra ser tratado como igual, que sente na pele (literalmente) o que é ser enquadrado como inferior por causa da sua cor (espero eu que ninguém negue que racismo é uma realidade ainda hoje, e que pessoas sofrem com isso diariamente), chega num fim de dia de trabalho, só quer curtir uma série, por puro entretenimento, e vê que a raça superior é toda branca, e os negros são apenas representados em raças inferiores. Pra muita gente isso não é um grande tanto faz. Pra que isso?
Sério, em pleno séc XXI isso ainda tem que acontecer? E só porque um autor de um livro de fantasia, que é apenas entretenimento, que nasceu há mais de um século, em uma colônia com graves questões raciais, e foi educado em um império colonialista europeu, escreveu que a raça pura, perfeita superior dos seus livros é branca, que isso tem que ser representado inexoravelmente em uma adaptação em 2022?
Muda o que na vida de vocês a cor de um elfo silvestre?
É só um livro, uma historinha de seres mágicos, que é pra ser divertida e agradar quem lê, e que, em novos tempos, novas mídias, se adapta pra TV. Não é o raio de um livro sagrado. Vocês juram que a cor do cara é tão importante assim? Que tudo bem, em pleno 2022, falar pra bilhões de pessoas não brancas, que a raça superior só pode ser branca?
E de novo, por que a cor do elfo é inadmissível de ser mudada, mas da anã tudo bem? Tem certeza que isso não passa uma mensagem negativa pra ninguém? Todo mundo é igual a você e passou pelo mesmo que você, enfrenta os mesmos estigmas sociais que você? Você pode não ter associado elfos-superiores-brancos com anões-inferiores-ok,pode_ser_negro_então, mas a associação existe e ela será feita. A visão individual não vale por que o problema é social e afeta o coletivo.

Eu acho que exibir um série e falar que a raça perfeita só pode ser branca machuca muito mais gente, em pontos muito mais sensíveis, do que um elfo preto vai machucar um fã nerd que não aceita que sua magna obra seja conspurcada.
 
Última edição:
Além disso, se é pra se manter fiel às obras, tampouco a anã deveria ser preta. Mas um raça rascunhada por um deus menor, considerada imperfeita, feia e disforme, parece que não tem a mesma importância se fugir ao cânone. Será que o problema é mesmo o cânone ou é o modelo de perfeição que os elfos representam que não pode ser abalado? (coisa que, insisto, esse Elrond aí passa longe, mas, por ser branco, não recebe a mesma crítica)
Arrisco a dizer que é por esse tipo de raciocínio que optaram por não colocar uma barba de verdade nela.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo