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Especulação Spoilers, leaks e especulações

Sobre ser só um livro eu acho necessário que se diga que os produtores estão anunciando o contrário, que na verdade é das adaptações mais caras da história do ramo deles. Deixou de ser nicho (pela cifra é para deixar de ser).

Pessoalmente, eu colocaria no mesmo pacote da área cinzenta todas as campanhas de igualdade de classes, sejam anãs "não caucasianas", o Elrond feio, as cotas de pele, as pessoas não tão bonitas ou não tão brilhantes, os menos saudáveis e por aí vai. Ainda estou aguardando o julgamento de armas (atuação na tela) mas pelos sinais há risco de que seja por vergonha de Tolkien ser uma obra de etnia branca, por terem uma baixa auto-estima (culpa branca) ou sabe-se lá o quê. Mas os executivos vão pagar pedágio para outras indústrias que não a de literatura ou de entretenimento e de quem nem consome o material com decisões que o autor não faria porque não funcionam.

A agenda da indústria social atual não tolera significados de Tolkien. O mundo dele se inicia com pessoas fortes, bonitas e sem mácula. É um mundo da época do Éden, do mesmo tipo da restauração das pessoas do Dia de Pentecostes (restauradas a um estado anterior ao da maldição de Babel) antes da divisão dos povos.
 
Prevejo mais alguns oscars nos próximos anos! haha

Além de “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder”, podemos esperar para o futuro mais adaptações de Tolkien. Nesta semana, a agência Zaentz Co., responsável por gerir o espólio do escritor, abriu negociações no valor de US$ 2 bilhões para comercializar os direitos de reprodução de toda sua obra, abrindo a possibilidade de novos filmes, séries e games. Tanto a Amazon quanto a Warner (responsável pela série de filmes) são cotadas para assumir o negócio.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/entret...or-dos-aneis-ganha-primeiras-imagens-assista/
 
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Sobre ser só um livro eu acho necessário que se diga que os produtores estão anunciando o contrário, que na verdade é das adaptações mais caras da história do ramo deles. Deixou de ser nicho (pela cifra é para deixar de ser).
Ainda assim, o livro é só um livro, e a série é só uma série. Entretenimento e nada mais. E não há nada de novo na indústria de entretenimento lidar com somas vultosas de dinheiro.

A agenda da indústria social atual não tolera significados de Tolkien. O mundo dele se inicia com pessoas fortes, bonitas e sem mácula. É um mundo da época do Éden, do mesmo tipo da restauração das pessoas do Dia de Pentecostes (restauradas a um estado anterior ao da maldição de Babel) antes da divisão dos povos.
É no mínimo ingenuidade achar que depois depois de um séc XX marcado por teorias eugenistas e por extermínio étnico, a associação de uma raça pura superior que seja inexoravelmente branca, seja feita com o mundo do Éden.
Além do quê, imaginar aquele mundo como branco é tão absurdo (pra não dizer outras coisas) quanto o Jesus branco e loiro.

E no Silmarillion os elfos não são um povo sem mácula e não são unificados. Talvez o papo do Éden valesse pros tempos do Cuiviénen. Mas noção de uma raça superior permanece por toda obra, por todas as eras, e ela é marcada fortemente pelos atributos físicos.
 
Ainda assim, o livro é só um livro, e a série é só uma série. Entretenimento e nada mais. E não há nada de novo na indústria de entretenimento lidar com somas vultosas de dinheiro.


É no mínimo ingenuidade achar que depois depois de um séc XX marcado por teorias eugenistas e por extermínio étnico, a associação de uma raça pura superior que seja inexoravelmente branca, seja feita com o mundo do Éden.
Além do quê, imaginar aquele mundo como branco é tão absurdo (pra não dizer outras coisas) quanto o Jesus branco e loiro.

E no Silmarillion os elfos não são um povo sem mácula e não são unificados. Talvez o papo do Éden valesse pros tempos do Cuiviénen. Mas noção de uma raça superior permanece por toda obra, por todas as eras, e ela é marcada fortemente pelos atributos físicos.

É a mesma história nos dois formatos e eles esperam sucesso equivalente. Só se investe uma soma vultosa assim em fidelidade para fazer uma de duas coisas, manter a fidelidade ou alterar o significado original patrocinando uma campanha. Na maioria dos casos alteram para pior por questões de pouco aprofundamento. Pouco aprofundamento pode ser intencional, para ressignificar por pressão política, ou por problemas técnicos.

Dinheiro nessa quantidade não pode ser subestimado e não é comum. Assim como não pode ser subestimado que pagar pedágio para interesses da área cinza da obra produzem campo de batalha igual houve com a autora de Harry Potter. Entendam uma coisa, esse projeto já deixou de ser uma simples "história de fantasia" faz tempo. Virou um cabo de guerra. E falo como quem sempre comprou de boa obras de protagonistas africanos, tipo o game para PC Urban Chaos que você joga no corpo da protagonista mulher descendente de africanos.

Não cabe classificar como absurdo e o ingênuo. O público tem direito de usar o cérebro para localizar a cronologia do trabalho e do autor e decidir e mais que isso, tem que poder escolher aceitar livremente e independente de vir da área flexível cinzenta ou não.

De um ponto de vista bíblico, presente em temas da obra, há muito mais sobre superioridade seja de haver um "povo escolhido" judeu ou seja de quem aceita Cristo no cristianismo em relação a pecadores que ficarão de fora da cidade celeste do que possa parecer, recomendo ler o Velho Testamento sabendo que o Novo também tem superioridade e inferioridade mas é mais sutil (no Apocalipse Deus não perdoa quem não converte, eles vão para o lago de fogo). O resto sobre superioridade e inferioridade imbuídas no texto de SdA eu já mencionei acima, não vou ser repetitivo.

PS: Segunda Era e Primeira o mundo tem menos mácula que a terceira.
 
É, minha reclamação vem da possibilidade de deixarem de retratar todo o potencial de vários aspectos de outras regiões da T.M.

Sobre a história do elfo negro. Acho que deve ter muito fã com uma espécie de "Síndrome de Star Wars" e que vem reclamando do que tem ocorrido no entreterimento atual: panfletagem e lacração que substituem bons roteiros, personagens bem escritos, Lore, etc. Vou citar um comentário do Youtube sobre a diferença da característica inclusiva atual - a "Mulher Forte" da Antiga x Nova Trilogia:

A Leia que aparece no episódio IV é uma princesa que participa de uma rebelião contra um império monstruoso e se utiliza da autoridade do senado imperial para peitar os militares e o Darth Vader. Mas sabe o quê mais ela tem para ser tão legal? Ela é corajosa, tem espírito de liderança, ela comete falhas, tem defeitos, tem virtudes, é carismática, é resiliente. É uma baixinha mais alta do que muitos homens nesse mundo militar predominante masculino. E ela é muito foda. E foge do clichê da princesa indefesa. Ou seja, a personagem flui naturalmente.

Já essa trilogia se pautou na Rey: ela é poderosa e consegue fazer tudo perfeitamente, uma Mary Sue. O Luke precisou da ajuda do Obi Wan, do Han Solo, do R2, da Leia. Ele apanha, falha, erra, hesita, perde o duelo com o Vader. Ele cresce.

Aí vc pergunta: qual a personalidade da Rey? Os defeitos, as virtudes. Ela tem carisma? Como ela é tão poderosa sem treinamento? Ela erra, tropeça, comete erros, se desenvolve como personagem?

Infelizmente transformaram essa nova protagonista apenas numa extensão dos pais dela: de Zé ninguém para neta do Palpatine. Mais uma vez, panfletagem: "Vamos fazer uma personagem feminina forte". Ok, mas me fale sobre ela. "Ah, é uma mulher empoderada". OK, mas me fale dessa pessoa. "Ah, ela é poderosa."

Personagem não é isso.

O problema é se isso acontecer também com a série.
 
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SW é um exemplo de um risco que se concretiza (em games tá horrível isso).

Um personagem que tem problema de ser mal roteirizado é um "corpo estranho", uma espécie de transplante de órgão em rejeição. Porque não constroem o ritmo nem as partes dramáticas para se empatizar a audiência. A ligação é fraca tanto com a audiência quanto com o material original

Para haver amadurecimento o roteirista teria que aprofundar a pesquisa e criar histórias de vida que não precisam necessariamente aparecer na tela mas que são necessárias para dar realismo com base nas memórias (tirando aqui a referência a andróide de Blade Runner) de onde o personagem retira comportamento e potencial.
 

Essa parece ser a entrevista que deu problema entre o Shippey e a galera da Amazon

Tb o artigo da Vanity Fair esclarece que eles irão comprimir a linha do tempo ao invés de intercalar períodos históricos diferentes:


Significa que personagens como Celebrimbor e Ar-Pharazôn- Isildur-Elendil vão estar inseridos no mesmo período de tempo. A Guerra dos Elfos e Sauron e a Guerra a partir da intervenção de Númenor vão estar comprimidas dentro de uma década ou algo assim e não com um intervalo de centenas de anos.

Vai mimetizar o modo como o Hobbit comprimiu as 3 ocasiões em que Gandalf esteve em Dol Guldur em um só episódio concomitante com a Batalha dos Cinco Exércitos.



Sabendo disso tudo eu, basicamente, vou é abdicar de qualquer expectativa de aderência ao cânon.
 
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Essa parece ser a entrevista que deu problema entre o Shippey e a galera da Amazon

Tb o artigo da Vanity Fair esclarece que eles irão comprimir a linha do tempo ao invés de intercalar períodos históricos diferentes:


Significa que personagens como Celebrimbor e Ar-Pharazôn- Isildur-Elendil vão estar inseridos no mesmo período de tempo.

Vai mimetizar o modo como o Hobbit comprimiu as 3 ocasiões em que Gandalf esteve em Dol Guldur em um só episódio concomitante com a Batalha dos Cinco Exércitos.

Sabendo disso tudo eu, basicamente, vou é abdicar de qualquer expectativa de aderência ao cânon.
Cara, isso é um balde de água fria para mim. Falaram que eram 5 temporadas. Poderiam ter feito o seguinte para não passarem por isso:

1ª Temporada:

Apresentação da Segunda-Era. Um tempo "pós-apocalíptico" com o término da Guerra da Ira (faz apenas referência à algo extraordinário que moldou tudo isso). Mostrar o mundo. A formação dos reinos élficos, um renascimento cultural e científico da estirpe Noldorin. A criação de Eregion, o reino de Gil Galad e Mória. Apresentar como um povo com uma origem de refugiados e ex-escravos fundaram um reino fantástico como Númenor, etc.

A aparição de uma figura andarilha prometeica. Um grande orador, um reformista, um personagem muito carismático que movimente a política, a sociedade e acabe impactando a cultura e a história dos povos da Terra-média. Oportunidade de mostrar Harad, Khand, Rhûn, etc.

Você tem um deus-vivo andante. Dá para mostrar o impacto desse evento extraordinário na religiosidade, na política, a corrupção do poder e do conhecimento mal direcionado. Tem muito potencial. Terminaria com o golpe de estado de Celebrimbor contra Galadriel e Celeborn (versão dos Contos Inacabados) em Eregion. A criação dos anéis de poder (e mostrar os poderes e a potencialidade dessas joias).

2ª Temporada:

Os 90 anos da criação do Um Anel e o início da Guerra em Eriador. Caramba, demonstre Sauron utilizando o poder do Um. Ele reunindo, através do Anel - "a todos reunir, a todos encontrar e a todos governar - as tribos dos Orcs, dominando os monstros, bestas deformadas e demais servos de Morgoth. Mostra ele corrompendo através da decadência cultural e ignorância (tecnologia, história e sabedoria) os povos do leste e sul da T.M.

A história de alguns Nazgûl. De homens extraordinários que se utilizaram das dádivas de um "deus do fogo" e tomaram, construíram e derrubaram reinos. Que viraram lendas em guerras e eventos históricos inacreditáveis de sua época.

Terminaria com a guerra desesperada de Sauron contra os elfos.

3ª Temporada:

A ascensão de Númenor. A obediência da interdição dos Valar. As navegações. O amadurecimento da civilização. Númenor como um personagem que o público se importe e acompanhe seu crescimento. O contato com os povos "pré-históricos" na T.M. A inquietação diante da dádiva de Ilúvatar. O cisma entre os fiéis x homens do Rei. O abandono pela reverência aos Valar e a luta contra a mortalidade. Mas, por favor, não precisa mostrar a decadência moral de Númenor num sentido maniqueista. Demonstre que Númenor passou de uma civilização de "qualidades elficas" para um reino "mais humano" em relação aos defeitos, os erros, com hedonismo, etc. Que fizesse o telespectador ter raiva de tudo isso, mas também pena por se identificar com aspectos que o homem sente até hoje. Acabaria com a "captura de Sauron".

4ª temporada:

A corrupção da ilha pela engenharia religiosa pregada por Sauron. Período de vigilantismo, perseguições políticas, religiosas e extremismo. Ar-pharazon. Invasão à Valinor. Queda de Númenor. Os sobreviventes.

5ª temporada:

Formação dos reinos de Gondor e Arnor. A "ressurreição" de Sauron. A guerra da última aliança. O desespero das batalhas épicas. O cerco à Barad-dûr. Embate na Montanha da Perdição. Queda de Sauron. Tragédia das mortes de Elendil e Gil Galad. Corrupção de Isildur (trágica se mostrar os feitos e o caráter dele na 4ª temporada). Morte de Isildur. Terminaria com uma mão pegando um objeto brilhante num rio.

FIM
 
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É, também fiquei incomodado com isso. Olhem a imagem de capa do artigo e comparem com as descrições majestosas dos cabelos de Galadriel.
"Os cabelos que despertaram a cobiça de Fëanor"


Idris Elba Table Flip GIF
 
É tudo isso que vejo nas imagens e em toda a informação: desleixo e amadorismo. Basicamente o cabelo dela é um signo visual que representa o restante que foi e ainda será mostrado.
Exatamente.
Sabe o que mais me incomoda? é que se fosse falta de orçamento, tudo bem! A gente releva...
Só que a Amazon Studios está fazendo história. Será a temporada de TV series mais cara já produzida na história, com o orçamento de US $ 465 milhões.

Meme Wtf GIF
 
Exatamente.
Sabe o que mais me incomoda? é que se fosse falta de orçamento, tudo bem! A gente releva...
Só que a Amazon Studios está fazendo história. Será a temporada de TV series mais cara já produzida na história, com o orçamento de US $ 465 milhões.

Meme Wtf GIF
Exatamente como vejo, parece que tinham 50 reais pra fazer o negócio e os atores vieram de estágio. Mas, como eu disse há alguns meses, fariam uma fanfic ruim e encheriam os bolsos de qualquer forma, então pra que fazer um trabalho bem feito? É muito triste. O que as pessoas que estão vendo isso tem que fazer é comprar os livros antes que sejam caçados por todos os, como diz o pessoal por aqui, "ismos".

E sobre o orçamento, pode ter certeza que todo esse dinheiro vai ser investido em algo dentro da série, mas nada que tenha a ver com qualidade.
 
Estava tão interessada em discutir quem seriam esses personagens novos, e fazer suposições sobre seus possíveis papeis na trama. Do que debates sobre as aparências deles em si.

Entendo como: a Terra Média abre possibilidades para se criar algumas coisas, contanto que não seja algo toscamente absurdo (ainda não entendi esse negocio de criatura do espaço 😅).

Os personagens originais, penso que provavelmente são necessários pra desenvolver outras linhas de histórias paralelas à principal. E se tem mais liberdade para variar nas aparências destes. Afinal não tem personagens, dialogos e nem material o suficiente nesse período, é marjoritariamente narrativo. 🤔

Os atores para esses personagens nesse casi não me incomodaram, deverdade, se forem bem desenvolvidos então. É melhor do que deturbarem os existentes que tem suas características já descritas nos livros apenas por preguiça de criar.
 
Significa que personagens como Celebrimbor e Ar-Pharazôn- Isildur-Elendil vão estar inseridos no mesmo período de tempo. A Guerra dos Elfos e Sauron e a Guerra a partir da intervenção de Númenor vão estar comprimidas dentro de uma década ou algo assim e não com um intervalo de centenas de anos.
Estou entendendo o seguinte que no mínimo teremos uma compressão temporal dos eventos entre a forja dos anéis e a queda de Númenor (cerca de 1500 anos).

O que ainda não entendi é o evento abaixo:
By episode two, her warnings set her adrift, literally and figuratively, until she’s struggling for survival on a raft in the storm-swept Sundering Seas alongside a mortal castaway named Halbrand (Charlie Vickers), who is a new character introduced in the show.

Se Galadriel parte de Aman e encontra Halbrand, isso potencialmente significa que a Primeira Era inteira será omitida?
 

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