• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ciclistas se queixam de pneus furados por tachinhas em ciclofaixa de SP

Que não respeita sinalização, semáforos, outros ciclistas e/ou pedestres ué.
então, bicicleta tem alguns problemas exclusivos dela.
Até aonde eu lembre, basicamente não existe sinalização para bicicletas pq ela meio que, não é bem um veiculo a ser regido pelas leis de transito, mas também não é pedestre. É meio que um limbo juridico gigante.
Você não pode obrigar toda a bicicleta nem dono de bicicleta a ter uma farol por motivos de, bom, não é um veiculo e dessa maneira só quem quer um farol tem que por um farol. e por ai vai, entende?
eu juro que gostaria de ver um partoba de "bikes furando o semáforo". é muito desapego com a própria vida, então acho pouco provável.

Ciclismo é tipo respeito mutuo na vida... ou um grande bom senso no geral, o que gera problemas como o que vc falou sem "respeitar ciclistas e/ou pedestres", pq olha, nem todo mundo pedala na mesma velocidade, etc e tal. Então falar "entrou devagar na ciclovia/faixa" ou qualquer motivo que seja, talvez o reclamante seja o babaca. e respeito ao pedestre, no geral eu vejo o pedestre ser um perdido na vida (eu incluso). Não tem gente que trava a esquerda da escada rolante? então, vc pode reclamar, mas não existem leis para reger o trafego de pessoas nas escadas rolantes nem nas bikes (e nem tem pq existir lei, para não dar ideia errada para legislador brasileiro, tipo emplacar bike).

Então falar "ciclista babaca" é basicamente igual falar "pedestre babaca". O problema é o ser humano, não como ele anda (um pouco diferente de veiculos automotivos, mas outra conversa).
 
então, bicicleta tem alguns problemas exclusivos dela.
Até aonde eu lembre, basicamente não existe sinalização para bicicletas pq ela meio que, não é bem um veiculo a ser regido pelas leis de transito, mas também não é pedestre. É meio que um limbo juridico gigante.
Você não pode obrigar toda a bicicleta nem dono de bicicleta a ter uma farol por motivos de, bom, não é um veiculo e dessa maneira só quem quer um farol tem que por um farol. e por ai vai, entende?
eu juro que gostaria de ver um partoba de "bikes furando o semáforo". é muito desapego com a própria vida, então acho pouco provável.

Ciclismo é tipo respeito mutuo na vida... ou um grande bom senso no geral, o que gera problemas como o que vc falou sem "respeitar ciclistas e/ou pedestres", pq olha, nem todo mundo pedala na mesma velocidade, etc e tal. Então falar "entrou devagar na ciclovia/faixa" ou qualquer motivo que seja, talvez o reclamante seja o babaca. e respeito ao pedestre, no geral eu vejo o pedestre ser um perdido na vida (eu incluso). Não tem gente que trava a esquerda da escada rolante? então, vc pode reclamar, mas não existem leis para reger o trafego de pessoas nas escadas rolantes nem nas bikes (e nem tem pq existir lei, para não dar ideia errada para legislador brasileiro, tipo emplacar bike).

Então falar "ciclista babaca" é basicamente igual falar "pedestre babaca". O problema é o ser humano, não como ele anda (um pouco diferente de veiculos automotivos, mas outra conversa).
Um ciclista já atropelou a minha avó na avenida Adolfo Pinheiro e machucou ela. Isso faz uns 10 anos já. O cara parou, pediu desculpas (ele tava andando na calçada) e foi prestativo no socorro e tal. Até hoje eu vejo aqui no meu bairro muito ciclista entrar na calçada e andar rápido nela para cortar transito ou mesmo para furar semáforo. Talvez façam isso pelo perigo de andar na rua, onde todo o direito é do carro, mas ciclistas muitas vezes desrespeitam e colocam em risco a integridade física dos pedestres sim. Claro que é um risco muito menor do que uma moto (que também costumam andar nas calçadas) ou um carro, mas ainda assim é perigoso.
** Posts duplicados combinados **
Além do que eu já presenciei mais de uma vez ciclistas andando na contramão em avenida, ou tentando ultrapassar carro pelo corredor e outras pequenas transgressões que colocam a vida do ciclista, do pedestre e até mesmo do motorista (dá muita merda pra qualquer motorista atropelar uma pessoa). Esperamos que a ciclovia crie um respeito mutuo entre ciclistas e motoristas, pois nenhum dos dois sabem conviver com o outro e muito menos com os pedestres.
 
Oxe, e onde no mundo tem lugar perfeito?

Se não houver cobrança e fiscalização por parte da população, com certeza vai ter merda na administração pública. Na verdade, sou da opinião que merda vai ter sempre, mas só cobrando e fiscalizando podemos reduzir isso.

Perfeito é a maneira de se expressar, mas beirando tem. O Japão de forma exemplar é um que manda pra cadeia prefeito que lesa a cidade não importa a quantidade. Ficou devendo um sabonete bom administrador não é.

A lei de responsabilidade fiscal no Brasil sem dúvida foi uma evolução importante, mas ainda falta que a divulgação seja verdadeira dentro do seu mandato e consiga resistir a décadas e séculos sem jamais ser contestada. Em boa parte das vezes, já após o término e a entrada de um sucessor os números se tornam outros mesmo que com poucas variações, até mesmo quando a sucessão é de alguém do mesmo partido. Quem sabe um dia melhoraremos.

Ainda sobre melhorar e evoluir, no caso específico de Sampa que bom que há pouco tempo ainda que de forma tardia aprovaram um plano diretor de longo prazo, algo que os japoneses já fazem há muito tempo. Sendo o mais otimista possível espero que consigam cumprir pelo menos a metade do que se comprometeram sem lesar os cofres públicos, pois se conseguir os 100% queimarei a minha língua com o maior prazer aqui.
 
Última edição:
então, bicicleta tem alguns problemas exclusivos dela.
Até aonde eu lembre, basicamente não existe sinalização para bicicletas pq ela meio que, não é bem um veiculo a ser regido pelas leis de transito, mas também não é pedestre. É meio que um limbo juridico gigante.
Você não pode obrigar toda a bicicleta nem dono de bicicleta a ter uma farol por motivos de, bom, não é um veiculo e dessa maneira só quem quer um farol tem que por um farol. e por ai vai, entende?
eu juro que gostaria de ver um partoba de "bikes furando o semáforo". é muito desapego com a própria vida, então acho pouco provável.

Ciclismo é tipo respeito mutuo na vida... ou um grande bom senso no geral, o que gera problemas como o que vc falou sem "respeitar ciclistas e/ou pedestres", pq olha, nem todo mundo pedala na mesma velocidade, etc e tal. Então falar "entrou devagar na ciclovia/faixa" ou qualquer motivo que seja, talvez o reclamante seja o babaca. e respeito ao pedestre, no geral eu vejo o pedestre ser um perdido na vida (eu incluso). Não tem gente que trava a esquerda da escada rolante? então, vc pode reclamar, mas não existem leis para reger o trafego de pessoas nas escadas rolantes nem nas bikes (e nem tem pq existir lei, para não dar ideia errada para legislador brasileiro, tipo emplacar bike).

Então falar "ciclista babaca" é basicamente igual falar "pedestre babaca". O problema é o ser humano, não como ele anda (um pouco diferente de veiculos automotivos, mas outra conversa).
Mas ser folgado não tem a ver com as leis, tem a ver com caráter mesmo.
Assim como motoristas folgados não são aqueles que quebram as leis (esses são criminosos mesmo), mas os que não tem a menor noção de respeito com os outros. Tipo, não tem lei que impede de buzinar 0.000005 segundos depois que o farol abriu, mas tem gente que faz. Não tem lei que obriga você a deixar alguém com seta pra direita de entrar na sua frente, mas isso são os bons modos do trânsito. Etc.
Ciclistas podem não ter legislação própria, mas obedecer as leis da rua quando estão andando nela é pura questão de respeito e convivencia em sociedade. E quando andam na calçada, não podem colocar em risco a integridade física dos outros. Quem não faz, é folgado, como disse o Neithan.
Pedestre tem muito folgado também, por razões similares.
 
Tipo, não tem lei que impede de buzinar 0.000005 segundos depois que o farol abriu
na verdade tem. lei que impede que você buzine at all, a não ser que seja situação de emergencia (tipo chamar a atenção de um motorista desatento). tem gente que usa a buzina conjugada com o acelerador. outra história.

Não tem lei que obriga você a deixar alguém com seta pra direita de entrar na sua frente, mas isso são os bons modos do trânsito.
na vdd tem.
dar seta é um indicativo que você VAI entrar a direita (conversão ou mudança de faixa) e o motorista de trás tem que tomar as medidas para evitar a colisão. lembrando que quem bate atrás é responsavel sempre.

mas é como eu disse:
Então falar "ciclista babaca" é basicamente igual falar "pedestre babaca". O problema é o ser humano, não como ele anda (um pouco diferente de veiculos automotivos, mas outra conversa).
 
Não é verdade.
A lei diz que o motorista que vai mudar de faixa precisa se certificar das condições ao redor além de ligar a seta. Senão vira igual o famoso "foda-seta" de ônibus que ligam ela pra esquerda e meio segundo depois tacam o veículo na tua cara e você se foda pra subir na calçada, puxar freio de mão e o caramba.

Mas o ponto não era esse do meu post.
Ciclistas folgados são definíveis.
 
Mano me fala em qual morro de SP tem ciclofaixa. Sério.

acho que nenhum. O problema dos morros é que dificulta a integração com as vias planas.
Ciclofaixa em vias planas é perfeito, mas a bike tem que chegar lá de alguma forma :D
 
acho que nenhum. O problema dos morros é que dificulta a integração com as vias planas.
Ciclofaixa em vias planas é perfeito, mas a bike tem que chegar lá de alguma forma :D

Mas é claro que as bikes chegam, das residências em volta das ciclofaixas! Já falei, mas parece que ignoram, ninguém usa as faixas para atravessar a cidade, cazzo! Não precisam ser um circuito, um anel cicloviário que corta a cidade toda, passando por todos os bairros. Aí sim seria inviável, por conta do relevo. Perto da minha casa tem, mas as ciclofaixas do Pq. São Rafael não precisam estar ligadas com as faixas da Zona Sul por motivos óbvios: Distâncias.

Será que é difícil entender que a ideia não é usar as bicicletas como forma de transporte entre-regiões, e sim apenas regional, algo que seja relativamente perto?

Fala a real, você está sendo chato e pentelho de propósito, né? :lol:
 
Será que é difícil entender que a ideia não é usar as bicicletas como forma de transporte entre-regiões, e sim apenas regional, algo que seja relativamente perto?
estava pensando em algo mais amplo porque infelizmente hoje muita gente está longe do seu local de trabalho. Mas para transporte regional está perfeito.
 
a ideia não é usar as bicicletas como forma de transporte entre-regiões, e sim apenas regional, algo que seja relativamente perto?
É assim mesmo.
No meu trabalho tem duas pessoas que usam bikes pra chegar na empresa (no centro, Rua São Bento) uma mora na Vila Mariana e outra na Consolação.
No mesmo prédio sei de outras pessoas que também utilizam bicicleta, mas não sei onde moram, imagino que seja perto, como essas duas.
 
Bicicleta é algo que pode ser usada pra trechos longos sim. Na baixada Santista que tem uma tradição de utilização há muito mais tempo que na Capital tem muita gente que vem de Mongaguá, Vila Caiçara pra ir trabalhar no centro da Praia Grande, São Vicente, Santos e Cubatão e isso da mais de 10Km. Lá o pessoal está muito mais habituado a dar longas pedaladas, logicamente favorecidos por tudo ser plano.

Mas, Sampa até comporta trechos longos e planos se fizer tudo próximo aos rios. Se a marginal Tietê já tivesse ciclovia de ponta a ponta iria favorecer muito quem mora no Itaim Paulista lá na ZL e trabalha em Pinheiros. Embora seja até um pouco mais longo se deslocar pelas duas marginais a grande vantagem é andar no plano e não ter que ficar mudando de rua toda hora, aí a pedalada rende bastante.
 
Uma boa parcela dos motoristas na cidade de São Paulo pega o carro para percorrer uma distancia de cerca de 1,5 km da sua casa, cerca de 30% (vou pegar a fonte e posto aqui, podem cobrar).
Ou seja, boa parte do transito seria evitado se as pessoas que vào, por exemplo, na padaria ou na banca de jornal, ao invés de irem de carro, fossem a pé ou de bicicleta. Claro que essa estatística não desaparecia (afinal, dentro dessa % tem gente que vai buscar filho na escola, vai fazer compras no mercado entre outras atividades que necessitam do carro), mas, se desses 30%, um terço abandonar o carro para percorrer distancias curtas para ir d bicicleta, já teríamos uma redução d 10% no transito da capital.

E eu não acho tão absurdo ter ciclofaixa em subida não. Seguindo essa lógica, nem calçada deveria ter, afinal subir a pé uma ladeira m Perdizes, Pompéia ou Vila Madalena cansa a maioria das pessoas.

Concordo que o relevo de SP não estimula ao transporte por bicicleta, e até desestimula os mais sedentários (como eu), mas não considero nada tào impeditivo.
 
Última edição:
Nunca esqueço um ano que fui na mostra internacional de cinema de são paulo e fiquei horas escolhendo um hotel no google que ficasse a não mais que 2km de quase todos os cinemas pra poder fazer todos os trajetos andando. Achei um quase perfeito e que curiosamente tinha muita vaga ainda.
Só quando cheguei lá que vi que a merda do hotel parecia ficar numa vala e aqueles 2km que seriam uma moleza andando se tornaram uma tortura de subir e descer ladeira.

Enfim.
Realmente é impressionante ver gente que pega não só carro mas até mesmo transporte público pra se locomover 1km, 1.5km. 10, 15 minutinhos, andando calmamente.

Mas isso deve ser coisa de costume. Zona oeste do Rio em boa parte dos lugares você tem que andar 1km ou mais pra chegar no ponto. Na zona sul, centro, etc, é só sair de casa.
 
Uma boa parcela dos motoristas na cidade de São Paulo pega o carro para percorrer uma distancia de cerca de 1,5 km da sua casa, cerca de 30% (vou pegar a fonte e posto aqui, podem cobrar).
Ou seja, boa parte do transito seria evitado se as pessoas que vào, por exemplo, na padaria ou na banca de jornal, ao invés de irem de carro, fossem a pé ou de bicicleta. Claro que essa estatística não desaparecia (afinal, dentro dessa % tem gente que vai buscar filho na escola, vai fazer compras no mercado entre outras atividades que necessitam do carro), mas, se desses 30%, um terço abandonar o carro para percorrer distancias curtas para ir d bicicleta, já teríamos uma redução d 10% no transito da capital.

A região entre Moema e Jabaquara onde meu sogro mora é um típico caso de ser uma região que dependendo do trecho que você anda, tem várias quadras que só tem apenas casas e o pessoal ali é muito acomodado e faz muitas coisas de carro.
 
Segundo o Reinaldo Azevedo:blah:/Veja "Biciclopetistas". Assisto ou :jornal: (comendo um pão de queijo,né) a briga de alguns paulistanos e parte da imprensa/marron contra as ciclofaixas/Haddad/biciclopetista e o possível avanço bolivariano que pedala sobre a maior cidade do país. O que deveria ser encarado naturalmente como uma alternativa de locomoção se transformou num cabo de guerra ideológico ao que parece. Aqui na roça :dente: eu pedalo e faz um bem danado pra saúde. Paulicéia desvairada!:doido::lol:
 
Sobre a ciclovia da paulista:

Primeiro, coxinhas coxinhando: http://www1.folha.uol.com.br/paywal...-de-inauguracao-da-ciclovia-da-paulista.shtml

Segundo, ciclistas sobre o primeiro dia útil: http://g1.globo.com/sao-paulo/notic...de-trajeto-dizem-ciclistas-no-1-dia-util.html

(antes que venham questionar como assim bicicleta mais rápido que metrô petralhas mentirosos, vamos exercer um pouco a mente e lembrar das ecadas, catracas e tempo de espera do trêm, ok? )

Ja cansei de argumentar sobre o uso das ciclovias em SP, até o próprio @fcm disse "Mas para transporte regional está perfeito.".

Os protestos e a antipatia que existe contra as ciclofaixas é porque é feita pelo Haddad, que é do PT. Só. Todos os argumentos usados contra são fracos.

E fora que ir domingo xingar o Haddad por causa da Lava-jato não faz sentido.

E o Carioca do Pânico foi bem infeliz na matéria dele sobre a inauguração da obra, dizendo que o dinheiro devia ser gasto com hospitais. O Haddad ainda explicou pra ele que o dinheiro usado era da pasta do meio ambiente, mas obviamente ninguém ouve. Prefere falar merda. Digno da Jovem Pan, rádio na qual o Carioca trabalha e que vem se tornando uma versão radiofônica da Veja.
 
Paulista é tudo trouxa. E a ciclovia da Paulista ficou linda.
se vai ser útil ou não é outro ponto, mas pra mim a paulista ficou bem feia com a ciclovia.
Lá é perfeito pra andar de bike, eu já fui em alguns domingos quando eles faziam aquela ciclofaixa, ou seja, para lazer ótimo! Veremos se será útil como meio de transporte pra quem trabalha por ali.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo