Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Te dizer que tenho essa mesma sensação toda vez que me meto a reler (o que é raro, já que Watchmen é aquele tipo de leitura que eu tenho que pensar "okay, agora vou me concentrar e apreciar isso de verdade"). Acredito que uma das principais qualidades da obra é bem essa: a cada releitura, você percebe detalhes que deixou passar da primeira vez e descobre coisas que, à primeira vista escondidas, se tornam mais claras depois que você já conhece os acontecimentos e o contexto geral da história.
de ficar fazendo anotações enquanto eu leio, porque uou uou uou, como não percebi isso antes?
Poderia compartilhar essas anotações? Fiquei curioso.
e, ao contrário de todos os fãs de watchmen que conheço, continuo não gostando muito daquela história do náufrago que tem no meio
v6 já viram a animação q fizeram só da história do pirata? aí sim é q ficou cansativa.
Comecei a ler só a história principal mesmo, mas resolvi agora voltar no começo e ler aqueles "mini capítulos" em texto corrido que tem ao final de cada capítulo da história. Imaginei que não teria uma experiência completa se pulasse aquilo.
o v já tinha me alertado sobre a simetria dos quadros no capítulo terrível simetria (ou algo que o valha), mas na época eu era mais lerda do que o normal e não tinha sacado como "enxergar" a tal da simetria. dessa vez eu só continuei a leitura depois que descobri (até que não demorou tanto, a idade fez bem para minha cabeça).
e, ao contrário de todos os fãs de watchmen que conheço, continuo não gostando muito daquela história do náufrago que tem no meio
Hmm, acho que sou mais lerdo do que você. Da última vez que tentei "enxergar" a tal simetria não consegui. Vocês falando de Watchmen e eu acabei ficando com vontade de reler, quem sabe agora finalmente consigo perceber a maldita da simetria?
a "terrível simetria" do título parece ser sobre o rorschach, personagem que naquele ponto já sabemos bastante complexa, mas na realidade é sobre o ozymandias, o cara que vai tocar o horror para tentar buscar a paz.
Esta sequência de focos narrativos é apenas um dos aspectos do uso da forma simétrica aplicada à organização dos paineis deste capítulo. Ao chegar-se ao meio do capítulo, onde um assassino tenta matar Adrian Veidt, a ordem de paineis que formam a cena das páginas centrais é uma configuração simétrica: três paineis de cada lado e dois paineis centrais longos, formando duas metades de uma mesma ação. O mesmo se sucede com cada par de páginas opostas: a primeira página tem a ordem de paineis inversa da última página, a segunda é simétrica à penúltima, a terceira simétrica à antepenúltima, etc. Desta forma, cada par de páginas opostas, além de mostrarem o mesmo foco narrativo, formam um desenho simétrico, idêntico e oposto. Em outras palavras, a mancha de cada dupla de paineis opostos torna-se a partir de sua visilegibilidade, a forma análoga às manchas das tábuas de teste de Rorschach.