• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

DC Comics anuncia prequel de Watchmen e divide fãs

Anica

Usuário
Na manhã desta quarta-feira (1º), a DC Comics confirmou que vai lançar uma série de prequelas para Watchmen, Before Watchmen, contando a história de vários personagens. Rumores sobre essas prequelas circulavam em blogs e fóruns de discussão há quase dois anos, mas o anúncio oficial chocou muitos puristas e a hashtag #BeforeWatchmen ficou entre os tópicos mais comentados do Twitter. Afinal, a minissérie em 12 partes escritas por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons é uma daquelas HQs que se transformaram em objeto de culto. Quando a adaptação cinematográfica saiu, muitos fãs mais antigos ficaram revoltados. Mas a verdade é que muita gente foi procurar a graphic novel depois de assistir ao filme.

Serão sete minisséries, que contarão a história dos personagens: Rorschach (quatro edições, escritas por Brian Azzarello e desenhadas por Lee Bermejo), Comediante (seis edições, roteiro de Azzarello e arte de J.G. Jones), Coruja (quatro edições, roteiro de J. Michael Straczynski, arte de Andy e Joe Kubert), Dr. Manhattan (quatro edições, escritas por J. Michael Straczynski e desenhadas por Adam Hughes), Ozymandias (seis edições, com roteiro de Len Wein e arte de Jae Lee), Espectral (quatro edições, com roteiro de Darwyn Cooke e arte de Amanda Conner) e Minutemen (seis edições escritas e desenhadas por Darwyn Cooke).

Cada edição vai contar com duas páginas de uma história paralela, Curse of the Crimson Corsair, algo parecido aos Contos do cargueiro negro que acompanhavam as edições originais de Watchmen. As revistas serão lançadas a partir do meio do ano, semanalmente, até o fim de 2012.

O projeto, claro, não foi aprovado por Alan Moore, que não quis seu nome citado nem nos créditos do filme. Dave Gibbons, por outro lado, deu uma declaração neutra: “A versão original contém toda a história que Moore e eu queríamos contar. Entendo as razões da DC para esta iniciativa e desejo que todos os artistas e escritores envolvidos façam um tributo a nossa obra. Que estes acréscimos tenham o sucesso que almejam”. Em outras palavras, “podem fazer, mas não quero ter nada a ver com isso”.

Enquanto os fãs mais antigos não ficaram muito felizes com a notícia, quem passou a se interessar pela história depois do lançamento do filme se animou. É difícil não ficar curioso para saber o que esse time de gigantes vai fazer com Watchmen, mas admito que estou com um pé atrás. Para mim, o pior disso tudo é que Before Watchmen abre um precedente. Fico pensando se vão começar a mexer em outras HQs antes consideradas intocáveis.

Confira as capas das minisséries na galeria abaixo. Nas imagens também é possível ver o novo logotipo da DC, anunciado no final de janeiro – outra decisão que causou muita controvérsia.

Fonte: Época

Tinha visto alguns comentários no twitter hoje e achei que era zoação, mas a coisa é séria o_O

:no:

**

edit: não gostei da tradução de prequel para prequela. isso já foi dicionarizado ou é invencionice do cara que escreveu a notícia?
 
Invencionice, por óbvio. O pessoal do Judão chama de prequência, que é outra invencionice.
Mas a verdade é que, cedo ou tarde, teremos de adotar alguma palavra para traduzir "prequel", já que isso é cada vez mais comum na nossa vida. :D


Quanto ao fato noticiado, eu realmente não dou a mínima: não afeta o quadrinho original e sequer é oficial, pois não é de autoria do Moore nem tem o aval dele. Se forem boas histórias, beleza; se forem ruins, é só ignorar. Eu penso assim e não me estresso.
 
Também não gostei da tradução 'prequela', e não boto muita fé nesse projeto. Mais puto que os fãs deve estar o Alan Moore, como sempre, hehe.

Embora tenha nomes de peso envolvidos nas histórias não sei não, estar a sombra de uma grande obra como essa é responsabilidade pra caramba, de certa forma é uma tarefa inglória.
 
Invencionice, por óbvio. O pessoal do Judão chama de prequência, que é outra invencionice.
Mas a verdade é que, cedo ou tarde, teremos de adotar alguma palavra para traduzir "prequel", já que isso é cada vez mais comum na nossa vida. :D

gosto mais de prequência :sim:

Quanto ao fato noticiado, eu realmente não dou a mínima: não afeta o quadrinho original e sequer é oficial, pois não é de autoria do Moore nem tem o aval dele. Se forem boas histórias, beleza; se forem ruins, é só ignorar. Eu penso assim e não me estresso.

Bem por aí. O que me chateia é poderem fazer e desfazer com personagens criadas por outra pessoa sem ter a autorização dessa pessoa (no caso o Moore). Mas né, negócios e talz. O Moore deveria ter lido as letras miúdas.
 
Não vejo de forma negativa (e olha que Watchmen deve ser meu quadrinho preferido...). São histórias diferentes e eu torço para que saia boa coisa, porque tem gente competente envolvida: estou ansioso para ler o material de Darwin Cooke, o cara é fera.

Pior foi o Frank Miller fazer ele mesmo um cavaleiro das trevas 2...
 
Com certeza vou ler. A DC (e a Marvel também, diga-se) fica com essa coisa de sagas e outras invencionices puramente para extrair o maior faturamento possivel de um heroi popular. é putaria? é. Eu gosto? Sim. Sempre compro e adoro poder ler um pouco mais dos herois que gosto, fazer o que. Tomara que seja bom, mas se nao for vao ser deixados de lado por mim, sem drama.
 
Achei depressivo, mas vindo da DC, não chega a ser surpresa, só ver o caso dos criadores do Super ou no caso da Marvel, com o a família Kirby. E quando o Alan Moore diz que 25 anos depois, as pessoas ainda tão usando ideias deles, não dá para não concordar. Em tempos de público cada vez mais restrito, continuam nesse sistema quase que incestuoso ao invés de buscar novas histórias, personagens e tal.

Sobre o contrato do Alan Moore, foi mais uma questão de má fé da DC, do que linha miúdas. O contrato dizia que depois de esgotada a tiragem e nenhuma republicação num período de 1 ano, os direitos voltam para ele (o que era bem comum na época e de certa forma uma vitória sobre os direitos de autor). Ai a obra vira um sucesso estrondoso e nunca mais sai de linha, ou seja , vítima do próprio sucesso. Até onde se sabe Alan tentou uma revisão de contrato, as coisas não deram certo, ele cortou ligações com a empresa e mandou tudo as favas.

Aqui uns artigos sobre como as corporações tratam seus criadores e sobre o caso do Pré-Watchmen

http://4thletter.net/2012/02/best-example-of-industry-rule-4080-2011-the-jack-kirby-lawsuit/

http://supervillain.wordpress.com/2012/02/04/this-is-a-collaborative-medium/

http://4thletter.net/2012/02/newsarama-needs-to-do-better/

http://www.comicsreporter.com/index.php/briefings/commentary/28032/

http://robot6.comicbookresources.co...ore-watchmen-and-creators-rights/#more-105188
 
Marvel e DC: há 60 anos fazendo dinheiro com os mesmos personagens.
 
Também não sou muita fã desse tipo de coisa, mas fico na torcida que saia algo de qualidade, não vou torcer contra, mesmo não sendo muito do meu agrado.
Prequela parece Sequela.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo