• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Timidez: doença ou não?

Para você, timidez é uma doença?

  • Sim

    Votos: 0 0,0%
  • Não

    Votos: 8 72,7%
  • Talvez (justifique)

    Votos: 3 27,3%

  • Total de votantes
    11

Lu Eire

Usuário
Estávamos a discutir no Clube de Leitura o livro Orgulho e Preconceito, e como bom livro que este é, rendeu vários assuntos assuntos até agora, e um destes é a Timidez.

Por sugestão do JLM, resolvi abrir um tópico para falar só desse assunto, pois como ele mesmo disse, não cabia falar só disso no tópico do livro.

Então, vamos conversar sobre a Timidez e já começando com uma enquete! Votem e expressem a opinião de vocês.
 
Votei errado, nabice... Anyway, acho que timidez não é uma doença, mas um traço da personalidade, mas que quando é excessiva, tipo a pessoa nem tem coragem de falar com os outros, daí se torna doença.
 
qdo ataco a timidez, ñ é aquela natural q todos nós temos em algum momento ou outro. essa é normal. oq sou contra é a timidez excessiva.

como já disse lá no clube da leitura, acredito esse tipo d timidez é uma doença social. o tímido ñ é tímido pq quer, justamente o contrário, todos os tímidos gostariam de ñ ser. isso pq sabem q perdem mtas oportunidades por causa dela. é a garota q gostam e ñ tem coragem de chegar e vem outro e leva, é a dificuldade de apresentar trabalhos na escola e faculdade, é ñ conseguir interagir com quem ñ lhe é íntimo e até com estes ñ conseguir tratar d assuntos sensíveis e embaraçosos.

no meu caso, era uma questão d adquirir experiência e, com isso, autoconfiança. d 1 cara q corava só de ouvir chamarem o nome em público passei a ser aquele q intimida, mesmo não propositalmente, somente com o olhar, aqueles q estão ao redor. hj consigo reconhecer qdo 1 indício de timidez quer voltar e a combato conscientemente.

mas acredito q como toda doença, a timidez tem cura. ñ necessariamente a mesma q a minha, pois só veio após a adolescência. a questão é, existem outros paliativos para a timidez excessiva sem ser o tempo?
 
Concordo que ninguém gosta de ser tímido. Mas tratar a timidez como doença é, ao meu ver, complexo. A timidezo faz parte da personalidade da pessoa e claro que, com o passar do tempo e com força de vontade, possa ser superado. Entretanto, quando a timidez começa a exceder, de modo que a pessoa não consiga ter um mínimo de convivência social, pode ser tratado como transtorno de personalidade, da mesma forma que a paranoia, ansiedade e o perfeccionismo, por exemplo.
 
segue 1 artigo médico interessante sobre a timidez patológica. reparem nas situações sociais em q ela se manifesta.

Timidez ou Fobia social? Entenda a diferença

"Pensei o quanto desconfortável é ser trancado do lado de fora; e pensei o quanto é pior, talvez, ser trancado no lado de dentro.” (Virginia Woolf).

Quem já não sentiu ansiedade ao falar em público, ao iniciar uma conversa com alguém, ao chegar sozinho em numa festa onde se conhece poucas pessoas, ou ao ter que falar com o seu superior no trabalho? Com certeza, a maioria de nós em determinadas situações sente um certo grau de ansiedade, mas a questão é: quando esta ansiedade é considerada normal e quando passa a ser algo patológico? Desde que esta ansiedade não interfira na capacidade de alguém para funcionar adequadamente, podemos dizer que é normal. No entanto, quando esta ansiedade se torna tão intensa a ponto de limitar o indivíduo em suas atividades profissionais e sociais se torna imprescindível procurar ajuda de um profissional.

Então, qual é a diferença entre timidez e fobia social?

Timidez é um processo psicológico inibidor de ações em um indivíduo, os tímidos ficam retraídos quando se deparam com situações novas, as pessoas que sofrem de timidez desejam se relacionar com outras pessoas, porém não sabem como fazer.

É um padrão de comportamento em que a pessoa não exprime (ou exprime pouco) os pensamentos e sentimentos, e não interage ativamente.

Falar de timidez ou fobia social implica falar de ansiedade, é na verdade uma ansiedade excessiva que a pessoa sente quando está sendo observada por outras pessoas. Esta ansiedade geralmente desencadeia sintomas fisiológicos tais como, rubor, tremores, suor intenso, o que causa desconforto em quem sente.

Quando essa timidez é persistente, intensa e excessiva e prejudica vários aspectos funcionais do indivíduo, podemos chamá-la de timidez patológica, fobia social, ou ainda transtorno de ansiedade social.

Na verdade a diferença entre timidez e fobia social esta na intensidade dos sintomas, na intensidade da ansiedade que a pessoa sente. Quando a ansiedade sentida não causa prejuízo à vida funcional, podemos dizer que é um caso de timidez, no entanto quando essa passa a prejudicar a vida normal, profissional, afetiva e social, quando atrapalha o desempenho da pessoa em todos os âmbitos de sua vida, podemos estar diante de um caso de fobia social.

Para ser mais clara na timidez a pessoa sente dificuldade para realizar uma tarefa e não impossibilidade, já na fobia social a pessoa se sente realmente impossibilitada de realizar uma tarefa.

A fobia social é um transtorno de ansiedade que se caracteriza por “um temor pronunciado e persistente diante de uma ou mais situações sociais ou de atuação em público, nas quais a pessoa se vê exposta a desconhecidos ou ao possível escrutínio por parte dos demais. O sujeito teme agir de alguma maneira (ou mostrar sintomas de ansiedade) que possa ser humilhante ou embaraçosa” (APA< 1994, p 416). Podemos notar que a característica principal dos sujeitos com fobia social é o medo exagerado da avaliação por parte dos demais. Outra característica importante da fobia social é o fato do indivíduo reconhecer que o seu temor é excessivo ou pouco razoável.

As situações sociais mais freqüentes temidas pelo fóbico social são:

- Iniciar e/ou manter conversações

- Marcar um encontro com alguém

- Ir a uma festa

- Telefonar (principalmente pra quem não tem intimidade)

- Devolver um produto a loja onde comprou

- Fazer e receber elogios

- Participar de reuniões ou congressos

- Falar em público

-Expressar desacordo ou rejeitar um pedido

- Ser o centro das atenções (ex. entrar em uma sala quando as outras pessoas já estão sentadas)

- Comer beber em público

- Escrever/trabalhar enquanto está sendo observado e etc.

As pessoas que tem este tipo de fobia normalmente apresentam comportamentos de evitação ou fuga destas situações, porém quando o indivíduo não pode fugir, nem evitar suporta a situação, mas com notável sofrimento.

Quando o indivíduo tem de enfrentar determinadas situações sociais que geram ansiedade, os sintomas mais freqüentes são: tremores, sudorese, palpitação e rubor facial, dentre outros.

A maioria dos indivíduos com fobia social apresenta baixa auto-estima, e intenso medo de críticas. Em alguns casos considerados extremos, a pessoa pode até mesmo isolar-se completamente do convívio social.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) atenta para o fato de muitas pessoas sofrerem de fobia social, no entanto a maioria não procura ajuda, sofrendo as conseqüências de terem seu desempenho social e profissional severamente prejudicados.

A pessoa que sofre de fobia social precisa de ajuda terapêutica, porque tem sua vida limitada.

Bibliografia: - Manual para o Tratamento Cognitivo-Comportamental dos Transtornos Psicológicos – Vicente E. Caballo.

Ana Lúcia Lima Terapeuta cognitivo comportamental e arteterapeuta Blog: terapiaesaude.blogspot.com

fonte: banco de saúde
 
eu acho que boa parte da minha timidez foi superada em duas situações:
1. Um curso de oratória que fiz no início da faculdade, e me ensinou certas posturas e entonações que ao menos disfarçam o tremor na voz e nos joelhos que me dá ao falar em público.. e,

2. Trabalhar em banco. Depois de 10 anos lidando com clientes mil, ficou muito mais fácil interagir com o próximo...

Mas mesmo assim, depois de uma apresentação de trabalho ou numa ocasião em que tenho de falar em público, meus joelhos tremem tanto que mal posso caminhar...
 
Legal esse artigo que o JLM postou!

Timidez é um problema que pode ser resolvido? Talvez. Eu acho que é uma doença sim, vou contar o porquê.

Quando eu tinha 13 anos, namorei uma pessoa 7 anos mais velha do que eu. Lógico que esse relação só me trouxe problemas, e um deles foi a gastrite nervosa: sempre que brigávamos ou eu ficava ansiosa quando marcávamos para "conversar sobre a relação", eu vomitava. Isso me fazia muito mal, mas infelizmente não foi só fisicamente.

Desde então eu nunca mais consegui "chegar" em homem nenhum. Sempre que alguém demonstra algo por mim eu fico desconfiada, não me mexo e até prefiro que a pessoa desista. Tentei algumas vezes ir atrás ou então corresponder interesses, mas eu penso tanto que acabo sofrendo, não consifo perdoar faltas bobas =, e desisto de novo.

Isso é timidez? Sim, talvez misturada com outras coisas, ainda estou tentando me entender. Mas fato é que estou há anos sem nem encostar direito em outro homem, e não é por falta de vontade. Conheço outras pessoas com esse tipo de problema, algumas em outros setores, como Família e Profissão, por exemplo.

E se a timidez passa conforme o tempo, acho que é preciso ver cada caso. No meu, infelizmente ainda não passou.
 
Eu acho q dá sim pra se livrar, o próprio JLM (Jeff) disse que era tímido, eu acho q tenho um tipo de timidez, algo meio contraditório, tipo, sou tímida mais uso o meu jeito descontraído pra esconder tal fato, ou melhor, faço determinadas coisas...
 
Breno C. disse:
Marquei talvez, porque a verdade é que qualquer coisa em excesso é algo doentio

Eu tbm marquei talvez, acho q timidez demais ou de menos (tbm é o caso) é doença, especialmente se causa sofrimento. De tudo isso que foi listado no artigo do JLM o único q ainda não venci é falar em público. E nem sei se quero me curar, afinal só falo em publico em reunião de condomínio. XD
 
Marquei "Talvez".
Porque pra algumas pessoas (e pra mim, em determinadas situações) é realmente sofrido, quase impossível de suportar e muitas vezes deixei de fazer e/ou falar coisas por causa da timidez; então acho que é patológico mesmo.

Por outro lado tive momentos de superação.
Na maioria das vezes fiquei muito orgulhosa disso, já em outras, um tempo depois, pensei bem e concluí que teria sido melhor permanecer na timidez mesmo... :timido:
 
Rachel disse:
Breno C. disse:
Marquei talvez, porque a verdade é que qualquer coisa em excesso é algo doentio

Eu tbm marquei talvez, acho q timidez demais ou de menos (tbm é o caso) é doença, especialmente se causa sofrimento. De tudo isso que foi listado no artigo do JLM o único q ainda não venci é falar em público. E nem sei se quero me curar, afinal só falo em publico em reunião de condomínio. XD

Acho que falta de vergonha é o chamado "sem noção", né?
Mas é aquela parada: muito mais fácil conviver com pessoas "sem noção", que você pode simplesmente ir "reeducando", do que viver com gente tímida que não tem pretensão de sair da zona de conforto que a timidez cria.
 
Não considero timidez como doença porque talvez eu nunca tenha tido algum problema mais sério relacionada a ela e não conheça casos.

Hoje em dia, eu sou um pouco tímida mas para determinadas coisas, como falar com pessoas que não conheço. Não consigo ficar puxando assunto de cá e de lá se a pessoa também insistir na conversa.

Quando eu era criança, eu falava com poucas pessoas e não gostava de quando a professora pelo menos citava meu nome já temendo que fosse me perguntar algo. Mas o meu negócio é quando OS outros vem falar comigo. Porque sempre tinha aquelas crianças mau educadas ou sem senso que me chamavam de quatro olhos cdf, entende. Tinha pavor de me comunicar com as crianças por causa disso, e era , por isso, um pouco isolada e tímida.
Com a pre adolescencia vieram meus amigos de verdade e conversas saudáveis. Tive sorte de meus dois melhores amigos de infancia serem muito extrovertidos e eles não gostavam que eu fosse timida. Me transformei com eles, e hoje eu nao tenho medo de falar nada. Eu sou o que muitas pessoas não gostam: sincera. Se alguém me pergunta Isso tá bom? digo: Olha...eu não acho. Mas se você quer, tá ótimo..... Solto as coisas sem querer e não deixo nada sem resposta.

Dizendo isso, eu acho que timidez se trata de uma coisa ainda não resolvida. De tentativas falhas de se ajudar àquela pessoa, e falta de ânimo para encarar o que está acontecendo à sua volta por temer algo, ou coisas. Como Lu Eire disse: que não chegava mais em homem nenhum, por tristeza no passado. Assim como eu: evitava as outras crianças pelo mal psicológico que aquelas outras me fazíam..
Acho que da mesma forma que as piores coisas do mundo (e que ainda têm cura, dependendo da vontade da pessoa) a timidez excessiva pode ser deixada de lado, e que a timidez só em pequeníssimas coisas, como às vezes em dar um seminário, é bem normal, pela nossa reputação em frente aos outros e pelo fato de sermos inseguros quanto à reação do próximo.
 
Breno C. disse:
Rachel disse:
Breno C. disse:
Marquei talvez, porque a verdade é que qualquer coisa em excesso é algo doentio

Eu tbm marquei talvez, acho q timidez demais ou de menos (tbm é o caso) é doença, especialmente se causa sofrimento. De tudo isso que foi listado no artigo do JLM o único q ainda não venci é falar em público. E nem sei se quero me curar, afinal só falo em publico em reunião de condomínio. XD

Acho que falta de vergonha é o chamado "sem noção", né?
Mas é aquela parada: muito mais fácil conviver com pessoas "sem noção", que você pode simplesmente ir "reeducando", do que viver com gente tímida que não tem pretensão de sair da zona de conforto que a timidez cria.

Mas se quem está dentro desta zona de conforto está feliz, não prejudica nem a ela e nem os q estão de fora, por que não?
Se minha timidez não interfere em minhas relações afetivas e proficionais, vou poupar energia p melhorar muitas outras coisas que, acredite em mim, faz o convívio com os outros muito mais difícil.
Acho muito mais difícil conviver com os "sem Noção" do q com uma pessoa tímida e acredito que somente ela pode se reeducar, isto se ela quiser.
 
Rachel disse:
Breno C. disse:
Rachel disse:
Breno C. disse:
Marquei talvez, porque a verdade é que qualquer coisa em excesso é algo doentio

Eu tbm marquei talvez, acho q timidez demais ou de menos (tbm é o caso) é doença, especialmente se causa sofrimento. De tudo isso que foi listado no artigo do JLM o único q ainda não venci é falar em público. E nem sei se quero me curar, afinal só falo em publico em reunião de condomínio. XD

Acho que falta de vergonha é o chamado "sem noção", né?
Mas é aquela parada: muito mais fácil conviver com pessoas "sem noção", que você pode simplesmente ir "reeducando", do que viver com gente tímida que não tem pretensão de sair da zona de conforto que a timidez cria.

Mas se quem está dentro desta zona de conforto está feliz, não prejudica nem a ela e nem os q estão de fora, por que não?
Se minha timidez não interfere em minhas relações afetivas e proficionais, vou poupar energia p melhorar muitas outras coisas que, acredite em mim, faz o convívio com os outros muito mais difícil.
Acho muito mais difícil conviver com os "sem Noção" do q com uma pessoa tímida e acredito que somente ela pode se reeducar, isto se ela quiser.

a zona de conforto geralmente é criada por falsos momento de felicidade, onde a gente tem a tendência acreditar que está seguro e controlando tudo. Pode notar que zonas de conforto são criada com a ajuda de algo que ocupe nosso tempo o máximo possível e tire a atenção para momentos de reflexão pessoal.

Uma queda dessa zona de conforto pode gerar momentos depressão tão fortes quanto a depressão ligada a auto depreciação. Mas eu digo isso tudo só com o conhecimento da vivencia, porque não sou psicólogo e nem aspirante a.
 
Estava um dia desses conversando com uma colega da minha faculdade, e estavamos falando sobre nós mesmos, e eu sempre tive um estilo próprio meio anti-social que nasceu de uma infância tímida mas que aos poucos fui aprendendo a lidar e hoje em dia não tenho mais nenhuma dificuldade quanto a isso e não chega a me atrapalhar de forma alguma, mas enfim eu acabei falando para ela que era tímido por costume, e depois eu fiquei pensando, a timidez é hoje em dia relacionada a falta de personalidade, autoconfiança e covardia, ou seja é sim uma doença, pode dar mil e uma explicações mas é isso que as pessoas pensam e reparando em outras tímidos é lamentável você ver ele lutando mas sempre esbarra no mesmo problema(acha que o mundo inteiro está analisando cada gesto dele), timidez é sim uma doença, mas uma doença curável, acho que o primeiro passo é entender que apesar desta dificuldade isto não te torna menor que qualquer outra pessoa, e você deve ter seu estilo próprio, porque boa parte do que faz outras pessoas se interessarem por alguem não é o que você tem de igual e sim o que você tem de diferente.
 
Timidez ou Fobia social? Entenda a diferença
As situações sociais mais freqüentes temidas pelo fóbico social são:

- Iniciar e/ou manter conversações?

- Marcar um encontro com alguém?

- Ir a uma festa?

- Telefonar (principalmente pra quem não tem intimidade)?

- Devolver um produto a loja onde comprouX

- Fazer e receber elogios?

- Participar de reuniões ou congressos?

- Falar em público?

- Expressar desacordo ou rejeitar um pedidoX

- Ser o centro das atenções (ex. entrar em uma sala quando as outras pessoas já estão sentadas)?

- Comer beber em públicoX

- Escrever/trabalhar enquanto está sendo observado e etc.X






FFFFFFFFFFFFFFFFUUUUUUUUUUUUUUUUU.jpg
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo