• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Timidez: doença ou não?

Para você, timidez é uma doença?

  • Sim

    Votos: 0 0,0%
  • Não

    Votos: 8 72,7%
  • Talvez (justifique)

    Votos: 3 27,3%

  • Total de votantes
    11
Nunca fui tímida, NUNCA.

Mas tive problemas de relacionamento na adolescência, e as pessoas chamavam isso de "timidez"...

Não tinha problemas em iniciar conversar, gostava de falar em público, tirava dúvidas com os professores e acho que falava até demais... rs. Mas os meus interesses eram MUITO diferentes das demais pessoas, então eu não tinha muitas amizades...

Mas fobia social ctz que não tenho... rs.
 
Quando eu lembro o quanto eu era tímido até meus 14 anos chego a ficar surpreso com o que fazer parte de um grupo de teatro me ajudou.

Hoje sou um cara bastante desinibido, embora seja contido na maioria das ações, não por timidez, mas por ser um cara sério(pessoalmente) mesmo.
 
Última edição:
Não acho que seja doença, apenas um comportamento social. Se for assim, o fato de se envergonhar quando se está nu é doença.

E eu sou um pouco tímido, mas só com garotas. O que eu acho incrível é que com algumas garotas eu sou mó extrovertido, brinco, faço piada, e com outras garotas eu sou mó tímido, tenho medo até de olhar (não é exagero, é sério).
Em geral não acho que sou tímido, apesar de ser muito cuidadoso pra tocar mulheres. É que tipo, eu sou muito, mais muito desastrado, e eu morro de medo de machucar alguma menina de mosqueira D:
 
Não acredito ser uma doença também.
Eu já fui muito tímido, depois que comecei a trabalhar, e fui forçado a interagir, essa timidez meio que sumiu. Hoje ja converso com muito mais facilidade com pessoas que nunca vi na vida, ou até mesmo puxar conversa ou fazer comentários do nada com pessoas no meio da rua.

Mas ainda é bem difícil para mim conversar com mulheres que eu acho atraente, mas acredito que isso não seja bem por timidez, mas é falta de confiança mesmo.
 
Certo grau de timidez é normal. Mas quando isso começa a atrapalhar sua vida, é doença sim.

Até citei um trecho de um livro de uma psiquiatra em outro tópico:
A natureza da timidez é multifatorial, isto é, sua causa depende de vários fatores, que incluem basicamente o nosso temperamento - herança genética que determina nossa bioquímica cerebral e nossa reatividade diante das coisas - e nossas vivências acumuladas desde a mais tenra idade. Por isso mesmo, a timidez se desenvolve na medida em que amadurecemos e somos desafiados a enfrentar novas circunstâncias. É devido a essa natureza mesclada (genética e vivências) que algumas pessoas passam por fases de timidez e as superam, enquanto outras, em função de grandes decepções ou dificuldades constantes, perdem as esperanças e se retraem de forma intensa para dentro de si.

Aliás, recomendo a leitura: Mentes Ansiosas, medo e ansiedade além do limite - Ana Beatriz Barbosa Silva
Tem um capítulo sobre timidez =)
 
como já disse lá no clube da leitura, acredito esse tipo d timidez é uma doença social. o tímido ñ é tímido pq quer, justamente o contrário, todos os tímidos gostariam de ñ ser. isso pq sabem q perdem mtas oportunidades por causa dela. é a garota q gostam e ñ tem coragem de chegar e vem outro e leva, é a dificuldade de apresentar trabalhos na escola e faculdade, é ñ conseguir interagir com quem ñ lhe é íntimo e até com estes ñ conseguir tratar d assuntos sensíveis e embaraçosos.

Quem lhe autorizou a escrever a história da minha vida? :oops:
 
Acredito que a timidez assim como o ciúme, a depressão, o medo e tantas outras situações que afetam o ser humano se tornam sim doenças quando ocorre num nível excessivo em que a pessoa não consegue viver uma vida normal sem saber conviver com essa situação.

Na minha vida pra superar a timidez, algo que durante muito tempo dificultou minha vida, hoje sou grato a três coisas: participar de um grupo de teatro, dança de salão e naturismo.
 
Creio (achismo) que tiidez é uma reação normal dos seres vivos, a timidez aparece numa situação desconfortável ou novidade, eu sou tímido pra começar conversa, mas depois que começo, imagino, pedem pra eu me calar. Assim, na rua se alguém puxar papo eu converso sem problema. Na presença de mulheres bonitas bate a timidez sim, mas acho que é mais medo de falar besteira do que timidez.

Na minha vida pra superar a timidez, algo que durante muito tempo dificultou minha vida, hoje sou grato a três coisas: participar de um grupo de teatro, dança de salão e naturismo.

Depois que te veem com as coisas tudo balançando nada mais na vida vai te deixar com vergonha, né?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo