• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Paulo Coelho

Eu gostava dele quando eu tinha 13 anos. Eu lia todos os livros. Achava-os muito bons. Depois de um tempo sem chegar perto de Paulo Coelho eu tentei ler O demônio e a Srta. Prym e não vi graça nenhuma. História meio sem tempero. Podia ter vivido muito bem sem aquilo.

E Paulo Coelho tem me dado muita raiva ultimamente. Onde quer que eu olhe, lá está ele. Ora é no Fantástico se auto-promovendo às custas do puxa-saquismo de outro, ora na propaganda da novela das seis, ora nas conversas com uma colega minha que o idolatra ("Já leu esse?? Quer que eu te empreste? Eu sei que você vai gostar!").

Preciso de novos ares. :uhum:
 
Cuidado Oropher é assim que começa. As primeiras doses são degraça. Depois que eles vem que você está viciado começam a cobrar e quando você menos esperar vai estar comprando livros de auto ajuda e consultando o horóscopo antes de sair de casa.
Diga não as drogas.
 
E como o velho ditado, primeiro estranha-se...

Depois entranha-se...:lol:

MAs sinceramente eu nao vejo o paulo coelho como esse escritor terrivel que voçes descrevem...
Eu ate o acho um escritor razoavel...
*yams*
 
Algum mérito ele deve ter. Será que não bate uma certa inveja pelo fato do cara ser um produtor de best-sellers?
 
Cuidado Oropher é assim que começa. As primeiras doses são degraça. Depois que eles vem que você está viciado começam a cobrar e quando você menos esperar vai estar comprando livros de auto ajuda e consultando o horóscopo antes de sair de casa.
Diga não as drogas.

Eu viro emo antes de isso acontecer, don't worry ^^
 
Algum mérito ele deve ter. Será que não bate uma certa inveja pelo fato do cara ser um produtor de best-sellers?

Inveja não é, ele é ruim mesmo. A questão é que nem todo mundo lê um livro como uma obra de arte, quer apenas as palavras e a história (e isso não está errado, devo frisar). Portanto, tem que levar em conta que se ele conta histórias que atrai a atenção das pessoas (o que aparentemente faz, uma vez que vende tanto livro), isso não significa necessariamente que escreve bem.
 
Ele tem tantos fãs quanto pessoas que não gostam dele.

Quem acha que ele não escreve bem é porque - na minha opinião - não consegue ver o sentimento que ele põe em seus livros.
 
Já tive uma experiência boa com Paulo Coelho em Brida, e pra mim foi um dos melhores livros que já li, obviamente inferior a Tolkien mas mesmo assim bom.
 
Quem acha que ele não escreve bem é porque - na minha opinião - não consegue ver o sentimento que ele põe em seus livros.

Não, é porque a escrita dele é sofrível (ponto). É o que eu falei no post acima do seu: você pode gostar de uma história e achar o livro bacana por isso. Mas as pessoas que metem o pau no Paulo Coelho (pelo menos as que tem algum conhecimento de Literatura) o fazem porque as obras dele são fracas.

Enquanto vocês continuarem confundindo a qualidade literária com um bom enredo, vocês jamais entenderão porque algumas pessoas metem criticam a obra dele.

E eu sei que dói bastante ouvir de uma pessoa que um livro que tanto gostamos "não é bom" (friso: literariamente falando), mas não dá para chegar aqui cheio de achismo e pensar que o cara botar sentimento no livro faz da obra algo bom, ou que só pq algumas pessoas criticam é porque estão com dor de cotovelo. Aí já é levar para o pessoal.

O negócio é saber separar bem as coisas (como já falei): gostar das histórias que ele escreve, ok. Mas dizer que ele é um bom escritor (ou seja, alguém que sabe utilizar soberbamente os recursos narrativos, ou que simplesmente inove) já é forçar a amizade, porque a grande maioria das pessoas que o defendem costumam pegar livro apenas para se divertir, e não fazem a menor noção do que é que um recurso narrativo, que dirá se o Paulo Coelho o aplica bem ou não...
 
Ele tem tantos fãs quanto pessoas que não gostam dele.

Quem acha que ele não escreve bem é porque - na minha opinião - não consegue ver o sentimento que ele põe em seus livros.
Bom, respeito sua opinião. Mas discordo totalmente. Uma coisa é vc não gostar do cara mas gostar dos livros dele. E eu não gosto do jeito que ele escreve e acho ele um tremendo babaca. Opinião de cada um.
 
Um professor meu uma vez disse:

"O povo francês é muito estranho."

E eu perguntei, logicamente, o motivo. Eis que ele me responde:

"Eles gostam de Paulo Coelho."
 
Já li algumas obras de Paulo Coelho e,pra mim o melhor foi o Alquimista.
Dos outros: O monte Cinco,Diário de um mago e Brida,não são aquilo tudo ,mais todos são boas de ler.
Depois destes, nenhum outro inspirou interesse(já faz aproximadamente uns 11 anos que não leio nenhuma obra dele).
 
Paulo Coelho é um lixo.
Se eu vejo ele na rua, cuspo no chão e o xingo.

E "ó, seus livros têm belas mensagens espirituais". Vá ler a Bíblia. Bíblia >> Paulo Coelho, com melhores mensagens espirituais. E auto-ajuda não é literatura, não importa o quanto você mascare ela.
 
Me lembrei do nome do livro que adorei ler deste escritor:

Paulo Coelho : Na margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei

Eu acho que é um livro que vale a pena ser lido independentemente do seu escritor ser considerado lixo por aqui....
Experimentem
 
O cara é simplesmente a 2ª coisa mais lida no planeta, só perde pra Bíblia.
Isto é sério? Não sabia que os seus livros eram tão difundidos assim no mundo.

De qualquer forma, creio que, se ele atrai tanta gente, algum mérito ele deve ter, independente dos recursos narrativos. Ora, se ele escreve bons enredos, quer dizer que ele é, em parte, um bom escritor: mesmo que a outra parte não seja tão boa assim, o total escritor que ele é faz com que seja apreciado e lido bastante: talvez meramente pela questão do prazer e a diversão que seus enredos fornecem, que seja.
 
Isto é sério? Não sabia que os seus livros eram tão difundidos assim no mundo.

De qualquer forma, creio que, se ele atrai tanta gente, algum mérito ele deve ter, independente dos recursos narrativos. Ora, se ele escreve bons enredos, quer dizer que ele é, em parte, um bom escritor: mesmo que a outra parte não seja tão boa assim, o total escritor que ele é faz com que seja apreciado e lido bastante: talvez meramente pela questão do prazer e a diversão que seus enredos fornecem, que seja.
Não é verdade. Os Harrys Potter's já venderam centenas de milhões de livros a mais que o Paulo Coelho.

E eu acho que se ele esceve bons enrredos significa que ele é um homem criativo, isso não fas dele um bom escritor.
 
De qualquer forma, creio que, se ele atrai tanta gente, algum mérito ele deve ter, independente dos recursos narrativos. Ora, se ele escreve bons enredos, quer dizer que ele é, em parte, um bom escritor: mesmo que a outra parte não seja tão boa assim, o total escritor que ele é faz com que seja apreciado e lido bastante: talvez meramente pela questão do prazer e a diversão que seus enredos fornecem, que seja.

A sua lógica procederia se ele de fato escrevesse os enredos, mas os enredos são sempre repeteco de fórmulas que já fizeram sucesso (é por isso que todos gostam). Então ele:

a) Não sabe utilizar qualquer recurso narrativo
b) Não é original
c) Abusa dos clichês
etc.

Ou seja, um lixo.
 
Ninguém gosta dele por que ninguém entende os seus livros.

Ele é muito espiritual e escreve de um jeito religioso. Por isso gosto dele. E talvez polo mesmo motivo as pessoas não gostam do que ele escreve. Pelo menos aqui no Brasil.

A sua lógica procederia se ele de fato escrevesse os enredos, mas os enredos são sempre repeteco de fórmulas que já fizeram sucesso (é por isso que todos gostam). Então ele:

a) Não sabe utilizar qualquer recurso narrativo
b) Não é original
c) Abusa dos clichês

Eu também não gosto das obras do Paulo Coelho e ouso dizer que não é porque eu não entenda seus livros, já tentei começar a ler uma obra de sua autoria, afinal, queria conhecer aquele autor que tantos colegas da escola viviam a comentar, não vi nada de especial e no final acabei não conseguindo terminar a leitura, não entendia como e porquê tantas pessoas liam suas obras, sinceramente preferia me aventurar pela biblioteca e garimpar obras que dificilmente estariam estampadas nas listas dos mais vendidos da Veja (foi assim que descobri Kafka, Fernando Sabino, Jostein Gaarder e tantos outros...). Quanto a escrever de um jeito religioso, conheço outros tantos autores que tem muito de religiosidade em suas obras e que nem por isso escreveram obras repletas de clichês e sem utilização de recurso narrativo, que o diga Richard Bach!
Ainda fico com a espiritualidade irônica do Grande Machado :yep:


Anyway

Tenho que concordar com o Cad...

A única coisa que invejo nele foi ter conhecido Raul Seixas.

pelo menos aqui ele soube ser criativo :think:
 
Ecaty. Não gosto dele como pessoa (apesar de não conehce-lo pessoalmente, não vou mesmo com a cara dele), não vejo nada demais nos livros dele, frasquinhos, um cá de auto-ajuda, idéias repetitivas que se encontra em muitos lugares. Enfim, :blah:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo