• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ARTES MARCIAIS!!!

Uglúk o Uruk-Hai disse:
Mesmo assim. vária de estilo pra estilo... e como existem centenas... não é possivel definir isso, tem estilos de kung fu que vc nem passa de "faixa" ou fase.. vc simplesmente.. vai treinando..hehe.

Existe por exemplo o Choy Li Foh, que foi criado para se aprender em alguns meses.. e tal... e aqui no barsil pode se demorar anos..


Eu sei, mas dei como um exemplo um dos estilos que provavelmente entrará nas Olimpiadas. Por isso teve inumeras reformas, uma das quais, a mudança de faixa e a padronização delas com o Judo
 
Sarcasmo disse:
Eu sei, mas dei como um exemplo um dos estilos que provavelmente entrará nas Olimpiadas. Por isso teve inumeras reformas, uma das quais, a mudança de faixa e a padronização delas com o Judo

A bem, vc estava falando do Wu Shu então... por q ele é o unico que vai entrar nas olimpiadas... :drunk:

Por isso ele conhecido como "Kung Fu Olimpico", mas mesmo o Wu Shu com toda sua padronização, e as formas divididas em homenagens das escolas Nan Quan, Chan Quan... e todas as armas e tal, e bem e a cada dia eles criam um nova forma "oficial"... mas desde meados de 1940, quando foi criado o Wu Shu ( criado no sentido de estabelecer ele como uma forma única de arte marcial chinesa, por que agente sabe q Wu Shu na verdade é a propria arte marcial chinesa que ja vem antes do Templo Saholim até ), enfim.. desde 1940 quando suas formas foram elaboradas, fazendo essa sitese de estilos, as scolas de Wu Shu, mesmo tendo de ensinar as mesmas formas, tem metodos diferentes de ensinar... e por isso, ate hj... não existe padrão das fazixas oficiais nas escolas... vc por exemplo, conehceu uma que adaptou as faixa colorido do sistema japones... mas eu conheço varias diferentes q usam sistemas totalmente diferentes dentre eles... e bem, todas são escolhas que ensinam o Wu Shu oficial... ninguem vai obriga-los a mudar o meio de graduação por causa das aolimpiadas e tal...

Alias, o kung fu nesse aspecto é bem interessante, ele sempe compreendeu a arte marcial como algo mitológico, e nunca lógico... então seria uma contradição na arte padronizar alguma coisa dentro de algo que existem centenas de caminhos a seguir.. e cada toque pessoal se torna mais rico dentro dessa cultura... é permitido, criar a personalidade e manter a individulaidade de cada escola... assim seguindo um sistema mitologico de cada escola.

Lindo né? :cool:
 
Vela disse:
e um cara pode criar a escola dele, assim do nada?

aham... wu shu é padronizado, as formas são as mesmas sempre... se eu me "formar" com professor e começar a dar aula... por que não? E como vou ensinar e graduar meus alunos depende de como eu aprendi ou como eu achar mais viavel... de acordo com tudo q eu sei...
 
Pra minha sorte Uglúck é que a academia que faço, tem tradição de campeonatos. A dona é 3 campeã de Tae kundo (nao sei escrever) e o outro dono foi treinador da equipe brasileira de Tae Kundo entre 1999 e 2003.
Por isso eles padronizaram o Kung Fu pra levar a campeonatos e principalmente as olimpiadas no futuro.
 
Sarcasmo disse:
Pra minha sorte Uglúck é que a academia que faço, tem tradição de campeonatos. A dona é 3 campeã de Tae kundo (nao sei escrever) e o outro dono foi treinador da equipe brasileira de Tae Kundo entre 1999 e 2003.
Por isso eles padronizaram o Kung Fu pra levar a campeonatos e principalmente as olimpiadas no futuro.

Mas isso é oq menos importa, na verdade, quando eu estava em makau... as melhores escolas de wu shu não tinha graduação... os alunos eram todos iguais, so tinha diferença pela tempo de treino e pelas formas que sabiam...

Por que isso de graduar, é uma questão bem nova, na verdade é um artificio que foi criado no Judo para insentivar os praticantes... pra eles se sentirem evoluindo e tal, sabendo que um meio hiearquico e sua subida dentro desse sistama impunsiona o objetivo... digamos que o praticante se sente mais especial e tal.

O unico ponto q eu acho bem critico desse sistema é que um praticante com em um estágio superior, uma faixa mais elevada tem a obrigação de ser melhor que os com faixas mais baixas, naquele sistema... ai o q acontece se um faixa branca luta com um faixa vermelha e o branca surra o da vermelha (e te digo que não é raro acontecer esses "insidentes) é q isso prova a inificiencia desse sistema logico dentro de algo mitologico... ai entra na duvida da divisão de campeonatos por faixas e tudo mais... perde completamente o sentido, ja q esse faixa branca e surrou o faixa vermelha vai acabar lutando com outros faixas brancas e, obviamente, detonar todos eles...

Simplesmente por que o grau de instrução dele é mais elevado, so q dentro do sistema.. ele ainda é faixa branca.

mas contudo, eu ainda acho um meio eficoiente de se trabalhar no contexto "academia" que temos no brasil.. funciona bem e tal. So é triste por exemplo, o preço do exame de faixa... no prorpio Tae Kow Do, que vc citou... o exame para preta exede os mil reais... eu acho isso um absurdo sem tamanho.

Ah, e alias... nem se preocupe com esse metodo ans olimpiadas, não sera considerado graduação ou faixas, ja sabe-se que as regars olimpicas se devidem por formas... ou seja... categoria Nan Quan e Chan Quan... eu sei Nan Quan por exemplo, vou la e faço... dane-se a minha faixa ou etc... eu vou competir com outras pessoas que tb vão fazer Nan Quan.. e assim por diante.

Logo agente ve que tb não passa de uma certa burocracia para algumas academias, ou sei la né? Um meio de ganhar um grana extra com os exames..hehehe
 
O problema é que aqui em Niteroi começou a ter mtos professores furrecas e que não sabem de nada. O que quis dizer é que enfim achei uma academia que leva a serio o que faz e isso traz uma enorme satisfação da minha parte.
 
ah sim, professor realmente bom está ficando cada vez mais raro. se achou um bom de verdade, agarre.

No bom sentido, a menos que seja jiu jitso
 
Só foram 2 professores bons mesmo. O mestre Chan Le, o nome é um bom motivo de piadas entre agente, e o Mestre Vinicius. Dois mtos bons por sinal
 
Sabem uma coisa que me deixa triste, de certa forma? É a constatação de que hoje em dia a maioria das pessoas logo relaciona artes marciais com esportes, competições, quando todos nós sabemos que elas não foram criadas com esse intuito...

Que fique bem claro que eu não estou criticando os esportes marciais, muito menos quem os pratica. Eu mesmo já participei de competições, acho até que é uma maneira muito válida de testar habilidades sem correr o risco de se machucar tão seriamente.

Eu já passei por cada coisa... Tipo ir praticar determinado estilo, estimulado por um amigo, chegar lá e, depois de algum tempo perguntar pro professor "Por que vcs lutam com a guarda tão baixa?" e receber como resposta um sonoro "Pq em competição não vale soco na cara". Ou, em outra academia, de outro estilo, perguntar "Pq vcs aplicam esse chute com a sola do pé, e não com o calcanhar?", e ouvir que é "Pq machuca muito e em competição pode desclassificar". É foda, cara... É foda ver o cara aplicar um soco e virar as costas pro adversário pq o juiz gritou que foi ponto... Aí vc vai perguntar e o cara explica que "Se fosse uma luta real, esse soco teria tirado o adversário de combate"

Repito, acho perfeitamente válido o cara treinar técnicas e táticas pra competição. O que me deixa chateado é quando o cara não faz idéia de que o que ele está treinando é um esporte, e não arte marcial...

Eu acho inclusive que deveria haver uma séria distinção entre arte marcial e esporte marcial. Gosto dos dois, assisto vale tudo, boxe, campeonatos de karate, tae kwon do, jiu jitsu... Só não acho justo o cara ser medido pelos títulos que tem, como se isso fosse prova da capacidade dele como artista marcial. A não ser que o que esteja sendo medido seja a capacidade do cara como esportista ou competidor. Dizer "fulano de tal é melhor pq tem mais medalhas" é completamente fora de propósito.

Desculpem. Foi só um desabafo.

P. S: Relembrando: marcial = de Marte (deus da guerra). Bu (de bugei, bujutsu, budo) = guerra. Aposto que tem alguma palavrinha significativa para os artistas marciais que, em chinês, tb signifique guerra...
 
Donovan disse:
Sabem uma coisa que me deixa triste, de certa forma? É a constatação de que hoje em dia a maioria das pessoas logo relaciona artes marciais com esportes, competições, quando todos nós sabemos que elas não foram criadas com esse intuito...

Que fique bem claro que eu não estou criticando os esportes marciais, muito menos quem os pratica. Eu mesmo já participei de competições, acho até que é uma maneira muito válida de testar habilidades sem correr o risco de se machucar tão seriamente.

Eu já passei por cada coisa... Tipo ir praticar determinado estilo, estimulado por um amigo, chegar lá e, depois de algum tempo perguntar pro professor "Por que vcs lutam com a guarda tão baixa?" e receber como resposta um sonoro "Pq em competição não vale soco na cara". Ou, em outra academia, de outro estilo, perguntar "Pq vcs aplicam esse chute com a sola do pé, e não com o calcanhar?", e ouvir que é "Pq machuca muito e em competição pode desclassificar". É foda, cara... É foda ver o cara aplicar um soco e virar as costas pro adversário pq o juiz gritou que foi ponto... Aí vc vai perguntar e o cara explica que "Se fosse uma luta real, esse soco teria tirado o adversário de combate"

Repito, acho perfeitamente válido o cara treinar técnicas e táticas pra competição. O que me deixa chateado é quando o cara não faz idéia de que o que ele está treinando é um esporte, e não arte marcial...

Eu acho inclusive que deveria haver uma séria distinção entre arte marcial e esporte marcial. Gosto dos dois, assisto vale tudo, boxe, campeonatos de karate, tae kwon do, jiu jitsu... Só não acho justo o cara ser medido pelos títulos que tem, como se isso fosse prova da capacidade dele como artista marcial. A não ser que o que esteja sendo medido seja a capacidade do cara como esportista ou competidor. Dizer "fulano de tal é melhor pq tem mais medalhas" é completamente fora de propósito.

Desculpem. Foi só um desabafo.

P. S: Relembrando: marcial = de Marte (deus da guerra). Bu (de bugei, bujutsu, budo) = guerra. Aposto que tem alguma palavrinha significativa para os artistas marciais que, em chinês, tb signifique guerra...

Em chinês é o contrario, Bu Jutsu = Wu Shu... ou algo similar. So que, o Wu Shu já é realcionado ao esporte em si, justamente por ser a denominação da arte formatada para competições esportivas e que vai pras olimpiadas, que discutia ali em cima com o Sarcasmo.

Eu tb não considero a reforma do "DO" ( como eu costumo chamar essa mudança do Jutsu para Do), um coisa ruim tb, afinal, sabemos que quem começou com isso foi o Sensei [SIZE=-1] Jigoro Kano, e ele tinha as melhores intenções do mundo, a interação pela arte e tudo, o meio ritual de se lembrar das antigas artes de guerra e tudo mais....

Mas vc esta certo, que é regado de hipocrisia pra caramba é sim... E o mais mediocre é quem usa essa desculpa por, literalmente, não saber usar a propria arte em seu primoridal sentido, na luta... Fica nessas de esconder pro tras da filosofia de não a luta ajudado pelo argumento do esporte para saúde...

Na boa, se um cara que treina arte marcial a tempos não sabe lutar, ele pode ser tudo, bailarino, performance etc, menos artista marcial. Ou seja, ele nunca treinou uma arte marcial de verdade.
[/SIZE]
 
Uglúk o Uruk-Hai disse:
Eu tb não considero a reforma do "DO" ( como eu costumo chamar essa mudança do Jutsu para Do), um coisa ruim tb, afinal, sabemos que quem começou com isso foi o Sensei [SIZE=-1]Jigoro Kano, e ele tinha as melhores intenções do mundo, a interação pela arte e tudo, o meio ritual de se lembrar das antigas artes de guerra e tudo mais....

[/SIZE]

Eu tb não. Tanto é que nunca existiu um karate jutsu, e hoje vemos estilos de karate do bem distintos, uns mais voltados pro esporte, outros mais outros aspectos. Tanto é que o Dr. Hatsumi resolveu condensar o ensinamento de suas tradicionalíssimas escolas, com trocentos anos de existência em algo que ele chamou de BUDO tai jutsu.

Eu mesmo treinei karate com um cara que não deixava ninguém participar de campeonatos. Ele achava uma palhaçada esse negócio de o cara fingir que soca e o outro fingir que leva. Sei lá, era um velhinho casca grossa, aprendeu em okinawa com o pai dele e tinha essa opinião. Tinha treinado antes com um aluno dele que, ao contrário do mestre, era técnico da equipe da cidade... E tudo era karate do. E o mesmo estilo! Ou seja, é tudo uma questão de postura.

Essa história de que os japoneses criaram os "Do" pra não contar pra nós ocidentais os verdadeiros segredos dos "jutsu" tb é balela. Prova disso é o fato histórico de aqueles alunos do sensei Kano terem vencido lutadores de ju jutsu usando judo...

Me vejo obrigado a comentar algo sobre o TSKF. Aquele daquele menino obcecado por ficar forte de algumas páginas atrás. Todo o mundo deve ter percebido que eu cito fatos sem citar nomes ou lugares. Acho melhor assim, a não ser que seja pra indicar alguma coisa boa pra alguém. Mas vou ter que abrir uma exceção a essa regra.

Abriu aquele TSKF na ZN de sampa. Ali mesmo, enfrente ao carrefour. Eu, já na febre pra praticar alguma coisa mais tradicional, já que na academia militar onde eu estudava/morava/trabalhava (enfim, vivia...) só se praticava judo (sem ofensas aos judocas, eu é que não me dou bem). Chegando lá, tudo muito legal, decoração chinesa, armas nas paredes, o pessoal com aqueles trajes típicos... e veio uma mulher me atender. Pensei "que legal, o lugar parece ser bom". Ela me perguntou e eu respondi que procurava arte marcial tradicional, contei pra ela o que eu pensava (aquela mesma história sobre origens, guerra e tal). Aí ela me veio com aquela idéia de "aqui vc vai aprender 90% arte e 10% luta". Eu falei "Como assim? Como que, em uma arte marcial, vcs diferenciam arte de luta?". Muitas explicações depois, fui embora e não voltei mais.

Desculpem se tem algum aluno de lá por aqui, ou outro praticante do louva-a-deus de sete estrelas. Aliás, se tiver, por favor esclareça se é isso mesmo que o estilo prega...

Mais uma vez, minha opinião.
 
Oi, sou novo aqui.
Uruk, li nas paginas anteriores que vc conhece o sensei Bill, mas vc disse que a história de ninjutsu dele é complicada, agora fiquei curioso, complicada como? Será que vc poderia contar o que sabe?
 
Donovan disse:
Ela me perguntou e eu respondi que procurava arte marcial tradicional, contei pra ela o que eu pensava (aquela mesma história sobre origens, guerra e tal). Aí ela me veio com aquela idéia de "aqui vc vai aprender 90% arte e 10% luta". Eu falei "Como assim? Como que, em uma arte marcial, vcs diferenciam arte de luta?". Muitas explicações depois, fui embora e não voltei mais.

Ah! mas essa mulher ja é famosa nesse mesmo tópico por essa mesma, exata, afirmação! hahaha.. volte umas duas paginas atraz...hahaha


DARUMA TAISHI disse:
Oi, sou novo aqui.
Uruk, li nas paginas anteriores que vc conhece o sensei Bill, mas vc disse que a história de ninjutsu dele é complicada, agora fiquei curioso, complicada como? Será que vc poderia contar o que sabe?

Oi, e conheço ele mesmo... foi companheiro de academia, de estilo de kung fu, e ate fiz umas aulas com ele.

O complicado, é q eu nunca realmente entendi realmente as fundações dele no Ninjutsu, é complicada pra mim... por q eu nunca conheci quase nada das origens e tal... So me lembro que sabia o nome do Mestre dele, e ja vi ele fazendo umas formas coma Ninja To...

Mas não época eu não me interessava muito por historia origem etc, acho que por isso nunca reparei tb... Mas me lembro dele no parque do piqueri, na Fitstop e na academia la na Agua Rasa... ele sempre foi um cara bacana. Se vc tem informações sobre Kyoto Ryu, poderia nos dizer. Eu realmente nao me atrevo a tecer comentarios, juro que pra mim sempre foi muito complicado... e eu odeio escutar oq os outros professores falam, sabe? eles sempre tem uma pimentinha contra alguem.. e uma historia mais queima filme. E isso me tira do sério... mas seja bem vindo.. etc.
 
Muito obrigado, mas acho que sei a mesma coisa que vc, só que agora ele está representando a Genbukan (o único representante oficial da Genbukan aqui no Brasil, pelo que parece), pois parece que o Soke da Kyoto Ryu no Japão temendo que o estilo Kyoto Ryu se desvirtualiza-se, pois estava crescendo a nível mundial e o Soke não estava dando conta de administra-lo nese nível, e também já que o Tanemura a algum tempo resolveu assimilar a Genbukan todas as escolas de ninjutsu menores e que possívelmente seria extintas, então o Soke da Kyoto Ryu pediu a Tanemura para somente administrar a Kyoto Ryu a nível mundial através da Genbukan, lógico que para fazer isto o Soke da Kyoto Ryu precisou abrir mão de seu título e dá-lo ao Tanemura. Tanto que parece que quem será responsavel pela oficialização desta representação será o Kyoshi Coleman dos EUA, aluno de Tanemura e representante oficial da Genbukan no continente Americano. cURIOSAMENTE ACONTECENDO ISSO OS DOIS GRANDES CONTROLADORES DE NINJUTSU NO MUNDO SERÃO OS PRIMOS TANEMURA E HATSUMI, ambos discipulos de Takamatsu
 
Bom, pra mim, é claro, na minha opinião, kung-fu é muito louco.MUITO MUITO mesmo.Apesar de não ter nenhuma escola de kung-fu na minha cidade, queria aprender o estilo Louva Deus Sete Estrelas, ou Shaolin do Norte, ou Shaolin do Sul, ou Wing Tsum ou Estilo do Bêbado.Todos são muito bons, mas o que eu mais queria, é o Shaolin(Norte ou Sul.)Por ser um dos primeiros estilos fundados.
 
DARUMA TAISHI disse:
cURIOSAMENTE ACONTECENDO ISSO OS DOIS GRANDES CONTROLADORES DE NINJUTSU NO MUNDO SERÃO OS PRIMOS TANEMURA E HATSUMI, ambos discipulos de Takamatsu

Wow, que reviravolta... enfim, eu não sabia que eles eram primos. Vela, vc ta ai? Vc que é da Bujinkan, sabia disso?

Maffia, maffia... la lala.


Condado disse:
Bom, pra mim, é claro, na minha opinião, kung-fu é muito louco.MUITO MUITO mesmo.Apesar de não ter nenhuma escola de kung-fu na minha cidade, queria aprender o estilo Louva Deus Sete Estrelas, ou Shaolin do Norte, ou Shaolin do Sul, ou Wing Tsum ou Estilo do Bêbado.Todos são muito bons, mas o que eu mais queria, é o Shaolin(Norte ou Sul.)Por ser um dos primeiros estilos fundados.

O engraçado, é que vc afirmou essas coisas. E pelo jeito vc não pratica Kung Fu, so pensa em praticar.

Mas olha ae, vamos a um exercicio de conhecimento empirico vs. "o que dizem por ai" ou seja, é dito nas academias para deixar por cima, mais ou menos explicado pra não precisarem se esforçar nos afundos das fundações historias do Kung Fu. E como todo mundo sabe, q eu odeio isso... eu faço questão de discutir isso aqui, justamente com a questão que o Condado colocou, e que, aposto vai ajudar bastante ele tb.

Ele citou Shaolin do Norte, depois do Sul... e depois ele reafirmou, que queria na verdade aprender Shaolin, Norte ou Sul...

Mas bem, eu tenho quase certeza absoluta q ele se referia ao Bak Siu Lan, quando ele disse Shaolin do Norte, ou seja o estilo representado aqui no brasil pelo Mestre Chan Kwok Way.

Alguem saberia me dizer, oq esta escondido por traz dessas afirmação do Condado...? E qual a diferença do Shaolin do Sul e do Norte afinal?
 
Uglúk o Uruk-Hai disse:
Wow, que reviravolta... enfim, eu não sabia que eles eram primos. Vela, vc ta ai? Vc que é da Bujinkan, sabia disso?

Maffia, maffia... la lala.




O engraçado, é que vc afirmou essas coisas. E pelo jeito vc não pratica Kung Fu, so pensa em praticar.

Mas olha ae, vamos a um exercicio de conhecimento empirico vs. "o que dizem por ai" ou seja, é dito nas academias para deixar por cima, mais ou menos explicado pra não precisarem se esforçar nos afundos das fundações historias do Kung Fu. E como todo mundo sabe, q eu odeio isso... eu faço questão de discutir isso aqui, justamente com a questão que o Condado colocou, e que, aposto vai ajudar bastante ele tb.

Ele citou Shaolin do Norte, depois do Sul... e depois ele reafirmou, que queria na verdade aprender Shaolin, Norte ou Sul...

Mas bem, eu tenho quase certeza absoluta q ele se referia ao Bak Siu Lan, quando ele disse Shaolin do Norte, ou seja o estilo representado aqui no brasil pelo Mestre Chan Kwok Way.

Alguem saberia me dizer, oq esta escondido por traz dessas afirmação do Condado...? E qual a diferença do Shaolin do Sul e do Norte afinal?
Já ouvi falar que um usa mais perna e outro mais o braço.Pelo que vi no Orkut. :|
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo