• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Elfos dormem?

Flamner

Usuário
Nessa segunda vez que leio sda eu percebi muitas coisas que me deixaram com duvida, uma delas e o fato do legolas dizer que esta dormindo, mas com os olhos abertos, talvez seja tolice minha, mas os elfos nao dormem?
 
É possível que um homem, em sono estremo durma com olhos abertos tb embora não seja nada normal.

Biologicamente um elfo era igual a qualquer homem.
 
Há muitas referências no "Sociedade do Anel" à Legolas dormindo, em frases como "Sam ficou vigiado no primeiro turno, e Aragorn ficou com ele, mas os demais dormiam"
 
Mas eu fiquei em duvida pois quando os 3 estavam caçando os orcs, teve uma parte que disse que o legolas estava dormindo e vigiando ao mesmo tempo, entao eu pensei que os elos em geral dormiam assim.
 
Sei também que elfos são capazes de "dormir" mesmo movimentando-se, como no caso da perseguição de Aragorn, Legolas e Gimli aos uruks com os hobbits.
Na verdade, não é um dormir exatamente dito, eles são capazes de desligar sua mente para que possa descança-la.
Elfos dormem sim, assim como homens, anoes, hobbits e os demais, mas eles tem essa capacidade de descançar a mente movimentando-se.
Porém acredito que o cansaço físico continue em seu corpo...

Até +
 
Era essa parte que eu nao tinha entendido.Eu sabia que elfos dormiam como os outros, mas ai surgiu esse fato e eu me confundi.Valew pela ajuda!
Que vc possa encontrar luz no final da jornada! hehehe!
 
Se elfos dormem de olhos abertos eu sou uma elfa. Às vezes durmo de olhos abertos :)

Também posso descansar sem dormir... Bizarro, não é?
 
Eu tinha lido em algum lugar que os elfos, ao invés de dormir, meditavam profundamente por algumas horas, isso era o equivalente élfico de dormir...
 
Parece bem medonho, mas, pensando bem , quem nao devia dormir seriamos nos, mortais.Porque perderiamos tempo. Sei la.
 
Todos os seres vivos tem que dormir e claro que os elfos tb, mas provávelmente eles devem ter um sono diferente dos homens, talves ficando mais alerta enquanto dormem, por isso que ele vigiava e dormia ao mesmo tempo...
 
Acho que há tb uma referência nos CI ao sono élfico... é a parte do Túrim e do Beleg...

Sorry... não me recordo da página!!

:mrgreen:
 
É, eu lembro disso na parte da caçada aos orcs, parece que tem uma descrição do Legolas, algo como se ele estivesse observando as estrelas, mas dormindo, e é citado também que ele era sempre o primeiro a estar de pé e Gimli e Aragorn não sabiam ao certo se ele tinha se quer dormido.
Acho que os elfos tinham essa capacidade de ''sono de guarda'' como eu chamaria ^^ , apesar deles precisaram dormir digamos, de verdade como os outros seres. Devem usar essa habilidade quando há necessidade. Eu lembro também que Legolas estava ansioso, porque segundo ele, eles não deveriam descansar, ou não iam conseguir mais alcançar os orcs.


Abraços!
 
Acho qeu ja disseram muito do que se hápara dizer!
Os elfos tem essa habilidade de "dormir de olhos abertos " como diss eo Flamner eles podiam desligar a mente e andar com o corpo, estar atentos e descançar ao mesmo tempo, assim comona meditação, onde você fica completamente relaxado e recupera suas energias, sem que você durma.


Elmarien disse:
Se elfos dormem de olhos abertos eu sou uma elfa. Às vezes durmo de olhos abertos :)

Também posso descansar sem dormir... Bizarro, não é?

Eu também consigo descansar dem dormir, e achei que eu era o único bixo raro, uma vez me pegaram em um desses conos, onde eu estava compeltamente acordada porem desligada!

Eu sabia que você era uma elfa!! :joy:
Agora vou poder provar pra meu irmão que elfos existem!! :joy:
 
Eu deveria agir de forma decente e procurar nos livros primeiro para dar uma resposta mais estruturada, uma vez que, no meu caso, esse era um ponto marcante na característica dos elfos, especialmente o Legolas.
No entanto, queria responder o mais rapidinho possível.
Há algo de diferente, sim, no sono dos elfos. Tanto, que PJ passou essa característica para outro imortal na trilogia que foi o Gandalf em o Retorno do Rei. Talvez ele tivesse essa capacidade, sim, mas nada foi relatado ou sequer cogitado a respeito nos livros. Quanto a Legolas, houve referências, sim, mais do que uma ou duas. Na caçada aos orcs isso fica muito marcante. Também quando a Comitiva descansa e ele fica olhando as estrelas. E quantas vezes ficava de guarda mesmo sem ser seu turno. Tão certa eu estava de que os elfos podiam dormir de olhos abertos que a minha dúvida era mais exatamente se eles podiam dormir de olhos fechados, ou somente abertos...!!! Seja um transe, um sono ou divagar, o fato é que Legolas/elfos não têm a mesma necessidade de descansar que os homens apesar de "algumas" características biológicas serem iguais a dos homens. Eles resistem mais ao cansaço, mas se cansam, e dormem... E eventualmente, provavelmente (pelo que apurei quando procuarava esclarecer acerca do assunto) dormiam com os olhos fechados quando sentiam-se por fim fatigados ou simplesmente relaxados e despreocupados o suficiente para tal.

Na verdade acho que há muito mais a ser explorado sobre este personagem, por mais que tópicos já tenham sido abertos sobre vários assuntos.
Claro, sou suspeita, é meu personagem preferido, mas a culpa é do Silmarillion. Após lê-lo, os elfos tornaram-se a raça ainda mais magnífica e intrigante!!!

Parabéns, Flammer e aos que debateram até agora.
Espero que o pessoal continue postando!!!

Carnillë.
 
Gostei desse post, pena eu não poder agradecer a ele...

Mas vamos lá;

no Silma não ví falarem nada sobre os Elfos descansarem, tirarem uma sonequinha sequer.
Somente em SdA que fala-se disso e somente por Legolas ser mostrado de uma forma que nenhum outro Elfo foi mostrado até então. Pudera, nesta narrativa o tempo é mostrado de forma diferente e até um Elfo é mais Humano.
Observando as outras narrativas de Silma e CI, mesmo quando colocam duas Raças juntas, no caso de Túrin e Beleg, a exemplo, de Tuor e Voronwën, neste ultimo caso, ficava vigiando enquanto Tuor descansava e os mantinham a lembas...

Somente de Legolas diz-se algo parecido a sono ou dormir, e mesmo assim, como foi citado anteriormente, mais uma espécie de semi-transe, pois Legolas ainda permanecia atento mesmo quando Aragorn e Gimli corriam ou vigiavam.

Obrigado pela oportunidade de postar sobre um tema tão interessante!

Edite: Pude!:joinha::clap:
 
Última edição:
Sei também que elfos são capazes de "dormir" mesmo movimentando-se, como no caso da perseguição de Aragorn, Legolas e Gimli aos uruks com os hobbits.
Na verdade, não é um dormir exatamente dito, eles são capazes de desligar sua mente para que possa descança-la.
Elfos dormem sim, assim como homens, anoes, hobbits e os demais, mas eles tem essa capacidade de descançar a mente movimentando-se.
Porém acredito que o cansaço físico continue em seu corpo...

Até +

Concordo com vc! Entendi exatamente dessa forma quando li SDA.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo