• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Watchmen

Ronzi

Oh, Crap!
Sério, às vezes tenho muita dó Alan Moore.

Depois de cagarem na cabeça de vários personagens que o cara criou (vide A Liga Extraordinária, Do Inferno, Constantine e V de Vingança como exemplos), resolveram adaptar para o cinema aquela é considerada por muitos de seus fãs como a maior obra prima do barbudo-bruxo-eremita-sinistrão inglês.

É, é isso aí, roam as unhas, sintam engulhos, arranquem os cabelos, peidem em baixo das cobertas, pois eles (sempre eles) vão adaptar Watchmen. Já tem até site oficial, que ainda não é lá essas coisas, é mais um blog para acompanhar o andamento das filmagens, produção, fotos das fantasias, ver os storyboards e otras cositas para atiças a curiosidade (e o pânico) dos nerds fanaticos que, como eu, perdem tempo com isso.

Os fio-da-puta são sádicos na verdade, acho que eles (de novo eles), gostam de observar as pequenas lesmas nerds rastejando até seu site tosco para ficar acompanhando a produção e a filmagem, sonhando com o lançamento, vintão no Kinoplex (som THX 5.1 de verdade é só lá na sala 6, xuxu) e sair xingando a árvore genealógica de todos que tiveram qualquer participação com o filme, desde o diretor ao pirralho que entregou a pizza do faxineiro.

Mas mesmo assim, lá estou eu, como bom otário que sou, toda semana batendo cartão para ver se saiu uma notícia nova...

Quis custodiet ipsos custodes?
 
RE: [CINEMA] Watchmen

Vamos queimar colchões em protesto? ^^
 
RE: [CINEMA] Watchmen

Nuss, sério, o Dr. Manhattan ficará no mínimo hilário (para não dizer patético). Já pensou, um homem todo azul de cueca preta? :lol: Tem coisa que só funfa no papel mesmo.
 
RE: [CINEMA] Watchmen

O próprio Alan Moore tem culpa nas cagadas que fizeram nas adaptações dele. Eu comentei isso outro dia, a respeito do que fizeram com o Pullman, ou melhor, o que Pullman deixou que fizessem com a Bússola Dourada. Sim, porque, desculpem o linguajar, o Pullman arriou as calças e arreganhou.

Com o Moore é a mesma coisa, se ele tivesse assinado um contrato no mímimo decente garantindo que ele influiria no desenvolvimento do filme nada disse teria acontecido. disse teria acontecido. E nem é uma crítica só ao Moore, é uma crítica a todos os escritores que fazem a besteira de dar total liberdade aos roteiristas e diretores, pra pegarem suas obras e desconsiderarem totalmente o seu conteúdo.

Exemplo clássico e recente é I am legend, em que mudaram a história do Matheson descaradamente. O filme até ficou legal, mas não é mais o filme do livro, é um filme a parte. Podem falar o que quiserem da Rowling, mas pelo menos ela tinha uma cadeirinha garantida ali no set 'dos Harry Potter', dando pitaco em tudo que era detalhe.
 
RE: [CINEMA] Watchmen

Nisso você tem razão, Marco. É só ver o caso da adaptação do Stardust do Gaiman (que ele acompanhou passo a passo): há mudanças, porque afinal de contas, numa troca de mídias elas sempre acontecem. Mas não são mudanças que estragam a história, do tipo que você sai do cinema revoltado achando que tiraram as coisas mais importantes e incluíram algumas nada a ver.
 
RE: [CINEMA] Watchmen

Esse filme vai ser uma merda imensa. Ainda mais porque o Snyder já falou que não vai rolar nem Marte e nem Antártida.
 
RE: [CINEMA] Watchmen

Marco, você tem razão quanto ao fato do Alan Moore (e tantos outros) vacilarem quanto ao contrato, mas que também é uma puta falta de respeito de um diretor e de um roteirista zoar um clássico, seja literário ou quadrinário (:dente:), também não se pode negar que é. Os caras vão lá e mudam totalmente a história sem se importar com o que ninguém vai pensar. Enfim, o tópico é sobre o Watchmen e não sobre adaptações no geralzão, por isso não vou distorcer.

Já fucei bastante no brógui lá e tem uma foto de um uniforme que parece bem legal, ainda tenho fé que seja uma boa adaptação, apesar do Sky ter dito que o Snyder já falou que não vai rolar nem Marte e nem Antártida. O que é foda.
 
RE: [CINEMA] Watchmen

Marco disse:
Com o Moore é a mesma coisa, se ele tivesse assinado um contrato no mímimo decente garantindo que ele influiria no desenvolvimento do filme nada disse teria acontecido. disse teria acontecido. E nem é uma crítica só ao Moore, é uma crítica a todos os escritores que fazem a besteira de dar total liberdade aos roteiristas e diretores, pra pegarem suas obras e desconsiderarem totalmente o seu conteúdo.

Isso é um pouco mais complexo. Não sei se é o caso do Alan Moore (provavelmente é), mas o escritores de HQ's dessas grandes editoras não detêm (ou não detinham) os direitos sobre as suas criações. O que é um absurdo total. Não que eu seja a favor de propriedade intelectual, mas se ela é um dado, que seja ao menos do criador e não do patrão dele.

É isso que acontece com o Neil Gaiman e o Sandman, por exemplo. O dia em que a Warner decidir fazer uma adaptação cinematográfica o Gaiman não tem nenhum direito legal de dar pitaco. Felizmente não é assim que funciona com os livros.

No final das contas, a posição do Moore me parece a mais honesta. "Não posso impedir que façam essa merda, ao menos deixo claro que acho uma merda e exijo que não usem o meu nome".

Sobre adaptações cinematográficas em geral, tem um conto muito bom do Gaiman no Fumaça & Espelhos. Parece até meio autobiográfico.
 
RE: [CINEMA] Watchmen

Paulo,

O mais engraçado é que além de não deterem os direitos, perto dos orçamentos que chegam a alcançar a marca da centena de milhão em alguns dos filmes o que ele eles ganham é piada, não que seja pouco, mas é irrisório perto da produção. Segue trecho de entrevista com Alan Moore publicada no G1 onde ele diz que o pagamento por Constantine e parte do pagamento por V de Vingança beiraram os 77 mil dolares:

G1 disse:
G1 – Você tem idéia do quanto de dinheiro já perdeu por dispensar o pagamento pelas adaptações?

Moore - Para o filme do “Constantine” foram US$ 70 mil, que dividi entre os artistas. No “V de vingança” sei que houve um pagamento inicial de US$ 7 mil, que mandei para [o desenhista da HQ] David Lloyd. Depois houve o pagamento final e nem perguntei quanto era. Só disse para mandar para David Lloyd. Então não faço idéia. Isso não importa. Para mim, é muito mais importante a integridade do meu trabalho. Não quero que as pessoas confundam essa bobagem de Hollywood com algo que escrevi. E, infelizmente, os filmes são uma forma de cultura tão proeminente que a maioria das pessoas não vai se importar em ler os livros. Vão ver a “Liga” e pensar que essa coisa idiota tem alguma ligação com o quadrinho em que aparentemente foi baseado. Não me faz parecer bem. Não existe quantia de dinheiro que me faça sentir melhor com isso. Espero que Hollywood tenha aprendido a lição e deixe meus filmes em paz.

Para quem quiser ler a entrevista completa.
 
RE: [CINEMA] Watchmen

Quando comecei a ler este tópico, pensei sobre a entrevista que havia lido do Moore no G1.
É isso, ele despreza as adaptações de suas histórias feitas por Hollywood!Talvez seja por isso que tudo tenha ficado uma grande merda!!
"Não quero que as pessoas confundam essa bobagem de Hollywood com algo que escrevi" haahah muito foda!!!
 
RE: [CINEMA] Watchmen

Todos estão dizendo que o Alan Moore tem certa culpa de não supervisionar os filmes baseados em sua obra... Mas pra mim ele ta mais que certo de repudiar qualquer coisa vinda desses caras depois das merdas que fizeram com ele.
Segue ai um artigo tirado do Omelete a muito tempo (Ta salvo no pc por isso não tenho o link) sobre a briga do Moore com a DC e com as adaptações cinematográficas de suas obras:
O genial Alan Moore cortou os últimos laços que tinha com a DC Comics.

As rusgas do escritor britânico com a editora começaram no final da década de 1980, quando a editora censurou histórias de Rick Veitch para o gibi do Monstro do Pântano. Depois, ganharam escala quando a DC valeu-se de uma cláusula contratual para impedir que os direitos de publicação de Watchmen voltassem ao criador e ao ilustrador Dave Gibbons.

Desiludido, Moore foi forçado mais tarde a ter que aturar a DC novamente. Ele criou a America´s Best Comics dentro da empresa Wildstorm mas, alguns meses depois, a editora foi comprada pela DC e, junto com ela, o contrato com a ABC... com isso, novas histórias foram censuradas.

Porém, a gota d´agua que tornou o autor completamente avesso ao mundo de Hollywood ocorreu quando Moore foi envolvido em um processo acusando o filme A liga extraordinária de plágio. Um detalhe: os elementos da história que foram plagiados (Quatermain como o herói principal e as participações de Tom Sawyer, Dorian Gray e Huckleberry Finn) foram todos introduzidos pelos produtores e não são criações do barbudo, afinal, Moore nunca quis saber do longa-metragem. Pior, ele sentiu-se humilhado quando a 20th Century Fox resolveu pagar a sentença, assumindo o plágio. Para um observador desatento, parece que foi quadrinhista quem copiou a idéia.

Agora, segundo a coluna Lying in the Gutter de Rich Johnson, Moore está furioso com recentes declarações dos Irmãos Wachowski e do produtor Joel Silver - todos atualmente trabalhando na adaptação para as telas da obra V de Vingança.

Os cineastas procuraram o escritor no começo do ano e foram avisados que ele não queria nada com o cinema e não tinha tempo pra isso já que estava ocupado com os quadrinhos.

"Não tenho interesse algum em Hollywood", avisou. De fato, ele não só recusou o dinheiro por V de Vingança como também o de Watchmen e Constantine. Todos os pagamentos foram para os bolsos dos ilustradores que trabalharam ao seu lado. "E olha que eu estava precisando", desabafou Moore a Johnson.

Apesar dos alertas do escritor, um comunicado à imprensa sobre o filme foi divulgado dizendo que Moore estava "entusiasmado com o filme" e que poderia até ser que ele se envolveria com a produção. Alan Moore, mais uma vez, sentiu-se traído pela Warner/DC e finalmente contou com as armas para puni-los. Irá publicar o terceiro volume de sua consagrada League of Extraordinary Gentlemen em outro lugar.

A HQ, mais uma vez ilustrada por Kevin ONeill, será lançada dentro de um ano e meio pela editora Top Shelf/Knockabout e terá "um formato diferente", promete o criador. E, pelo visto, a DC deve perder algo digno de alarde, afinal Moore está atualmente em estúdio trabalhando no projeto.

O que ele faz lá, ninguém sabe, mas a editora não verá mais seus trabalhos, garantiu. Ah, e ele, rancoroso, também avisa: o roteiro de V de Vingança que leu é "imbecil e cheio de buracos"...
[/quote]
 
RE: [CINEMA] Watchmen

Notícias fresquihas:

[size=x-large]Estúdios brigam por direitos sobre 'Watchmen'[/size]

Fox processa a Warner Bros. por questões relativas à distribuição.
Longa baseado na HQ de Alan Moore está em produção para estrear em 2009.


O estúdio Fox está processando a Warner Bros. pelos direitos de desenvolver, produzir e distribuir o filme "Watchmen", informa o site especializado em cinema /Film. Um longa baseado na HQ de Alan Moore e David Lloyd está atualmente em produção pela Warner sob a batuta do diretor Zack Snyder, de "300".

A Fox alega que manteve todos os direitos sobre um filme da franquia entre 1986 e 1990. Em 1991, o estúdio teria desistido do projeto com a condição de preservar os direitos de distribuição do primeiro filme baseado em "Watchmen".

A DC Comics, responsável pela história em quadrinhos original, é controlada pelo grupo Warner Bros. Ambientado nos anos 80, durante o período da Guerra Fria, "Watchmen" gira em torno do misterioso assassinato de um ex-super-herói, em um cenário em que os vigilantes mascarados foram colocados na ilegalidade pelo governo.

A data prevista para a estréia de "Watchmen" nos cinemas americanos é 6 de março de 2009.

Do G1

Será que vai atrasar o lançamento? Por que eu sou masoquista, sei que vai ficar ruim, mas não resisto...
 
RE: [CINEMA] Watchmen

Acho que não...
Tem gente que leu essa notícia e já tava viajando, torcendo pro filme parar de ser rodado...

A Fox só quer aproveitar os futuros lucros XD então se tudo for resolvido não tem como atrasar muito eu acho...
 
RE: [CINEMA] Watchmen

Sem querer voltar na discussão anterior, sobre adaptações, mas já voltando:

Uma das coisas mais perfeitas nos quadrinhos do Moore é a linguagem cinematográfica existente nela. No começo de Watchmen quando aparece apenas um vestigio de sangue e o 'plano' vai abrindo é totalmente filmável, é como usar o quadrinho como storyboard (como fizeram em Sin City) e garanto que ficaria fiel. Claro que o Moore teria que meter o bedelho no que estão fazendo, o negócio é dele e ele deveria ter o poder sobre.

Eu, particularmente e quase exclusivamente, adoro o filme V de Vingança. Apesar de todas as diferenças com os quadrinhos, a voz do personagem foi preservada e funcionou na tela. Se não tivessem alterado pontos chave da trama (como o fato de V sempre estar do lado do governo), o filme seria muito mais profundo. Também acho que a duração do filme é muito curta, a mensagem foi passada e poderia incrementá-la, mas preferiram não se arriscar.
 
RE: [CINEMA] Watchmen

Não acho que a mensagem passada no filme seja a mesma passada por Moore na HQ. Aliás, por causa disso, não dá nem para dizer que ele é profundo.
 
RE: [CINEMA] Watchmen

Mas eu falei da voz da personagem V, ela foi preservada, se não quiseram aprofundar foi por medo ou por acharem que era suficiente o que tinham, afinal a mensagem ficou incompleta.
 
RE: [CINEMA] Watchmen

Er... voltando uns posts aí pra cima... moderninho o univorme do Coruja, hein? Me lembrou o Batman o_O
Não gostei do Veidt, o Rorschach tá normal, o Comediante foi o que mais gostei, tá bem legal. A Espectral tá normal também =)
Quero ver o Dr Manhattan... acho que vai ficar bem estranho no cinema XD
 
RE: [CINEMA] Watchmen

Pips, o que mais me aborreceu sobre a adaptação é que eles fazem de um manifesto anarquista um manisfesto democrático. Há diferenças entre ambos, e no final das contas ficou claro que eles não tiveram culhões de seguir a primeira opção, que faria toda a diferença para a história. Aliás, ainda não me conformo em terem transformado aquela hora do V demitindo a humanidade em "Vamos lá, pessoal, para as ruas lutar pelos nossos direitos", blé, que piegas.

***

Trillian, poisé, enquanto eu procurava imagens para meu post fiquei pensando aqui como é que farão ele. Porque não é só uma questão de pintar o cara de azul e botar uma cueca preta nele sem que fique ridículo (o que é, por si só, bem difícil), mas o Dr. Manhattan é maiorzão também, em relação aos demais. Daquele maior "Mais de 2m", acho. Enfim, quero só ver no que vai dar isso :think:
 
RE: [CINEMA] Watchmen

Saiu o primeiro (de 12) vídeo blog com bastidores da produção de Watchmen:
http://www.comingsoon.net/news/movienews.php?id=43692 (em flash ou HD QuickTime)

Aqui fizeram uma comparação entre os sets exibidos no vídeo e os quadrinhos originais:
http://www.slashfilm.com/2008/04/06/first-look-the-sets-of-watchmen-comic-comparisons/


Pelo menos parece que os sets vão ficar mais interessantes que os figurinos. É estranho que, por mais que essa adaptação pareça fadada a falhar, eu ainda esteja curioso em relação ao filme. Será masoquismo? :dente:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo