No Silma, quando Feanor está prestes a deixar Valinor com os noldor para a Terra-Média, o arauto de Manwe tenta persuadi-lo a ficar. E Feanor faz aquele super juramento, que é aquele magnífico poema, dizendo que ele viraria as costas para "deus e o diabo", mas que ele nao descansaria enquanto não recuperasse seu Trabalho. Feanor disse também que iria para a Terra-Média e que seus feitos seriam dignos de grandes canções.
Quando o arauto reporta as palavras de Feanor a Manwe, o valar, chorando diz: "Custosas lhes serão essas canções, entretanto são uma boa aquisição".
Eu penso como o valar, que importa que a desgraça seja grande se ela valer a pena?
Penso que a morte e o sofrimento estão postos, querendo ou não, a morte, a fome, a doença, a desgraça e as intempéries do mundo estão aí. Então, que importa se o incêndio consumiu absolutamente tudo se a chama foi bela e alta? Se ela foi única e valeu a pena, se foi um espetáculo para os olhos e a lembrança? Então, que queime!
Pensando em mitologia, outro grande herói que pensava assim era Aquiles. A mãe dele era uma ninfa (se não me engano) e ela previu que se ele fosse guerrear em Tróia ele seria morto em batalha, mas alcançaria a imortalidade através de seus feitos. Agora se ele não fosse para Tróia ele teria uma vida longa e feliz, porém seria esquecido nos anais da história. Aquiles escolheu lutar em Tróia, não para matar ou morrer, mas para entrar para a história. Por algo dessa magnitude, sua morte prematura seria um preço pequeno a pagar.
Fazendo uma comparação com o bug dos 4 meses do fórum, acabei de manar uma mensagem para o Dorak e estava desiludido com tudo o que eu perdi, mas esse tópico me fez mudar de idéia, eu perdi muita coisa, mas valeu a pena, eu desenvolvi minha criatividade e conheci pessoas inteligentes, eu me aprofundei ainda mais na literatura tolkeniana por deleite e prazer... é, muito foi perdido no "incêndio do bug", mas a chama foi bela e alta... valeu a pena.
Eu faria as silmarils!