• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Você teria feito as Silmarils?

Mesmo sabendo o que iria acontecer você ainda criaria as Silmarils?


  • Total de votantes
    13

Finwë

Alto Oficial de Erebor
Se soubesse de antemão todos os fatos que enredar-se-iam a partir da criação das Jóias, você ainda as criaria? Comentem.
 
Minha resposta é Não, e Sim. Tudo depende...

Se for olhar toda a desgraça decorrente das Jóias, eu diria que não criaria.

Mas caso eu soubesse de tudo que estaria por vir, eu teria condições de poder mudar o futuro? Falar contra Melkor, suas mentiras e etc.? Se sim, tudo poderia ser diferente... então, acho que criaria as Três Gemas.

Ter conhecimento do futuro implica em muitas responsabilidades.
 
No Silma, quando Feanor está prestes a deixar Valinor com os noldor para a Terra-Média, o arauto de Manwe tenta persuadi-lo a ficar. E Feanor faz aquele super juramento, que é aquele magnífico poema, dizendo que ele viraria as costas para "deus e o diabo", mas que ele nao descansaria enquanto não recuperasse seu Trabalho. Feanor disse também que iria para a Terra-Média e que seus feitos seriam dignos de grandes canções.

Quando o arauto reporta as palavras de Feanor a Manwe, o valar, chorando diz: "Custosas lhes serão essas canções, entretanto são uma boa aquisição".

Eu penso como o valar, que importa que a desgraça seja grande se ela valer a pena?

Penso que a morte e o sofrimento estão postos, querendo ou não, a morte, a fome, a doença, a desgraça e as intempéries do mundo estão aí. Então, que importa se o incêndio consumiu absolutamente tudo se a chama foi bela e alta? Se ela foi única e valeu a pena, se foi um espetáculo para os olhos e a lembrança? Então, que queime!

Pensando em mitologia, outro grande herói que pensava assim era Aquiles. A mãe dele era uma ninfa (se não me engano) e ela previu que se ele fosse guerrear em Tróia ele seria morto em batalha, mas alcançaria a imortalidade através de seus feitos. Agora se ele não fosse para Tróia ele teria uma vida longa e feliz, porém seria esquecido nos anais da história. Aquiles escolheu lutar em Tróia, não para matar ou morrer, mas para entrar para a história. Por algo dessa magnitude, sua morte prematura seria um preço pequeno a pagar.

Fazendo uma comparação com o bug dos 4 meses do fórum, acabei de manar uma mensagem para o Dorak e estava desiludido com tudo o que eu perdi, mas esse tópico me fez mudar de idéia, eu perdi muita coisa, mas valeu a pena, eu desenvolvi minha criatividade e conheci pessoas inteligentes, eu me aprofundei ainda mais na literatura tolkeniana por deleite e prazer... é, muito foi perdido no "incêndio do bug", mas a chama foi bela e alta... valeu a pena.

Eu faria as silmarils!
 
Última edição:
Isso me faz lembrar a mãe do Daniel Faraday de Lost
Ela mesmo sabendo de tudo que vai ocorrer com o seu filho - e veja, na minha opinião não há amor maior do que uma mãe pelo seu filho - ainda sim ela o manda para a Ilha, sabendo que ela mesma irá assassiná-lo.
 
Mas caso eu soubesse de tudo que estaria por vir, eu teria condições de poder mudar o futuro? Falar contra Melkor, suas mentiras e etc.? Se sim, tudo poderia ser diferente... então, acho que criaria as Três Gemas.

Idem.
Sabendo o que aconteceria, eu poderia evitar que, as desgraças provenientes da criação das Silmarils acontecessem, mudando o rumo dos acontecimentos.
Então, sim, eu teria feito as Silmarils!
 
Eu não faria
Não por medo do que aconteceria comigo mas por pena daqueles que sofreriam sem ter nada com a historia


Mas fiquei com uma duvida aqui. Eu saberia de TUDO que aconteceria ou saberia de tudo que aconteceria diretamente envolvendo as pedras?

Por que se eu fosse saber de TUDO(acontecimentos em Beleriand e todos os frutos de Melkor como as maldades de Sauron em Numenor e na Terra Media) ligado direta e indiretamente a construção das gemas aí é que eu não faria mesmo.
 
Idem.
Sabendo o que aconteceria, eu poderia evitar que, as desgraças provenientes da criação das Silmarils acontecessem, mudando o rumo dos acontecimentos.
Então, sim, eu teria feito as Silmarils!

Idem [2]

Eu faria as Silmarils!
 
Claro que sim, pois sem elas não teriamos historias, não teriamos guerras, nem tantas outras coisas!
 
Saber fazer uma Silmarill deve ser incrível. Podia fazer logo bem umas 15 pedras usando um pouquinho dos poços de Varda ou algo assim e aproveitando o poder subcriativo ocioso da mão de obra noldor. :lol: O portador do poder subcriativo ia deixar tanta energia que dormiria como um belo adormecido por umas 3 eras. Daí ele guardava uma no banco, investia outra na compra de barcos, colocava uma na biblioteca pra economizar a luz das tochas, colocava uma no punho da espada...
 
Mas é claro que sim, não a vida sem problemas, sempre tem um mala para fazer silmarils, eu faria. :no:
 
Pergunta difícil.

Se eu soubesse o sofrimento que estaria ligado à obra-prima, e todos os problemas causados porque alguém quis tomá-las, eu resolveria fazer qualquer outra coisa que não gemas preciosas.

Por outro lado, se eu conhecesse a beleza das canções surgidas do sofrimento, tempos depois, e das histórias decorrentes da minha, QUE SE DANE, eu faria as Silmarils.
 
Pergunta difícil mesmo o.o.

Bem, o próprio Eru, que era onisciente, não interrompeu os trabalhos de Fëanor.
Acredito que por minhas fraquezas em encarar um destino tão cruel ligado as pedras, eu tentaria de tudo para não fazê-las. Mas partindo-se do princípio de que há um destino, acho que meus esforços seriam em vão, pois alguma coisa conseguiria me convencer ou obrigar a produzí-las, ou como aconteceu com Fëanor, a própria vontade de superar as minhas habilidades se encarregaria disso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo