• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Você empresta seus livros?

Eu empresto, mas para um grupo muito restrito:

Na época que morava em Brasília tínhamos uma espécie de trio de empréstimo de livros, eu, uma amiga e um amigo. Emprestávamos livros uns dos outros e como somos todos neuróticos e cheios de manias os livros sempre foram bem cuidados e voltavam e eram devolvidos em perfeito estado. Com a minha ida p/ Goiânia em junho, e com meu amigo já por lá, pretendemos retomar este hábito no circuito BSB-GYN.

Aqui em Cuiabá tinha o mesmo tipo de relação literária com uma amiga minha, mas agora ela está morando em Belém, e aí ficou mais difícil, de qualquer forma é alguém para quem eu emprestaria um livro meu.

Além dessas pessoas, também empresto livros para duas primas minhas e detalhe: posso me gabar de incutir o gosto pela leitura nas duas. Comecei a sugerir livros para a mais velha, haha, comecei por Harry Potter, a menina viciou, emprestei outros títulos e hoje ela também me empresta livros. :sim:
Estou fazendo a mesma coisa atualmente com outra prima minha, ela está na 5° série (6°ano) e não gostava muito de ler, emprestei o 1° HP (com todas as recomendações cabíveis) e resolvi pagar para ver...ela leu e me devolveu o livro em perfeitas condições. Resultado: já está na leitura do 4° e só comecei a fazer isso esse ano.

Além dessas pessoas, penso e repenso antes de emprestar e duvido que vá fazer isso... tudo porque também já tive livros que não foram devolvidos e outros que foram, mas em péssimo estado. :calado:
 
Na família é um corredor... meus livros e os livros deles rodam por tudo... sai de mim pro meu padrasto, pra minha mae, pro meu irmao e pra minha irmã... e vice-versa
 
Quanto às pessoas que não devolvem os livros emprestados é tudo uma questão deconversa, já que somos pessoas sensíveis e civilizadas... Se uma conversa não adiantar, uma voadora no pâncreas resolve também!:sim::calado:
 
Eu empresto meus livros, mas com aquela agonia. Sei que tem pessoas que posso confiar, que tenho certeza que logo vão me devolver. E procuro emprestar para pessoas que sei que vejo regularmente,, assim tenho mais chances de cobrar a devolução do livro caso a pessoa demore muito. huhuhu

Emprestei há alguns meses um livro pra uma prima do meu namorado, acho que ela ficou uns 3 meses com ele. Depois que ela tava há um mês com o livro, ficava enchendo o saco do meu namorado toda semana pra ele pedir pra ela devolver, já que eu quase não via ela. E recebi de volta xD

Nenhum dos que emprestei ficaram perdidos. Inclusive os Harry Potter, que emprestei para boa parte dos colegas de sala quando ganhei.

Essa semana emprestei meu recém ganhado Guia do Mochileiro das Galáxias para uma colega da faculdade, porque ela tem que ler ele até segunda-feira pro clube da leitura da rádio da faculdade. Mas só fiz isso também porque sei que ela é tri responsável e vai me devolver logo.
 
Hoje não sou nada materialista com livros e mal tenho pra quem emprestar :lol:, mas quando fui eu só emprestava pra quem eu realmente tinha certeza que iria devolver.
 
Alguns eu empresto, alguns não! (Edição de colecionador, livros preferidos, presentes.)
Faço um "teste" emprestando uma vez, mas se:

a) Livro vem sujo;
b) Livro vem rasgado;
c) Livro vem amassado;
d) Tenho que ficar lembrando que precisa devolver;

Nunca mais volto a emprestar! Agora quando a pessoa cuida, empresto com o maior prazer do mundo!!
 
Alguns eu empresto, alguns não! (Edição de colecionador, livros preferidos, presentes.)
Faço um "teste" emprestando uma vez, mas se:

a) Livro vem sujo;
b) Livro vem rasgado;
c) Livro vem amassado;
d) Tenho que ficar lembrando que precisa devolver;

Nunca mais volto a emprestar! Agora quando a pessoa cuida, empresto com o maior prazer do mundo!!

Resume tudo o que penso a respeito também. Perfeito!
 
Na família é um corredor... meus livros e os livros deles rodam por tudo... sai de mim pro meu padrasto, pra minha mae, pro meu irmao e pra minha irmã... e vice-versa

Concordo contigo. Empresto tranquilamente para o meu irmão e minhas primas que tenho contato quase sempre. Mas como já tomei muito calote nessa vida, fica por aí. Tenho o costume de presentear amigos com livros que gosto ou gostaria de divulgar, mas são momentos pontuais do ano. Com os livros de Tolkien, por exemplo, eu tenho umas cópias extras que uso para empréstimos para conhecidos e colegas de trabalho ou mesmo alunos. (leciono em algumas escolas e sempre surge a oportunidade de divulgar essas leituras entre os alunos).

Mas enfim, a prática do empréstismo depende mutio da trajetória de vida de cada um e de quantos livros você já perdeu nesse processo, acho. rs
 
Última edição:
Ou, até empresto com certa facilidades, mas é anotando quem pegou o que e com um critério bem semelhante ao da Darkness.
 
Se eu tivesse livros pra emprestar (legal eu poder dizer no condicional graças ao total desapego que tenho hoje), manteria o mesmo critério que adotava.
Mas já com eletrônicos eu sou 1000 vezes mais rigoroso :lol:
 
Não costumo emprestar, minha amiga me pediu os livros de PJO uma vez e demorou 2 anos para me devolver. MINHA AMIGA, que eu via todos os dias.

Uma outra, me pediu o livro de HP e eu sou tão ciumenta, mas tão com HP que nem sei como eu emprestei. Ela cuidou direitinho e eu fui emprestar os outros pra ela ler, um de cada vez, e ai ela devolveu com as folhas do inicio (as que tem a marca de Hogwarts, os nomes dos capítulos) todas manchadas, escritas, com desenhos... Não voltei a emprestar, mas ela ficou com o primeiro livro, fui pedir ela esses dias e ela disse que ia comprar um novo pra mim porque ela tinha sumido :wall: Pelo menos disse que vai me dar um novo, só não sei quando.
 
A primeira vez eu geralmente empresto de boa.

mas como já comentaram ai, se voltar com algum estrago, ai vou pensar muito antes de emprestar de novo pra mesma pessoa. Agora, essa de "demorar pra devolver", bom, é complicado estabelecer o quanto seria muito tempo com um livro, uma vez que as velocidades de leitura são diferentes, e os ritmos de vida também, então eu não ficaria muito incomodado com deixar um livro meses emprestado. Mas também não emprestaria algo que pretendo ler num futuro de médio prazo pra baixo rs

Agora, a folga da tal amiga ai em cima vai além de todos os limites, um baita desrespeito...

Quando emprestam algo pra mim, eu procuro tratar melhor do que se fosse meu.
 
Isso aí tem cara de cena montada pra gerar engajamento.
Pode ser, e até acho bem provável, mas para efeito deste tópico, assumi que foi verdade, pois a questão era comentar a falta do noção e respeito em fazer isso com algo emprestado, o que infelizmente não é raro de acontecer.

Desde esquecer que o livro era emprestado até o simples "ah, eu precisei de um apoio, não achei que seria problema", as vezes emendado com um "se estragar eu compro outro", as vezes nem isso, embora o problema ai é a desconsideração para com a coisa emprestada e, por consequência, para o dono do objeto emprestado, e ai comprar outro não apaga a sensação de descaso.

E embora isso tudo seja mais comum(ou pelo menos comigo foi) em família do que entre amigos, essa (i)logica é aplicada muito mais vezes do que eu gostaria rs
 
Vou gerar engajamento nas redes usando um Draccon debaixo da geladeira. Certeza de sucesso.
Há semideuses que escolhem fazer de Nova Éter não um mundo em todas as suas possibilidades, mas uma escora, inabilmente tentando equilibrar mundos muito além do que os habitantes de Nova Éter poderiam sonhar.
E, embora alguns desses habitantes certamente se sentiriam ultrajados com tal uso de seu mundo, sua realidade, lhes afirmo sem sombra de duvidas que outros se sentiriam honrados por serem de alguma utilidade para um semideus, seja ela qual for.
Sim, certamente se sentiriam extremamente honrados.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo