1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Você acredita no Aquecimento Global?

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 9 Dez 2010.

?

Há realmente um Aquecimento Global?

  1. Sim, há

    57,9%
  2. Sim, mas não tão forte quanto dizem

    36,8%
  3. Não, é tudo mentira

    5,3%
  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Ha algumas pessoas que rebatem a afirmaçao de que ha Aquecimento Global, quando na verdade (para elas) ha sim um Resfriamento Global. o que voces acham?
     
  2. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Eu assisti ao documentário sobre a não existência do Aquecimento Global. O documentário diz que isso tudo é invenção dos países ricos para ferrarem com os pobres e lança vários argumentos para provar isso.

    Mas achei alguns argumentos muito forçados e mirabolantes e outros muito fracos.

    Não sei do aquecimento global só por causa do que a mídia diz. Eu sinto os fatores. Me lembro da época em que o inverno começava ainda na Semana Santa, entre final de março e começo de abril. Íamos nas procissões cheios de blusas e eu assistia à missa de dentro do carro, tamanho era o frio.

    Hoje o frio só chega, mesmo que forte, no fim de maio. E já acaba em meados de agosto. Temos apenas 2 meses de frio durante todo o ano.

    Essa pra mim é a maior prova do aquecimento.

    Além disso, existem os icebergs gigantescos que estão desprendendo dos pólos e também as fotos de satélite que mostram a diminuição das calotas polares.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  3. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Eu também percebi os efeitos, aqui no ano passado choveu o ano todo, sem brincadeira, tinha alguns dias que não chovia, mas choveu o ano todo, já nesse ano estamos em Dezembro e praticamente não chove, sem contar os argumentos que você já deu, o desprendimento das geleiras etc.

    Falácia dos ricos para os pobres, são os ricos que não assinam os acordos de redução de poluentes.
     
  4. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Me lembro nitidamente da minha infância com invernos mais rigorosos e chuvas mais regulares ao longo do ano e mesmo no verão menos intensas.

    Só não percebe os efeitos quem não quer.
     
  5. Urso Sentado

    Urso Sentado Usuário

    Tornados em Minas Gerais são bizarros.
     
  6. BeorZenni

    BeorZenni Usuário

    isso ja esta comprovado cientificamente ha muito tempo
    não tem o que contestar, é um processo natural a mudança do clima em todos os planetas, a terra ja passou por varias eras glaciais, o grande problema é que com a poluição e a destruição da camada de ozonio, nós estamos apenas acelerando esse processo
     
  7. Tek

    Tek Girls tend not to like me

    Já eu lembro que o frio começava a ser forte em Maio e ia até Agosto, mas, nos últimos anos, permaneceu até Novembro.
    Eu estou morando no Rio de Janeiro e volto pra São Paulo em feriados; em 2010, em todos os feriados em que voltei, eu passei frio.

    O professor de Geografia dava aula de clima assim: "O Brasil tem clima tropical, com verões chuvisos e invernos secos, apesar que esse ano choveu bastante no inverno." Lembro de chuva no inverno [em SP] em 2008 e 2009.

    Você está falando do aquecimento ou resfriamento?
     
  8. Hobbit Bonzinho

    Hobbit Bonzinho Usuário

    Isso é fato. Tentaram congelar o desenvolvimento industrial dos países em desenvolvimento usando esse argumento. Mas não quer dizer que não existe.
     
  9. dermeister

    dermeister Ent cara-de-pau

    Não existe muito o que acreditar ou não -- o aquecimento global antropogênico é consenso entre a comunidade científica. Há algumas vozes dissidentes, mas elas não apresentam dados suficientes para alterar a situação. Note que este consenso é inferido a partir de artigos publicados em periódicos peer-reviewed, passando pelo crivo de especialistas e tal. Isto não inclui as ideias divulgadas por porras-loucas, malucos,
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , etc. ou jornalistas bem-intencionados porém ignorantes do assunto.

    A temperatura global média (muitos agitadores ignoram isto quando citam dias de frio recorde como contra-prova nos seus espantalhos) aumentou cerca de 0,75°C no século XX. Não é algo que vemos nos termômetros de casa e é imperceptível na escala humana dadas as variações sazonais, mas é uma variação gigantesca em escala geológica. E os efeitos, estes sim, são sensíveis. Não duvido que isto tenha uma boa parcela de culpa pelo Furacão Catarina.
     
  10. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    É desolador ver que nenhuma parte do globo fica imune desde os pólos até a linha do Equador onde o monte Kilamanjaro o ponto mais alto da África e único lugar do continente com neve o ano inteiro já perdeu mais de 70% de sua cobertura, correndo o risco de desaparecer por completo em no máximo 10 a 15 anos.
     
  11. Fefe_Helena

    Fefe_Helena Who's that girl

    Existem dias em que há as 4 estações do ano no mesmo dia...sinceramente eu vejoe sinto muito bem as mudanças climáticas...e imagino como as pessoas que moram nas cidades "marcadas para morrer" convivem com essa espectativa...
     
  12. Nagato_the_Witch

    Nagato_the_Witch It's treason...them

    Pura verdade.Aqui tá assim,De manhã cedo tá frio,lá pro meio-dia fica um calor insuportável,de tarde fica parecndo outono,e de noite CHOVE MUITO^^
    Fico com dó das pessoas mencionadas.Eu realmente não sei se apóio a teoria do aquecimento ou não,duvido um pouco ainda,mas não se pode negar que o tempo anda esquisito ultimamente
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  13. Fefe_Helena

    Fefe_Helena Who's that girl

    Fora que nosso organismo não resiste á tantas mudanças assim. Eu raramente ficava gripada, agora toda semana estou tendo que andar com tudo quanto é roupa na bolsa, de regata á jaquetas, fora o guarda chuva que não pode nem pensar em sair da bolsa...rss ninguem merece...
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  14. Nagato_the_Witch

    Nagato_the_Witch It's treason...them

    Pura verdade de novo.Se sair sem Guarda-Chuva prepare-se pra ficar gripado ^~
    eu tenho Sinusite,com esse frio/calor de ultimamente eu sofro_O pior de tudo é que você nunca sabe que tempo vai fazer,se faz um friozinho de manhã você já pensa em sair agasalhado....Ai você sai todo empacotado,pra chegar meio -dia e tostar ao sol ardente.Nem tem como prever,tem que se prevenir pra todos os tempos,como se fosse Primavera,Verão,Outono e Inverno num dia só.isso é muito ruim,por isso não refuto a teoria do aquecimento,ela é bem possível
     
  15. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    A única coisa que poderia não resolver o problema, mas compensar um pouquinho isso é se o eixo da Terra fosse menos inclinado. Digamos que dos atuais 23°27' fosse uns 15°

    Teríamos verões e invernos menos intensos e os ventos idem. Só que aí alguns países como a Noruega perderiam a beleza de apreciar no verão o chamado "Sol da Meia-noite" já que o circulo polar antártico e ártico seriam deslocados para mais próximo dos pólos e as linhas dos trópicos ficariam mais próximas do Equador.

    É incrivel como essa inclinação mexe bastante com o clima também.
     
    Última edição: 27 Dez 2010
    • Ótimo Ótimo x 1
  16. Luz do leste

    Luz do leste Usuário

    Nessa história de aquecimento global, eu não me sinpatizo de jeito nenhum que com a idéia de que o homem é um tipo de ser maligno e demoníaco. Todo animal interage com seu meio e produz uma certa influência, se ná somos seres vivos como todos os outros, então não há nada de errado com o fato de nós influenciarmos na natureza.
    Existindo o homem ou não, o mundo iria mudar constantemente, entretanto, não quer dizer que não possamos refletir sobre nosso impacto, até mesmo por questões ligadas ao nosso próprio conforto, como vocês escreveram aí em cima
     
    Última edição: 27 Dez 2010
  17. Tarí Mithrandir

    Tarí Mithrandir Fui ao bosque com um

    Aquecimento global: FATO!
    Olha, Luz do Leste... o Mundo mudaria, SIM. Mas o homem acabou com quase tudo.
    Tudo por causa de ganância, tecnologia... e etc.
    Isso não pode ser negado.
    LÓGICO que não foi todo mundo. Mas o homem tem grande parcela nisso tudo!
    E isso tudo é triste.
    O ser humano, com cérebro hipertrofiado e polegar opositor, capaz de fazer coisas que os animais mais fortes não podem... foi capaz de destruir o mundo de maneira como [realmente] nenhum outro animal conseguiria.
     
  18. Arringa Hrívë

    Arringa Hrívë um papo e um bom chimarrão... Usuário Premium


    Não duvido que os Ricos tiram proveito das mudanças climáticas, inflingindo medo e etc... ao povo.
    Mas também os vários fatores, os sinais, estõa em todos os lugares.
    SEja na árvore que florece antes da época, por não estar mais se adaptando as mudanças climáticas, ou do calor escaldante que toma conta quase de todo ano, memsmo em épocas quando deveríamos estar abarrotados de casacos...
    O pouco que sei me diz que existe sim, algo inevitável, nesta cadeia como de dominó, em que o homem continua a poluir e o Efeito estufa acaba por intensificar e transformar-se em um Aquecimento Global.

    Mas efeito estufa e aquecimnto global são o mesmo?
    Neim, aquecimento global é um efeito estufa intensificado, e efeito estufa nos serve como um cobertor térmico em que segura parte do calor do sol na atmosfera, fazendo-a habtável.

    Aquecimento global, em minha opnião existe, mas cientístas e outros aumentam a rgavidade do assunto..
    Minha opnião!!!
    semrpe com ótimos temas grande Morfindel.
     
  19. Tek

    Tek Girls tend not to like me

    Me senti ligeiramente ofendida :lol:
    Bom, não sou agitadora, mas ignoro completamente por que o aumento na temperatura média da Terra causa frio na minha cidade. Não é minha área de estudo. Se alguém souber me explicar...

    Eu não tenho qualquer opinião sobre a veracidade do aquecimento global. Tem o que nos é ensinado na escola e na TV, mas também já li sobre o efeito do homem ser muito insignificante. Eu realmente não sei.
     
  20. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    As estações do ano não são formadas apenas pela posição da Terra em relação ao Sol. As ondas de calor e frio são causadas pelas correntes marítimas que circudam todo o Globo.
    A água do mar é aquecida no Equador e sobe ou desce para os polos, onde a pressão é menor (da mesma forma que o ar quente sobe na atmosfera). Quando chega lá nos polos, a água quente se resfria e desce novamente. E isso cria gigantescos "rios" que percorrem TODOS os oceanos.

    Essas correntes, em parte, são que o que formam as estações do ano, transportando calor ou resfriando certas regiões de acordo com a posição da Terra ao redor do Sol.
    Natural e periodicamente, acontecem mudanças nessas correntes e o clima muda, principalmente aqui nas Américas, é o chamada El Niño e La Niña.
    Isso tudo funciona há séculos, sempre da mesma forma, pois a variação da quantidade de água nos oceanos sempre foi muito pequena.

    Agora vamos às mudanças.

    Quase 2% de toda a água do planeta está congelada. Parece pouco, mas é cerca de 29 milhões de quilômetros cúbicos. Com o derretimento das calotas e das geleiras, milhões e milhões de km³ de água foram jogados nos oceanos, almentando o nível destes e alterando as correntes.

    Com as correntes alteradas, pode-se fazer frio em pleno verão ou calor em pleno o inverno.

    É da mesma forma que funciona o seu organismo. O sangue sai quente do coração e é resfriado quando passa pelos membros. Em uma situação de frio intenço, o sangue começa a esfriar e o corpo começa a parar de funcionar.

    Duas fotos e uma explicação para que você pense:

    O Kilimanjaro é único ponto da África onde existe o fenômeno chamado neve eterna, ou seja, independente da estação do ano, a neve nunca acaba, devido a altitude.
    Agora veja as fotos:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     

    Arquivos Anexados:

    • Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar