• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tinta mais branca já criada pode ajudar a combater o aquecimento global

Béla van Tesma

Nhom nhom nhom
Colaborador
Cheguei a essa notícia a partir desta matéria que o @Mavericco divulgou no FB.
Eu ia trazer pra cá, mas a desgraça do site não permite copiar o texto.
Daí acabei pesquisando outra e achei esta, que vou colar abaixo.
É mais antiga e mais completinha. :3


Tinta mais branca já criada pode ajudar a combater o aquecimento global​

Ao ser usado na pintura de edifícios, o produto é capaz de reduzir a temperatura dos ambientes, dispensando o uso de ar condicionado e poupando energia elétrica​

REDAÇÃO GALILEU 16 ABR 2021 - 12H16 ATUALIZADO EM 23 ABR 2021 - 18H27

Em outubro de 2020, pesquisadores da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, criaram a tinta mais branca de todas com a intenção de usá-la para pintar edifícios e resfriá-los, ajudando a combater o aquecimento global.

A invenção foi aprimorada de lá para cá e os experts dizem que agora a tintura é também capaz de manter as superfícies mais frias do que a temperatura ambiente. A criação foi registrada em uma pesquisa, publicada nesta quinta-feira (15) no jornal acadêmico ACS Applied Materials & Interfaces.

De acordo com os autores, o revestimento para edifícios seria capaz de resfriar os prédios o suficiente para reduzir a necessidade de usar ar condicionado, o que poupa energia e é benéfico para o planeta.

Além de enviar calor infravermelho para longe da superfície, a formulação nova da tinta ultrabranca reflete até 98,1% da luz solar. Para se ter uma ideia, a antiga composição, feita de carbonato de cálcio, refletia 95,5% dessa luminosidade.

Já as tintas comerciais projetadas para rejeitar calor refletem apenas de 80% a 90% de luz. Fora que as tinturas convencionais não esfriam superfícies em relação ao ambiente, algo que a invenção dos cientistas é bastante capaz de fazer.

A potência de resfriamento do produto é de aproximadamente 10 quilowatts, considerando uma área ampla de quase 93 metros quadrados. “Isso é mais poderoso do que os condicionadores de ar centrais usados pela maioria das casas", explica Xiulin Ruan, líder da pesquisa, em comunicado.

Para atingir um branco intenso, os cientistas enriqueceram a tinta com um composto químico chamado sulfato de bário, que também é usado para tornar brancos os papéis fotográficos e cosméticos.

Isso acontece porque as partículas de sulfato de bário têm tamanhos diferentes e a quantidade de luz que cada uma delas espalha varia. Essa variedade de tamanho, portanto, contribui para que a tinta se espalhe mais no espectro luminoso do Sol, deixando o produto com maior capacidade de reflexão.

Para testar a invenção, os cientistas usaram equipamentos de leitura de temperatura de alta precisão chamados termopares. Ao colocarem a tinta ao ar livre, perceberam que ela manteve superfícies até 7ºC mais frias do que o ambiente durante a noite.

No Sol do meio-dia, essa diminuição de temperatura com relação ao ambiente foi de até -13ºC. Mesmo no inverno, quando a temperatura ambiente era de 6ºC, o produto foi capaz de diminuir a temperatura da superfície em -7ºC.

O produto, que já passou por seis anos de pesquisa, também foi aprovado nas mesmas etapas que passam as tintas comerciais. Isso demonstrou que ao revestimento ultra branco é tão resistente quanto as tinturas convencionais disponíveis no mercado. Um pedido de patente para a nova formulação da tinta já foi enviado ao Escritório de Comercialização de Tecnologia da organização Purdue Research Foundation.

Fonte: Galileu
 
Legal, mas fico imaginando quantos dias demora pra esse branco encardir e perder o efeito.
No mais, achei que faltou a informação de quanto reduz a temperatura de uma tinta convencional, pra melhor comparação.
 
Estabelecer qual é a "vida útil" de uma tinta exposta ao tempo é um fator importante. Saber por quanto tempo ela consegue manter um percentual de eficácia elevado antes de uma nova repintagem. Por mais que seja resistente, todo material exposto ao tempo se degrada e a poluição atmosférica é apenas um desses fatores.
 
É tão idiota. Você perde toda a percepção da forma do objeto, como aqueles monstrengos do filme "Attack on the Block" (muito bom, por sinal). Uma pintura dessas num carro que era pra ser lindo e deslumbrante é uma tolice. Pra nem entrar no critério de segurança etc.
 

Pra quem não quer pintar de branco, que tal se refrescar com uma tecnologia antiga que funciona muito bem?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo