• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vergonha!

Esse tópico pode ser mergeado pra outro lugar se for do desejo de vocês, mas abri ele aqui porque tem a ver diretamente com música.

Sobre o incidente ocorrido no show realizado há poucos dias em Curitiba, volta a tona a questão da responsabilidade dos que organizam eventos em zelar pelo conforto e segurança das pessoas que pagam, e normalmente bem caro, pra prestigiá-los.

Na história do show bizz e do Rock and Roll, são notórios, infelizmente, os casos de desordem e insegurança das instalações. Casos como o lendário show de Altamont, dos Stones, onde os Hell Angels faziam a segurança e acabaram esfaqueando algumas pessoas pra "reprimir violência", aquele engodo de "Woodstock 2" onde até incêndio provocaram, e por aí vai...

Não é tão raro, se analizarmos friamente, casos de pessoas que morrem esmagadas pelo excesso de público, casos de violência não só do público como da própria organização dos eventos e assim vai.

Não sei se há lei que regulamente as condições mínimas para a realização de eventos dessa natureza e as responsabilidades das partes envolvidas. Mas ver o caso da implantação das diretrizes da Lei do Torcedor, no Futebol, obrigando estádios e clubes a assumirem a força o que deveriam fazer por bom senso, me fez pensar se algo não deveria ser feito nos mesmos moldes e com mesmo critério com relação a eventos musicais.

O que vocês acham ou sabem a respeito?
 
Eru, o tópico levantou uma discussão muito boa e que não precisa se restringir só a organização de eventos musicais, mas outras (como vc mesmo citou).

Eu vou mover o tópico para o Geral rezando que a massa flooder não esculhambe um tópico com tema tão sério.
 
Isso me lembra o caso daquele show do Pearl Jam onde nove pessoas morreram pisoteadas. Na época, moveu-se um processo contra a banda pelas mortes, como se os caras tivessem qualquer coisa a ver com a organização. Isso tudo levou até a própria banda a acreditar na sua culpa e quase desistir de tocar.

Também o caso do Woodstock II (1999) onde muitos foram mortos, feridos e violentados. Alguns espectadores chegaram a dizer que era impossível que se contivessem com toda a euforia provocada pelo rock n' roll. Ora, o Woodstock verdadeiro se realizou sem nada perto do que chegou o segundo.

O que falta é um mínimo de civismo por parte das pessoas envolvidas. O efetivo dos organizadores nunca será maior em número que o público. Quem pode conter 200 mil pessoas eufóricas/bêbadas/drogadas? Não posso culpar os organizadores pela selvageria de outros, embora realmente existam melhorias a serem feitas.

É um caso delicado e de difícil solução. Eu não queria estar na pele dos que organizaram o evento em Curitiba.
 
O Woodstock II de fato parece ter sido um castigo pela tentativa de explorar mercadologicamente um evento lúdico que já tinha 30 anos de forma totalmente despropositada.

Sem dúvida, Glorwendel, há coisas que fogem do controle da organização. Mas me falaram, no caso especifico do evento de Curitiba, por exemplo, que o problema foi de super-lotação, e aí a responsabilidade é de fato de quem organizou. É... eu também não gostaria de estar na pele deles... :|
 
A organização errou, mas não é com pancadaria que se resolve o caso, não? :?
Quem foi que começou aquilo tudo? Em muitos casos parecidos os eventos estavam muito bem organizados, mas a intolerância de alguns não permitiu que dessem certo.
 
Glorwendel disse:
A organização errou, mas não é com pancadaria que se resolve o caso, não? :?
Quem foi que começou aquilo tudo? Em muitos casos parecidos os eventos estavam muito bem organizados, mas a intolerância de alguns não permitiu que dessem certo.

Eu não estou a par do que aconteceu exatamente lá no evento de Curitiba, só soube que superlotou e teve gente morrendo.

Não eximo ninguém de culpa, quando tem culpa...
 
No caso o problema foi q o show começou 40min antes, e os raimundos começaram a tocar e a maioria queria ouvir...dai o quebra quebra e as mortes...
O lugar tb naum era propicio para o show e tinha um numero de segunrancas q naum suportava o numero de pessoas...

foi um desastre lamentavel... foi tanto culpa da organizacão qnto do publico...

O pior q é... foi so eles começarem a tocar q o tumulto começou...

pelo q vi agora pouco tinha em torno de 700segurancas...ou seja...um numero pessimo em relação a qntdade de pessoas...
 
A responsabilidade é inteiramente de quem organizou o evento, e deveria ter uma punição tão foda que o car nunca mais iria pensar em organizar nem festinha de aniversário.

Agora o mais trágico, é que morreram pessoas num show pela paz!!
Dá pra acreditar nisso??

Nesse show do Pearl Jam que a Glorwendel falow, a banda parou e ficou desesperada faladno pras pessoas pararem. Tipo, os caras não tavam acreditando no que tavam vendo. Já aqui, a banda continuou tocando normalmente.
 
Teve uma ocorrencia na festa junina d Votorantim ( ciudade ao lado de Sorocaba :mrgreen: ! onde uma amiga da minha mãe foi pisoteada num arrastaum !!!

:( :cry:
 
(Eu vou me conter e não vou falar mal das bandas do show. Eu vou me conter. Eu vou me conter. :wall: :wall: :wall:)

Claro, a organização falhou. Claro, deveria haver mais segurança. Claro, deveria haver várias entradas.

Mas uma coisa também é verdade: por que as pessoas TÊM que fazer tanto tumulto para entrar? Por que TÊM que fazer aquela bagunça, aquele empurra-empurra? Se agissem com um mínimo de civilidade, e não como animais num estouro de boiada, (1) todos teriam entrado; (2) mais rápido do que parece; (3) ninguém teria se ferido; (4) e muito menos morrido; (5) finalmente, todos poderiam ver o show daquelas bandas repugnantes. (Estou vendo que não consegui me conter. :wall:).

Por que a humanidade (mais de 100 pessoas --- ou até menos --- já pode ser considerado "humanidade") têm sempre que agir assim? Se fosse um caso de incêndio, ou outra coisa que representasse perigo de morte iminente... Mas para ver um show?! Mesmo que fosse um show de uma banda boa. (Não me contive de novo. :wall:) Se formos ver, mesmo na hora de sair do cinema é aquela bagunça. Só que como tem menos gente, e um pouquinho menos de pressa, não costuma haver feridos. Por que a humanidade não age como seres racionais, e insiste em se comportar como animais? :o?:
 
Fala sério cara. Isso é repugnante!! Pessoas morrerem pisoteadas, para min, é algo inaceitavel. Sabe eu fico pensando, será que as pessoas não se tocam que tem gente caida e que elas estão em cima delas?? :x :x

Isso me faz pensar que, se o publico for um bando de escrot* que só vai para fazer baderna mesmo, vai ter muita confusão no evento, por melhor organizado que seja.

Acho que a culpa são de ambas as partes: Publico e Direção.


P.S.: Morrer para ver Raimundos é o fim da picada mesmo... :osigh:
 
Mulder disse:
Fala sério cara. Isso é repugnante!! Pessoas morrerem pisoteadas, para min, é algo inaceitavel. Sabe eu fico pensando, será que as pessoas não se tocam que tem gente caida e que elas estão em cima delas?? :x :x

Isso me faz pensar que, se o publico for um bando de escrot* que só vai para fazer baderna mesmo, vai ter muita confusão no evento, por melhor organizado que seja.

Acho que a culpa são de ambas as partes: Publico e Direção.


P.S.: Morrer para ver Raimundos é o fim da picada mesmo... :osigh:

É exatamente a minha opinião... Hoje eu tava discutindo isso na escola e todos nós chegamos á essa conclusão:disgusti:

Outro caso de tumulto em show (embora seja um pouco diferente), foi aquele show da rádio MIX aqui em Sampa em 2001.....horrível! Apenas provando o que promotores incopetentes não fazem... :x
 
Realmente a organização teve uma grande parcela de culpa, coisa comum no mundo inteiro, no entanto ouvi certa vez uma frase que resume muita coisa:

"Uma pessoa é inteligente. O povo é burro".

Explicando:

Quando tratamos uma pessoa no seu individual conseguimos verificar que a grande maioria se comportaria muito bem no evento, civilizadamente, respeitando todos e sem gerar encrenca. Agora junta um grupo de 5 pessoas e cria uma discussão contra este grupo, por mais que 4 dos cinco aceitem seus argumentos, se um deles começar a discutir com você a tendência é que estes outros defendam seus ideais e aquilo que acreditam entrando na discussão e tentando, de todas as formas derrotar você. Se um deles te der um soco, provavelmente você será espancado...

É uma tendência do comportamento humano, nós nos sentimos seguros em grupo e tendemos defender este grupo, é só ver uma saída de jogo de futebol... Tem gente que mora, namora, casa com um(a) torcedor(a) do outro time, mas que em dia de jogo, se ver uma camisa adversária e estiver em grupo, coitado do cara da torcida adversária que estiver sozinho...

Pode parecer triste, mas ainda somos "animais", por mais racionais que sejamos ainda estamos sujeitos a atitudes instintivas e nestes momentos o ser humano volta a ser somente mais um animal, pois somos muito sugestionáveis...
 
Lestat disse:
No caso o problema foi q o show começou 40min antes, e os raimundos começaram a tocar e a maioria queria ouvir...dai o quebra quebra e as mortes...
O lugar tb naum era propicio para o show e tinha um numero de segunrancas q naum suportava o numero de pessoas...

foi um desastre lamentavel... foi tanto culpa da organizacão qnto do publico...


Sem contar que eles venderam bem mais ingresso que o Jockey suportava...



Lestat disse:
O pior q é... foi so eles começarem a tocar q o tumulto começou...

pelo q vi agora pouco tinha em torno de 700segurancas...ou seja...um numero pessimo em relação a qntdade de pessoas...

700? Eu tinha visto 240...


Uns amigos meus foram, mas graças a Deus ninguém se machucou... só um kra faltou aula usando o show como desculpa... :roll:
 
tolkien_onering disse:
700? Eu tinha visto 240...

tinha por volta de 240 seguranças, sendo q tinha q ter no mínimo 500! eu soube q no jockey cabiam 15 mil pessoas e venderam ingressos para 30 mil! o pior é q o organizador fugiu! deve tá na maior nem se importando com os q morreram!
 
gigante guerreiro daileon disse:
tolkien_onering disse:
700? Eu tinha visto 240...

tinha por volta de 240 seguranças, sendo q tinha q ter no mínimo 500! eu soube q no jockey cabiam 15 mil pessoas e venderam ingressos para 30 mil! o pior é q o organizador fugiu! deve tá na maior nem se importando com os q morreram!


Tinha também algumas coisa do tipo: compra um ingresso e ganha mais 1... por isso que lotou...


E ainda por cima um amigo meu comprou um por 15 reais e um outro amigo dele acabou não podendo ir então ele vendeu o ingresso por 50 reais pro irmão dele... 8O Imagine se o irmão dele tivesse sido pisoteado... ele ia ficar com a consiência pesada...
 
teve um show aki no rio no new yorkdos detonautas!tipo eu nem gosto deles mas como era de graca e eu naum tinha nada pra fazer memso eu fui.

foi ai que deu pau,
que eu me estrepei tipo eu fui com um bando de amigos coisa e tal, mas a barra inteira e mais um pouco entraram lotou o new york, tinha gente em tudo quanto é lugar.

pra variar deu confusao ,tinha gente bebendo, fumando tava nojento!!! :tsc:
a galera q tava no segundo andar sovreu pq deu briga!(eu tava no terceiro)

todos subiram desesperados para o terceiro, ate os segurancas de merda que tavam la tavam com medo :x !aqueles idiotas! :evil: devial proteger a gente e tavam se escondendo!

eu queria matar eles , mas tava ocupada de mais acalmando umas amigas minhas que estavam desespertadas! :evil: :evil: :evil:

kra eu ja naum gostava daquela M***depois daquele dia odiei mais, um amigo meu tava la embaixo na hora que comecou e voltou com um olhos sangrando e outro deslocou o mbro! :x :x

odeio aquilo!
 
Olha o que eu achei da minha amiga que foi lá no show daqui de Curitiba...:


É um Top 5 do meu outro fórum...


"top 5 coisas que eu odeio:

1- fome (não só a minha... a da população mundial também conta... mas a minha me chateia mais...)
2- ser quase pisoteada num show
3- ter pressentimentos de morte e desespero irracional
4- ficar arrependida e chuchu (eles empatam)
5- quando passa episódio repetido de invasor zim...."




Tudo bem que os outros não tem nada a ver... mas ela quase foi pisoteada... e ainda por cima ela não tem nem 1,60 metro... agora... o organizador devia ter sido mais responsável com relação a ingressos e seguranças... e os raimundos nem deviam ter começado antes...
 
Eu nem posso imaginar o desespero das pessoas que estavam no show de Curitiba, que estavam vendo pessoas sendo feridas e mortas bem ao lado. Se no Rock in Rio eu me perdi das minhas amigas e entrei em pânico por estar sendo pressionada contra a grade... Espero não passar por nada parecido nunca mais.

O mais revoltante é ver pessoas morrendo por motivos tão ignóbeis. O que era pra ser diversão vira morte. Realmente difícil de entender.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo