Armitage
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Pra quem não conhece, Unknown Armies é um RPG de ocultismo e horror pessoal, que dá muita ênfase à sanidade do personagem, e às consequências de seus atos. Ambientado no mundo de hoje, nos becos escuros e esquinas insólitas das cidades grandes, mistura realismo sangrento com o sobrenatural. Melhor jogado por grupos maduros/adultos, e não por pré-adolescentes.
Em UA, todas suas ações têm consequências. Se num RPG típico você pode sair agindo como um psicopata - matando qualquer um que aparecer na frente - em Unknown Armies, se você agir assim, vai realmente se tornar um psicopata. Por quê? vamos lá...
A ficha de persona contabiliza 5 eixos de sanidade: Violencia, Sobrenatural, Impotência, Isolação, e Ego. Cada um destes varia numa escala, para mais ou menos, que muda conforme você vai presenciando situações potencialmente traumáticas, e consequentemente dão parâmetros de interpretação.
Ex: Você vem caminhando pela rua calmamente, é noite e a rua está deserta. Até que você esbarra com uma menina sendo estuprada num beco!!!! Você faz um teste baseado no eixo mental "Violência":
a) se você falhar, se traumatizou, perde 1 pt na escala, e daí em diante passa a ficar mais impressionado/assustado frente à situações de violência no futuro; a longo prazo, se você continuar perdendo pts no eixo "Violencia", vai chegar o momento em que ficará louco - qualquer barulho alto, qualquer grito alto na rua, e você vai se apavorar se jogando no chão, pedindo socorro ou procurando cobertura. Louco. Insandecido.
b) se você tiver sucesso, não se abalou, ganha mais um ponto na escala, e passa a ficar mais indiferente frente à violência, no futuro. Só que isso tem um preço - a longo prazo, se vc for ganhando mais pts no eixo "Violência" vai se tornando indiferente à esta, até o ponto em que ela será algo normal, banalizado pra você - e quando alguem te irritar, você pode reagir dando uma "facada no peito" do individuo, sem a menor consciência. Ou pior ainda, ao menor impulso de libido, tesão, você é que poderá se tornar o estuprador num beco escuro.
No mundo do jogo, os jogadores são pessoas que vieram a ter contato com o oculto - e passaram a suspeitar, ou mesmo saber, que nossa realidade é uma fachada. Os personas podem ser mundanos (desconfiam que algo está errado, mas é só ), adeptos (sabem do oculto, e descobriram maneiras de lidar com este - magia ), ou avatares ( a personificação de um ideal, que é o ponto máximo que um ser humano pode alcançar - a ascensão à um estágio consciente superior, algo quase-divino ).
Os personas também podem fazer parte de uma "escola" de magia, quando descobrem poderes e capacidades sobrenaturais, ligadas à sua natureza/obsessão particular, a ideologia que o define:
- Dipsomancers: ficam bêbados, embriagados, para poder estrambelhar com a realidade através da magia;
- Entropomancers: acreditam no caos, entropia. Magia caótica.
- Epideromancers: se cortam, furam, auto-flagelam, para poder realizar magia. Grotescos.
- Mechanomancers: usam magia através de máquinas, apetrchos, aparelhos, etc.
- Narcho-alchemistas: se drogam para usar magia - quanto mais alto, mais dopado, melhor.
- Personamancers: acreditam que as pessoas vestem máscaras a todo momento; fazem magia relacionada à interpretação, enganação, persuasão, etc.
- Pornomancers: Sexo. Fazem magia quando estão excitados, e excitando outros
... além de outras.
O sistema é muito elegante e dinâmico - é por percentil (2d10 ). A violência/combate é realista - não do tipo de realismo que tem que ficar lendo tabelas imensas para efeitos de danos localizados, etc. não. É simples e realista - 1 único tiro, ou facada, pode ser mortal.
Há várias facções ocultas nas cidades, cada uma com ideoalogias e agendas próprias, promovendo assim uma intriga faccional à la Vampire.
= = = = =
Alguem sabe onde acho esse jogo pra comprar aqui no Brasil? Já o conhecia desde que foi lançado e sei muita cosa a respeito, mas nunca pude ler ou joga-lo de fato. Estou doido pra comprá-lo. Se não achar, vou ter que encomendá-lo da Warehouse23.
Em UA, todas suas ações têm consequências. Se num RPG típico você pode sair agindo como um psicopata - matando qualquer um que aparecer na frente - em Unknown Armies, se você agir assim, vai realmente se tornar um psicopata. Por quê? vamos lá...
A ficha de persona contabiliza 5 eixos de sanidade: Violencia, Sobrenatural, Impotência, Isolação, e Ego. Cada um destes varia numa escala, para mais ou menos, que muda conforme você vai presenciando situações potencialmente traumáticas, e consequentemente dão parâmetros de interpretação.
Ex: Você vem caminhando pela rua calmamente, é noite e a rua está deserta. Até que você esbarra com uma menina sendo estuprada num beco!!!! Você faz um teste baseado no eixo mental "Violência":
a) se você falhar, se traumatizou, perde 1 pt na escala, e daí em diante passa a ficar mais impressionado/assustado frente à situações de violência no futuro; a longo prazo, se você continuar perdendo pts no eixo "Violencia", vai chegar o momento em que ficará louco - qualquer barulho alto, qualquer grito alto na rua, e você vai se apavorar se jogando no chão, pedindo socorro ou procurando cobertura. Louco. Insandecido.
b) se você tiver sucesso, não se abalou, ganha mais um ponto na escala, e passa a ficar mais indiferente frente à violência, no futuro. Só que isso tem um preço - a longo prazo, se vc for ganhando mais pts no eixo "Violência" vai se tornando indiferente à esta, até o ponto em que ela será algo normal, banalizado pra você - e quando alguem te irritar, você pode reagir dando uma "facada no peito" do individuo, sem a menor consciência. Ou pior ainda, ao menor impulso de libido, tesão, você é que poderá se tornar o estuprador num beco escuro.
No mundo do jogo, os jogadores são pessoas que vieram a ter contato com o oculto - e passaram a suspeitar, ou mesmo saber, que nossa realidade é uma fachada. Os personas podem ser mundanos (desconfiam que algo está errado, mas é só ), adeptos (sabem do oculto, e descobriram maneiras de lidar com este - magia ), ou avatares ( a personificação de um ideal, que é o ponto máximo que um ser humano pode alcançar - a ascensão à um estágio consciente superior, algo quase-divino ).
Os personas também podem fazer parte de uma "escola" de magia, quando descobrem poderes e capacidades sobrenaturais, ligadas à sua natureza/obsessão particular, a ideologia que o define:
- Dipsomancers: ficam bêbados, embriagados, para poder estrambelhar com a realidade através da magia;
- Entropomancers: acreditam no caos, entropia. Magia caótica.
- Epideromancers: se cortam, furam, auto-flagelam, para poder realizar magia. Grotescos.
- Mechanomancers: usam magia através de máquinas, apetrchos, aparelhos, etc.
- Narcho-alchemistas: se drogam para usar magia - quanto mais alto, mais dopado, melhor.
- Personamancers: acreditam que as pessoas vestem máscaras a todo momento; fazem magia relacionada à interpretação, enganação, persuasão, etc.
- Pornomancers: Sexo. Fazem magia quando estão excitados, e excitando outros
... além de outras.
O sistema é muito elegante e dinâmico - é por percentil (2d10 ). A violência/combate é realista - não do tipo de realismo que tem que ficar lendo tabelas imensas para efeitos de danos localizados, etc. não. É simples e realista - 1 único tiro, ou facada, pode ser mortal.
Há várias facções ocultas nas cidades, cada uma com ideoalogias e agendas próprias, promovendo assim uma intriga faccional à la Vampire.
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Alguem sabe onde acho esse jogo pra comprar aqui no Brasil? Já o conhecia desde que foi lançado e sei muita cosa a respeito, mas nunca pude ler ou joga-lo de fato. Estou doido pra comprá-lo. Se não achar, vou ter que encomendá-lo da Warehouse23.
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