• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Único e eterno Rei" (T.H. White)

Bem, vamos lá falar mais a respeito do livro...

Ando me impressionando com o livro. É muito gostoso de se ler! O caráter mais "cristão" é claramente indentificável.

SPOILERS relacionados até o fim do capítulo XII.:

Tanto que Merlin está cada vez mais se parecendo com algum tipo de "anjo" enviado por Deus para cuidar para que Wart seja o Artur que todos conhecemos. E o Merlin do White é mesmo engraçado, com um jeitão ao mesmo tempo rabugento e amável. Muito foda. A cena onde ele está com Wart na torre, e perde seu chapéu é hilária! E é aí também que eu passei ainda mais a considerá-lo como uma figura "angelical". Com quem ele conversava a respeito de lhe enviar seu chapéu novamente? Deus? Ele diz ter vivido em outras épocas e tudo mais... o que ele é afinal?
Agora vou falar um pouco de Archimedes. Cara, que coruja foda! Ele possui um humor muito legal, sarcástico e tudo mais! Ótimo personagem!

Outra coisa que me surpreendeu foi... ROBIN HOOD! Que se chama "Robin Wood" hehehe... nossa, eu nunca esperaria por uma coisa dessas, de Robin Hood (ou Wood, tanto faz) fazendo "ponta" em história de Rei Artur. Isso foi uma surpresa e tanto!
Outro ponto que achei interessante mas estranho foi Morgana. Sei sobre esse lance de "Rainha das fadas" e tal, que lhe era atribuído, de vilã e tudo mais. Não li "Brumas de Avalon", mas vi o filme e lá, Morgana é irmã de Artur, o que parece que não se encaixa no conto de T.H.White né.


Bem, por enquanto é isso. Não sei como o livro continua, se vai ficar "mais sério", ou se o caráter "mágico", mais leve e mais "Disney" vai ser mantido. De qualquer forma, está muito bom por enquanto.

E estou sentido falta do pessoal discutir, falar mais da obra e tal. Cadê vocês?
 
Bem, deixa eu continuar meu monólogo... já dei uma boa adiantada no livro, e talvez não lembre de colocar aqui todos os comentários que eu queira mas tudo bem. Mas uma coisa eu não esqueci, que foi transcrever aqui os pontos da segunda coferência do formigueiro, no capítulo XIII:

"A - Somos mais numerosos que eles, portanto temos direito à sua papa.
B - Eles são mais numerosos que nós, portanto estão perversamente tentando roubar a nossa papa.
C - Somos uma raça poderosa e temos o poder natural de subjugar esses fracotes.
D - Eles são uma raça poderosa, e, contra a natureza, estão tentando subjugar a nossa raça indefesa.
E - Temos que atacá-los como autodefesa.
F - Eles nos atacam ao se defenderem.
G - Se não atacarmos hoje, eles nos atacarão amanhã.
H - De qualquer forma, não estamos, de maneira alguma, atacando-os. Estamos lhes oferecendo benefícios incalculáveis."


Reparem bem nestes 8 itens. Vejam se não mostra claramente como é nosso mundo hoje. Na verdade, creio que em qualquer época que se tenha alguma "potência" mundial, estes itens caiam como uma luva.
Pois é, apesar do jeito "Disney" que eu venho utilizando para caracterizar "A espada na pedra", o livro é muito mais do que isso. Mesmo nas passagens mais "infantis", temos diálogos muito interessantes e certos detalhes que só os adultos conseguem captar. Palmas para T.H.White.

Agora uma falha que notei, é que no início do livro a coruja de Merlin é chamada de Archimedes, mas depois, no XVII, o nome passou a ser escrito Arquimedes. :?
E por falar neste capítulo, a discussão acerca da linguagem dos pássaros é fantástica. Aqrchimedes (ou Arquimedes, como queiram) tem um jeito ímpar, sarcástico, muito hilário! Quando começam a discutir acerca da linguagem das corujas, Arquimedes e merlin fazem um dos melhores diálogos do livro!!! :lol: :clap:
Inclusive neste ponto, na página 219, Merlin é chamado de "necromante"... porquê???
 
Na verdade eu já vi, afinal, já estou para começar o capítulo II do segundo livro. :mrgreen:
E sim, o diálogo com Lyo-Lyok sobre a guerra é bem bacana.

Quanto ao meu comentário acerca de Morgana, no primeiro post da página, agora já entendi a história toda também... :)
 
Adoro o livro
Mandei um e-mail pra saber quando sai o terceiro, e eles me responderam o seguinte:
O terceiro: setembro
Quarto: dezembro
Quinto ( último) só em março do ano que vem :?
 
Lendo os Capítulos III e IV de "A senhora do ar e das sombras", só digo que o diálogo entre Kay, Arthur e Merlin é muuuuuito foda! Merlin dá um show de bola falando sobre guerras. :clap: :clap:

Por falar em Merlin, as palavras que ele diz a Wart, ainda em "A espada na pedra", é outra coisa fantástica:

"A melhor coisa a fazer quando se está triste é aprender alguma coisa. Essa é a única coisa que nunca falha. Você pode ficar velho e trêmulo em sua anatomia, pode passar a noite acordado escutando a desordem de suas veias, pode sentir saudades de seu único amor, pode ver o mundo ao seu redor ser devastado por lunáticos malvados ou saber que sua honra foi pisoteada no esgoto das mentes baixas. Só há uma coisa para isso: aprender. Aprender porque o mundo gira e o que o faz girar. Essa é a única coisa da qual a mente não pode jamais se cansar, nem se alienar, nem se torturar, nem temer ou descrer, e nunca sonhar em se arrepender. Aprender é o que lhe resta.":clap: :clap: :clap:
 
Faz tempo que eu li os dois livros, bem no começo das férias (ou na metade, não me lembro). Provavelmente li quando saiu...
Muito legal a parte em que o Arthur pega a Espada, adoro essa parte ^^
Quando ele percebe que tudo que ele aprendeu iria servir pra ele governar ( spoiler) Mas me decepcionei profundamente quando li que ele não se lembrava mais de que se transformava em animais(fim do spoiler)
E eu ADORO o Pellinnore! Bem diferente de Brumas de Avalon ^^

E o Lancelot?
Puxa, achei que em todas as histórias ele era bonito, ai me aparece um cavaleiro "imperfeito" dakeles, fiquei meio confusa.
Qual dos Lancelot será mais real?
 
Ontem aproveitei e li bastante do 2° livro. Estou no capítulo XI agora. Só tenho a dizer que as partes com Merlin e Arthur são cada vez melhores! Realmente, os diálogos filosóficos acerca das guerras impressionam! :clap:

A parte em que Pellinore encontra Palomides e Grummore em uma fenda fugindo da apaixonada Besta Gemente é muito hilária! O diálogo entre eles me fez realmente dar muita risada, e não só abrir leves sorrisos como normalmente acontece comigo! :lol: :lol:

Quanto ao Lancelot, não sei se ele surge ainda no 2° livro ou se só no 3° (que é centrado nele). Só sei que também estranhei ao ler que o Lancelot de White é feio. Sempre pensei que Lancelot era o típico "cavaleiro galã" e tudo mais. Nos contos de outros autores também é assim??
 
Pandatur Parmandil disse:
Ontem aproveitei e li bastante do 2° livro. Estou no capítulo XI agora. Só tenho a dizer que as partes com Merlin e Arthur são cada vez melhores! Realmente, os diálogos filosóficos acerca das guerras impressionam! :clap:

A parte em que Pellinore encontra Palomides e Grummore em uma fenda fugindo da apaixonada Besta Gemente é muito hilária! O diálogo entre eles me fez realmente dar muita risada, e não só abrir leves sorrisos como normalmente acontece comigo! :lol: :lol:

Quanto ao Lancelot, não sei se ele surge ainda no 2° livro ou se só no 3° (que é centrado nele). Só sei que também estranhei ao ler que o Lancelot de White é feio. Sempre pensei que Lancelot era o típico "cavaleiro galã" e tudo mais. Nos contos de outros autores também é assim??

Nunca tinha ouvido, por isso eu fiquei meio... confusa mesmo...
Gostaria de saber se na lenda original ele é feio ou bonito.
E a parte q vc descreve , realmente é mto gozada :mrgreen:
SPOILER
E a parte em que os dois tentam alegrar o Pellinore fazendo uma Besta pra ele ir atrás? Tb muito engraçado eles tentando construir, e bolando os planos
FIM DO SPOILER
 
Bom, terminei "A rainha do ar e das sombras". Muito bom também, estou ansioso pelo terceiro livro!
 
Andei procurando pela net mas não encontrei nenhum site sobre T.H.White ou suas obras, ao estilo dos vários sites sobre Tolkien que se tem por aí. Alguém conhece algum site do estilo da Valinor ou da Dúvendor a respeito de White e "O Único e Eterno Rei"?
 
Pandatur Parmandil disse:
Andei procurando pela net mas não encontrei nenhum site sobre T.H.White ou suas obras, ao estilo dos vários sites sobre Tolkien que se tem por aí. Alguém conhece algum site do estilo da Valinor ou da Dúvendor a respeito de White e "O Único e Eterno Rei"?

vou dar uma procurada por aih... se eu achar eu falo!
 
Uma curiosidade que encontrei é que Madame Mim, presente no filme "A espada era a lei" (adaptação de "A espada na pedra", feita pela Disney na década de 60) não foi criada para o filme. Mim existia em uma versão anterior do livro, inclusive duelando com Merlin assim como no desenho animado. Contudo, White abandonou esta parte da história posteriormente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo