1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

TULKAS o SENHOR da PANCADARIA?!?!?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Erion Storm eyes, 6 Nov 2007.

  1. Erion Storm eyes

    Erion Storm eyes Usuário

    Quase todos os Valar tem uma espécie de égide sobre Arda e sua matéria, Manwë é o senhor dos ventos dos céus, Varda a senhora das estrelas da noite, Aulë senhor da terra e das montanhas, Ulmo o senhor das águas e dos mares. E o peculiar Tulkas que aparece no Silmarilion, qual seria sua égide, (parece ele somente um lutador) será Tulkas o Valar da Pancadaria!?!?!? Alguem sabe mais coisas sobre esse intrigante personagem?!?!:tapa:
     
  2. Bagrong

    Bagrong RaG

  3. Erion Storm eyes

    Erion Storm eyes Usuário

    Ta ai um Valar que não tem medo nem receio de dar um pau no Melkor, muito obrigado por me mandar o link Bagrong, ler o Silmarilion não responde muitas perguntas e dúvidas, digo o mesmo para os contos inacabados que deixam mais dúvidas ainda de certos assuntos. Mas são obras maravilhosas!!!
     
  4. Erion Storm eyes

    Erion Storm eyes Usuário

    Mas agora me veio uma idéia: Seria Tulkas uma homenagem de Tolkien aos legendarios heróis gregos como Heracles e Aquiles!?!?!?!?
     
  5. Tis

    Tis There and back again...

    Talvez também uma homenagem a Thor o impulsivo Deus Nórdico do trovão, agia muitas vezes precipitadamente e não exitava diante de uma boa competição... principalmente se fosse contra um inimigo.
     
  6. Tuor

    Tuor Usuário

    Faz sentido a relação de Tulkas com Thor, já que Thor era fortão dos deuses nórdicos. Tulkas é o que aparecia para lutar corpo a corpo, sem hesitação. Pra mim, a égide de Tulkas seria o quebra-galho nas horas de necessidade...viajei.
     
  7. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    O que você estão esquecendo é que os Valar também tinham gosto.
    Um gostava mais de pensar...o outro da água...o outro dos animais e plantas...e Tulkas gostava de agir. Essa era a dele.. nem por isso ele era mais ou menos sábio do que os outros.
     
  8. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Só porque ele não se preocupa tanto quanto seus irmãos com o passado ou futuro não quer dizer que ele seja só pancada (nos dois sentidos). Imagino que deva ser uma chatice sem tamanho ficar olhando para uma conferência entre os Valar. Parados e mudos enquanto as eras passam. Claro, nenhum deles precisa do corpo para trabalharem, mas para o coitado do Tulkas que gosta de uma lutinha mano a mano, Oromë e Eonwë não seriam muito interessantes para se desafiar.
     
  9. Maranwë

    Maranwë Usuário

    Acho que ele pode ter feito uma referência à Mitologia Grega simm, não em todos os sentidos, mas em alguns.
    Ex: Tulkas - Hares, o deus da guerra.
    Yavanna - Deméter, que cuidava da natureza e das colheitas.
    Aulë - Hesfesto,Deus das forjas
    Nienna - Atena, Deusa da sabedoria..

    E por aí vai

    ** PURA ESPECULAÇÃO **
     
  10. Bagrong

    Bagrong RaG

    Lembem-se de que Tolkien negava fazer analogias. Até acharmos uma cartinha escondida com prova incontestável do contrário, deve-se estudá-lo pela versão oficial.

    Dessa forma, é mais prudente falar em outras personagens que influenciaram Tolkien e não sobre referências que ele fez a outras personagens. Uma sutil diferença, mas com semântica oposta.

    Nesse caso, a influência foi direta e é evidente! Tolkien chegou a considerar a hipótese de que Thor fosse Tulkas, naquela época em que ele ainda pretendia criar uma nova mitologia anglo-saxã. Vide o artigo "
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ".
     
  11. Erion Storm eyes

    Erion Storm eyes Usuário


    Concordo, mas independete de ser referencias ou não, a mitologia panteísta esta no conciente coletivo humano, podem ver que quase todas as civilizações tem panteões de deuses, nordicos, gregos, indianos, egípcios e etc. Então mesmo sendo confirmado que os Valar são inspirados nos deuses nórdicos, podem ver que todos os deuses das mitologias são semelhantes, inclusive epópeias e contos antigos, Tolkien fez uma homenagem a todas as mitologias panteístas e não só a nórdica.:D
     
  12. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Lembrando que os gostos e preferências dos Valar vinham do fato de terem nascido cada um de uma parte da consciência de Eru, e primariamente dominando aquela da qual foi concebido.

    Abraços
     
  13. Nica Tinúviel

    Nica Tinúviel Usuário

    Creio que sim, Arda precisava de um deus da pancadaria pra coloca tudo em ordem...
     
  14. Erion Storm eyes

    Erion Storm eyes Usuário

    Acredito que Tulkas seja mais parecido em termos de referencias com Tyr o deus nórdico que com uma corrente aprisionou o lobo Fenrir, (como Tulkas fez com Melkor), mas para Tyr isso teve um preço, teve sua mão direita arrancada pelas mandíbulas do lobo (tbm como Beren) e tornou-se conhecido como o mais valente dos deuses!
     
  15. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Ele negava alegorias, não analogias. Analogias são inveitáveis, e mesmo alegorias estão presentes nas obras (claro que, neste caso, diria que não intencionalmente, como bem colocou, sendo mais prudente pensar nas influências, mas as alegorias ainda assim são também inevitáveis).
     
  16. Rique

    Rique SSJ

    Eu acredito que ele está mais para deus da força e da coragem.
    deus da Joselitagem. Senhor da falta de noção.
    Ele e meio perturbado não é não?
    Eu imagino ele meio "Goku", tomando porrada e dando risada, se ferrando mas adorando!hahaha
    Acho que tolkien se baseou em Dragon Ball Z...Sei lá...
     
  17. Belfalas

    Belfalas Ele é legal

    :rofl: :rofl: :rofl:

    Caramba Rique, vc tava lendo o desciclopedia né ? :lol:
     
  18. camila*

    camila* Usuário

    Tulkas o senhor da Valentia.
    Eu acredito que ele ria porque ele irritava seus inimigos e porque não tinha medo de sair pra luta, alias, ele se divertia muito. =]
     
    Última edição: 9 Nov 2007
  19. Denethor II

    Denethor II Pontífice Inquisidor de Gondor

    Ele representa a propria ira de Eru, sua moral justiceira e seu impeto de correcao. Nota-se que eh obediente ao conselho (por mais que quisesse dar um coro em melkor quando ele parecia "bonzinho", era obediente), mas na hora em que era autorizado, era o terror para os inimigos de valinor.

    O titulo ideal para ele seria "Tulkas, o Corregedor", hehehe
     
  20. Bagrong

    Bagrong RaG

    Opa, mea culpa, eu realmente troquei os nomes, confundi alegorias com analogias.

    Valeu pela correção, Aracáno. :yep:
     

Compartilhar