1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Ishtar Lillith

    Ishtar Lillith Usuário

    Que tipo de criatura Tom Bombadil era? :think:
    Era pertencente à alguma das raças?
    E pq qdo Frodo estava na Colina dos tumulos, em apuros,e
    cantou a rima q ele havia ensinado, Tom apareceu quase na msm hora?
    Fruta d'Ouro era elfa?


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     
  2. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Ishtar, esse é provavelmente o tema mais discutido pelos fãs de Tolkien. Portanto, se usar o
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    e procurar por Tom Bombadil, vai encontrar rapidamente aquilo que quer (veja já
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    uma pesquisa). =]

    Enfim, respondendo por alto às suas perguntas: não se sabe o que Tom Bombadil era, pura e simplesmente - sabe-se apenas que não era Ainur, Elfo, Homem ou Anão, ou qualquer outro tipo de criatura mencionada. O mais provável é que Tolkien nem tenha pensado nisso, e tenha deixado a questão em aberto para adicionar algum mistério.

    Quanto a Fruta de Ouro, não tenho a certeza, mas penso que a sua origem também não foi esclarecida.
     
    Última edição: 21 Abr 2007
  3. Ishtar Lillith

    Ishtar Lillith Usuário

    Ok, mto obrigada ^^
     
  4. Erion Storm eyes

    Erion Storm eyes Usuário

    minha teoria é que ele seja uma espécie de olho de eru ou até um maiar muito poderoso para colocar o anel e nem surtir efeito sobre ele, para ver frodo mesmo invisível....ele é isso ou apenas mais uns dos mistérios do velho mestre Tolkien!!!
     
  5. Jedi Solo

    Jedi Solo The Greatest Jedi

    Eu li uma teoria em que ele era Eru. Até agora é a mais provável, IMO.
     
  6. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Não, na realidade Tolkien deixou bem claro que rejeitava essa interpretação. A que ele mais apoio foi de que Bombadil era uma criatura única e não se encaixava em nenhuma das classes existentes, sejam Ainur, Eruhíni ou quaisquer outros. Mas como isto nunca foi (propositadamente acho) explicado por Tolkien, que deixou as origens de Tom em aberto, fica ao critério de cada um.

    Pessoalmente encaro Tom Bombadil como uma criatura à parte que Tolkien adicionou à história para retratar o lado mais provinciano de Inglaterra, caracterizado pela despreocupação para com os grandes problemas do mundo e uma vida vivida da forma mais simples e feliz possível.
     
  7. Sim pessoas, acreditem ele não é Eru.
    No entanto não pode-se dizer o que ele é! Nem Tolkien sabia, ele é o mistério do livro apenas isso, a excessão das raças e personagens, alguém muito velho e muito mágico e poderoso, mas apenas dentro de seus limites, algo "inentendível", porém fascinante!

    Tom é simplesmente Tom! (e não é o Tolkien) :no:

    Obs. Deveriam criar um tópico fixo sobre Tom Bombadil, não há novato no fórum que não queira discutí-lo e dar a sua opinião, e todos nós já fizemos isso um dia, mesmo que seja para repetir as mesmas coisas devemos dar a oportunidade aos outros novatos!:yep:
     
  8. Ishtar Lillith

    Ishtar Lillith Usuário

    Concordo :hihihi:
     
  9. Ulmo- o grande

    Ulmo- o grande Não quero + passear com esse

    Pois é...todo mundo gosta de perguntar, e mesmo os velhinhos ainda gostamde por aqui suas opinioes...

    Engraçado, porque esse assunto nunca enjoa...
     
  10. Alcarinollo

    Alcarinollo Usuário

    Tom nunca enjoa porque exatamente ninguém detém a verdade sobre ele! Querem saber de uma coisa: Muita gente diz que Tom Bombadil não tem lugar na Saga do Anel, mas eu acho que é justamente o contrário! A Floresta Velha, O Salgueiro Homem, Tom e Fruta D'ouro são o ponto inicial da aventura, e os resultados destes primeiros passos ecoam por todos os demais feitos tanto de hobbits quanto de homens ou elfos.
    Quem quiser mais Tom, dê uma chegada no Clube dos Bardos e deixe uma quadrinha na canção dela, por lá!!!
     
  11. Isso é verdade Alcarinollo, tanto que pode-se esquecer tudo o que você leu, mas o Tom sempre permanecerá na memória, na dúvida e na curiosidade. Acredito que Tolkien não previu isso, mas quando percebeu não quis nem por um segundo tirar toda essa magia e mistério que surgiu ao redor de Bombadil.
    O capítulo em que Tom aparece, poderia dizer, que sintetiza toda a história e que só ele já bastaria para o livro ser muito bom, no entanto com tudo que o Tolkien conseguiu juntar o livro ficou maravilhoso!

    Viva eu viva TOM viva o mundo!:lol:
     
  12. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    De fato a passagem da Floresta Velha é esscencial, e Tom se mostrou, assim como muitos outros pequenos fatos, um fator determinante no resultado da Guerra do Anel. Não saberia dizer se ab initio havia essa intenção.
    Quanto à idéia do 10º Membro, considero-a interessante, aceitável, mas sendo assim, Tom seria uma alegoria, representaria na verdade uma idéia de Inglaterra provinciana?
    Não me parece muito simples a conexão desse espírito provinciano, que de fato, por exemplo, é presente em Mestre Gil de Ham.

    Abraços.
     
  13. Tek

    Tek Girls tend not to like me

    Na Lista de Discussões, eu mesma já questionei a utilidade de Tom. A resposta que obtive foi justamente essa.

    Quando ele põe o Anel, não sente efeito algum. Ele seria mais poderoso que Sauron? Se sim, ele poderia ter acompanhado os hobbits até Mordor....

    Eu acho que ele é um espírito da floresta. Absurda, talvez, essa hipótese, mas Tom é um absurdo também!
     
  14. Capitão Nemo

    Capitão Nemo Cientista Maluco

    Bem, acho que Tom poderia ser um das duas coisas:

    >Um ainur que veio separadamente de todos, ou talvez primeiro, isto eh, o primeiroa começar a construirArda, mas não je juntou aos outros, ou simplesmente:
    >Algun ser criado na musica (como os ents) por algum ainur^^
     
  15. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Uma boa opção de leitura é '
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    '. Um texto bem esclarecedor que temos aqui na Valinor.

    E no final das contas, devemos simplesmente concordar com Fruta d'Ouro: "Ele é." Simples assim!
     
  16. Gildor Schapelië

    Gildor Schapelië Aprendiz de Jack Sparrow

    Vocês já devem ter percebido que costumo comentar com pressa e sem explicar muito bem, né? mas tudo bem... me xinguem.. hehehe....

    aki.. salvo engano, tem uma carta de tolkien em que ele, se dirigindo a um(a) leitor(a) diz algo sobre Tom ter sido feito justamente pra manter algo misterioso... Eu achava que Tolkien não havia escrito nada específico sobre a raça de Tom, até quando li a carta e tive certeza.
     
  17. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    No link que postei tem um trecho dessa carta.
     
  18. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Existe apenas uma questão que divaga em minha mente; não foi Fruta D'Ouro a primeira a dizer "Ele é", essa questão nos remonta à explicação de Agostinho (filósofo) acerca do Deus cristão, onde em sua obra Confissões ele acaba por definir Deus pelo o que ele não é, assim como também é feito nos parágrafos seguintes enquanto Fruta D'Ouro ainda respondia a Frodo (ele não é dono disso, daquilo, etc).

    Além disso temos a definição do Saber, dos filósofos, platônicos, neoplatônicos, que seria adotado por Agostinho como sendo o Deus cristão, e a mesma afirmação da resposta a quem seria Deus com "Ele é".
    Obviamente Tolkien não desconhecia essas concepções, e portanto seria ingenuidade deixarmos isso a parte.
     
  19. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Eu não sabia disso, Eldarato. Mas se o que falou for mesmo verdade, Tolkien se baseou em St. Agostinho para descrever Tom. Mas isso não torna Bombadil a encarnação de Eru em Arda. Já que se deixeou bem explícito que o próprio Tolkien negou essa possibilidade.
     
  20. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Não diria que ele se baseou exatamente, pode essa ser uma herança cristã (católica), que indiretamente foi retomada, talvez não tão propositalmente.
    Caso fosse puramente proposital, não poderia negar-se a ligação de Tom Bombadil com o Ser (Deus, para Santo Agostinho), ou seja, seria inevitável não ligá-lo a Eru Ilúvatar.

    Temos então essa questão, acredito na herança de uma idéia antes de um embasamento direto, caso fosse o segundo, creio que seria ingênuo não refutarmos a questão, mesmo diante da opinião de Tolkien [autor].
    A obra é nesta questão, um documento, ela ostenta um caráter praticamente vivo na historiografia, sendo assim, ela poderia tomar rumos não esperados pelo autor.

    Resumindo, quer queira, ou não, de fato a ligação existiria. =]
     
    Última edição: 25 Abr 2007

Compartilhar