• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tom Bombadil

Ishtar Lillith

Usuário
Que tipo de criatura Tom Bombadil era? :think:
Era pertencente à alguma das raças?
E pq qdo Frodo estava na Colina dos tumulos, em apuros,e
cantou a rima q ele havia ensinado, Tom apareceu quase na msm hora?
Fruta d'Ouro era elfa?


bombadil.jpg
 
Ishtar, esse é provavelmente o tema mais discutido pelos fãs de Tolkien. Portanto, se usar o Pesquisar e procurar por Tom Bombadil, vai encontrar rapidamente aquilo que quer (veja já aqui uma pesquisa). =]

Enfim, respondendo por alto às suas perguntas: não se sabe o que Tom Bombadil era, pura e simplesmente - sabe-se apenas que não era Ainur, Elfo, Homem ou Anão, ou qualquer outro tipo de criatura mencionada. O mais provável é que Tolkien nem tenha pensado nisso, e tenha deixado a questão em aberto para adicionar algum mistério.

Quanto a Fruta de Ouro, não tenho a certeza, mas penso que a sua origem também não foi esclarecida.
 
Última edição:
minha teoria é que ele seja uma espécie de olho de eru ou até um maiar muito poderoso para colocar o anel e nem surtir efeito sobre ele, para ver frodo mesmo invisível....ele é isso ou apenas mais uns dos mistérios do velho mestre Tolkien!!!
 
Eu li uma teoria em que ele era Eru. Até agora é a mais provável, IMO.

Não, na realidade Tolkien deixou bem claro que rejeitava essa interpretação. A que ele mais apoio foi de que Bombadil era uma criatura única e não se encaixava em nenhuma das classes existentes, sejam Ainur, Eruhíni ou quaisquer outros. Mas como isto nunca foi (propositadamente acho) explicado por Tolkien, que deixou as origens de Tom em aberto, fica ao critério de cada um.

Pessoalmente encaro Tom Bombadil como uma criatura à parte que Tolkien adicionou à história para retratar o lado mais provinciano de Inglaterra, caracterizado pela despreocupação para com os grandes problemas do mundo e uma vida vivida da forma mais simples e feliz possível.
 
Sim pessoas, acreditem ele não é Eru.
No entanto não pode-se dizer o que ele é! Nem Tolkien sabia, ele é o mistério do livro apenas isso, a excessão das raças e personagens, alguém muito velho e muito mágico e poderoso, mas apenas dentro de seus limites, algo "inentendível", porém fascinante!

Tom é simplesmente Tom! (e não é o Tolkien) :no:

Obs. Deveriam criar um tópico fixo sobre Tom Bombadil, não há novato no fórum que não queira discutí-lo e dar a sua opinião, e todos nós já fizemos isso um dia, mesmo que seja para repetir as mesmas coisas devemos dar a oportunidade aos outros novatos!:yep:
 
Pois é...todo mundo gosta de perguntar, e mesmo os velhinhos ainda gostamde por aqui suas opinioes...

Engraçado, porque esse assunto nunca enjoa...
 
Tom nunca enjoa porque exatamente ninguém detém a verdade sobre ele! Querem saber de uma coisa: Muita gente diz que Tom Bombadil não tem lugar na Saga do Anel, mas eu acho que é justamente o contrário! A Floresta Velha, O Salgueiro Homem, Tom e Fruta D'ouro são o ponto inicial da aventura, e os resultados destes primeiros passos ecoam por todos os demais feitos tanto de hobbits quanto de homens ou elfos.
Quem quiser mais Tom, dê uma chegada no Clube dos Bardos e deixe uma quadrinha na canção dela, por lá!!!
 
Isso é verdade Alcarinollo, tanto que pode-se esquecer tudo o que você leu, mas o Tom sempre permanecerá na memória, na dúvida e na curiosidade. Acredito que Tolkien não previu isso, mas quando percebeu não quis nem por um segundo tirar toda essa magia e mistério que surgiu ao redor de Bombadil.
O capítulo em que Tom aparece, poderia dizer, que sintetiza toda a história e que só ele já bastaria para o livro ser muito bom, no entanto com tudo que o Tolkien conseguiu juntar o livro ficou maravilhoso!

Viva eu viva TOM viva o mundo!:lol:
 
De fato a passagem da Floresta Velha é esscencial, e Tom se mostrou, assim como muitos outros pequenos fatos, um fator determinante no resultado da Guerra do Anel. Não saberia dizer se ab initio havia essa intenção.
Quanto à idéia do 10º Membro, considero-a interessante, aceitável, mas sendo assim, Tom seria uma alegoria, representaria na verdade uma idéia de Inglaterra provinciana?
Não me parece muito simples a conexão desse espírito provinciano, que de fato, por exemplo, é presente em Mestre Gil de Ham.

Abraços.
 
Querem saber de uma coisa: Muita gente diz que Tom Bombadil não tem lugar na Saga do Anel, mas eu acho que é justamente o contrário! A Floresta Velha, O Salgueiro Homem, Tom e Fruta D'ouro são o ponto inicial da aventura, e os resultados destes primeiros passos ecoam por todos os demais feitos tanto de hobbits quanto de homens ou elfos.
Na Lista de Discussões, eu mesma já questionei a utilidade de Tom. A resposta que obtive foi justamente essa.

Quando ele põe o Anel, não sente efeito algum. Ele seria mais poderoso que Sauron? Se sim, ele poderia ter acompanhado os hobbits até Mordor....

Eu acho que ele é um espírito da floresta. Absurda, talvez, essa hipótese, mas Tom é um absurdo também!
 
Bem, acho que Tom poderia ser um das duas coisas:

>Um ainur que veio separadamente de todos, ou talvez primeiro, isto eh, o primeiroa começar a construirArda, mas não je juntou aos outros, ou simplesmente:
>Algun ser criado na musica (como os ents) por algum ainur^^
 
Vocês já devem ter percebido que costumo comentar com pressa e sem explicar muito bem, né? mas tudo bem... me xinguem.. hehehe....

aki.. salvo engano, tem uma carta de tolkien em que ele, se dirigindo a um(a) leitor(a) diz algo sobre Tom ter sido feito justamente pra manter algo misterioso... Eu achava que Tolkien não havia escrito nada específico sobre a raça de Tom, até quando li a carta e tive certeza.
 
aki.. salvo engano, tem uma carta de tolkien em que ele, se dirigindo a um(a) leitor(a) diz algo sobre Tom ter sido feito justamente pra manter algo misterioso... Eu achava que Tolkien não havia escrito nada específico sobre a raça de Tom, até quando li a carta e tive certeza.
No link que postei tem um trecho dessa carta.
 
Existe apenas uma questão que divaga em minha mente; não foi Fruta D'Ouro a primeira a dizer "Ele é", essa questão nos remonta à explicação de Agostinho (filósofo) acerca do Deus cristão, onde em sua obra Confissões ele acaba por definir Deus pelo o que ele não é, assim como também é feito nos parágrafos seguintes enquanto Fruta D'Ouro ainda respondia a Frodo (ele não é dono disso, daquilo, etc).

Além disso temos a definição do Saber, dos filósofos, platônicos, neoplatônicos, que seria adotado por Agostinho como sendo o Deus cristão, e a mesma afirmação da resposta a quem seria Deus com "Ele é".
Obviamente Tolkien não desconhecia essas concepções, e portanto seria ingenuidade deixarmos isso a parte.
 
Eu não sabia disso, Eldarato. Mas se o que falou for mesmo verdade, Tolkien se baseou em St. Agostinho para descrever Tom. Mas isso não torna Bombadil a encarnação de Eru em Arda. Já que se deixeou bem explícito que o próprio Tolkien negou essa possibilidade.
 
Não diria que ele se baseou exatamente, pode essa ser uma herança cristã (católica), que indiretamente foi retomada, talvez não tão propositalmente.
Caso fosse puramente proposital, não poderia negar-se a ligação de Tom Bombadil com o Ser (Deus, para Santo Agostinho), ou seja, seria inevitável não ligá-lo a Eru Ilúvatar.

Temos então essa questão, acredito na herança de uma idéia antes de um embasamento direto, caso fosse o segundo, creio que seria ingênuo não refutarmos a questão, mesmo diante da opinião de Tolkien [autor].
A obra é nesta questão, um documento, ela ostenta um caráter praticamente vivo na historiografia, sendo assim, ela poderia tomar rumos não esperados pelo autor.

Resumindo, quer queira, ou não, de fato a ligação existiria. =]
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo