• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien sabia desde o começo q Gollum destruiria o anel?

Mas a morte de Gollum eh para mostrar o efeito do anel uma vez q ninguêm, ao menos mortal, poderia com ele. Frodo se sacrificou, ele realmente eh herói por ter chego ateh a fenda e passado por tudo o q passou enquato tinha o arbítrio de decidir c queria ou não continuar, mas ali na hora de jogar o anel ele jah não dominava a vontade dele, c dominasse certamente teria jogado fora o anel.
A questão eh q Gollum tb, por mais q quisesse não poderia se livrar do anel, mesmo depois dele destruído... Frodo ateh fala q o condado iria ser diferente pq ele tava diferente, o memso para o Gollum.
Smeagol foi consumido pelo anel mas no final ele ficou junto do seu precioso, acho q a total redenção seria impossível, marcas ficaraim ainda mais no Gollum neh.

E s e Tolkein tinha previsto q Gollum jogaria o anel eu duvido. Ele reescreveu a história uma série de vezes o q não impede a possibilidade de ele após ter terminado alguma versão ter voltado ao início da trama e mudado alguns diálogos justamente com esse intúito de colocar o Gollum nessa posição. Mas tb eh possível q ele tenha pensado nisso antes de escrever. Isso agente nunca vai descobrir, eh impossível analisar todos os passos da criação de SdA.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo