• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Teoria sobre as Entesposas

Sabe,....sempre pensei isso:
Tanto Tom, como as Entesposas.. são coisas que/sobre tolkien não queria falar mais... ele botou para dar uma explicação por exemplo sobre o fato de não existir mais ents e ponto final...
- Olha meus bons e queridos hobbits. Não tem mais Ents porque a entesposas sumiram e ponto.

Não é que Tolkien não queria falar mais. Pelo menos sobre o Tom, ele nunca teve vontade de falar sobre. É a intenção dele, deixar esse ponto de interrogação nas nossas testas (e ele assume isso em uma das cartas, btw).

O recurso que ele utiliza é, em nível inferior, semelhante ao de Machado em Dom Casmurro, que é uma brincadeira com o leitor: ele atiça nossa curiosidade e imaginação sobre o assunto, mas nunca poderemos chegar a uma resposta conclusiva, ficaremos eternamente na especulação.

Não que a parte de especular e confrontar teorias não seja divertida, mas mais divertido é ver que a dúvida que ele semeou rende frutos até hoje. :hihihi:
 
Isso mostra que a obra possue vida, e que o autor teve êxito, pois ainda hoje esses assuntos são questionados.
Como diz-se no âmbito historiográfico: quanto maior a discussão gerada em torno da obra de um autor, de maior importância são obra e autor. =]

Abraços.
 
De fato essa impressão também me atinge Mene meu caro.
Porém, ainda assim, de certa forma, são válidas as tentativas de mostrar essa idéia, ou mesmo de esclarecê-la. =]
Não podemos, afinal de contas, criar assuntos "tabus", assim como foi feito com a questão das asas dos Valaraucar, e sobre Iarwain Ben-Adar.

Sempre devemos questionar e problematizar, produção de conhecimento acima de tudo!

Abraços.

Não é que Tolkien não queria falar mais. Pelo menos sobre o Tom, ele nunca teve vontade de falar sobre. É a intenção dele, deixar esse ponto de interrogação nas nossas testas (e ele assume isso em uma das cartas, btw).

O recurso que ele utiliza é, em nível inferior, semelhante ao de Machado em Dom Casmurro, que é uma brincadeira com o leitor: ele atiça nossa curiosidade e imaginação sobre o assunto, mas nunca poderemos chegar a uma resposta conclusiva, ficaremos eternamente na especulação.

Não que a parte de especular e confrontar teorias não seja divertida, mas mais divertido é ver que a dúvida que ele semeou rende frutos até hoje. :hihihi:

Isso mostra que a obra possue vida, e que o autor teve êxito, pois ainda hoje esses assuntos são questionados.
Como diz-se no âmbito historiográfico: quanto maior a discussão gerada em torno da obra de um autor, de maior importância são obra e autor. =]

Abraços.
Sim...sim...:yep:
Concordo com os dois....
E longe de mim achar que não devemos questionar ou debater sobre esses assuntos....

É que eu sou meio tendencioso a sempre achar uma explicação simples para fatos grandes.,...:mrgreen: ... Chato, seria o nome correto...:lol:

Eu concordo que ele pode ter feito e fez, como a Lovejoy descreveu, uma brincadeirinha para nos deixar aqui pensado. Mas também acho que ele pode ter deixado algumas explicações ou algo proximo disso para que possamos tentar descobrir esse mistério.
 
É que eu sou meio tendencioso a sempre achar uma explicação simples para fatos grandes.,...:mrgreen: ... Chato, seria o nome correto...:lol:

Eu concordo que ele pode ter feito e fez, como a Lovejoy descreveu, uma brincadeirinha para nos deixar aqui pensado.

Somos dois chatos!

Acho que essa brincadeirinha é mais uma das coisas que torna a obra tão boa, ela deixa de ser apenas uma coisa pessoal, e torna um meio de socialização, afinal, se ficar sempre com as proprias ideias qual a graça da obra dele?
 
Parece bobo, mas vocês já cogitaram a hipótese delas terem parado Nas Terras dos Imortais, lembrem-se que em certa parte do livro após a criação de Varda a esposa de Manwë, diz a um valar (não lembro o nome) que colocaria criaturas para defender as árvores das outras raças, e elas agiriam como pastores cuidando das suas ovelhas, quem sabe elas não foram cuidar das árvores de Valior...:think:

Vejamos, eu acho que esass criaturas as quais vc cita não são só as enteposas mas os entes em geral, essa parte do silma é a história do surgimento dos ents pelo que eu li entendi assim, as enteposas se separarm dos entes não após a a criação de arda mas bem mais a frente, pois eu não estou muito bem lembrado mas barbavore fala o que ja foi dito antes sobre o por que as e nteposas abandonaram os ents, isso foi que me levou ao entendimento de que a probabiulidade das enteposas deixarem os ents so vem a ser cosiderada a partir da segunda era.
 
Exato meu amigo Mene. =]
E, de certo, também não discordo da Ana.
A questão é que seria um tanto quanto ingênuo tratar, mesmo a brincadeira, como sendo não intencional, e sendo ela intencional, então diria que a chatice cabe a nós todos, pois não irei descansar enquanto puder problematizar algo que nos leve à uma tese.

Abraços. =]
 
Só deixando claro que por mais que utilizemos o termo 'divertido' sobre a elaboração de hipóteses relacionadas às lacunas deixadas por Tolkien, o que ele fez não é uma brincadeira, é uma recuso narrativo.

Pode ser divertido para nós tentar preencher os espaços em branco, mas o fato de Tolkien deixar mistérios insolúveis na obra é, pelo menos sob o ponto de vista da crítica literária, sério.

Há uma intenção, não foi sem querer. Tem autor que simplesmente não percebe que largou uma personagem sem maiores detalhes (alguns dizem que o Bobo de Rei Lear de Shakespeare se enquadraria nesse segundo caso), mas no caso de Tolkien há intenção, então é mais uma prova do trabalho meticuloso que ele desenvolveu ao criar toda a obra.

Uma prova dessa intenção é que ele disse que era melhor para uma obra ter várias coisas não explicadas ("especialmente se existe uma explicação", acrescenta Tolkien). Assim, ele não estava deixando charadas para nos entreter, mas para enriquecer a narrativa.

(só deixando claro, caso tenham interpretado mal o que falei acima)
 
De forma alguma entendemos mal Ana, esse recurso narrativo que "brinca" com o leitor, e o intriga é muito usado, assim como disse; vejamos por exemplo Machado de Assis, em Dom Casmurro, e toda discussão ainda gerada. =]

E, assim como disse, Tolkien sempre deixa claro que considera mais interessante a opinião de leitores que não desejam apêndice algum, e gosta de manter certas coisas como um "algo mais" da narrativa.

Porém, como aqui vemos as obras como documentos, pois inclusive uma obra literária é o retrato de seu momento histórico, e permeado de ideais de momentos que levaram até esse (no caso de Tolkien a formação das recentes nações Alemanha e Itália, a idéia de Europa, e culminando nas Guerras Mundiais, alavancadas por essas idéias).

Desta forma, não podemos apenas nos divertir com esse recurso, sem problematizar, questionar, pois afinal é esse o sentido de se manter uma parte como essa de um fórum.

Abraços.
 
Somos dois chatos!

Acho que essa brincadeirinha é mais uma das coisas que torna a obra tão boa, ela deixa de ser apenas uma coisa pessoal, e torna um meio de socialização, afinal, se ficar sempre com as proprias ideias qual a graça da obra dele?
Concordo plenamente...:yep:

Exato meu amigo Mene. =]
E, de certo, também não discordo da Ana.
A questão é que seria um tanto quanto ingênuo tratar, mesmo a brincadeira, como sendo não intencional, e sendo ela intencional, então diria que a chatice cabe a nós todos, pois não irei descansar enquanto puder problematizar algo que nos leve à uma tese.

Abraços. =]

Só deixando claro que por mais que utilizemos o termo 'divertido' sobre a elaboração de hipóteses relacionadas às lacunas deixadas por Tolkien, o que ele fez não é uma brincadeira, é uma recuso narrativo.

Pode ser divertido para nós tentar preencher os espaços em branco, mas o fato de Tolkien deixar mistérios insolúveis na obra é, pelo menos sob o ponto de vista da crítica literária, sério.

Há uma intenção, não foi sem querer. Tem autor que simplesmente não percebe que largou uma personagem sem maiores detalhes (alguns dizem que o Bobo de Rei Lear de Shakespeare se enquadraria nesse segundo caso), mas no caso de Tolkien há intenção, então é mais uma prova do trabalho meticuloso que ele desenvolveu ao criar toda a obra.

Uma prova dessa intenção é que ele disse que era melhor para uma obra ter várias coisas não explicadas ("especialmente se existe uma explicação", acrescenta Tolkien). Assim, ele não estava deixando charadas para nos entreter, mas para enriquecer a narrativa.

(só deixando claro, caso tenham interpretado mal o que falei acima)

Sim Ana. Usei o termo "brincar" por se realmente olharmos bem fundo, não deixa de ser uma "brincadeirinha" mas não algo que possa ter passado desapercebido pelo autor.
Cito como exemplo vários personagens dos contos de Agatha Christie. alguns só voltaram as histórias em outros livros... alguns simplesmente não se apresentam mais. Mas é justamente neles que lembramos. quanto ao misterio sobre eles (espaços em branco).
 
Pela minha opinião, as entesposas simplesmente procuraram outro lugar para ficar...^^

Ah, e quanto ao homem-arvore descrito por sam, bem aaxo que Tolkien iria ñ por essa historia no livro por nada, ele queria dizer algo^^
 
Última edição:
Ah, e quanto ao homem-arvore descrito por sam, bem aaxo que Tolkien iria por essa historia no livro por nada, ele queria dizer algo^^

É dificil dizer.
Poderia ser muito bem a imaginação do primo de Sam. Claro que essa imaginação deve ter sido "startada" pelas lendas que os hobbits ouviam e muitas vezes contavam (como foi descrito por várias vezes que os mais velhos contavam histórias de um tempo antigo para os mais novos)....

Mas poderia ser sim um Ent, que vivia pela região.

E poderia ser também alguma entesposa.

Olhando a história por si. E como por diversas vezes os hobbits viram (sem saber o que estavam vendo) os guardiões em volta do condado...
Bem..prefiro pensar que era algum ent desgarrado que morava ali por perto...
 
Os hobbits também mencionam um gigante, "grande como uma árvore", se não engano-me, mas acho que isso não faz referência às entesposas, e ademais, temos o velho Salgueiro Homem na floresta velha, que é um huorn, um "ent árvoresco". =]
 
Os hobbits também mencionam um gigante, "grande como uma árvore", se não engano-me, mas acho que isso não faz referência às entesposas, e ademais, temos o velho Salgueiro Homem na floresta velha, que é um huorn, um "ent árvoresco". =]

Aracáno meu chapa, você acha que pela descrição "grande como uma árvore", poderiam estar falando de um Troll???

é de se pensar...:think:
 
É de se pensar, realmente.
Apenas citei para elucidar a questão dos Hobbits terem mencionado uma entesposa, lembrado que haviam huorns por perto, e não seria necessariamente uma entesposa.
Mas a questão de ser um Troll (sendo os trolls deturpações de ents*) é interessante. =]

Abraços.
 
É de se pensar, realmente.
Apenas citei para elucidar a questão dos Hobbits terem mencionado uma entesposa, lembrado que haviam huorns por perto, e não seria necessariamente uma entesposa.
Mas a questão de ser um Troll (sendo os trolls deturpações de ents*) é interessante. =]

Abraços.
Sabe...nem por ser deturpações de ents...

Pelo simples fato de uma metáfora...
Por exemplo...se fosse hoje eu diria:
- Era grande como um prédio.

O parâmetro de grandeza de um hobbit seriam o que? Uma árvore, uma casa, uma montanha...

Então, ele viu um ser muito grande andando a noite e:
- Era grande como uma árvore.
 
Perfeitamente colocado, claro, seria bem possível que fosse a questão dessa metáfora. A menção de "gigante" também pode nos remeter a simples questão de terminilogia, eles diziam gigantes para o que fosse maior que o convencional, e não necessariamente um gigante, como os que imaginamos, ab initio, de lendas e mitos convencionais.
 
Perfeitamente colocado, claro, seria bem possível que fosse a questão dessa metáfora. A menção de "gigante" também pode nos remeter a simples questão de terminilogia, eles diziam gigantes para o que fosse maior que o convencional, e não necessariamente um gigante, como os que imaginamos, ab initio, de lendas e mitos convencionais.

É... perfeito...
Poderia ser um homem grande. Ou algum elfo.
Tolkien foi perfeito nisso. Ele juntou as três coisas (o encontro com barbarvore, as entesposa, e esse cometário do Sam) e nos deixou com uma duvida do tamanho do mundo.
 
Mas uma dúvida saborosa, uma problematização enriquecedora, que nos remete, como disse, ao quão belo é o teor das obras. =]
Sem sombra de duvidas...

Agora estive pensando...
Tinha muito ent. Quer dizer, eles se levantaram para a batalha. E fico pensando. Nada impediria de ter um ent de ser protetor das florestas ao longo do condado.

Pra mim aquilo era um ent...:mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo