• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Teoria sobre as Entesposas

Vejam só queridos amigos, não quero ser rude, de forma alguma, e apenas vou pontuar certas observações.
Fangorn afirma aos Hobbits que haviam entesposas (referência não somente a "fêmeas", mas também a parceiras), e que além disso, haviam "entinhos", filhotes, que de forma alguma existiam sem as entesposas. Não creio que estamos diante de uma reprodução assexuada.
Posso colocar a referência de páginas, mas minha memória me diz que elfos não criaram ents, nem os tocaram a vida, apenas lhes ensinaram a falar, e tornaram-se coexistentes. Yavanna os cria para serem "pastores de árvores".
Vejam só, os que tiverem paciência, na página 490 de O Senhor dos Anéis, volume único, Fangorn coloca a questão dos elfos terem despertado os ents, e os ensinado a falar. Mas esse despertar não é o da criação, mas sim, uma referência a menção de Merry e Pippin a passividade dos ents, que Fangorn coloca não serem todos assim, mas haverem alguns mais arvorescos, e outros mais dispostos e "jovens".
Desculpem-me caso haja erro, a evocação é de minha memória, mas creio que páginas antes (497-8) Fangorn ainda coloca a questão das entesposas, clama que elas não morreram, coloca a questão dos "entinhos", e ainda reafirma minha idéia quanto a questão do despertar, desperrtar do estado arvoresco não é dar vida, mas sim dar sentido a mesma. Creio que teria de ir muito além para explicar essa questão, e talvez isso não seja bem vindo.

De qualquer forma, espero ter ajudado.

Abraços. =]
 
Vejam só queridos amigos, não quero ser rude, de forma alguma, e apenas vou pontuar certas observações.
Fangorn afirma aos Hobbits que haviam entesposas (referência não somente a "fêmeas", mas também a parceiras), e que além disso, haviam "entinhos", filhotes, que de forma alguma existiam sem as entesposas. Não creio que estamos diante de uma reprodução assexuada.
Posso colocar a referência de páginas, mas minha memória me diz que elfos não criaram ents, nem os tocaram a vida, apenas lhes ensinaram a falar, e tornaram-se coexistentes. Yavanna os cria para serem "pastores de árvores".
Vejam só, os que tiverem paciência, na página 490 de O Senhor dos Anéis, volume único, Fangorn coloca a questão dos elfos terem despertado os ents, e os ensinado a falar. Mas esse despertar não é o da criação, mas sim, uma referência a menção de Merry e Pippin a passividade dos ents, que Fangorn coloca não serem todos assim, mas haverem alguns mais arvorescos, e outros mais dispostos e "jovens".
Desculpem-me caso haja erro, a evocação é de minha memória, mas creio que páginas antes (497-8) Fangorn ainda coloca a questão das entesposas, clama que elas não morreram, coloca a questão dos "entinhos", e ainda reafirma minha idéia quanto a questão do despertar, desperrtar do estado arvoresco não é dar vida, mas sim dar sentido a mesma. Creio que teria de ir muito além para explicar essa questão, e talvez isso não seja bem vindo.

De qualquer forma, espero ter ajudado.

Abraços. =]

Obrigado, meu caro amigo é que certas vezes eu perco a paciência com novatos, e similares, mas voltando o assunto você deve estar correto...
 
Obrigado, meu caro amigo é que certas vezes eu perco a paciência com novatos, e similares, mas voltando o assunto você deve estar correto...

Como se vc não foce novato, o fato de ser viciado em senhor dos aneis não muda nada.

A esplicacão dele esta sertisima, não contradiz a minha tese, só pelo fato de eu não ter sitado que os ents forão despertados de seu estado arvoresco, o que foi ato de entidades elficas, que tornaram ents e entesposas pastores de arvores e donos de sua propria vida e livres. E vamos deichar de lado o fato não citado no livro da reprodução dos ents.
 
Sabe,....sempre pensei isso:
Tanto Tom, como as Entesposas.. são coisas que/sobre tolkien não queria falar mais... ele botou para dar uma explicação por exemplo sobre o fato de não existir mais ents e ponto final...
- Olha meus bons e queridos hobbits. Não tem mais Ents porque a entesposas sumiram e ponto.



É meu querido Noylon... mas essas criaturas que você cita são justamente os Ents..todos eles... ents e entesposas...

Leia Maximus...E leia meu primeiro post...
 
A reprodução é citada, posso ter errado a página, em minha consulta (que coube a minha lembrança), mas não disse sem saber que ali estava a questão.
É dito que haviam entesposas, e que sem elas não haveriam "entinhos"; de fato, não preciso ser análogo com relação a tipos de reprodução, e ao trato da questão que foi feito por Fangorn...
Eram necessárias entesposas para que a espécie se perpetuasse, sendo assim, ainda reforçado com a noção de "entinhos", fica claro que eles se reproduziam, e de forma sexuada, aos pares, macho e fêmea.
 
A reprodução é citada, posso ter errado a página, em minha consulta (que coube a minha lembrança), mas não disse sem saber que ali estava a questão.
É dito que haviam entesposas, e que sem elas não haveriam "entinhos"; de fato, não preciso ser análogo com relação a tipos de reprodução, e ao trato da questão que foi feito por Fangorn...
Eram necessárias entesposas para que a espécie se perpetuasse, sendo assim, ainda reforçado com a noção de "entinhos", fica claro que eles se reproduziam, e de forma sexuada, aos pares, macho e fêmea.

Isso mesmo... Fangorn fala pros Hobbits sobre os pequenos ents
 
Para mim esta claro que sauron queimou todas naquela batalha, junto com seus pomares e plantações, e como foi dito, não houve menção em nenhum outro lugar que diga que foi encontrada uma. Dado as características da obra ( e o comentário do próprio Tolkien que as entesposas foram possivelmente extintas ) acho que os entes definharam e desaparecram de vez!
 
É essa a idéia de extinção.
Contudo, não colocando em pauta a questão, Fangorn ainda afirma categóricamente que as entesposas não morreram (vide páginas 490-8, não me recordo bem qual), apenas estão "desaparecidas".
Claro, podemos interpretar isso como a boa e velha estel (esperança)...

Abraços.
 
É essa a idéia de extinção.
Contudo, não colocando em pauta a questão, Fangorn ainda afirma categóricamente que as entesposas não morreram (vide páginas 490-8, não me recordo bem qual), apenas estão "desaparecidas".
Claro, podemos interpretar isso como a boa e velha estel (esperança)...

Abraços.
sim..concordo...nunca pensei no ents extintos... mas sim, temporariamente ocupados para terem "entinhos"...:lol:
 
Novamente "Estel ná métima vanwa"!
Não diria que as entesposas foram queimadas, é dito que acredita-se que elas foram queimadas, cuidado com as verdades absolutas. Nem Tolkien coloca isso, e mesmo que colocasse, entre crer em Tolkien e crer em Barbárvore, fico com o barbudo com cara de árvore.
 
Não acho que os ents sejàm citados somente em Fangorn, lembro-me de uma passajem do livro que marca o encontro com Tom Bombadil, quando os hobbits estavàm em uma floresta (que eu nào lembro o nome), e foram surpreendidos por uma arvore (que eu tambem nào lembro o nome citado no livro) que se movia, e prendeu dois dos hobbits que foram salvos por Tom Bombadil. E o que mais seria esta criatura se nào um ent em um estado muito arvoresco?

(lembro-me desta passajem, mas corrijão-me se eu estiver errado)
 
Este aí é o velho salgueiro, que se localiza na floresta velha.

Até concordo que as árvores da floresta velha fossem menos arvorescas do que o normal, contudo, de nenhuma maneira, podemos defini-las como Ents.

Valeu!
 
Não, disto devo discordar.
O Velho Salgueiro Homem é um huorn, ou seja, um ent adormecido e de coração enegrecido. Mesmo havendo a diferença, os huorns são uma subdivisão dos ents, citados também no momento onde os ents aderem à guerra.
 
Senhor dos anéis, filho, os huorns são uma espécie de exército dos ent's, são as suas "ovelhas", que coordenadas servem tanto para a guerra, tanto para fins pacíficos, lembrem-se do Abismo de Helm em que ao final Barbárvore e outros ent's lideravam uma espécie de floresta móvel, a sombra de que os orc's fugiram...e os que adentraram morreram...:lol:
 
Acho que esta esclarecido um dos lugares que ainda tem ents, pois sem ents não há huorns e sem huorns não há ents, então a floresta velha deve ser um dos lugares onde as entesposas devem ter migrado...:hanhan:
 
Tudo bem Witchking, as suas suposições são válidas.
Mas como você CONECTA tudo isto com o salgueiro da floresta velha? Portanto, repito: de onde diabos você faz esta conexão?
 
No capítulo que trata de Fangorn (desculpe grlopez, não era a intenção gerar essa confusão) é colocada a questão dos huorns, os ents mais arvorescos e adormecidos, que tinham seus corações endurecidos, e não eram simpáticos aos humanos. Os hobbits (Merry e Pippin) questionam Fangorn acerca do Velho Salgueiro Homem, e então temos a confirmação por parte de Fangorn de o Velho Salgueiro ser um desses ents mais arvorescos e com o coração endurecido pelo tempo.

Abraços.
E desculpem qualquer coisa.
 
Por essas e outras lacunas que temos um forum tao animado.. :grinlove:

Mas ei.. qm sabe as entesposas nao procuraram um lugar melhor porque nao suportavam mais os entes.. talvez elas quisessem convrsar mais saca? :lol:

tah foi idiota :eek:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo