• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tecnologia Deepfake

Vou continuar preferindo as legendinhas (ou mesmo sem elas, se o original for em inglês), mas não deixa de ser uma tecnologia muito interessante para a dublagem. O meu problema com a dublagem nunca foi lip sync. :hihihi:
 
Eu quero ver o dia que a tecnologia de tradução evoluir o suficiente pra chegar num ponto que um dia será possível todo e qualquer áudio original ser convertido facilmente em qualquer idioma sem nenhum sotaque de transição e sem parecer algo robotizado.

É claro que isso extinguirá completamente e de forma irreversível a profissão de dublador, mas nunca se sabe. Vai que...
 
Ultimamente os produtores estão usando essas tecnologias de maquiagens mais para arruinar o cinema com atores mais preguiçosos e piores, alguns nem decoram as falas, mal treinam uma meia dúzia de expressões faciais genéricas NPCs. Mas como barateia... Animação mesmo estava virando um negócio intragável uns anos atrás porque usavam os mesmos templates de bonecos em animes pra todas as garotas, mudam só a cor do cabelo, olhos, roupas. Mas o nariz é igual, a orelha, etc...
 
De certa forma eu sempre temi que aconteça com os atores, o mesmo que acontece algum tempo com os cantores, que com a tecnologia atual qualquer cantor medíocre arrasa numa gravação de estúdio.

É por essas e outras que já há pouco mais de dez anos, antes da pandemia eu frequentava mais teatro do que cinema. No ao vivo vemos quem realmente é bom ou não e me emociono mais.
 
Vez ou outra eu tenho uma recaída de interesse e penso em brincar com esse tipo de coisa (e com GANs em geral).

A necessidade de processamento é bem violenta, mas a alternativa para não precisar de algumas GPUs daquelas instaladas numa máquina é contratar máquinas da Amazon: eles tem um tipo de instância dedicada pra isso, que até que não são tão caras quando já se tem um plano predefinido, uma estimativa de quanto tempo de processamento vai ser necessário e uma propabilidade relativamente de o projeto dar certo. Ou ao menos é mais barato que comprar placas de vídeo no Brasil O_O
 
Eu sou um pouco mais otimista nesse sentido, as pessoas estão se acostumando com a ideia e quando aparecer um vídeo realmente cascudo a primeira pergunta vai ser "será que não é um deepfake?"

Para vídeos legítimos uma perícia indicará que é verdade, para os falsos as pessoas já terão a suspeita firmada...
 
Eu sou um pouco mais otimista nesse sentido, as pessoas estão se acostumando com a ideia e quando aparecer um vídeo realmente cascudo a primeira pergunta vai ser "será que não é um deepfake?"

Para vídeos legítimos uma perícia indicará que é verdade, para os falsos as pessoas já terão a suspeita firmada...
Isso pode até valer pra uma parcela da população, mas não sei até que ponto ela é representativa ou pode conter danos.
Elegemos um presidente na base de fakes muito mais porcas que essa.
 
É, eu posso estar sendo otimista demais... e no caso dessa comparação, tem aquelas pessoas que querem acreditar nos fakes a todo custo.
 
Toda vez que eu vejo isso, não consigo acreditar. As coisas estão se acelerando. O ser humano já pode ser tão facilmente ludibriado, mas isso é algo que simplesmente uma pessoa comum não vai poder desvendar. Um nicho de pessoas terá que fazer isso por elas. Isso vai se tornar um caos quando esse apocalipse hacker que estão prometendo começar. É a tão famosa Matrix, onde os cinco sentidos não valerão mais nada. Tudo relacionado ao passado registrado em mídia entrará num limbo.

giphy.gif
/SPOILER]
 
Última edição:
E o Brasil, já tem seu primeiros mestres nessa tecnologia de IA, como Bruno Sartori, por exemplo. alguns vídeos desse jornalista, influencer digital e humorista, chegaram em grau de perfeição extrema, que tiveram que receber atestado que não eram reais por parte de especialistas, o mesmo ganhou até a alcunha de "Bruxo dos Vídeos". Pelo que tenho notado, no estágio atual da tecnologia, quanto mais digitalmente conhecida é a pessoa (figura pública com muito material multimídia na internet), mais curtos são os vídeos, e menos alterações se tem na composição de ambiente, melhores são os resultados.

Essa mesma tecnologia, também pode ser usada para o bem:

Acho bem legal quando essa tecnologia é usada para trazer "vida ao passado" com a restauração de fotos, vídeos, objetos, áudio, maquetes, plantas arquitetônicas, documentos históricos e arqueológicos, reconstituições faciais, etc., mas, tenho até calafrios, em casos como as fotografias animadas mostradas acima, ao pensar o que pode ser feito.


Quero só, é ver no futuro uma batalha entre a mais precisa das máquinas de reconhecimento facial e o deepfake perfeito...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo