• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sufocamento em interrogatório não é tortura, diz Bush

Anica

Usuário
WTF, é só o que eu tenho a dizer -> http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL300237-5602,00-SUFOCAMENTO+EM+INTERROGATORIO+NAO+E+TORTURA+DIZ+BUSH.html

No final das contas, fico até feliz que esse fiodeumaégua esteja quase indo embora. O medo é que entre algum pior no lugar dele.
 
O pior não é ele achar ou não achar! Todo mundo já sabe que ele é um idiota! O problema é que ele quer criar uma lei que regulamenta a tortura, pq os agentes norte-americanos precisam dos instrumentos necessários para lidar com terroristas!!!!
 
Exatamente. É aquela história: na cabeça dele (enfim, de todos os envolvidos na atrocidade) os fins justificam os meios. Se pessoas serão "poupadas" ou vidas serão "salvas", tudo bem tratar um ser humano do jeito que for. O pior é pensar nas brechas que isso pode abrir. Não que dê para evitar, a história já provou que casos de torturas desse naipe acontecem há tempos (inclusive a CIA é "famosa" por isso). Mas engolir essa história de "luta contra o terrorismo" não dá.
 
Li na BBC hoje que ele deu uma declaração que a "história" julga e dará razão a ele... Que mandar tropas ao Iraque foi uma decisão "dificil"... E que as pessoas confiam que não há terroristas, mas que ele sabe que não e por isso precisa de "ferramentas"... Sabe... Esse pensamento tem sido até difundido aqui no Brasil, que a violência é quem vai resolver o problema nas favelas e tudo mais... E eu me pergunto, será? Até onde eu vi, na minha minima visão de política, de direitos humanos e tudo mais, violência gera violência...

É saco no FBI, da CIA, do BOPE... Sei não...
 
Amélie disse:
Li na BBC hoje que ele deu uma declaração que a "história" julga e dará razão a ele... Que mandar tropas ao Iraque foi uma decisão "dificil"... E que as pessoas confiam que não há terroristas, mas que ele sabe que não e por isso precisa de "ferramentas"...

Ele é louco (e as pessoas mais ainda, porque esquecem ou engolem seco as justificativas dele). Tipo aquela história de invadir o Iraque por causa de armas químicas que NUNCA foram encontradas. Um festival de matança em nome de quê? De petróleo. A busca por Bin Laden que botou o Afeganistão no chão, para quê? Por causa do gás. E assim vai. Se a história um dia der razão para ele, será a história dos Estados Unidos e olha lá. Eu ainda acho que as maluquices dele não vão muito longe das de gente como Hitler, no final das contas.

Amélie disse:
Sabe... Esse pensamento tem sido até difundido aqui no Brasil, que a violência é quem vai resolver o problema nas favelas e tudo mais... E eu me pergunto, será? Até onde eu vi, na minha minima visão de política, de direitos humanos e tudo mais, violência gera violência...

É saco no FBI, da CIA, do BOPE... Sei não...

É, aquele clichezão mas que é verdade: olho por olho e todo mundo acabará cego. São contextos diferentes, mas a maioria bate chega sempre na questão da educação e, consequentemente, da tolerância.
 
Anica disse:
Se a história um dia der razão para ele, será a história dos Estados Unidos e olha lá. Eu ainda acho que as maluquices dele não vão muito longe das de gente como Hitler, no final das contas.

Falando em tortura, violencia e tudo mais, acho que o Bush é o cara que todas as pessoas do mundo mais querem ver ir para o saco...
Assim como vc bem citou, Anica, o Hitler contemporâneo merece mais do que cair no esquecimento... Alias, deve ser coisa de familia... O Bush pai ainda deve ter umas cabeças empalhadas do Vietnã... O filho tb quis uma coleçãozinha...
 
Essa é uma das faces das democracias ditas pós-modernas,e que ainda se proclamam os pilares que garantem o cumprimento dos direitos humanos na face terra. Mas o pior de tudo não é saber de tudo , o pior é ter a certeza que nossa revolta se acomoda ou é sufocada frente as gigantescas engrenagens do monstro. E a pergunta que sempre me vem a cabeça é -qual o papel que resta ao individuo em tal contexto ? E o que me vem a cabeça é um vazio ainda mais tenebroso. Vale até relembrar da monumental obra de Aldous Hulex "Admirável Mundo Novo" que retrata claramente uma sociedade sem lugar para individualidades ou "fracos". Mas uma hora outra a jogo pode virar ,e a história é testemunha que as grandes engrenagens sempre tendem a parar....

lucianoztx@gmail.com
 
Luciano disse:
Essa é uma das faces das democracias ditas pós-modernas,e que ainda se proclamam os pilares que garantem o cumprimento dos direitos humanos na face terra. Mas o pior de tudo não é saber de tudo , o pior é ter a certeza que nossa revolta se acomoda ou é sufocada frente as gigantescas engrenagens do monstro. E a pergunta que sempre me vem a cabeça é -qual o papel que resta ao individuo em tal contexto ? E o que me vem a cabeça é um vazio ainda mais tenebroso. Vale até relembrar da monumental obra de Aldous Hulex "Admirável Mundo Novo" que retrata claramente uma sociedade sem lugar para individualidades ou "fracos". Mas uma hora outra a jogo pode virar ,e a história é testemunha que as grandes engrenagens sempre tendem a parar....

Boa citação Luciano!

Pra falar a verdade, o que está confuso não é só o papel do indivíduo no contexto... Mas o papel dele em si! A revolução não combina mais (no sentido de ser reprovado pela sociedade) com o homem moderno, assim como a racionalidade e visão crítica do processo...

"- Se indignar pra quê? Tudo está funcionando tão bem... É só aparar umas arestas aqui e ali, criar uma vala e jogar todos os que não se adaptam"

Assim... simples e barato!
 
Na minha opinião não dá pra condenar, é um lance cultural. Não é só o bush que pensa assim. Nos EUA isso não é considerado tortura, é considerado técnica de interrogatório. Pra nós isso soa horrível porque vivemos num país onde não vemos prédios sendo atropelados por aviões, carros bomba, chacinas em escolas e presidentes tomando tiros na cabeça num desfile a céu aberto e, pra completar, somos um país que ainda sente as cicatrizes do período negro da ditadura militar.

É por isso que nos soa tão horrível essa idéia.

É outra realidade, é outro pensamento, é outra cultura. É como condenar o uso do véu pelas mulheres nos países de religião muçulmana (ok, eu concordo que a comparação é totalmente desmedida mas nem por isso ela deixa de ser válida).
 
Tá. Eu sei que ele é o Senhor do país mais importante em todos os aspectos na economia mundial.
Mas, ninguém, nenhum pais, faz algo depois de uma declaração dessas?
Então significa que todos os presidentes compartilham o mesmo pensamento.

Isso é algo assombroso. O cara dá uma declaração dessas e nenhum pais se pronuncia contra.
Bem, nada vai mudar. Ele vai sair, vai entrar um outro que possivelmente não vai ser tão descarado mas vai continuar a batalhar pelo gás e pelo petróleo.

Mas honestamente. Não é só pelo petróleo que eles fazem isso. Eles sabem que precisam de guerras para gerar um monte de facilidades e que é uma boa forma dos contribuintes não reclamarem do seu dinheiro mal gasto.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo