• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Steins Gate (idem, 2011)

O anime é muito bom. Tanto a primeira fase do anime, que tem um clima mais ameno, com o cientista louco, situações engraçadas, experimentos bizarros e conspirações sendo descobertas aos poucos, quanto a segunda, que envolve ele realmente voltando no tempo. O legal é que o anime mistura muito bem o gênero de ficção científica, com idéias interessantes, e a comédia mais descontraída, não é um anime pseudo como tantos por aí, que se querem profundos, densos e etc. (...)

Revi esse anime. Muito bom. É um completo anti-Dark. Ultra-descompromissado, enxuto, mas que ao final entrega personagens cativantes, ficção científica intrigante e (no grosso) consistente, e os protagonistas tem um arco evolutivo que envolve significado e sacrifícios.

Há quem não goste da primeira metade, ache lenta ou confusa, mas eu curti. Acho legal que, de um lado, é um humor bem otaku, mas de outro, eles trazem para um contexto mais realista e autoconsciente. Por exemplo, temos um "cientista" doidão que faz instrumentos futuristas, mas no fundo fica claro que tudo é fajuto e não passa de uma grande escapismo de um sujeito que tem aluguel pra pagar e até problemas emocionais... Temos um maid café, um clichê, mas é justamente em Akihabara (cidade conhecida por esse tipo de coisa), e em determinado ponto do anime esse contexto de cidade otaku ganha importância. Também temos aqui um personagem masculino que fica se derretendo por personagens femininas que vê pela frente, o que é um outro clichê - mas aqui é um programador gordão que só fica no computador assistindo animes... quer dizer, é uma figura relativamente realista. :lol: E acho que é um dos primeiros protagonistas de anime realisticamente gordos... Enfim, por aí vai. E tudo isso regado a mistérios que só depois vão ser esclarecidos.

Mas, como entrei em detalhes no post anterior, os episódios 23 e 24 em essência são bons, mas tem muito ruído no meio que atrapalha que, logo de cara, se goste totalmente da história. Inclusive, em 2015, lançaram um episódio chamado 23β, que é o episódio 23 em uma linha de tempo alternativa, e uma segunda temporada toda a partir dessa linha do tempo (Steins;Gate 0), que ajuda a melhor pavimentar, em certo sentido, o caminho para os episódios 23 e 24 da primeira temporada.

Serve, como o episódio 23 original, para esclarecer quem matou Kurisu. O que, pra falar a verdade, não é uma questão essencial - Mayuri morria pelos mais diversos motivos nas linhas alfa. Mas a partir disso, se permite desenvolver a cena perturbadora ao final do ep. 22, que é o anúncio da WW3.

Porém, diferentemente do episódio 23 original, na linha beta, Okabe meramente desiste de salvar Kurisu, assumindo que é um empreendimento inútil, assim como foi inútil tentar salvar Mayuri nas linhas alfa. O que é coerente. Se em uma linha temos uma distopia orwelliana e Mayuri morta, em outra temos a WW3 e Kurisu morta. A essência da história é triste e é a mesma seja onde for, só mudaria os detalhes. Uma vez entendido isso, Okabe abandona sua persona de "mad scientist", abandona o jaleco branco e o laboratório, e passa a viver uma vida adulta normal, e vemos ele todo de preto.

Mas é demasiado fatalista, se lembrarmos que, nessa linha do tempo, teremos WW3 com bilhões de mortes.

Porém, no geral, achei essa segunda temporada decepcionante. Se fosse um anime qualquer, soaria razoável... mas soa ruim porque o nível da primeira temporada foi bem alto e é uma queda abrupta. A segunda temporada não é tão engraçada e nem tão intrigante... E não serviu pra corrigir satisfatoriamente os problemas dos episódios 23-24 da primeira temporada.

Ordem para assistir:
Temporada 1, episódios 1-22. Daria pra acabar aqui perfeitamente, final agridoce e como extra uma cena pós-créditos "perturbadora" (do naipe, sei lá, "vilão supostamente morto abre o olho para a câmera"), e o anime até aqui é praticamente perfeito em termos de roteiro. Recomendo ver esses episódios, encará-los como uma obra fechada, e dar um bom tempo pra ir pros seguintes.

Em seguida pode-se assistir 23-24, como final alternativo mais otimista, mas que requer mais credulidade por parte do espectador e terminar por aqui... ou assistir e 23β, mas encará-lo não como final, mas como uma espécie de OVA ou extra dos episódios 1-22. Responde algo que fica aberto nos episódios anteriores, e mantém a coerência... mas acaba de forma um tanto quanto fatalista, então não serviria como episódio final.

Adicionalmente, Steins;Gate 0 (a segunda temporada) tem que ser vista depois de 23β e pode ser vista antes ou depois dos episódios 23 e 24, há vantagens e desvantagens em ambas escolhas... O problema é que o S02E22 parece supor que quem assiste já conhece os 23 e 24, mas se você de fato já conhece, acaba sendo meio que um spoiler pra onde a segunda temporada se estará encaminhando. Tá aí, diga-se de passagem, mais uma série que mereceria uma fan-edit, uma espécie de episódio 24β, que meramente resumiria Steins;Gate 0 e acoplaria o resumo nos ep. 23-24.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo